bmw e39 530D

Como o Lino refere o problema e manter, dai ter optado no meu caso pelo Mercedes 2003 E220cdi... Mudei is 4 discos e pastilhas no ano passado e foi 85eur em material... No BMW n ne safava de uns 300eur... É isso q refiro.. Custo de manutenção...

pois é que a questao é mesmo essa....
tenho uma c4 gpicasso de 06/07... dei uma nota por ela...., agora á troca do 5008 dao-me 5000€

relativamente ao 530.... bem sei que é um carro com mais de 200mil kms, mas que opcoes é que há??
volvo NUNCA MAIS!!!!
As vw passat estao ao mesmo preço da 530d e com os mesmos kms....
as merc.... sao feias e existe sempre a probabilidade de terem sido taxi...
as Audi A6..... o v6 tdi parece que também dá algumas chatices....

um gajo quando é teso é uma treta

estou a contar com perto de 1000€ para uma revisao profunda

E se passas de um C4 Grand Picasso para um 530d até espaço e versatilidade perdes.

Dizes que te dão 5000 euros pela C4. Tem 10 anos é verdade. Quem comprou um 530d em 2002 novo ainda perdeu mais que tu. Deu certamente uns 60.000 euros e agora valem 4 ou 5 à retoma para depois serem colocados à venda como esses por 7 ou 8000.

tenho uma c4 gpicasso de 06/07... dei uma nota por ela...., agora á troca do 5008 dao-me 5000€

relativamente ao 530.... bem sei que é um carro com mais de 200mil kms, mas que opcoes é que há??
volvo NUNCA MAIS!!!!

Mas se queres mesmo um 530d tens de te mentalizar para, gastando 7 ou 8k na compra, teres alguns milhares de lado para eventualidades de manutenção e colocares bom material.

Na minha opinião é preferível ter um carro usado bem mantido do que um "novo" mal mantido. Por exemplo, só meto pneus de topo e nunca poupo nisso.

volvo NUNCA MAIS!!!!

desses 1000€ seria metade que poderias usar para a ajuda de outro mais recente. quanto aos volvos, o meu pai vai no 3º seguido, os dois últimos um "morreu" aos quase 300 mil - devia ter uma fissura não detetada - e o segundo, já o 2.0, anda pelos 340 ou 350 mil com 13 anos. nada de anormal, deu agora umas chatices numas peças que foram quase 1000€ em vários componentes que avariaram quase ao mesmo tempo, bateria, alternador, pneus e mais algumas cenas. continua contente com o carro, que lhe faz consumos de 5.

Como o Lino refere o problema e manter, dai ter optado no meu caso pelo Mercedes 2003 E220cdi... Mudei is 4 discos e pastilhas no ano passado e foi 85eur em material... No BMW n ne safava de uns 300eur... É isso q refiro.. Custo de manutenção...

85€ por tudo??? não me acredito. só os travões num carro desses ficam por esse preço ou mais, isto se pensarmos em 60 para a frente e uns 40 para trás em travões e depois ainda tens os discos. fora a mão de obra, por mais barata que seja, digamos a 10€ a hora.

Sabes o historial do 530D e tens provas dos KM e da manutenção ?

Se sim, força.

Caso contrário, boa sorte. Mas digo boa sorte porque vais precisar. Seja para um Serie 5 seja para um Clio mas um BM desses e mais complexo e tem mais por onde avariar e peças mais caras como já foi explicado.

O 308 deve fazer consumos abaixo dos 6 litros, o 530d não faz isso seguramente.

Talvez faça 6,5 l/100 a 120 km/h, dependendo do segmento C deve ser 5-5,5 l/100, é mais mas em AE não é uma diferença escandalosa e suporta-se.

O pior é mesmo a manutenção no caso em casos de avarias, que podem trazer facturas muito mais altas que um comum segmento c

Eu também adorava ter uma máquina dessas, ai isso adorava, mas para mal dos meus pecados sou uma pessoa com juízo... [:D]

Vais passar a fazer 120 kms diarios , es teso e ainda queres trocar uma boa carrinha por um bmw usado com carrada de kms pronto a precisar de manutenção e sem conhecer o historico nao estou a ver o que ha de bom nessa troca , para alem de um carro nunca ser um investimento neste caso talvez via um unico motivo ... Ter maior potência .

