Bolsa e investimentos

Não. Podes definir o nível de risco máximo. Eu sou cliente da Minutos desde 2018. Entrei em P2P para diversificar os investimentos. Tenho até agora uma rentabilidade líquida de 9,93%. No primeiro ano chegou as 12. Em 2021 ficou-se pelos 8 e picos porque recuei na exposição ao risco. E isto tudo numa estratégia de investimento quase 100% automatizada.
Não acho nada mau...
As p2p não se resumem à mintos, que tem perfis de investimento e algum grau de personalização. Estava a referir-me à líder de mercado em pt.

As p2p não se resumem à mintos, que tem perfis de investimento e algum grau de personalização. Estava a referir-me à líder de mercado em pt.

Também sou cliente Raize. Quase desde o início. Um dos fundadores, prof da Nova SBE, é meu conhecido de anos e abri lá conta mais por simpatia que outra coisa. Nunca lá tive muito dinheiro investido. Acho que nunca passei dos 5K na Raize. Tenho uma rentabilidade líquida ao fim destes anos que andava a rondar os 5% da última vez que actualizei. A Raize é uma coisa muito pequena. Comparada com uma Mintos ou uma Estateguru é tipo loja de bairro vs hipermercados Continente.

Os exemplos em cima de ETF, e reparei que um é em doláres e o outro em euros.

Começei agora a analisar as oportunidade de investimento e vi aquele ETF que segue o indice da SP500 das empresas americanas, esse têm que ser forçasamente em dolares ou também existe em euros?

Quais as vantagens/ desvantagens do ETF ser em euros ou em doláres? O que preferem na vossa opinião?

Esquecendo o ouro do Obtuso ([:D][:D]), e essas ideias para ETFs de acumulação de empresas focadas em distribuir dividendos? Ninguém tem?

Estive a maquinar um bocado no assunto.
Eu sei que não é um ETF e não é focado exclusivamente em empresas com alta distribuição de dividendos ... mas equacionas Berkshire, classe B?

Estive a maquinar um bocado no assunto.
Eu sei que não é um ETF e não é focado exclusivamente em empresas com alta distribuição de dividendos ... mas equacionas Berkshire, classe B?

Sabes a quem está ligado a Berkshire, certo?... Acho que é sempre uma stock a ter em consideração...

Começei agora a analisar as oportunidade de investimento e vi aquele ETF que segue o indice da SP500 das empresas americanas, esse têm que ser forçasamente em dolares ou também existe em euros?

Quais as vantagens/ desvantagens do ETF ser em euros ou em doláres? O que preferem na vossa opinião?

Se o ETF ou fundo tem acções "não europa" vais ter sempre o "problema" do câmbio e as suas oscilações. Essas oscilações podem ser a teu favor ou comer uma parte da tua rentabilidade.
Por essa razão há alguns que são "hedged", ou seja o gestor do fundo tenta fazer alguma protecção contra possíveis variações mais bruscas.

Logo tens que ponderar não só a questão de ser em USD ou EUR, mas também se é Hedged ou não.

Sabes a quem está ligado a Berkshire, certo?... Acho que é sempre uma stock a ter em consideração...

Sem dúvida [;)]
Aliás arrependo-me bastante de não ter comprado em meados de 2009 ... mas nessa altura era bastante rookie e fiz muita cgada :(

Apenas coloquei a sugestão em forma de pergunta, pois não é um ETF como o Rasec perguntou.

O SP 500 tens em várias moedas, é indiferente onde compras, o valor é o mesmo, desde que seja o mesmo fundo. A variação da moeda no final não terá grande significado estando a falar de um ETF.
A bolsa onde compras se for na degiro pode só ser importante para não pagares mais uma taxa de ter ações noutra bolsa uma vez que há uma taxa anual de 2,5€ por bolsa onde investes.

Qual é a vossa opinião sobre o metaverse? A nova realidade virtual. As empresas estão a investir biliões nisso, a zara já vende roupa virtual, etc etc.

A ser um sucesso, existe uma lista de empresas que as acções daqui a 10 anos podiam ter retornos bem acima dos 1000%. Ou se calhar quem vai mesmo ganhar são empresas que ainda não existem.

