Bolsa e investimentos

Pelo menos até Abril deste ano, só podias alterar o IBAN presencialmente num balcão dos CTT. Penso que não tenha mudado.

Alguém sabe se é possível alterar a conta bancária associada aos certificados de aforro? Andei às voltas no aforronet, mas não encontrei essa opção.

Boas,
A alteração do IBAN só podes fazer presencialmente nos CTT. Tens de preencher um formulário e entregar comprovativo do IBAN.

Já agora o Formulário:

Attachments

Last edited:
Bom dia a todos, estou a pensar investir e entrar neste mundo das ações , etf etc.
Tenho algum conhecimento financeiro em geral, no entanto nesta parte dos investimentos sou ainda um pouco ignorante.
Que corretora aconselham para começar? E já agora que conselhos dão a um iniciante?
Tenho 28 anos , ainda sou "novo" e tenho ideia de começar com 10k ou um pouco mais, são poupanças no entanto não dependo delas.
Obrigado a todos.

Bom dia a todos, estou a pensar investir e entrar neste mundo das ações , etf etc.
Tenho algum conhecimento financeiro em geral, no entanto nesta parte dos investimentos sou ainda um pouco ignorante.
Que corretora aconselham para começar? E já agora que conselhos dão a um iniciante?
Tenho 28 anos , ainda sou "novo" e tenho ideia de começar com 10k ou um pouco mais, são poupanças no entanto não dependo delas.
Obrigado a todos.

Tens umas corretoras aí da moda. Degiro XTB e mais algumas.

Eu uso degiro mas agora começou a cobrar um euro por cada transação e estou meio f*dido com eles.

Minha estratégia de investimento é meter a cada dois meses 500 euros no ETF IWDA.

Dantes era 250 euros por mÊs mas com 500 de 2 em 2 meses poupo nas comissões.

com a recuperacao do mercado americano virei-me para o mercado portugues, com as casas e outros assets a duplicar, triplicar, quadriplicar nos ultimos 30 anos o mercado de accoes esta 70% mais baixo que em 1996.
enquanto que o mercado nos EUA neste periodo retornou 500%, a Alemanha 400%

um dia as acções vão ter de acompanhar o resto das coisas, ou não... as valorizações estão baixas mas existe uma grande deconfiança dos investidores...

coloquei 15% do meu portfolio em 5 acções PT (SONAE, ALTRI, GALP, EDP e NAVIGATOR)

o que vocês acham da Greenvolt? O CEO é ex CEO da EDP renovaveis...

GV é das que mais se espera crescer mas não paga dividendos.

https://simplywall.st/stocks/pt/growth

Fixas no meu portefólio tenho apenas NVGR e REN.

ALTRI na minha opinião está quase no ponto para entrar a longo. Por enquanto tenho feito swing trades apenas. Se baixar dos 3.50€ farei entrada a longo para dividendos caso se mantenham atractivos.

A bolsa de lisboa não capta investimento nacional, que dizer do estrangeiro… depois tivemos os fiascos da banca, PT/Pharol e outras, num mercado estagnado e sem dimensão. O dia em que dos fundos americanos largarem o nosso real estate e virarem-se para a bolsa, essa porcaria descola.

É isso. A bolsa portuguesa foi apanhada numa armadilha de falta de massa crítica. Tornou-se demasiado pequena para merecer a atenção dos investidores. É que nem portugueses, quanto mais estrangeiros.

É que nem portugueses, quanto mais estrangeiros.

Os únicos investimentos na bolsa Portuguesa que podem fazer sentido é naquelas ações de elevados dividendos, tipo REN, quando de vez em quando estão em saldos.

Cheguei a pensar nisso, mas depois optei por um ETF europeu de elevados dividendos. Quanto mais diversificado mais seguro é.

Os únicos investimentos na bolsa Portuguesa que podem fazer sentido é naquelas ações de elevados dividendos, tipo REN, quando de vez em quando estão em saldos.

Cheguei a pensar nisso, mas depois optei por um ETF europeu de elevados dividendos. Quanto mais diversificado mais seguro é.
Podes partilhar o etf?

investir em dividendos por causa do dividendo não é uma boa estrategia na minha opinião, porque o dinheiro sai do ETF e pagas os 28% para o estado em vez de acumular esse valor e esses 28% continuarem a render e só pagares quando venderes...

para além disso as empresas que pagam mais dividendos e que são o que esse ETF compra tendem a ter menos prespectivas de crescimento portanto esses ETF rendem menos a longo prazo que um que inclua todo o tipo de accoes...