Eu tenho 21 anos (quase 22 vá!) e não sou "rico"...o meu primeiro carro foi um 525d E39 (motor M57 tal como os 530d, mas tem menos cilindrada e um turbo mais pequeno, 163cv) e desde 2015 (quando o comprei com 260000km) já lhe fiz 70000km, sabem quantas vezes o motor avariou? Uma, sensor de posição da árvore de cames, 130€. De resto é óleo, filtros, revisão completa são 200€, revisão simples (óleo e filtro) 100€.
Faço muitos kms, seja em cidade ou autoestrada, aperto muito com o carro (muitas idas aos 200), zero problemas.
Neste momento, aos 340000km vai levar uma embraiagem porque o bimassa (de origem...) está com muito desgaste. Mudo óleo de 15 em 15000km, não preciso de colocar óleo entre mudas porque não consome pinta!

Tenho cruise control, xenon, bancos elétricos com 16 ajustes, 3 memórias, aquecidos, interior em pele, 163cv que chegam para o dia a dia, direção progressiva que é excelente para condução, tenho um chassis incrível para todo o tipo de situações, espaço, conforto, insonorização. Toda esta maravilha custou-me 5500€ em 2015, sem livro de revisões.

Já gastei algum dinheiro porque decidi colocar o carro mais bonito, então mudei as jantes, adicionei o pack m completo (tudo original) e as jantes. Agora como se tem portado bem, vai levar uma travagem de 348mm e pneus novos, 234/40/18 à frente e 265/35/18 atrás.

Consumos...entre 6 e 7 com condução normal, 8/9 a despachar.

Já viram o preço das peças para estes carros? Óticas a 100€, para choques a 200€, guarda lamas a 30 ou 40€, motores a 1000€...acham que é caro? [:D]

Agora relativamente à questão do user...de todas esta era a minha escolha

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-530d-touring-pack-m-IDATGzA.html#f6602be7b5

Pack m original, de 2003 (últimas), aparentemente bem estimada, só lhe mudava as jantes. Se gostares de automática...eu prefiro manual, esse motor casa muito bem com manual.

Já agora deixo aqui quatro fotografias do meu carro para perceberem o que digo! Prefiro muito mais circular com este carro que possui todas as qualidades que enumerei em cima, que tem "pinta" do que num carro de plástico mais recente.

b0KWKYk.jpg

7QCFcoU.jpg

7gYiWC5.jpg

A titulo de curiosidade, a carrinha da imagem é uma Mercedes classe E de 2004 que é cá de casa e é um excelente automóvel, mas na hora de escolher sabem qual prefiro? Pois...e são 10 anos de diferença em termos de projeto e o mesmo segmento. Agora imaginem um carro dois ou três segmentos inferior.

41X830h.jpg

...
85€ por tudo??? não me acredito. só os travões num carro desses ficam por esse preço ou mais, isto se pensarmos em 60 para a frente e uns 40 para trás em travões e depois ainda tens os discos. fora a mão de obra, por mais barata que seja, digamos a 10€ a hora.

Faz o seguinte exercício. Vai ao
MisterAuto e simula a compra de peças de uma revisão (4 filtros- óleo, ar, habitáculo e combustíveis), óleo e travoes), para o teu atual carro, para um 530d e E220cdi ambos do mesmo ano e analisa o resultado. Vê tb 4 suspensão e bomba de água e termostato. Apesar de uma revisão n levar isto tudo, estás a calcular para uma situação atípica nas dá para ver a evolução do custo a medida q entras com mais peças de desgaste.
Já agora no 530d pensa em consumo tendencialmente 9 a 10 liros em circuito misto e sem Grando acelerações
Feito isto sabes racionalmente se é uma boa compra em termos de custos

Nota: eu gosto imenso do 530d mas na manutenção caiu para o Mercedes.
No 530d tinha 315cv e uns 680nm... No E220cdi 160cv tenho 217cv/530nm... Chega bem para tudo é tenho os custos mais controlados

Last edited:
85€ para mudar calços e discos frente e trás?

Nem para um Fiat Punto deve sair tão barato... [:D]

O meu IS220d gasta 250€ em material de travagem frente e trás, da Brembo/TRW/Textar, nessas lojas online e eu considero barato.
Com material de origem, com 30% de desconto em todas as peças fica-me por 430€ mandando vir pela empresa...

