Essas diferenças de valores que referes são tão mínimas que a meu ver não fazem sentido nenhum.
Maior parte dos 520i tem o low obc que não dá problemas nos pixeis. Se for o high dá, mas é coisa de 100€ e só arranja quem quer, muita gente nem liga a isso.
O meu carro tem 340000km e ainda tem braços de origem à frente, alguns já foram trocados mas outros ainda vão andando porque não têm folga. Repito, tem 340000km e é um 6 cilindros diesel, mais pesado.
Eu ando muito em cidade com o meu carro e não tenho problemas.
E isso das avarias serem mais simples e básicas...vejam a fama dos motores VW, 1.4 e 1.6, juntas de cabeça é uma avaria simples?
Volto a dizer, cada um sabe de si, mas...
O que não faz sentido, é dizer que diferença do dobro, não fazem sentido.
Mais uns exemplos, uns amortecedores para um Golf IV da Blistein para a frente custam 37€ cada um, para um 520i E39 custam 65€.
Umas velas da Beru para o Golf custa 3.99€ e são 4, para o Bimmer custa 6€ e são 6....
Não são despesas desprezíveis quando falamos em casos, mais do dobro... O série 5 é mais caro de manter que um segmento C e há que ter isso em conta. Não vamos agora andar as voltas.
Se a manutenção compensa não cabe a nem a mim, nem a ti, decidir, mas sim ao user, acho que se o podemos informar sem bias, devemos de o fazer, já que aqui andamos.
Quanto as avarias que falas... O 1.4 teve problemas, daí não ter falado dele, o 1.6 da VW é um motor de guerra, não sei onde viste que dava problemas de junta.
Novamente, o Série 5 falado parece um bom negócio, e logicamente que será sempre um carro superior a qualquer segmento C e quem anda de olho num segmento E duvido que ache piada a um C, mas em termos de manutenção, o E será mais dispendioso, será um carro mais complexo e com mais probabilidade de falha. A manutenção não sera a mesma que um Golf. E há que ter isso em mente. Só isso.