Bolsa e investimentos

Estava a ler o post do titânio e estava-me a lembrar de uma analogia sobre esta questão no filme Matrix vejam lá [:D]

A analogia é a seguinte:
É que a ambição (desmedida) de que a especulação é uma consequencial é uma característica do ser humano que não se consegue anular, então há que inclui-la na matrix [:D]

É óbvio que cada pessoa, em cada decisão que toma, procura sempre escolher o que vai de encontro aos seus interesses pessoais.

Por isso é que os sistemas comunistas que através de processos de engenharia civil tentam construir uma sociedade que funciona com base na solidariedade desinteressada acabam por falhar sempre e fazer com que as pessoas no geral vivam pior.. Já as sociedades capitalistas que conseguem que a ganacia, se lhe quiseres chamar assim, de cada um de nós, funcione a favor da sociedade, tendem a garantir melhores condições de vida para todos.

Porque se pensares bem não deves ser muito diferente de mim, eu trabalho de forma dedicada, não porque me preocupe o futuro dos outros, excepto a minha familia e amigos, mas porque quero ser promovido e ganhar mais, porque o meu ego fica inchado quando reconhecem a minha competencia e o meu profissionalismo. E sem que isso me interesse minimamente, sempre que eu trabalho de forma dedicada acabo por contribuir para o bem da sociedade, porque se ganhar mais, vou consumir mais, vou gerar valor para a minha empresa que pode usar esse valor para invesir, para pagar mais aos funcionarios, ou para distribuir pelos investidores que aumentarão a poupança do pais, etc.. etc...

Somos todos assim, e os sistemas de organização social que aproveitam da melhor forma essa caracteristica humana, são os que no geral levam a que cada um de nós mais contribua para a felicidade dos outros, ainda que de forma involuntária.

Refiro-me essencialmente ao mercado secundário, sendo esse o verdadeiro mercado especulativo. Mas sobre o mercado primário, não me parece que seja absolutamente necessário já que há outras formas de obter o financiamento necessário.

Quer dizer, se tenho 10 mil euros eles tiram-me 45 euros, certo? depois é que o estado tira 28% da taxa de lucro.

Quanto à comissão anual de gestão do fundo, é isso mesmo. Quanto ao IRS, este só incide sobre as mais-valias, ou seja, só vais ter que pagar quando venderes o fundo, e o imposto só incide sobre a valorização que tiveres, se for o caso. Enquanto não o venderes não pagas imposto. Isto presumindo que se trata de um fundo típico que não distribui nenhum tipo de rendimento periódico.

Quanto à comissão anual de gestão do fundo, é isso mesmo. Quanto ao IRS, este só incide sobre as mais-valias, ou seja, só vais ter que pagar quando venderes o fundo, e o imposto só incide sobre a valorização que tiveres, se for o caso. Enquanto não o venderes não pagas imposto. Isto presumindo que se trata de um fundo típico que não distribui nenhum tipo de rendimento periódico.

Como funciona isso de vender? Basta um clique no homebanking ? :confused:

Os investidores não têm que estar forçosamente na bolsa. Em meados do Sec. XX a dimensão das empresas era muito maior do que hoje.

Apesar da bolsa ter aparecido nos finais do Séc. XV, só nos anos de 1960 passaram a ter expressão. Se até aí havia grande investimento sem recurso à bolsa, podia continuar a haver.

Se avaliarmos bem, para além dos períodos conturbados das guerras, foi a partir dos a os de 1960 que se começaram a verificar as maiores crises financeiras. Lembro-se da crise do petróleo em 1973/74.

A massificação da indústria (e do investimento) dá-nos um falso bem-estar. O crescimento económico que entretanto aconteceu tem tido custos demasiado elevados para o Homem. Vivemos numa sociedade sob o terror do consumo, e os recursos não são eternos. Com esta massificação estamos a destruir, a troco do consumismo, todos os recursos e a destruir o equilíbrio natural. Estou convicto que já estamos num ciclo sem retorno!

Não, não estou a fugir do assunto, mas antes a tentar demonstrar que a economia tal como a conhecemos hoje é a responsável pelos maiores males do mundo moderno.