Eu tenho 21 anos (quase 22 vá!) e não sou "rico"...o meu primeiro carro foi um 525d E39 (motor M57 tal como os 530d, mas tem menos cilindrada e um turbo mais pequeno, 163cv) e desde 2015 (quando o comprei com 260000km) já lhe fiz 70000km, sabem quantas vezes o motor avariou? Uma, sensor de posição da árvore de cames, 130€. De resto é óleo, filtros, revisão completa são 200€, revisão simples (óleo e filtro) 100€.
Faço muitos kms, seja em cidade ou autoestrada, aperto muito com o carro (muitas idas aos 200), zero problemas.
Neste momento, aos 340000km vai levar uma embraiagem porque o bimassa (de origem...) está com muito desgaste. Mudo óleo de 15 em 15000km, não preciso de colocar óleo entre mudas porque não consome pinta!

Tenho cruise control, xenon, bancos elétricos com 16 ajustes, 3 memórias, aquecidos, interior em pele, 163cv que chegam para o dia a dia, direção progressiva que é excelente para condução, tenho um chassis incrível para todo o tipo de situações, espaço, conforto, insonorização. Toda esta maravilha custou-me 5500€ em 2015, sem livro de revisões.

Já gastei algum dinheiro porque decidi colocar o carro mais bonito, então mudei as jantes, adicionei o pack m completo (tudo original) e as jantes. Agora como se tem portado bem, vai levar uma travagem de 348mm e pneus novos, 234/40/18 à frente e 265/35/18 atrás.

Consumos...entre 6 e 7 com condução normal, 8/9 a despachar.

Já viram o preço das peças para estes carros? Óticas a 100€, para choques a 200€, guarda lamas a 30 ou 40€, motores a 1000€...acham que é caro? [:D]

Julgando pelas fotos, estás longe de ser pobre [:D]
E com essa idade, seria arriscado assumir que tens/tiveste ajuda dos pais na compra/manutenção do 530d (nada contra)?

85€ para mudar calços e discos frente e trás?

Nem para um Fiat Punto deve sair tão barato... [:D]

O meu IS220d gasta 250€ em material de travagem frente e trás, da Brembo/TRW/Textar, nessas lojas online e eu considero barato.
Com material de origem, com 30% de desconto em todas as peças fica-me por 430€ mandando vir pela empresa...
Pois amigo... Na minha Passat 1998 igualmente fica puxado... No MB bem mais barato apesar de ser marca Premium... Mas verifiquem... Por isso adquiri o MB em 2007, é um bom carro, seguro e duradouro e as peças de desgaste a preço razoável, já as de decoração Uiiii.

Neste momento simulei tudo TRW no autopeças24mas existe material mais barato.

E220cdi 2003..
Travões frente. 35.20
Travões trás. 33.51
Discos frente. 79.90
Discos atrás. 65.90
Total. 214.51

Lexus I220d
Travões frente. 45.90
Travões trás. 35.40
Discos frente. 60.90
Discos atrás. 69.90
Total. 212.10

BMW 530d
Travões frente. 40.70
Travões trás. 35.10
Discos frente. 68.90
Discos atrás. 80.90
Total. 225.60

Mas este material n se muda sempre
Revisão 530d e39. Bosh como exemplo
F óleo 10.50
F ar. 20.00
F combustível. 25.81
F habitáculo. 11.30
Óleo. 7 litr. 36.90 Repsol Competition 5w40
Total revisão. 104.51

Falta aqui a não de obra....
Caro é se tiver azar com outras coisas... Braços, correntes, cx velocidades etc... Mas isso até num utilitário

Last edited:
De maneira nenhuma consigo achar a compra de uma dessas carrinha um bom negócio, carrinhas com 17 e 14 anos com 250 mil km de um modelo com mais de 20 anos, nenhuma delas traz sequer as jantes de origem.
Isto para fazer de carro de uso diário (120km dia), obviamente que não sei qual é a tua disponibilidade financeira mas eu no meu antigo serie 1 e87 20d raramente fazia médias inferiores a 6.5/7l, este com um 6 cilindros com uma carroça pesadona para arrastar dificilmente fará menos 9lts.

já à uns valentes anos valentes cheguei a fazer Porto - Barcelona numa E39 com o velhinho 525tds, e o conforto era bem sofrível. Aquilo que mais me surpreendeu foi a qualidade da pele dos estofos camel.

