Bolsa e investimentos

Nãoi percebi o que queres dizer com o dolar sugar liquidez. O USD, tal como qualquer moeda dominante, faz precisamente o contrário. Injeta liquidez no mundo.
A perda de relevância de uma moeda geralmente faz-se por 2 caminhos, que podem andar separados ou juntos: perda de confiança internacional na moeda por motivos políticos, reputacionais, aparecimento de uma moeda mais forte, etc. Ou por esgotamento do modelo por via de défices orçamentais e comerciais crónicos e excesso de emissão de dívida para financiar esses défices. É o chamado Dilema de Triffin ensinado em qualquer cadeira de Economia Monetária.

Ambas as afirmações estão certas, até deixarem de estar. Não vale a pena complicar o que é muito simples.

Quando colocas dinheiro em dólares o investes em activos com base do dolar , estás a dar liquidez ao dólar , estás a tirar liquidez de ti mesmo, na esperança de um retorno.

Se esse retorno não vem, ou se surge uma moeda mais vantajosa, vais procurar outra. É assim que sempre foi.

Vale o que vale.
O sistema funciona enquanto houver confiança e benefício mútuo.
Quando isso falha, muda-se. Simples​.

claro que isto não é algo que acontece de hoje para amanhã! Mas vai acontecer.
assim como os estados unidos vão um dia perder toda a sua dominância

A blockchain já está aí no quê vai dar não sei.
mas já estou lá

Last edited:
Ambas as afirmações estão certas, até deixarem de estar. Não vale a pena complicar o que é muito simples.

Quando colocas dinheiro em dólares o investes em activos com base do dolar , estás a dar liquidez ao dólar , estás a tirar liquidez de ti mesmo, na esperança de um retorno.

Se esse retorno não vem, ou se surge uma moeda mais vantajosa, vais procurar outra. É assim que sempre foi.

Vale o que vale.
O sistema funciona enquanto houver confiança e benefício mútuo.
Quando isso falha, muda-se. Simples​.

claro que isto não é algo que acontece de hoje para amanhã! Mas vai acontecer.
assim como os estados unidos vão um dia perder toda a sua dominância

A blockchain já está aí no quê vai dar não sei.
mas já estou lá

Sabes fazer autocustódia de BTC?

Sabes fazer autocustódia de BTC?

Eu acredito na blockchain a longo prazo como uma tecnologia realmente revolucionária e mais confiável do que o sistema atual. Vejo um enorme potencial de aplicação prática em várias áreas. Mas, sinceramente, não acredito no Bitcoin como algo com utilidade real. Acho que ele vai acabar ficando como uma espécie de relíquia simbólica do passado uma espéciede ouro sem sentido ou uso util. O meu foco está em investir na infraestrutura da blockchain, nas empresas que constroem, mantêm ou utilizam essa tecnologia de forma concreta , e não em moedas meramente especulativas.

Eu tenho 0 bitcoin e não invisto em bitcoin.

Não espero recolher resultados amanhã, isto é para os meus filhos a base já vai estar lá, talvez...

Eu acredito na inteligência artificial mas não invisto em semicondutores ja temos exposição suficiente , já estão todos lá, todos gostam se todos gostam está caro.
eu invisto em o que a AI vai consumir para operar ! Ainda não estão todos lá, ainda não gostam, ainda não gostam mas vão gostar.
paciência é a chave.

Last edited:
Eu acredito na blockchain a longo prazo como uma tecnologia realmente revolucionária e mais confiável do que o sistema atual. Vejo um enorme potencial de aplicação prática em várias áreas. Mas, sinceramente, não acredito no Bitcoin como algo com utilidade real. Acho que ele vai acabar ficando como uma espécie de relíquia simbólica do passado uma espéciede ouro sem sentido ou uso util. O meu foco está em investir na infraestrutura da blockchain, nas empresas que constroem, mantêm ou utilizam essa tecnologia de forma concreta , e não em moedas meramente especulativas.

Eu tenho 0 bitcoin e não invisto em bitcoin.

Não espero recolher resultados amanhã, isto é para os meus filhos a base já vai estar lá, talvez...

Eu acredito na inteligência artificial mas não invisto em semicondutores ja temos exposição suficiente , já estão todos lá, todos gostam se todos gostam está caro.
eu invisto em o que a AI vai consumir para operar ! Ainda não estão todos lá, ainda não gostam, ainda não gostam mas vão gostar.
paciência é a chave.