À custa da economia e da sofreguidão dos investidores - e lá vem a especulação - é que trabalhamos horas em demasia, perdemos os valores da Família, as mulheres são ainda mais escravas do que eram antes e temos filhos-robôs, educados em fábricas de educar crianças debaixo de valores muito duvidosos.

Não quero ser demasiado extenso mas muito mais fica por dizer e ajudar a comprovar todos estes factos. Deixo isso ao raciocínio de cada um.

Daí que considere que as bolsas de valores, os maiores antros de especulação que conheço, deveriam ser banidos da face da terra.

A culpa n é da economia..mas de.quem a gere..se o.teu cão morder uma pessoa na.Rua a culpa é tua..ou não o contralaste bem ou n o educaste certo?
Que mts males do.mundo desde a.pobreza a guerra é culpa do dinheiro/poder todos sabemos..há.seculos..mas o.problema n é económico, é humano e chsma-se ganância!

Titanio, faz as tuas escolhas pessoais na tua vida, vive-a de acordo com os teus valores, mas não queiras ser tu a decidir como é que os outros querem viver a sua vida, gerir os seus recursos ou educar os seus filhos... Vais ver que vais ser mais feliz, e vais fazer menos ***** na vida.

E deixemos o off-topic....

Respondendo à questão dos fundos de investimento.

A maioria dos fundos, excepto os fundos PPR e os fundos PPA fazem as retenções de impostos, encargo esse que se junta a outros como a comissão de gestão do fundo e outros custos de gestão. Pelo que o valor das unidades de participação já reflecte as valias obtidas de forma liquida. Ou seja, assim que as unidades de participação forem resgatadas, o valor recebido já é liquido de impostos.

Mas convém ler o prospecto simplificado, que deve estar disponível no site do banco ou da CMVM porque há excepções.

A bolsa é, na minha perspectiva, o maior incentivo à especulação e que, de forma directa e indirecta, contribui para o empobrecimentos dos Povos. É um dos principais meios de corrupção.

Deveria encerrar-se tudo quanto são jogos especulativos e aí sim, a economia funcionaria de forma muito mais real e equilibrada.

Para mim o tunning é dos maiores desperdícios de dinheiro, mas não me vês no tópico do tunning a dizê-lo. [;)]

Boas,

Se vender acções na próxima 2ª feira, dia 30 de Dezembro, devo declara-las na declaração de IRS de 2013 ou de 2014?

Esta portaria que saiu HOJE julgo que veio alterar as regras do jogo. Parece que passa a contar a data de... liquidação.

Portaria 373/2013 - http://dre.pt/pdf1sdip/2013/12/25100/0698106982.pdf

Nomeadamente:

"Campo 12"

Indique a data da operação. No caso de se tratar de valores mobiliários, a data da operação corresponde à data de liquidação sempre que haja lugar a liquidação. (...)"

SERA POSSIVEL? se for já fui, vender accoes dia 30, já nao vai contar para este ano...

A bolsa é, na minha perspectiva, o maior incentivo à especulação e que, de forma directa e indirecta, contribui para o empobrecimentos dos Povos. É um dos principais meios de corrupção.

Deveria encerrar-se tudo quanto são jogos especulativos e aí sim, a economia funcionaria de forma muito mais real e equilibrada.

Não é a bolsa. É o dinheiro.

Eu constituí uma ONG para destruir esse malefício que é o dinheiro.
Se quiseres contribuir para tornar este planeta um local melhor para viver,
podes enviar-me todo o dinheiro que encontrares para que a ONG que
eu constituí o possa destruir convenientemente.

Boas amigos.

Vou pegar aqui no post do Nmiguel e fazer uma pergunta do genero.

Pus aogra 23000€ a 6 meses a 2.3%TANB e tenho mais 10000€ e o meu gestor diz-me para aplicar em divida publica até 2016 que dará qualquer coisa como 5%.

Acham boa ideia, não sera perigoso nesta altura que ainda não se sabe se levamos 2º resgate, programa cautelar, ou nada?

Já agora queria algo mais arriscado com outros 1000€ e no BIG aconselharam-me o BIGlink, no entanto eu estava mais inclinado para comprar acções do BCP, se no dia em que perguntei pela 1ª vez ao bancário se era boa ideia comprar e ele disse que não eu tivesse mesmo comprado tinha-as comprado a 14.2€.........................

Voltar
Superior