Boas,
Eu venho aqui colocar uma questão para ajudar um amigo meu;
O mesmo fez-me a pergunta seguinte : " Quando as taxas de juro sobem, o que acontece ao preço das obrigações ?"
Eu creio que os preços se mantenham inalterados, creio que o que sobe é o valor da taxa de cupão caso a taxa de juro não seja fixa, mas venho aqui colocar a pergunta antes de lhe responder.
Obrigado
Vamos lá ver se eu consigo não complicar muito:
Do ponto de vista do investidor, as obrigações e as taxas de juros de mercado (que geralmente se consubstanciam em Depósitos a Prazo) são 2 alternativas de investimento. Não são substitutos perfeitos porquanto os DP têm capital garantido pelo Banco emitente e pelo próprio Estado (fundo de garantia) e as Obrigações têm o risco das entidades emitentes, mas não deixam de ser 2 alternativas de investimento, logo funciona a lei da oferta e da procura.
Assim, se aumentar o preço dos DPs (aumento das taxas de juro) é expectável que aumente a procura por DPs à custa da redução da procura por outros títulos de investimento, como por exemplo as obrigações. Logo, havendo menor procura de obrigações, o seu preço tende a baixar. É tão simples quanto isto. A resposta está dada.
Agora, se quisermos introduzir um grau adicional de complexidade:
Uma obrigação tem um valor facial qualquer, e é geralmente colocada no mercado a esse valor. Chama-se a isto uma colocação "ao par". Pode ser também abaixo ou acima do par mas isso agora não interessa. Ora, a dita obrigação mais não é do que uma confissão de dívida da entidade emitente, que se propõe pagar uma taxa de juro periódica, e ao valor desses juros periódicos pagos chama-se cupão. A entidade emitente propõe-se assim ir pagando cupões até ao final do prazo, e nesse final de prazo (que se chama Maturidade da obrigação), devolve também o capital todo.
Portanto, numa situação de aumento das taxas de juro de mercado, que daria numa baixa dos preços da Obrigações, estes preços desceriam até ao ponto em a diferença entre o preço de mercado, e o par mais o cupão, fosse aproximadamente igual ao valor da taxas de juro dos DPs. Dito de outro modo, se a taxa de juro dos DPs e das obrigações dor a mesma num primeiro momento, por exemplo 3%, e a taxa de juro dos DPs subir para 5%, então o preço das obrigações tem tendência para descer 2%. Ou seja, o seu preço fica 2% abaixo do par, de modo a que a expectativa de ganhos do investidor que escolhe obrigações volte a igualar-se ao dos DPs e assim anular o efeito.
Notem p.f que isto são raciocínios modelares, que servem exclusivamente para ilustrar as tendências e a lógica das variações dos factores. As variações efectivas de mercado nunca são assim tão aritmeticamente certinhas, até porque há uma série de factores que intervém no cálculo dos preços teóricos das obrigações e nas suas rentabilidades (chamadas de Yields to maturity) que eu ignorei de propósito, por questões de simplicidade, e também porque não me lembro das fórmulas de cabeça.