Bolsa e investimentos

Tenho umas coisas de campismo agua e enlatados, Ha sim uma catana inox 600mm e uma besta táctica 420 FPS com telescópio e mais um cão, coisas de caça um hobby .

E aprender caçar um simples coelho? E depois da caça, aprender a preparar e cozinhá-lo no meio do mato? E orientação? Com uma bussola e um céu estrelado, saber para onde ir? E saber o que é comestível numa mata ou num jardim urbano? E RCP? Ou como estancar uma hemorragia. Ou fazer uma tala simples?
Aposto que mais de 90% dos ditos preppers nunca usou nada do que tem nas mochilas de prepping. Prepping da treta é o que é.

Não sei se este é o tópico correto mas precisava de alguma ajuda - qual a melhor corretora para etf que sigam o SP500?

Algo sem comissões existe?

É seguro?

O melhor para acumulação são os juros compostos certo?

Já estive a fazer alguma pesquisa (capital seguro tempo da corretora no mercado etc) mas parece-me tudo muito pouco seguro.

Mas queres algo seguro ou acções. Misturaste algo na mesma frase que não bate certo.

Um tracker de S&P500 basicamente é apostar nas acções americanas logo não será isento de riscos.

Olhando para o iShares Cores S&P 500 USD Acc CSPX (IE00B5BMR087) temos a 5 anos um desvio padrão de 14.57%, dados de 31/07/2025

Algo completamente normal é uma queda de 1 DP, aprox 15%.

Uma queda forte já será algo tipo 2xDP, ou seja, 30%.

Um crash será algo a rondar 3xDP ou seja, 45%.

Estás confortável com estes cenários? Vais precisar desse dinheiro para pagar contas daqui a 6 meses?

Se estás confortável com estes números, então avança na pesquisa de correctoras.

Eu não negoceio ETFs, porque sou Buy&Hold (uso normalmente fundos pois invisto quantias pequenas de cada vez), logo não serei o melhor para falar de correctoras, mas para pequenos investidores terás a DeGiro ou Interactive Brokers. Para meia dúzia de transações/ano e em alguns ETFs os custos serão pequenos ou nulos.

Nas correctoras locais (Carregosa, Best, ActivoBank, etc...), prepara-te para comissões de movimento (pagas 2 vezes: a comprar e a vender) e ainda comissão de custódia trimestral. Nos bancos de retalho.... só é comido quem quer e mais não digo.

Outras questões se levantam mas deixa vir a resposta ao que está a bold senão isto fica um missal 😉

Se por seguro ele perguntava a corretora/banco, posso sugerir o Banco Best.

E nesse caso um fundo index para não pagar as comissões que se paga nos ETFs...

Mas queres algo seguro ou acções. Misturaste algo na mesma frase que não bate certo.

Um tracker de S&P500 basicamente é apostar nas acções americanas logo não será isento de riscos.

Olhando para o iShares Cores S&P 500 USD Acc CSPX (IE00B5BMR087) temos a 5 anos um desvio padrão de 14.57%, dados de 31/07/2025

Algo completamente normal é uma queda de 1 DP, aprox 15%.

Uma queda forte já será algo tipo 2xDP, ou seja, 30%.

Um crash será algo a rondar 3xDP ou seja, 45%.

Estás confortável com estes cenários? Vais precisar desse dinheiro para pagar contas daqui a 6 meses?

Se estás confortável com estes números, então avança na pesquisa de correctoras.

Eu não negoceio ETFs, porque sou Buy&Hold (uso normalmente fundos pois invisto quantias pequenas de cada vez), logo não serei o melhor para falar de correctoras, mas para pequenos investidores terás a DeGiro ou Interactive Brokers. Para meia dúzia de transações/ano e em alguns ETFs os custos serão pequenos ou nulos.

Nas correctoras locais (Carregosa, Best, ActivoBank, etc...), prepara-te para comissões de movimento (pagas 2 vezes: a comprar e a vender) e ainda comissão de custódia trimestral. Nos bancos de retalho.... só é comido quem quer e mais não digo.

