BMW E87 vs E90/91

delta18

Active member
Ando à procura de um carro "novo", sempre tive o bichinho para ter um carro de tração traseira, venho de uma Mazda 5 que tinha imenso conforto e espaço e por isso ando a equacionar o E90.

O objetivo é um um 20d M47, apesar de que um N47 com as correntes mudadas e um trabalhar certinho e sem folgas não me assustaria e em todo o caso também não é assim tão dispendioso a mudança da corrente, obviamente que seria de evitar este problema!

Gosto do E87, contudo os interiores antes de 2007, por norma, estão totalmente assassinados e são de fraca qualidade, e talvez por estar tão habituado à Mazda sinto-me meio apertado, mas talvez seja uma questão de hábito...

O E90/91 nota-se que tem outra qualidade (segmento acima) e a probabilidade de não ter andado na escáfia é menor, e o espaço dá sempre jeito.

Gosto do E90 mas o E91 também me atrai bastante por causa da mala ser mais prática e eu até dou bastante uso a ela.

Eu faço uns 10KM's diários em cidade e ao fim de semana faço 300KM's.

Bem sei que a manutenção é cara, comparado com a Mazda os filtros são bem mais caros, o óleo é igual, os restantes componentes ficam ela por ela, com a vantagem da banalidade do E90 e E87 para peças usadas ou da concorrência.

O que me deixa receoso e sendo realista, muito dificilmente vou encontrar um com menos de 300000KM's reais.

A questão é: apesar desta quilometragem elevada, serão fiáveis para aguentar mais 80k ou 100k?

Também ando a equacionar uma AR 159 150cv pois sempre gostei bastante do modelo e sei que é um bloco fiável, mas tenho o bichinho pelos bimmers.

(também se me arrepender e der problemas graves vende-se e acabou)

PS: esteticamente gostava de encontrar um modelo com o idrive, mas valerá a pena ou é totalmente obsoleto? (obsoleto presumo que seja...)

bons exemplares deve haver, mas vais ter de dar umas voltas para encontrar um em bom estado e a preço razoável

conheço alguns desses anos e os interiores são de facto fraquitos...

Os E87 de 2004 a 2006 têm mesmo plásticos fracos, após 2007 melhorou um pouco.

Ando inclinado para o E90, mas tenho em vista um e87 de 2009 18d N47 com pack M, idrive e angel eyes e com as correntes mudadas a um preço bastante em conta até e perto de onde moro.

Ando inclinado para o E90, mas tenho em vista um e87 de 2009 18d N47 com pack M, idrive e angel eyes e com as correntes mudadas a um preço bastante em conta até e perto de onde moro.

Se vais fazer essa kilometragem ainda não percebi o porquê de meteres na mesa um m57 ou mesmo o problemático N47 que nem resolução definitiva tem.

E porque não olhares para os motores a gasolina?

Se vais fazer essa kilometragem ainda não percebi o porquê de meteres na mesa um m57 ou mesmo o problemático N47 que nem resolução definitiva tem.

E porque não olhares para os motores a gasolina?
Um M47 é bastante fiável, tirando os borboletas na admissão e os turbos, mas as borboletas retiram-se facilmente e os turbos deitam-se como em qualquer carro.

Carros a gasolina só se fosse a GPL tendo em conta os quilómetros que faço, mas também não encontrei ainda nada interessante a GPL tbh.

Como o miguelspc disse, um a gasolina era bem melhor. O problema é que os motores até ao 20i são fraquitos e gastadores, e do 20i para cima são raríssimos e caros nos E87/90. Bem gostava eu de arranjar um E87 30i.

Fiz um test-drive em cidade e AE num 320i E92 e fiquei bem agradado com os consumos. A média em cidade chegou a atingir os 10/11, mas assim que me meti na AE e rolei durante uns 30 km a 140 km/h constantes, a média final baixou para 6.6!
Dado que poucas vezes circulo acima de 140 km/h no meu 320d, para mim aquele 320i estava perfeito. Sim, lembro-me de o carro ter bastante menos pujança nos arranques, mas o rolar foi muito progressivo e silencioso até aos 140 km/h.
A caixa de velocidades também deixou-me de boca aberta na periferia da cidade. Circulei em 4ª a velocidades baixas tipo 50 km/h sem o carro ameaçar ir abaixo.

Pena mesmo ter sido só o único 320i E92 que encontrei. É muito mais fácil encontrar cabrios 320i, mas estes nunca estiveram em cima da mesa.
Receio que vai ser impossível encontrares um 320i E90 ou E91 por cá, eu nunca vi nenhum!

Um M47 é bastante fiável, tirando os borboletas na admissão e os turbos, mas as borboletas retiram-se facilmente e os turbos deitam-se como em qualquer carro.

Carros a gasolina só se fosse a GPL tendo em conta os quilómetros que faço, mas também não encontrei ainda nada interessante a GPL tbh.

Espera que ainda não cheguei lá... Que kms fazes??

