Bmw 335i vs 335d

Não sabia que a rotação do binário máximo tinha melhorado com a introdução de apenas um turbo.

No último caso deves-te estar a referir ao 335i de 326cv não?

Porque o de 306cv tem o binário máximo às 1100rpm. [kiss]

Estou a referir-me oa 35i presente no E90... sendo que como já referi, a potência máxima foi sempre de 306cv.

E o binário, às 1300RPM ou 1200 RPM...

Se alguém tiver os valores de troca de caixa em km/h do caso que postei no inicio do tópico e do caso que user postou em que o d se superioriza ao i em recuperações ficava agradecido.

O 35i mantém o binário máximo (400Nm) até às 5000RPM. [;)]

Sim, a partir das 5000rpm começa a cair a curva do binário mas até às 5800rpm (potência máxima) estamos ainda assim a falar de quase 350NM. Após atingida a potência máxima é que começa a cair tudo por aí abaixo.

attachment.php

attachment.php

PS: (Atenção que a potência é à roda)
PS2: (N54-biturbo N55-single turbo)

Última edição:
Estes dois motores sempre tiveram prestações muito parecidas e é mesmo propositado, para promover as vendas do 35d, e para impedir o 35i de roubar vendas aos M. O 35d está quase no limite do que a tecnologia permite, o pessoal mete-lhes carga em cima forte e feio e borram-se todos para chegar aos 400cv. O 35i só com uma repro ultrapassa facilmente este valor, é motor para muito mais e por isso mesmo a BMW usa um motor muito parecido no actual M3/M4, na versão de topo com 500cv (prestações também atingidas por motores equivalentes da concorrência como o V6 do Giulia Q).

O binário é aquela coisa que sempre foi tema de discussão para quem não percebe nada de Física ou mecânica. O seu valor nominal por si só é irrelevante.

Estes dois motores sempre tiveram prestações muito parecidas e é mesmo propositado, para promover as vendas do 35d, e para impedir o 35i de roubar vendas aos M. O 35d está quase no limite do que a tecnologia permite, o pessoal mete-lhes carga em cima forte e feio e borram-se todos para chegar aos 400cv. O 35i só com uma repro ultrapassa facilmente este valor, é motor para muito mais e por isso mesmo a BMW usa um motor muito parecido no actual M3/M4, na versão de topo com 500cv (prestações também atingidas por motores equivalentes da concorrência como o V6 do Giulia Q).

O binário é aquela coisa que sempre foi tema de discussão para quem não percebe nada de Física ou mecânica. O seu valor nominal por si só é irrelevante.
SRLA como é que explicas aquele caso que o outro user postou em que o d se superioriza ao i em recuperações?

O i tem um pouco menos potência mas também tem menos peso... devem ser as relações de caixa que são diferentes não?

O 35i e o M3 são muuuito diferentes na forma como se conduzem.
Não sei de que M3 falas, se for do de 420cv atmosférico [kiss] deve ser como dizes, se for o turbinado não hão-de ser tão diferentes quanto isso... digo eu.

Atenção que eu já andei a vadiar pelos confins do fórum e encontrei um tópico a comparar o M3 de 420cv atmosférico com o 335i e só em recuperações desde muito baixa rotação é que o 335i ganha... em tudo o resto é papado pelo M3.

Última edição:
SRLA como é que explicas aquele caso que o outro user postou em que o d se superioriza ao i em recuperações?

O i tem um pouco menos potência mas também tem menos peso... devem ser as relações de caixa que são diferentes não?
Sim a diferença está na caixa. Lembro-me de ver as contas há uns tempos num fórum BMW, e o 35i tinha caixa para dar bem mais de 300Km/h. Obviamente não tem potência para isso, as relações de caixa são mais longas para melhorar os consumos.

Mas isto tudo torna-se um bocado irrelevante quando estes carros são maioritariamente automáticos. Pé a fundo a 100Km/h em 6ª nos dois, o 35d reduz para 4ª e o 35i reduz para 3ª, a aceleração que resulta é praticamente a mesma.

Não sei de que M3 falas, se for do de 420cv atmosférico [kiss] deve ser como dizes, se for o turbinado não hão-de ser tão diferentes quanto isso... digo eu.

Atenção que eu já andei a vadiar pelos confins do fórum e encontrei um tópico a comparar o M3 de 420cv atmosférico com o 335i e só em recuperações desde muito baixa rotação é que o 335i ganha... em tudo o resto é papado pelo M3.
Potência em função da % do regime máximo:
$

[;)]

Falando unicamente em recta, o 35i basta um cheirinho para pôr o M3 (o atmosférico) a suar por todos os lados. Atmosféricos são bons para puristas mas em eficiência tem-se de render aos turbinados.

Em relação às recuperaçoes, estranho era se um diesel biturbo não se superizasse a um gasosas com muito menos binário. O regime na qual essas recuperações são feitas é muito mais favorável ao motor a gasóleo.

Ps: tens um 330i, SuperHomem?

Falando unicamente em recta, o 35i basta um cheirinho para pôr o M3 (o atmosférico) a suar por todos os lados.
Em sonhos.

Caso não tenhas reparado, o M3 tem mais um litro de cilindrada, tem o mesmo binário máximo, e uma vantagem de mais de 100cv. O 35i bate-se mais ou menos de igual para igual em recuperações desde regimes muito baixos, nada mais. Basta deixá-los começar a desenvolver um bocado que o M3 já se foi.

Em sonhos.

Caso não tenhas reparado, o M3 tem mais um litro de cilindrada, tem o mesmo binário máximo, e uma vantagem de mais de 100cv. O 35i bate-se mais ou menos de igual para igual em recuperações desde regimes muito baixos, nada mais. Basta deixá-los começar a desenvolver um bocado que o M3 já se foi.

Se calhar não fui demasiado claro, pensei que desse para subentender a palavra "cheirinho" como potência extra. Potência essa que no 35i é muito fácil de extrair, ao contrário do atmosférico.

Stock nem se mete em questão, óbvio. Já tive num comparativo com estes 2 intervenientes e apesar do 35i sair muito bem e aguentar-se nos primeiros 100m, o M3 conforme a velocidade entra em números proivitivos é sempre a cavar distância.

Última edição:
Não me surpreendeu muito, se calhar ia com as espectativas muito altas, ou terá sido do dia...nao sei, mas desde aí não o olho com aquele respeito que deveria se calhar. Fiquei bem mais babado com o andamento do M4, aquilo sim, deixou-me encantado.

Última edição:
Voltar
Superior