Bolsa e investimentos

Ok. Tenho noção disso, mas sem risco, qual o investimento (neste momento) que rende mais? Valor, podemos apontar para os 1000€.

O que é para ti "sem risco"? Achas que é mais arriscado emprestares dinheiro ao estado português ou investirem numa multinacional com provas dadas? (o Rasec deu o bom exemplo da Nestlé)

Acho que não há nenhum investimento sem risco, mas tendo por base o conceito que tu tens de risco, então não existe investimento nenhum. Os depósitos a prazo morreram há 2-3 anos.

Também estou muito alinhado com este post e estratégia. Tenho exposição indirecta no SP500 mas nunca me passou pela cabeça investir directamente numa tesla.

Mas eu tenho um problema que não é bom conselheiro em alguns assuntos. Tenho dificuldade em investir em empresas/produtos com os quais não me identifico, ou que não seja potencial cliente. A tesla é um deles. E no dinheiro/negócios misturar razão com coração não é muito "saudável".

A minha maior dúvida é se contínuo com os ETFs indexados ou mudo o paradigma para uma estratégia de investimento em valor. Acho que os ETFs poderão dar um estouro no futuro porque casos especulativos como o da Tesla, a integrarem um SP500, são fósforos à espera de ser acendidos.

Eu acredito na tesla, so não desta forma... Não acredito sequer que os veículos elétricos são o futuro, acredito bem mais nos hyperloops.

Andava de cybertruck, desde que tivesse também um 911.

O que é para ti "sem risco"? Achas que é mais arriscado emprestares dinheiro ao estado português ou investirem numa multinacional com provas dadas? (o Rasec deu o bom exemplo da Nestlé)

Acho que não há nenhum investimento sem risco, mas tendo por base o conceito que tu tens de risco, então não existe investimento nenhum. Os depósitos a prazo morreram há 2-3 anos.

Até ter o dinheiro em casa tem risco... [:D]

O sem risco = risco baixo, mas isto dependerá de pessoa para pessoa. Esse exemplo da Nestlé é bom. Também tenho zero confiança para emprestar ao estado português, e por isso não tenho qualquer produto que o envolva.

Não conheço este banco e nem sou cliente, ma têm depósito a prazo a 5 anos com 1,1% TANB sem mobilização ou 1,05% com mobilização.

https://bnieuropa.pt/banco-bni-europa/depositos-a-prazo/

A minha maior dúvida é se contínuo com os ETFs indexados ou mudo o paradigma para uma estratégia de investimento em valor. Acho que os ETFs poderão dar um estouro no futuro porque casos especulativos como o da Tesla, a integrarem um SP500, são fósforos à espera de ser acendidos.

Eu acredito na tesla, so não desta forma... Não acredito sequer que os veículos elétricos são o futuro, acredito bem mais nos hyperloops.

Andava de cybertruck, desde que tivesse também um 911.

Eu olho sempre de duas formas para qualquer investimento, diversificação e/ou valor intrínseco do investimento.

Na tesla iria diversificar mas não vejo valor intrínseco. Está riscada.

Como analisar o valor intrínseco nem sempre é fácil para fazer de forma amadora, tenho direccionado mais para a diversificação e tem corrido bastante bem. Qualquer performance menos boa num lado é compensada noutro lado.

Por exemplo, mesmo os "simples" PPR tenho em várias financeiras. Até o dinheiro de dia a dia tenho em vários bancos. E o futuro será sempre nesta lógica de diversificação.

A questão difícil será sempre que peso atribuir a cada produto. Onde colocar mais fichas. Mas isso só irei analisar melhor, pessoalmente, no segundo trimestre de 2021. Acho que 2021 ainda vai ter vários trambolhões e estar preparado e disponív€l pode ser interessante para apanhar oportunidades.

É aqui que a maior parte dos portugueses investem, agora pensem na nossa literacia financeira.

Lol.

Os ctpc não devem ser visto do ponto de vista do "investimento". Não faz o menor sentido comparar um arraçado de depósito a prazo com investimento em activos como acções.

E uma poupança familiar quanto mais variada for melhor. Portanto há claramente lugar para este tipo de aplicações em qualquer carteira.

Lol.

Os ctpc não devem ser visto do ponto de vista do "investimento". Não faz o menor sentido comparar um arraçado de depósito a prazo com investimento em activos como acções.

E uma poupança familiar quanto mais variada for melhor. Portanto há claramente lugar para este tipo de aplicações em qualquer carteira.

Não discordo, mas eu estou a dizer-te com conhecimento de causa que a grande parte dos portugueses de classe media bem assalariada, é por estas vias que faz o seu "investimento". Não discordo que poderão integrar uma parte da carteira...

Assim a olhar à minha volta, vejo fácil mais de 1M só em ctpc que sairam da mão de amigos/familia para colocar nesses produtos fantásticos.

Não discordo, mas eu estou a dizer-te com conhecimento de causa que a grande parte dos portugueses de classe media bem assalariada, é por estas vias que faz o seu "investimento". Não discordo que poderão integrar uma parte da carteira...