Pelo que disseste 10km por dia isso não é nada

Fiz um test-drive em cidade e AE num 320i E92 e fiquei bem agradado com os consumos. A média em cidade chegou a atingir os 10/11, mas assim que me meti na AE e rolei durante uns 30 km a 140 km/h constantes, a média final baixou para 6.6!
Dado que poucas vezes circulo acima de 140 km/h no meu 320d, para mim aquele 320i estava perfeito. Sim, lembro-me de o carro ter bastante menos pujança nos arranques, mas o rolar foi muito progressivo e silencioso até aos 140 km/h.
A caixa de velocidades também deixou-me de boca aberta na periferia da cidade. Circulei em 4ª a velocidades baixas tipo 50 km/h sem o carro ameaçar ir abaixo.

Pena mesmo ter sido só o único 320i E92 que encontrei. É muito mais fácil encontrar cabrios 320i, mas estes nunca estiveram em cima da mesa.
Receio que vai ser impossível encontrares um 320i E90 ou E91 por cá, eu nunca vi nenhum!

Prefiro sempre os 6cil, gastam pouco ou nada mais e têm sempre outro pulmão em relação ao 20i.

Espera que ainda não cheguei lá... Que kms fazes??

Pelo que disseste 10km por dia isso não é nada
Faço 10 a 15km por dia durante a semana, ao fds faço 300 a 350km.

Eu adorava um 6 em linha, o problema é que naquela altura era do diesel power, os 20i venderam-se poucos, como consequência também existem poucos nos usados.

Obviamente que preferia um convertido a GPL...

Eu não conheço de perto os pré-LCI, mas tenho um E87 LCI e olha que a qualidade é mediana a medíocre. São aos plásticos da ventilação, os pilares A a ranger, a manete das velocidades coçada, enfim, diria inaceitável tendo em conta o posicionamento e o custo do carro.

Pois, sempre que entrei num E87 deixou sempre a desejar, a escolha por este seria pelo facto de ser mais compacto e (se estiver com pack M) mais bonito.

Eu não conheço de perto os pré-LCI, mas tenho um E87 LCI e olha que a qualidade é mediana a medíocre. São aos plásticos da ventilação, os pilares A a ranger, a manete das velocidades coçada, enfim, diria inaceitável tendo em conta o posicionamento e o custo do carro.

Pois, sempre que entrei num E87 deixou sempre a desejar, a escolha por este seria pelo facto de ser mais compacto e (se estiver com pack M) mais bonito.

Ando regularmente com um E87 LCI 20d e os interiores não são realmente o forte do carro. No entanto, anda bastante bem, curva bem e não gasta muito, e tem sido surpreendentemente fiável nos 7x ou 8x mil km em que o dono o teve.

os E90, ou até E60 (série 5), também não são muito melhores de interiores. mais conforto, sim, mas a durabilidade é fraca e só muito estimado (raro) é que se encontra um em boas condições

alías, essa foi a principal razão que me levou há uns anos a optar por um mercedes W204.

Os E90 não são muito confortáveis, e então com os pneus RFT com que vinham de origem eram autênticas pedras. Os E60 eram melhorzinhos mas nesse aspecto não eram concorrência ao A4 e classe C.

Os E90 não são muito confortáveis, e então com os pneus RFT com que vinham de origem eram autênticas pedras. Os E60 eram melhorzinhos mas nesse aspecto não eram concorrência ao A4 e classe C.
Depende do setup. Uns RFTs em jante 16 em suspensão não desportiva, não é desconfortável. Isto num E90 ou mesmo num E87.

Se falarmos de suspensão desportiva, jantes 17 ou 18 a coisa complica muito o conforto.

Ando regularmente com um E87 LCI 20d e os interiores não são realmente o forte do carro. No entanto, anda bastante bem, curva bem e não gasta muito, e tem sido surpreendentemente fiável nos 7x ou 8x mil km em que o dono o teve.

Eu gosto bastante do série 1, ando de olho num com 290k KM's, correntes mudadas aos 260k KM's, é um 18d N47 de 2008 com Idrive, Xénon, consigo por valores a rondar os 7k.

Parece ser um negócio razoável e qualquer coisa vende-se rápido sem se perder dinheiro, mas vou-me queixar de falta de espaço ocasionalmente...

Faço 10 a 15km por dia durante a semana, ao fds faço 300 a 350km.

Eu adorava um 6 em linha, o problema é que naquela altura era do diesel power, os 20i venderam-se poucos, como consequência também existem poucos nos usados.

Obviamente que preferia um convertido a GPL...

Os kms que fazes em nada justifica um diesel e até é propício em dar problemas.

Um diesel é para fazer 100kms por dia!

Por isso até tens vantagem pois podes optar por gasolina e deixares de lado o fraco motor N47 que nunca conseguiram resolver os problemas

Os kms que fazes em nada justifica um diesel e até é propício em dar problemas.

Um diesel é para fazer 100kms por dia!

Por isso até tens vantagem pois podes optar por gasolina e deixares de lado o fraco motor N47 que nunca conseguiram resolver os problemas
Como não se justifica se faço em média mais de 25k KM's ano? Oo

Se apanhasse um E91 ou E60 20i 170cv e a GPL aí sim não teria dúvidas.

Acredita que preferia um Otto mas infelizmente há pouca oferta dentro daquilo que procuro.

Back