Outras questões se levantam mas deixa vir a resposta ao que está a bold senão isto fica um missal 😉

Provavelmente posso estar a fazer confusão mas não é possível teres um etf de acumulação (buy and hold) e através de juros compostos o “bolo” crescer ao longo do tempo?

Ou referes comprar ações e guardar as mesmas?

Quanto a quedas, não sendo agradável será inevitável aconteceram num período temporal grande (sempre superior a 10 anos) - o dinheiro será para ser alocado ao etf e ficar por lá durante no mínimo os tais 10 anos.

O seguro era relativo à instituição não à flutuação dos mercados.

Há melhores hipóteses que os etf para o pretendido?

Provavelmente posso estar a fazer confusão mas não é possível teres um etf de acumulação (buy and hold) e através de juros compostos o “bolo” crescer ao longo do tempo?

Ou referes comprar ações e guardar as mesmas?

Quanto a quedas, não sendo agradável será inevitável aconteceram num período temporal grande (sempre superior a 10 anos) - o dinheiro será para ser alocado ao etf e ficar por lá durante no mínimo os tais 10 anos.

O seguro era relativo à instituição não à flutuação dos mercados.

Há melhores hipóteses que os etf para o pretendido?

Tens ETF acomulativos e distributivos.
Os distributivos mandam dividendos para a conta, no final do ano tens que declarar no IRS e pagar impostos. Os acomulativos, não distribuem nada, usam os dividendos para crescer e valorizar mais.
Os dividendos de um ETF S&P500 são baixos, da última vez que vi, cerca de 1% ano.

Relativamente a segurança da correctora, os ETF são teus e se a correctora for a falência podes pedir a transferência dos teus activos para outra correctora.

Os activos podem ser transferidos excepto os produtos fraccionados. Há ações ou ETF que custam 500-1000€ a unidade e por isso há correctoras que permitem a compra de uma pequena percentagem do activo de forma a facilitar o investimento de pequenos montantes. Estes ativos fracionados são perdidos em caso de falência da correctora.

Por esse motivo eu compro sempre unidades inteiras e no S&P500 compro o SPYL.DE que tem um custo de 13€ a unidade, além de uma comissão de gestão menor que o Ishares da BlackRock.

Comecei a minha pesquisa sobre ETFs e cada vez mais acho tudo muito estranho.

A quantidade de YouTubers/Influenceres a falar do S&P 500 como a 8ª maravilha do mundo deixa-me intranquilo em investir neste produto.

Procuro um investimento a longo prazo (no futuro, poderei começar a explorar investimentos a curto/médio prazo) e o ETF S&P 500 é o produto mais recomendado por ter um rendimento anual em torno dos 8% a 10% e por ter a modalidade de juros compostos. Só que estar 100% exposto ao mercado americano causa-me alguma ansiedade, ainda por cima com a instabilidade política que se vive.

Para investir 1k de entrada e reforços mensais de 50€ a 100€ numa perspetiva de longo prazo o que recomendam? Esse dinheiro é para lá ficar e esquecer que existe.

A quantidade de YouTubers/Influenceres a falar do S&P 500 como a 8ª maravilha do mundo deixa-me intranquilo em investir neste produto.

Procuro um investimento a longo prazo (no futuro, poderei começar a explorar investimentos a curto/médio prazo) e o ETF S&P 500 é o produto mais recomendado por ter um rendimento anual em torno dos 8% a 10% e por ter a modalidade de juros compostos. Só que estar 100% exposto ao mercado americano causa-me alguma ansiedade, ainda por cima com a instabilidade política que se vive.

Para investir 1k de entrada e reforços mensais de 50€ a 100€ numa perspetiva de longo prazo o que recomendam? Esse dinheiro é para lá ficar e esquecer que existe.

Não há nada 100% seguro só há mais seguro que outros e outros menos seguros , em principio a s&p 500 tem as melhores empresas a nivel mundial logo por aí tens um eventual monopólio! em princípio investir 1000 euros hoje é altamanete provável ter um crescimento em cerca de 10% anuais entretanto enventuais quedas podem acontecer, mas o índice recupera sempre, então sim em princípio o guito vai-te crescer!

