Bolsa e investimentos

Exacto. Por isso mesmo é que deve existir um cuidado redobrado. Não existe segurança de segunda linha nos produtos do estado.

E como o avant disse e bem, dividir os ovos é a melhor solução.

Se acontecer uma restruturação os bancos também ficam nas couves, e o fundo de garantia de depósitos é mais uma garantia psicológica.

Comprar uma segunda casa para arrendamento será uma boa opção?

A partir de que taxa liquida acham que compensa?
De tempos a tempos tenho essa ideia e chego sempre à conclusão que consigo melhor rendimento no capital e com menos trabalho.

O que deixo em tom de sugestão é que a ser uma casa secundária, que tenha algum interesse para arrendamento temporário e por isso mais especulativo e que dê também para usufruir um pouco.

Se acontecer uma restruturação os bancos também ficam nas couves, e o fundo de garantia de depósitos é mais uma garantia psicológica.
Um banco reestruturado é uma entidade, o fundo de garantia é outra entidade e estado é uma terceira entidade.

Não estamos a falar de colapso financeiro global mas sim de entidades individuais.

Em que cidade ? AirBnB, Estudantes ou famílias ? Apartamentos t2 /t3 ... ou quartos / studios ? A pronto ou com financiamento ? Como funciona o condomínio, fundo de reserva e quais as despesas previstas nos próximos 10 anos para o prédio em questão? Está numa zona que mantém o seu valor ? está com um preço inflacionado ? etc ?

Cada caso é um caso.....

Pessoalmente acho que, a não ser que os valores absolutos sejam altos, por menos de 5% líquidos ao ano poderá não valer a pena do ponto de vista financeiro e pessoal.

Vai, também, depender daquilo que te deixa confortável, de quanto trabalho estás disposto a ter e quanto é que achas que vale o teu trabalho, já para não falar do valor da aquisição.

Isto porque, embora este valor pareça interessante face às taxas de juro atuais, há 6 e 7 anos atrás já não o seria e daqui a 6 ou 7 poderá voltar a não ser. Já para não falar que basta num ano teres problemas com os inclinos, uma infiltração que te inutilize o apartamento x semanas / meses, a impermeabilização da fachada do prédio, arranjo nos elevadores (pois o condomínio só tinha o contrato de manutenção mínimo), etc, e este valor passa a 2.5% ou, como já vi, em alguns casos onde €s em absoluto eram pequenos, entrares no vermelho.

É completamente diferente comprares um apartamento do Pines Cliff no Algarve e alugares via o sistema dele, a milhares de euros o mês, sem chatices ou preocupações e ainda podes usufruir do teu apartamento umas semanas por ano, ou na Amadora. Uma casa ao pé do Douro / Arrábida / Gerês / Alentejo que consegues comprar e recuperar com fundos comunitários para converteres num turismo habitação de luxo ou em Fernão Ferro. Um apartamento que rentabilizas por quartos para estudantes, em frente ao S. João / Sta. Maria, etc ou um T2 na Portela. Um estúdio / loft na baixa do Porto ou Lx para AirBnB ou para um jovem casal fazer dele uma habitação permanente.

[;)]

Não vale a pena.
Problemas com inquilinos
Reparações no apartamento e no prédio
IMI , seguros , etc
Caso queiras vender por qualquer motivo vais apanhar uma cacetada valente com as mais valias
Chatices associadas.

Tive nessa situação, vendi e apliquei o dinheiro e não me arrependo

Não valeu a pena na tua situação... valerá, no entanto, para centenas de pessoas.

Convém é saber a que mercados nos queremos dirigir e a paz de espírito, ou falta dela, que estamos dispostos a ter.

As mais valias só existem se venderes por mais do que aquilo que compraste. Se nunca venderes, ou venderes pelo mesmo, não as tens. A partir de um certo volume de negócios poderás, ainda, constituir uma empresa para aquisição e gestão dos ativos imobiliários, e através dela facilmente consegues tirar partido da máquina fiscal de uma forma muito mais eficiente.

As mais valias só existem se venderes por mais do que aquilo que compraste. Se nunca venderes, ou venderes pelo mesmo, não as tens. A partir de um certo volume de negócios poderás, ainda, constituir uma empresa para aquisição e gestão dos ativos imobiliários, e através dela facilmente consegues tirar partido da máquina fiscal de uma forma muito mais eficiente.

além disso, como é anual, o ideal é ter uma carteira diversificada, e se quiseres vender acções/fundos com mais valias, aproveita para vender outras onde estejas a perder dinheiro e baixas/anulas as mais valias.

nunca vender no mesmo ano apenas acções onde haja mais valias.

Eu vendi a minha posição no eurostoxx 50 e encaixei +6%. Não estou confiante.

Agora estou a olhar para fundos. Nem sei para onde me virar...

está tudo muito mau.

talvez um misto acções/obrigações euro/us ainda seja a melhor opção. Não ganhas muito mas tb não perdes.

Foste recuperar. O verbo a usar é recuperar. 藍

No caso da Nike foi mesmo valor, é das minhas compras mais recentes, tenho vindo a comprar nos últimos meses aproveitando as quedas, estava a apontar para uma recuperação a 2 anos, este salto foi completamente inesperado [;)]

Precisava que TGT e GILD tivessem um salto semelhante, para nesses sim, "recuperar". Estou -17 e -15% respectivamente.

Mas como disse antes, isto é mesmo só para me entreter no dia a dia, o que me interessa é mesmo os dividendos! A ideia é não vender estas posições nunca a não ser que esteja mesmo mau.

EDIT: Não quero dar ideia que sou um guru de Finanças, já agora, se no ano passado fechei o ano 4.5 pontos acima do SP500, este ano até agora, e sem vergonha nenhuma, estou 4 pontos abaixo do SP500. Tenho vindo a comprar muita coisa em queda este ano e aproveitar alguns saldos (Nike foi um exemplo), mas estou a levar forte em várias posições ainda.

Última edição:
Voltar
Superior