Claro que "o mais importante é que gostes do carro", já é um cliché, mas é verdade! E isto para quem gosta de carros a racionalidade acaba por ser um conceito bem abstracto.
Mas num caso para uso diário nunca conseguiria por de lado os aspectos mais racionais, mais depressa compraria uma com um belo straight-six a gasolina para manter por carolice.

Como refere o ze0santos, ou se compra com a cabeça ou com o coração... No consumo aponte para os 9 a 10 litros pois é o valor tendência é a minha experiência

De maneira nenhuma consigo achar a compra de uma dessas carrinha um bom negócio, carrinhas com 17 e 14 anos com 250 mil km de um modelo com mais de 20 anos, nenhuma delas traz sequer as jantes de origem.
Isto para fazer de carro de uso diário (120km dia), obviamente que não sei qual é a tua disponibilidade financeira mas eu no meu antigo serie 1 e87 20d raramente fazia médias inferiores a 6.5/7l, este com um 6 cilindros com uma carroça pesadona para arrastar dificilmente fará menos 9lts.

já à uns valentes anos valentes cheguei a fazer Porto - Barcelona numa E39 com o velhinho 525tds, e o conforto era bem sofrível. Aquilo que mais me surpreendeu foi a qualidade da pele dos estofos camel.

Claro que "o mais importante é que gostes do carro", já é um cliché, mas é verdade! E isto para quem gosta de carros a racionalidade acaba por ser um conceito bem abstracto.
Mas num caso para uso diário nunca conseguiria por de lado os aspectos mais racionais, mais depressa compraria uma com um belo straight-six a gasolina para manter por carolice.
Conforto sofrível? Alguma coisa está muito errada. Tirando o facto do motor TDS ser um pouco ruidoso, tudo o resto é bem bom em termos de conforto, tendo em conta claro, que foi projetado há 20 anos!
Já andei em séries 1 e o E39 é superior em tudo, espaço, conforto, insonorização.

O meu E39 em termos de insonorização é equivalente ao Mercedes W211 e quando tinha jantes 16 o amortecimento era equivalente também a um Mercedes W211 com airmatic.

Conforto sofrível? Alguma coisa está muito errada. Tirando o facto do motor TDS ser um pouco ruidoso, tudo o resto é bem bom em termos de conforto, tendo em conta claro, que foi projetado há 20 anos!
Já andei em séries 1 e o E39 é superior em tudo, espaço, conforto, insonorização.

O meu E39 em termos de insonorização é equivalente ao Mercedes W211 e quando tinha jantes 16 o amortecimento era equivalente também a um Mercedes W211 com airmatic.

Mas a comparação com o serie 1 nem sequer existiu, apenas foi usado como referência para os consumos, "se este já gastava X então esse seguramente não irá gastar menos de Y"
Obviamente que o conforto e espaço é superior, foi um carro que adorei mas o conforto está ao nível de um calhau e nem sequer tinha pack m, mas com pneus runflat.

Há 20 anos atrás estaria a cima da média no que ao conforto diz respeito, actualmente não acho, acho mediocre. E nesse campo acho o W211 em tudo superior.

Mas a comparação com o serie 1 nem sequer existiu, apenas foi usado como referência para os consumos, "se este já gastava X então esse seguramente não irá gastar menos de Y"
Obviamente que o conforto e espaço é superior, foi um carro que adorei mas o conforto está ao nível de um calhau e nem sequer tinha pack m, mas com pneus runflat.

Há 20 anos atrás estaria a cima da média no que ao conforto diz respeito, actualmente não acho, acho mediocre. E nesse campo acho o W211 em tudo superior.
Eu estava a fazer essa comparação visto que conheces o série 1.

Eu tenho os dois em casa e sei o que digo. O w211 é um excelente estradista mas não passa disso.

Andei num C W205 com kit amg e era mais duro que o meu E39 também com pack m e jante 18.

Se me falares num E46...isso sim já é bem mais duro e desconfortável e o E38 é um carro caro de manter. O E39 anda no meio e é bem acessível.