​​​50 a 100 paus mensais parece pouco pois cobram comissões isso no fim fica caro

O mais seguro que existe e rentável:
Investe em bonds corporativos e governamentais quando o indice cair exemplo stoxx 600 cai 15% tu vais e compras, faz o mesmo para a S&p 500 investe com dolares pois assim ao vender tens a opção de esperar pelo cambio ideal!

Parece fácil?
não é

É preciso ter coragem de comprar quando os outros vendem !

Isto funcionou muito bem até hoje e parece que continuará a funcionar , entretanto ganhos passados não garantem ganhos futuros.

Chamem o Mundano ele explica isto melhor que eu

Last edited:
Não há nada 100% seguro só há mais seguro que outros e outros menos seguros , em principio a s&p 500 tem as melhores empresas a nivel mundial logo por aí tens um eventual monopólio! em princípio investir 1000 euros hoje é altamanete provável ter um crescimento em cerca de 10% anuais entretanto enventuais quedas podem acontecer, mas o índice recupera sempre, então sim em princípio o guito vai-te crescer!

​​​50 a 100 paus mensais parece pouco pois cobram comissões isso no fim fica caro

O mais seguro que existe e rentável:
Investe em bonds corporativos e governamentais quando o indice cair exemplo stoxx 600 cai 15% tu vais e compras, faz o mesmo para a S&p 500 investe com dolares pois assim ao vender tens a opção de esperar pelo cambio ideal!

Parece fácil?
não é

É preciso ter coragem de comprar quando os outros vendem !

Isto funcionou muito bem até hoje e parece que continuará a funcionar , entretanto ganhos passados não garantem ganhos futuros.

Chamem o Mundano ele explica isto melhor que eu

A comissão é paga quando faço o reforço? A TER está nos 0.07% o que me parece praticamente irrelevante.

Parece tudo tão fácil que nos questionamos onde está o “esquema” , no entanto manter a consistência é mais difícil do que parece 😁

Basta pesquisar no Google por S&P500, tens o histórico desde 1996. Podes obter histórico de cerca de 100 anos, e aí percebes o impacto das guerras mundiais, da grande depressão, da pandemia…

Voltando aos ETF que replicam o índice, no site Justetf.com tens uma base de dados dos ETF existentes no mercado. O mais famoso para o nosso mercado é o SXR8. No site podes consultar o histórico deste ETF desde 2010 e até aos dias de hoje apresenta um crescimento de 665%. De uma forma muito simples, em 2010 compravas 10 000€ de SXR8 e hoje terias mais de 75000€, sem fazer absolutamente nada, sem pagar 1 cêntimo de impostos, pois só pagas impostos quando vendes e realizas mais-valias.

Isto foi o que aconteceu no passado, nada garante que se repita no futuro.

Last edited:
Parece tudo tão fácil que nos questionamos onde está o “esquema” , no entanto manter a consistência é mais difícil do que parece 😁

Basta pesquisar no Google por S&P500, tens o histórico desde 1996. Podes obter histórico de cerca de 100 anos, e aí percebes o impacto das guerras mundiais, da grande depressão, da pandemia…

Voltando aos ETF que replicam o índice, no site Justetf.com tens uma base de dados dos ETF existentes no mercado. O mais famoso para o nosso mercado é o SXR8. No site podes consultar o histórico deste ETF desde 2010 e até aos dias de hoje apresenta um crescimento de 665%. De uma forma muito simples, em 2010 compravas 10 000€ de SXR8 e hoje terias mais de 75000€, sem fazer absolutamente nada, sem pagar 1 cêntimo de impostos, pois só pagas mais-valias quando vendes.

Isto foi o que aconteceu no passado, nada garante que se repita no futuro.

Sim, de facto a consistência é algo que todos reportam como muito difícil, principalmente quando a coisa está a correr mal.

A questão é que oiço e leio muita gente falar sobre este ETF, mas nunca ninguém revelou a estratégia ou quanto ganhou/perdeu. Eles nem sequer referem que têm o produto, o que me faz pensar que são as corretoras a pagar-lhes para fazerem publicidade a um produto que não é assim tão bom.