Ainda não consegui perceber o verdadeiro potencial da coisa, principalmente pelo hardware ser mau, e pelos efeitos secundário que a maioria das pessoas tem com VR.

Vejo muita hype, muito marketing, muita visão, mas ainda não vi nada que pense "porra, isto vai arrasar". E tento ter em conta que isto não é feito para nós, é feito para a geração que cresceu com a internet no bolso.

Não tenho muitas confiança que dê grandes frutos, e parece-me que será sempre um mercado de nicho.

Basta pensar no exemplo do cinema, onde nem sequer os conteúdos em 3d têm assim grande sucesso.

Sem dúvida [;)]
Aliás arrependo-me bastante de não ter comprado em meados de 2009 ... mas nessa altura era bastante rookie e fiz muita cgada :(

Apenas coloquei a sugestão em forma de pergunta, pois não é um ETF como o Rasec perguntou.

Já várias vezes perguntaram ao WB porque é que a BRK não pagava dividendos, e ele deu uma resposta semelhante, porque querem que pensem na empresa como um Fundo de investimento (de acumulação) em vários segmentos da economia americana.

Boa ideia e fora da caixa de facto!

Qual é a vossa opinião sobre o metaverse? A nova realidade virtual. As empresas estão a investir biliões nisso, a zara já vende roupa virtual, etc etc.

A ser um sucesso, existe uma lista de empresas que as acções daqui a 10 anos podiam ter retornos bem acima dos 1000%. Ou se calhar quem vai mesmo ganhar são empresas que ainda não existem.

Ainda não consegui perceber o verdadeiro potencial da coisa, principalmente pelo hardware ser mau, e pelos efeitos secundário que a maioria das pessoas tem com VR.

Vejo muita hype, muito marketing, muita visão, mas ainda não vi nada que pense "porra, isto vai arrasar". E tento ter em conta que isto não é feito para nós, é feito para a geração que cresceu com a internet no bolso.

Não me diz nada.. Para já vêem os meus €..

Na minha opinião é mais uma daquelas coisas que chegou antes do seu tempo. Faz-me um pouco lembrar a bolha das .com na medida em que estão a ser transacionados assets muito muito acima do que realmente a utilidade existe no momento... no entanto, isto poderá muito bem ser o futuro. Nas .com houve um gap de cerca de 10 anos (se calhar menos) já no tema da VR (ou metaverse) poderá ter um gap inferior, não sei.

Não tenho muitas confiança que dê grandes frutos, e parece-me que será sempre um mercado de nicho.

Basta pensar no exemplo do cinema, onde nem sequer os conteúdos em 3d têm assim grande sucesso.

Incrível que não fazes puto de ideia do que falas... [:D] A tua ignorância em relação aos diversos assuntos em que te metes é gritante. VR e 3D é confundir a beira da estrada com a estrada da beira.

A farfech está a investir forte nessa matéria. Eu acredito no potencial do metaverse, não sei é se irá concretizar-se nos moldes em que o têm projetado. Talvez surja algo diferente no entretanto.

Muito interessado no assunto. No imediato acho que há muito lixo, muita gente a correr para não perder o comboio e parece-me que vamos ter um balão a encher que se vai esvaziar entretanto mas a médio/longo prazo está aqui para ficar.

Um exemplo concreto. Há umas semanas esteve cá em casa uma sobrinha minha a passar a tarde, tem cerca de 10 anos. Andou entretida a jogar PS4 e acabou a jogar GTA. Tenho o jogo já terminado e não há muito mais que fazer senão andar de um lado para o outro na cidade. Uma seca, pensei eu que sou um jogador velhinho, mas estava totalmente enganado. Enquanto lá andou, a miúda entretinha-se a ir às lojas de roupa do jogo e comprar uma fatiota bonita para o Franklin, comprou um carro, dois aviões, uma loja qualquer, foi ao cabeleireiro... Eu jogo essencialmente o modo história mas o que é uma cash-cow actual dos jogos é o online. Enquanto jogava, contava-me como um primo dela tem um apartamento espectacular na cidade e que ele gosta de andar por lá no seu carro XPTO RS com os amigos.

