mundano
Piloto do carago
Estava a ler o post do titânio e estava-me a lembrar de uma analogia sobre esta questão no filme Matrix vejam lá []
A analogia é a seguinte:
É que a ambição (desmedida) de que a especulação é uma consequencial é uma característica do ser humano que não se consegue anular, então há que inclui-la na matrix []
É óbvio que cada pessoa, em cada decisão que toma, procura sempre escolher o que vai de encontro aos seus interesses pessoais.
Por isso é que os sistemas comunistas que através de processos de engenharia civil tentam construir uma sociedade que funciona com base na solidariedade desinteressada acabam por falhar sempre e fazer com que as pessoas no geral vivam pior.. Já as sociedades capitalistas que conseguem que a ganacia, se lhe quiseres chamar assim, de cada um de nós, funcione a favor da sociedade, tendem a garantir melhores condições de vida para todos.
Porque se pensares bem não deves ser muito diferente de mim, eu trabalho de forma dedicada, não porque me preocupe o futuro dos outros, excepto a minha familia e amigos, mas porque quero ser promovido e ganhar mais, porque o meu ego fica inchado quando reconhecem a minha competencia e o meu profissionalismo. E sem que isso me interesse minimamente, sempre que eu trabalho de forma dedicada acabo por contribuir para o bem da sociedade, porque se ganhar mais, vou consumir mais, vou gerar valor para a minha empresa que pode usar esse valor para invesir, para pagar mais aos funcionarios, ou para distribuir pelos investidores que aumentarão a poupança do pais, etc.. etc...
Somos todos assim, e os sistemas de organização social que aproveitam da melhor forma essa caracteristica humana, são os que no geral levam a que cada um de nós mais contribua para a felicidade dos outros, ainda que de forma involuntária.