Bolsa e investimentos

Apesar da recuperação bolsista suspeito q o bear market está ao virar da esquina.

O q pode eventualmente safar a bolsa Portuguesa são as noticias de crescimento acima da média europeia. O senão é q sem economias salutares para nós exportarmos perde-se a janela do n/ crescimento. E como as bolsas regra geral antecipam os ciclos económicos...

Vou entrar agora na estratégia de recolher q ainda me vai durar uns bons meses.

Apesar da recuperação bolsista suspeito q o bear market está ao virar da esquina.

O q pode eventualmente safar a bolsa Portuguesa são as noticias de crescimento acima da média europeia. O senão é q sem economias salutares para nós exportarmos perde-se a janela do n/ crescimento. E como as bolsas regra geral antecipam os ciclos económicos...

Vou entrar agora na estratégia de recolher q ainda me vai durar uns bons meses.

vamos ver qual será o sinal do BCE...

decididamente, se o BCE aumentar em 0,25% a taxa de referência é porque está a desvalorizar a crise do sector imobiliário nos EUA, e poderá ser benéfico para os mercados...

Quanto às exportações, concordo, sendo nós uma economia fraca no contexto europeu, temos sempre esse handicap...

Atenção também ao comportamento do euro face ao dolar. Se o euro continuar a subir muito mais poderá desencadear uma crise no mercado cambial e, de novo, originar outra crise de liquidez.

O BCE está com um dilema grande entre dar confiança aos mercados (i.e., manter a subida programada das taxas de juro de referencia) ou provocar uma ligeira desvalorização do euro (nao as subindo) que nao dá a tal confinaça aos mercados, mas que mantem as exportaçoes estáveis.

É que estamos a importar bem (Os maiores mercados exportadores para a UE negoceiam em USD), mas estamos a começar a ter alguma dificuldade nas exportações.

Atenção também ao comportamento do euro face ao dolar. Se o euro continuar a subir muito mais poderá desencadear uma crise no mercado cambial e, de novo, originar outra crise de liquidez.

O BCE está com um dilema grande entre dar confiança aos mercados (i.e., manter a subida programada das taxas de juro de referencia) ou provocar uma ligeira desvalorização do euro (nao as subindo) que nao dá a tal confinaça aos mercados, mas que mantem as exportaçoes estáveis.

É que estamos a importar bem (Os maiores mercados exportadores para a UE negoceiam em USD), mas estamos a começar a ter alguma dificuldade nas exportações.

por podermos vir a ter dificuldades nas exportações além união europeia é que Portugal pode ver a sua recuperação económica prejudicada, pois dependemos e muito da salutar economia dos nossos parceiros europeus...e isso é que me preocupa

vamos ver qual será o sinal do BCE...

decididamente, se o BCE aumentar em 0,25% a taxa de referência é porque está a desvalorizar a crise do sector imobiliário nos EUA, e poderá ser benéfico para os mercados...

Quanto às exportações, concordo, sendo nós uma economia fraca no contexto europeu, temos sempre esse handicap...
É isso.

Ao q acresce a questão de mesmo aumentando a tx isso pode criar novos problemas de liquidez e lá voltamos em espiral de descida.

Por outro lado o aumento da tx é tradicionalmente mau para as empresas pois aumenta os custos financeiros e pressiona os lucros. Dps há o efeito de criar maiores riscos de incumprimentos nas pessoas normais e cá temos mais uma má noticia Se há incumprimentio lixam-se os bancos e tb o imobiliário e construção civil pois face ao "executar" das hipotecas lá fica o mercado inundado de casas com o consequente abaixamento de preços.

E de facto a questão cambial não está nada boa para nós. Ainda sou do tempo q €1 equivalia a $1 q nem foi há mto.

É por isso q mesmo sendo um optimista não tenho grande confiança nesta fase.

O que acham de se investir algum dinheiro num fundo de investimento gerido pelo banco (BES) nos mercados emergentes?

Parece q se consegue uma boa rentabilidade e risco mto baixo.

A crise do imbiliário americana afecta mto estes mercados?

O que acham de se investir algum dinheiro num fundo de investimento gerido pelo banco (BES) nos mercados emergentes?

Estando muito atento, talvez seja bom investir.

Por outro lado, uma bolsa como a da China, que sobe 400% em 2 anos e pouco, parece-me demasiado sobreaquecida. E isto é válido para méxicos, brasis, alguns orientais, etc.

á 1ª questão, é um bom produto. (mas de bx risco nao tem nada...)
á 2ª depende, se os fundos tiverem "produtos" de imobiliario Americanos,.... Deus te livre(!!!)[:p] [:p] [:p] [:p]

Acho que o aumento vai ser adiado por uns dias.

Vamos lá ver.

Eu os fundos que tenho têm estado a cair e bem! Já deixei de ganhar uns 400€

Por isso a ultima massa que investi foi num depósito a prazo a 4,5% brutos ao ano, em 180 dias!

Lá para 2008 lá penso melhor nisso! LOL

Há 5 min estava quase tudo no vermelho!!!

semnome1jz0.jpg

Tb acho q o bce não as vai subir hj.

Corrijam-me se estiver enganado:

Tem havido várias injecções de capital no sistema financeira q vão inevitávelmente aumentar a massa monetária gerando teoricamente pressões inflaccionistas.

Um dos objectivos de aumentar a tx de juro é precisamente diminuir a massa monetária em circulação.

Ora, se se aumentasse a tx, as injecções de capitais realizados veriam a sua eficácia diminuida por esse facto.

Por essa razão parece-me q decorre da lógica o não aumento.

Voltar
Superior