O meu E39 tem esse motor e faz consumos de 6/7 a andar normal.

boas pessoal estou a pensar adquirir uma carrinha destas, o que devo tem em conta?

ja sei que os kms vao sempre ser alguns mas vou passar a fazer 120kms diarios em AE e o i6 é uma coisa que me agrada

o modelo a seguir o e60 simplesmente está fora da equação, é horrivel!

preferia uma unidade pós 2002 porque já tem isofix e preciso de por 3 cadeirinhas lá atrás.

quando é que o motor deixou de ser de 184cv para ser 193cv?
ja reparei que no quadrante o display digital tambem varia,,, alguém sabe porquê?
o que acham destas?

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-530-da-touring-IDATYdS.html#f6602be7b5

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-530-da-pack-sport-nacional-IDATR1G.html#f6602be7b5 o radio desta parece do china?

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-530d-touring-pack-m-IDATGzA.html#f6602be7b5

esta é a que mais me agrada.... no entanto importada e sem historico de manutenções..... assusta

obrigado

Boas Amigo

Como metade deste forum sabe , sou proprietário de um E39 525d que partilha o mesmo bloco que o 530d (M57).

Tenho 19 anos [;)]

Isto é como tudo na vida , é preciso sorte. Eu por exemplo inicialmente a sorte não estava do meu lado tive bastantes percalços com o carro que o mais grave foi provocado pelo stand que mo vendeu, pois é acabei por trocar o motor do menino, consegui um excelente negócio por um exemplar com 170mil km e com alguns comprovativos de revisões.

vou dar-te apenas alguns exemplos daquilo que eu gastei em manutenção.

2000€ troca de motor com mão de obra incluída filtros e tubagem nova (foi azar mas teve de ser).

385€ revisão caixa auto (7litros de óleo original + filtro+ limpeza dos ímanes)

Tenho jante 18 e por isso a troca dos 4 pneus rondou os 650€ (Continenetal sport contact 5) , caso compres um com jantes 18 já sabes o que te espera.

De resto são as revisões normais filtros e óleo , leva 6,5 litros Castrol edge fica á volta dos 100€+ mão de obra.

De resto é um carro espetacular faço cerca de 25mil km por ano onde mais de metade destes são em autoestrada e apesar da idade é um carro que depois de ter gasto bastante dinheiro , mesmo a nivel de suspensão , passado 25mil km nunca mais me deu um único problema e sou uma pessoa que gosta de puxar bastante por ele, tem um conforto bastante acima da média atual e zero barulhos parasitas e é dotado de uma excelente insonorização.

Cuidados a ter.

Revisões a tempo e horas de 7 em 7 mil km com óleos de qualidade e que respeitem a norma a mesma coisa para os filtros, sobretudo o filtro de ar.
Atenção com o Breather (respiro do motor) que fica na tampa das válvulas que tem de ser mudado e a maior parte nunca muda e depois começa a gastar óleo.
E por último tem sempre cuidado com o estado do sistema de refrigeração porque com estas quilo metragens é normal que certos tubos estejam bastante ressequidos e caso não saibas um dos pontos fracos dos E39 é o seu sistema de refrigeração que se degrada bastante ao longo do tempo.

De resto é tentares encontrar ao máximo um bom exemplar com livro de revisões e sobretudo saberes o histórico de manutenção da caixa auto

Consumos em Autoestrada a 100km/h de cruise control faz com grande facilidade 5,5 aos 100, em cidade não consigo baixar dos 8,5

Last edited:
O E39 é um excelente Automovel, mesmo para os padrões atuais. Impressiona pela sua solidez e conforto.

A suavidade está sempre lá, mas é melhor no caso dos 28i/30i, naturalmente. Os Diesel são algo ruidosos e poucos suaves, ainda que sejam seis cilindros.

Se for para usar muito em cidade, não acho uma boa escolha. São grandes, gastam bem, a direção e todos os outros comandos são muito pesados.

Atenção também à manutenção. As coisas normais têm um preço normal, passe a redundância. O problema é que a maioria das unidades já tem muitos quilómetros, desgaste e má manutenção. Portanto, é fácil aparecerem surpresas, quase sempre caras.

Isto para dizer que não acho o E39 descabido. Mas é preciso saber-se ao que se vai, ter cuidado na compra e alguma folga na carteira para eventuais problemas.

Back