O meu jogo era com dinheiro do jogo. No Online os miúdos podem comprar coisas com dinheiro real, microtransações que são a galinha dos ovos de ouro da Rockstar. Por isso é que não há um GTA novo em 8 anos e continuam a espremer o V ad eternum. Agora imagina, que a Rockstar faz um acordo com a Porsche ou com a Mercedes e os miúdos podem comprar um 911 do aço para andar a passear por Los Santos. E depois em vez de ir à "Fashion Vinewood" comprar uma roupa que mande pausa, vão à Zara ou à Mango. E a Zara e a Mango até podem lançar modelos virtuais e testar a aceitação dos miúdos antes de por a colecção cá fora. E em vez de ires ao Cluckin Bell vais ao KFC e ao comprares frango frito virtual até ganhas uns vales para ir ao KFC da tua zona. Depois imagino que no futuro até podes ter a tua loja e vender itens virtuais. Podes vender NFTs para usar no jogo.

As possibilidades são imensas. O metaverso não é uma coisa que vem aí, está aí e já é usado. Está verde ainda mas vejo um potencial de exploração tremendo. Actualmente parece-me que muita gente acordou para o fenómeno e vende pela palavra "metaverso" em si e andam a inventar coisas à pressa mas ele está aí e é só a uma questão até estar (ainda mais) por todo o lado.

Boas! Algumas questões!
Tenho um PPR "https://www.bancoctt.pt/reforma/ppr-mais", o valor inicial em 2020 foi de 5000k, entretanto fiz um reforço de 1750, mas o valor com "lucros" vai em quase 8000€. Para tentar transferir isto para outra agencia, terei de pagar algo? Irei perder algum do dinheiro?
Recomendações para sair do Banco CTT com quem tive uns problemas? (Nem tem nada a ver com o facto da recentes noticias de comissões de manutenção de conta.)
Imaginem que o Sr. Pedro tinha 5000€ numa poupança manhosa que dá 20€euros por ano no Banco CTT, 15000€ em Certificados Aforro, o tal PPR de 5000+1750, e 40K à ordem, que conselhos lhe dariam.
Ah, e o filho teria 5000 de prendas à ordem, e a esposa 12000k num outro banco.
O Sr. Pedro agradece sugestões. O Sr. Pedro pensou no AR PPR ou no Stoik, e em mudar o dinheiro para o AB ou B Invest.

Boas! Algumas questões!
Tenho um PPR "https://www.bancoctt.pt/reforma/ppr-mais", o valor inicial em 2020 foi de 5000k, entretanto fiz um reforço de 1750, mas o valor com "lucros" vai em quase 8000€. Para tentar transferir isto para outra agencia, terei de pagar algo? Irei perder algum do dinheiro?
Recomendações para sair do Banco CTT com quem tive uns problemas? (Nem tem nada a ver com o facto da recentes noticias de comissões de manutenção de conta.)
Imaginem que o Sr. Pedro tinha 5000€ numa poupança manhosa que dá 20€euros por ano no Banco CTT, 15000€ em Certificados Aforro, o tal PPR de 5000+1750, e 40K à ordem, que conselhos lhe dariam.
Ah, e o filho teria 5000 de prendas à ordem, e a esposa 12000k num outro banco.
O Sr. Pedro agradece sugestões. O Sr. Pedro pensou no AR PPR ou no Stoik, e em mudar o dinheiro para o AB ou B Invest.

Sim, podes sempre transferir para outro PPR. Vê apenas se o contrato não prevê algum mínimo de permanência. É tudo tratado pela entidade para onde queres mudar. Há partida, sendo não tendo o teu PPR garantia de capital não pagarás nenhuma comissão de transferência. Fiz isso quando transferi um LevePPR da CGD/Fidelidade para o SmartInvest do Banco Invest.
São ambos bons bancos. O Invest para investimento, o AB para a gestão do dia-a-dia.

0741-teslamoon.jpg

4zv8ni37i0071.png

Voltar
Superior