Alguém sabe se é possível alterar a conta bancária associada aos certificados de aforro? Andei às voltas no aforronet, mas não encontrei essa opção.
Pelo menos até Abril deste ano, só podias alterar o IBAN presencialmente num balcão dos CTT. Penso que não tenha mudado.
Muito obrigado a ambos!Boas,
A alteração do IBAN só podes fazer presencialmente nos CTT. Tens de preencher um formulário e entregar comprovativo do IBAN.
Já agora o Formulário:
Bom dia a todos, estou a pensar investir e entrar neste mundo das ações , etf etc.
Tenho algum conhecimento financeiro em geral, no entanto nesta parte dos investimentos sou ainda um pouco ignorante.
Que corretora aconselham para começar? E já agora que conselhos dão a um iniciante?
Tenho 28 anos , ainda sou "novo" e tenho ideia de começar com 10k ou um pouco mais, são poupanças no entanto não dependo delas.
Obrigado a todos.
com a recuperacao do mercado americano virei-me para o mercado portugues, com as casas e outros assets a duplicar, triplicar, quadriplicar nos ultimos 30 anos o mercado de accoes esta 70% mais baixo que em 1996.
enquanto que o mercado nos EUA neste periodo retornou 500%, a Alemanha 400%
um dia as acções vão ter de acompanhar o resto das coisas, ou não... as valorizações estão baixas mas existe uma grande deconfiança dos investidores...
coloquei 15% do meu portfolio em 5 acções PT (SONAE, ALTRI, GALP, EDP e NAVIGATOR)
o que vocês acham da Greenvolt? O CEO é ex CEO da EDP renovaveis...
A bolsa de lisboa não capta investimento nacional, que dizer do estrangeiro… depois tivemos os fiascos da banca, PT/Pharol e outras, num mercado estagnado e sem dimensão. O dia em que dos fundos americanos largarem o nosso real estate e virarem-se para a bolsa, essa porcaria descola.
É que nem portugueses, quanto mais estrangeiros.
Podes partilhar o etf?Os únicos investimentos na bolsa Portuguesa que podem fazer sentido é naquelas ações de elevados dividendos, tipo REN, quando de vez em quando estão em saldos.
Cheguei a pensar nisso, mas depois optei por um ETF europeu de elevados dividendos. Quanto mais diversificado mais seguro é.
podes partilhar o etf?
Tens umas corretoras aí da moda. Degiro XTB e mais algumas.
Eu uso degiro mas agora começou a cobrar um euro por cada transação e estou meio f*dido com eles.
Minha estratégia de investimento é meter a cada dois meses 500 euros no ETF IWDA.
Dantes era 250 euros por mÊs mas com 500 de 2 em 2 meses poupo nas comissões.
Compras em que bolsa?
E tens que retenção na fonte?
ETF não têm retencao na fonte, pagas depois em IRS 28%
ETF distributivo não paga retenção nos dividendos?
No meu caso (eu uso o Activo Bank) os dividendos aparecem na conta líquidos, com a retenção automática feita pelo próprio banco.
Se comprares num banco nacional é retido na fonte, mas as comissões são proibitivas para quem quer fazer investimentos mensais.
Se comprares num broker estrangeiro não é retido, tens de declarar os dividendos no IRS e pagas aí os 28%
Mas continuo com a opinião que comprar um ETF com distribuição de dividendos para efeitos de poupança não faz sentido nenhum e é um desperdício de dinheiro em impostos...
Os acumulativos são muito melhores, acumula os dividendos no valor do ETF e vendes o que quiseres quando quiseres, e o dinheiro que iria para o estado imediatamente está a gerar mais dinheiro...
Numa correctora que não te identifica, as acções individuais podem ter uma retenção na fonte sobre os dividendos elevada.