Yah, BTC pode ir a zero a qualquer momento.

A minha filosofia de investimento é short fiat.

Metais preciosos ETF, ETF Ações Global, apartamentos e lojas.

Tenho tido ganhos brutais nos últimos 10 anos.

Tenho quase zero em euros. Euro é uma merd4. :sh)

O dólar vai baixar até meio de julho. Depois vai ser sempre a subir.

Até agora estás a acertar..
Mais um afundanço no dolar... desde o inicio do ano tem sido praticamente sempre a manter a trajectoria descendente e já lá vão quase 12% de depreciação desde o dia 13 de Janeiro.

Bom, parece que o S&P500 está com vontade de ir testar os máximos histórios.

Parece que será hoje o dia...

Se tivesse que apontar um cenário, diria que algures para a semana estando num topo.. e já com um movimento estremamente esticado e com algumas divergências que se foram formando (se não forem entretanto anuladas), está o cenário perfeito para um recuo e virar respirar um pouco mais abaixo.

Até agora estás a acertar..
Mais um afundanço no dolar... desde o inicio do ano tem sido praticamente sempre a manter a trajectoria descendente e já lá vão quase 12% de depreciação desde o dia 13 de Janeiro.

A Morgan Stanley e Deutsche bank prevêem a desvalorização entre 1.20 a 1.30 até o fim do ano
cenarios mais optimistas apontam para 1.15

Parece que será hoje o dia...

Se tivesse que apontar um cenário, diria que algures para a semana estando num topo.. e já com um movimento estremamente esticado e com algumas divergências que se foram formando (se não forem entretanto anuladas), está o cenário perfeito para um recuo e virar respirar um pouco mais abaixo.

Eu acredito em máximos históricos. Por uma série de meses. Vamos ver...

Máximos históricos no dolar ( em termos de valorização) ? Daqui a uns anos talvez, não acredito que a situação se reverta tão rapido nem ele quer, mas claro... Nunca se sabe .
Parece que vem aí um rally para a stoxx 600 ...

Last edited:
grande falta de tempo para seguir , deixo aqui o registo das últimas aquisições no início deste mês .:
  • Johnson & Johnson (JNJ)
  • Adobe (ADB)
  • PepsiCo (PEP)
  • Applied Materials (AMAT)
comentários e opiniões são bem-vindos.

Last edited:
Estás a ficar diversificado.
Ainda sabes quantas tens?:)

Eu pessoalmente não consigo acompanhar muitas ações individualmente.

Estás a ficar diversificado.
Ainda sabes quantas tens?:)
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Eu pessoalmente não consigo acompanhar muitas ações individualmente.

Estou a construir a minha carteira com as minhas top 20. Sigo os fundamentos, os resultados financeiros, o sentimento do mercado as previsões. Fora isso, não há muito mais a fazer além de esperar e um pouco de sorte.
Não espero acertar em todas; vou ajustando conforme o que acontece, mês a mês, tendo atenção às notícias e à performance. De resto, 95% está em ETFs, e uma reserva de francos suicos

o meu ponto fraco bonds... não entendo nada deles. tenho em vista LU2037748774 / LU2780871666 tenho que me despachar pois estou demasiado exposto para a minha idade

No fundo, estás a criar o teu mini ETF. ;)

Vamos ver no que vai dar, a post italiane parece que não quer entrar parece que acertei bem no ajuste da trail limit para seguir a correção...

Sim o meu ETF, vou colocar as performances quando mais dados disponiveis... ou vai servir de exemplo a seguir ou de lição do que não fazer. 😁

Last edited:
O dólar vai baixar até meio de julho. Depois vai ser sempre a subir.

Parece que inverteu a tendencia 2 semanas mais cedo.. desde dia 2 deste mês que o dolar tem recuperado um pouco em relação ao Euro.

Se é para continuar ou apenas passageiro não sei.

O S&P 500 hoje depois de abrir em máximos históricos e que reforçou ligeiramente logo de seguida batendo a barreira dos 6300 pontos, teve uma vela um bocadinho feia, vindo a fechar praticamente em minimos do dia e com um comportamento não muito "são".
O impulso inicial muito se deveu à Nvidia.

Back