Sim, de facto a consistência é algo que todos reportam como muito difícil, principalmente quando a coisa está a correr mal.

A questão é que oiço e leio muita gente falar sobre este ETF, mas nunca ninguém revelou a estratégia ou quanto ganhou/perdeu. Eles nem sequer referem que têm o produto, o que me faz pensar que são as corretoras a pagar-lhes para fazerem publicidade a um produto que não é assim tão bom.

Não tem nada que enganar. Podes comprar pela correctora ou pelo banco, por exemplo Revolut, N26, Activo, mas creio que têm comissões superiores. O TER é descontado sem que te apercebas. Pagas impostos apenas quando vendes e se mantiveres os activos a longo prazo tens redução da taxa. Depois tens que estar consciente que apesar do histórico ser positivo, não há ganhos garantidos. Podes ver a tua carteira derreter 30% em 2-3 meses como aconteceu no Covid e aí tens que fazer a tua análise e perceber se não são apenas saldos e por isso uma excelente oportunidade de reforçar posições.

Grande parte dos influencers ganha com a venda de cursos e análises.
Das poucas vezes que vi conteúdo do género, achei que o Tiago Ramos explica de uma forma muito acessível a quem não percebe nada do assunto.

A estratégia de longo prazo mais comum é o DCA, (dollar cost averaging). Basicamente compras todos os meses, o que faz com que fiques com o preço médio anual. Se fizesses uma compra única em Janeiro ou Fevereiro, estavas agora a perder dinheiro, se fizesses 1 compra única em Abril, estavas a ganhar 20%, se fizesses uma compra mensal durante 9 meses (até Setembro) estarias a ganhar uns 5-6%. O preço médio reduz o risco.

Há vários anos que compro ações, mas nos ETF comecei há cerca de 2 anos.

Edit:
50€ por mês, 14 meses, durante 40 anos, com valorização média de 10% ao ano, da nisto. Claro que em 2065, os 379 000€ valem muito menos que agora, mas não deixa de ser um valor impressionante para apenas 50€ mensais. Era uma excelente reforma 😁
1d56f575bb051298a6483541ec19889f.jpg

Last edited:
Por esse motivo eu compro sempre unidades inteiras e no S&P500 compro o SPYL.DE que tem um custo de 13€ a unidade, além de uma comissão de gestão menor que o Ishares da BlackRock.

Também compro esse ETF.
Não tens sentido o efeito negativo do EUR vs USD?
Como entraste à mais tempo, talvez esse fator seja menos notório.
Para quem entrou como eu no fim de Jan de 2025.. tem sido mau.

Também compro esse ETF.
Não tens sentido o efeito negativo do EUR vs USD?
Como entraste à mais tempo, talvez esse fator seja menos notório.
Para quem entrou como eu no fim de Jan de 2025.. tem sido mau.

Sim, é normal. As empresas americanas trabalham com dólar e são cotadas em dólar.

Neste momento 1€=1,17$
Quando o dólar recuperar face ao Euro, vais sentir a valorização dos teus activos na mesma proporção.

Por isso o índice está em máximos históricos, mas o ETF em Euro não.

Os ETF em dólar estão igualmente em máximos históricos, mas assim que aplicas o câmbio para €, fica igual aos restantes cotados em Euro.

Por acaso comecei um DCA em Fevereiro, 500€ mensais todos os meses, neste momento estou a ganhar 200€.

Sim, é normal. As empresas americanas trabalham com dólar e são cotadas em dólar.

Neste momento 1€=1,17$
Quando o dólar recuperar face ao Euro, vais sentir a valorização dos teus activos na mesma proporção.

Por isso o índice está em máximos históricos, mas o ETF em Euro não.

Os ETF em dólar estão igualmente em máximos históricos, mas assim que aplicas o câmbio para €, fica igual aos restantes cotados em Euro.

Por acaso comecei um DCA em Fevereiro, 500€ mensais todos os meses, neste momento estou a ganhar 200€.

Essa recuperação não é uma ciência exata nem garantida.

O ETF year to date (31.12.2024 - 29.08.2025) está a perder -1,81%

Back