Assim a olhar à minha volta, vejo fácil mais de 1M só em ctpc que sairam da mão de amigos/familia para colocar nesses produtos fantásticos.

Acreditas se te disser que os antepassados dos ctpc, os ctpm chegaram a dar 7% (brutos)?

Edit: Num contexto mto especifico e esperemos não que se repita nos próximos tempos.

Inflação, esse bicho papão... [:D] Basta pensar que o jose tem uma mulher em casa para lhe fazer as limpezas e lhe paga o salário mínimo -635€. Se este ano lhe tiver de pagar 665, o ordenado na sua empregada teve uma inflação superior a 4%. Pouco me importa qual é o valor da inflação se o meu poder de compra desce.

Chama-lhe o que quiseres, aplida de perda de poder de compra, ou acreditas que de ano para ano, o custo geral dos produtos não sobe mais que 1%?
Só este ano, o supermercado subiu bem mais do que isso. Se te quiseres reger pelas tabela corretas da pordata para contraria a mensagem, que no fundo, também concordas, força.

Lol.

Era nesse sentido que eu pretendo diversificar o dinheiro das minhas filhas.

Alguém me faz as contas SFF e me diz quanto tenho ao final de 10 anos, se eu colocar 1000€ nisto.

Última edição:

Alguém me faz as contas SFF e me diz quanto tenho ao final de 10 anos, se eu colocar 1000€ nisto.

Tens aqui.

https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct-poupanca-crescimento/simulacao-de-carteira/.

Toma em atenção que o prazo máximo é de 7 anos e que pode haver "prémio" consoante a evolução do pib a partir do 2.º ano ([FONT=acto_cttbook]40 % do crescimento real médio do PIB nos 4 trimestres anteriores (máximo: 1,2 %))[/FONT].

A unica indisponibilidade de levantamento é durante o primeiro ano. Ao fim dos 7 anos o dinheiro vai para a conta bancária associada.

Sem prémio [FONT=acto_cttbook]ao fim dos 7 anos, a taxa de juro média e bruta será de 1,38 %.[/FONT]

Eu vejo os certificados de aforro e similares como um bom sitio onde ter parte ou a totalidade do fundo de emergência ou um local para diversificar o investimento...se bem que concordo que acaba por não ser "investimento", apenas mais um local onde pôr alguns dos ovos.
Como fundo de emergência é sempre de ter em atenção que o valor pode demorar alguns dias até chegar à conta...

O dinheiro das tuas filhas devia ir para investimento. É um erro dos pais colocarem o dinheiro em produtos sem risco só porque são "seguros".
Que idade tem as tuas filhas? A diferença nas tuas ações agora, nos próximos anos ditarão se elas poderão comprar (ou pagar parte de uma casa) ou comprar um classe B.

Se é dos filhos, coloca isso num produto com acções, rentabilidades porreiras e deixa a composição trabalhar em prol do futuro delas!

O dinheiro das tuas filhas devia ir para investimento. É um erro dos pais colocarem o dinheiro em produtos sem risco só porque são "seguros".
Que idade tem as tuas filhas? A diferença nas tuas ações agora, nos próximos anos ditarão se elas poderão comprar (ou pagar parte de uma casa) ou comprar um classe B.

Se é dos filhos, coloca isso num produto com acções, rentabilidades porreiras e deixa a composição trabalhar em prol do futuro delas!
O ideal é um cabaz de ações para crianças para que elas se interessem e começarem a seguir a performance também. Disney, Hasbro, Nestlé, Unilever, J&J e outras coisas que elas gostem. Pensarem que cada vez que comem um chocolate estão a contribuir para a performance da empresa e recebem uma parte de volta em dividendos, é sempre giro!

Eu vejo os certificados de aforro e similares como um bom sitio onde ter parte ou a totalidade do fundo de emergência ou um local para diversificar o investimento...se bem que concordo que acaba por não ser "investimento", apenas mais um local onde pôr alguns dos ovos.
Como fundo de emergência é sempre de ter em atenção que o valor pode demorar alguns dias até chegar à conta...
Fundo de emergência tenho em casa. Pensar em emergência e depender de terceiros não faz sentido para mim.

O ideal é um cabaz de ações para crianças para que elas se interessem e começarem a seguir a performance também. Disney, Hasbro, Nestlé, Unilever, J&J e outras coisas que elas gostem. Pensarem que cada vez que comem um chocolate estão a contribuir para a performance da empresa e recebem uma parte de volta em dividendos, é sempre giro!
É mesmo esse o espírito. Estou a preparar os miúdos para isso.

Quando consumimos algo que gostamos onde temos investimento, é um duplo prazer.

Obrigado por tentares alertar, mas uma grande parte do dinheiro delas já está investido e não está tudo no mesmo.

Apenas pretendo diversificar com as perguntas que fiz acerca do produto comercializado pelos CTT.[;)]

Abraços.

Gosto! Adorava que tivessem feito isso comigo! Isso sim é fazer crescer o capitalismo que há dentro dos miúdos!

Voltar
Superior