é abrir conta num broker e comprar ETFs mensalmente com o que poupares... VWCE para um cesto de acções de todo o mundo, SXR8 para um cesto com acções dos EUA, IWDA para paises desenvolvidos. todos estes acumulam os dividendos no valor da ETF...

o mais importante é comprar faça chuva e faça sol e não cometer o erro de muita gente que é tentar escolher os timings para comprar incluindo acreditar que o mundo vai acabar e de deixar de comprar quando desce, toda a gente se arrepende mas da próxima vez cometem o mesmo erro de deixar de comprar quando há descontos.

eu dividia esses 10k em várias parcelas mensais, eu não teria nenhum problema em colocar tudo de uma vez porque tenho total confiança que no futuro a muito longo prazo irei vender por mais mesmo que compre num topo temporario, mas pode ser depressivo para alguém que acabou de entrar no mercado entrar a perder caso haja um crash amanhã e levar á desistência de investir...

Tens umas corretoras aí da moda. Degiro XTB e mais algumas.

Eu uso degiro mas agora começou a cobrar um euro por cada transação e estou meio f*dido com eles.

Minha estratégia de investimento é meter a cada dois meses 500 euros no ETF IWDA.

Dantes era 250 euros por mÊs mas com 500 de 2 em 2 meses poupo nas comissões.

​se fores fazer as contas considerando o retorno médio do IWDA do ganho que perdes ao esperar um mês compensa mais comprar mensalmente​ mesmo pagando 1€ adicional...

Last edited:
No meu caso (eu uso o Activo Bank) os dividendos aparecem na conta líquidos, com a retenção automática feita pelo próprio banco.

Daí o meu objectivo na pergunta.

No caso do Activo bank eles podem identificar-te e ser só 28%, mas a dúvida persiste.

Compras na bolsa Alemanha, Amestardão ou até Londres?

Se comprares num banco nacional é retido na fonte, mas as comissões são proibitivas para quem quer fazer investimentos mensais.

Se comprares num broker estrangeiro não é retido nada (apenas nos ETF), tens de declarar os dividendos no IRS e pagas aí os 28%

Mas continuo com a opinião que comprar um ETF com distribuição de dividendos para efeitos de poupança não faz sentido nenhum e é um desperdício de dinheiro em impostos... Se vais estar a reforçar constantemente para que queres receber dividendos?
Os ETF acumulativos são muito melhores, acumula os dividendos no valor do ETF e vendes o que quiseres quando quiseres, e o dinheiro que iria para o estado imediatamente está a gerar mais dinheiro...

Last edited:
Se comprares num banco nacional é retido na fonte, mas as comissões são proibitivas para quem quer fazer investimentos mensais.

Se comprares num broker estrangeiro não é retido, tens de declarar os dividendos no IRS e pagas aí os 28%

Mas continuo com a opinião que comprar um ETF com distribuição de dividendos para efeitos de poupança não faz sentido nenhum e é um desperdício de dinheiro em impostos...
Os acumulativos são muito melhores, acumula os dividendos no valor do ETF e vendes o que quiseres quando quiseres, e o dinheiro que iria para o estado imediatamente está a gerar mais dinheiro...

Depende do se quer de cashflow automático.

Como nunca comprei nenhum ETF a distribuir dividendos é que perguntei.

Numa correctora que não te identifica, as acções individuais podem ter uma retenção na fonte sobre os dividendos elevada.

Se um ETF a distribuir dividendos não tem retenção, pode fazer sentido para quem queira comprar determinadas acções individuais e façam parte do fundo.

Por exemplo usando a Degiro na Inglaterra a retenção na fonte é 0%, mas tem o problema do câmbio.

Na Finlândia a retenção é 35%.[:D]

Obviamente depois acrescenta os 28% de Portugal.

Numa correctora que não te identifica, as acções individuais podem ter uma retenção na fonte sobre os dividendos elevada.

não deveria ser porque existem acordos de dupla tributação, mas na prática os acordos de dupla tributação só funciona bem para as acções dos EUA em que retêm 15% na fonte e em IRS pagas 13%, o resto dos países é preciso meter requerimentos etc que para os investidores pequenos não vale a pena...

Os ETF com sede no Luxemburgo ou Irlanda, que são quase todos, não fazem retenção na fonte, excepto se comprares num banco nacional. Mas pagas sempre 28% ou na fonte ou depois em IRS...

Para não estar abrir um tópico com uma pergunta básica: tenho dólares e gostava de depositar no banco, posso depositar num multibanco ou tenho que ir ao banco?

Back