Bolsa e investimentos

Para quando elas forem maior de idade. Não estou a par da valorização dos PPR? A valorização é superior aos fundos (por exemplo e só para ter uma comparação)propostos pelo companheiro Mouro no mesmo espaço de tempo?

Caro José,

Ainda que com algum risco, podes fazer a seguinte gestão desses capitais:

1: Colocar o € numa conta a prazo (não importa a tx de juro), em que possa resgatar o capital a qualquer momento, sem perdas.

2 - Quando tiveres parciais de 500,00€ investes diretamente em ações. Ainda que não percebas nada do assunto, a maior sugestão que posso dar é, investe em 3/4 empresas que confias e acreditas pessoalmente (seja a Apple, Microsoft, AMD, INTEL, etc).

Acredito piamente que as tuas gémeas quando tiverem 18 anos, terão à sua espera o triplo do valor (quiça 10x mais) à sua espera [;)]

nota: Este plano comporta algum risco, naturalmente.

Caro José,

1: Colocar o € numa conta a prazo (não importa a tx de juro), em que possa resgatar o capital a qualquer momento, sem perdas.

2 - Quando tiveres parciais de 500,00€ investes diretamente em ações. Ainda que não percebas nada do assunto, a maior sugestão que posso dar é, investe em 3/4 empresas que confias e acreditas pessoalmente (seja a Apple, Microsoft, AMD, INTEL, etc).

Acredito piamente que as tuas gémeas quando tiverem 18 anos, terão à sua espera o triplo do valor (quiça 10x mais) à sua espera [;)]

Obrigado pela ajuda.

A minha ideia é isso em parte. Ter uma parte do património delas, num depósito a prazo e a outra parte investido em fundos.
Os fundos porque me permitem (alguns não todos) reforçar o investimento com pequenos valores e com custos menores. Também pretendia arranjar fundos mais expostos, ou até 100% expostos a ações por causa da maior capitalização, mas ainda ando em pesquisas acerca do melhor(es) fundo para este caso (nem pensei duas vezes quando o companheiro Mouro me deu a dica).

Sempre se confirma esta informação? Não tenho qualquer custo com o banco, para além do custo do fundo?

Venho outra vez pedir uma ajuda. Necessitava de uma dica para um outro fundo(s) de investimento. Este fundo(s) de investimento seria apenas para investir o dinheiro que as minhas duas filhas (gémeas com um mês) fossem amealhando ao longo dos anos e não mexer nesse dinheiro até aos 18 anos delas.

Alguma dica? Desde já obrigado.
Um ETF, tipo MSCI World.

Caro José,

Este plano comporta 2 riscos:
- risco de mercado (não há forma de fugir dele)
- risco das empresas falirem (investindo no mercado como um todos, o risco é mitigado quase na sua totalidade)

IMHO, é preferir investir num ETF ou Index Fund que siga o MSCI World e ir investindo regularmente. O Fundo que dei mais acima segue o MSCI World, por isso para pequenos montantes deverá ser preferível a um ETF (que tem custos de negociação, por mais pequenos que sejam por exemplo na Degiro).

Mas prepara-te quando o mercado cai. Da última vez, caíu 55%, por isso não sei até que ponto uma carteira com acções e obrigações (tal como sugeri acima), mesmo a longo-prazo, não seja mais simples de manter, dado que limita as perdas e os remorsos por investir tudo em acções.

Disclaimer: Estou investido em ETFs, Fundos e Fundos Índice, que, entre outros, seguem o MSCI World e o SP500 eheheheheh.

https://investor.vanguard.com/etf/profile/performance/voo

Escolhi este para não me preocupar muito e elas tenham dinheiro para a universidade, se for necessário.
Obrigado pela partilha. Foi através do Activo ou do Best? Se sim, qual é o montante mínimo para os reforços?
IMHO, é preferir investir num ETF ou Index Fund que siga o MSCI World e ir investindo regularmente. O Fundo que dei mais acima segue o MSCI World, por isso para pequenos montantes deverá ser preferível a um ETF (que tem custos de negociação, por mais pequenos que sejam por exemplo na Degiro).

Mas prepara-te quando o mercado cai. Da última vez, caíu 55%, por isso não sei até que ponto uma carteira com acções e obrigações (tal como sugeri acima), mesmo a longo-prazo, não seja mais simples de manter, dado que limita as perdas e os remorsos por investir tudo em acções.

Disclaimer: Estou investido em ETFs, Fundos e Fundos Índice, que, entre outros, seguem o MSCI World e o SP500 eheheheheh.
Ok. Obrigado por dares aqui um "salto". Agora estou na parte de escolher um fundo nessas condições (comercializado pelo Activo ou pelo Best), onde o reforço de investimento seja possível com valores pequenos.

Alguma opinião em relação ao seguinte fundo?

https://lt.morningstar.com/okhysb8a...593&Id=F00000LNTQ&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

Já falei por aqui que gosto muito de ler o David Almas. Já que postaste esse artigo, pesquisa os artigos dele no Observador onde tens algumas estratégias de investimento e várias análises aos ETFs, nomeadamente o MSCI World.
Vou pesquisar. Obrigado.

Última edição:
O que me chateia nisto dos fundos e ETFs é que eu não percebo mesma nada do assunto... Temos que nos associar sempre a um banco ou corretor, certo? As comissões são outra coisa difícil de perceber...

Queria fazer precisamente o mesmo para os meus filhos. Uma coisa a longo prazo.
Mas depois olho para as milhares de opções e entro em colapso.

O que me chateia nisto dos fundos e ETFs é que eu não percebo mesma nada do assunto... Temos que nos associar sempre a um banco ou corretor, certo? As comissões são outra coisa difícil de perceber...

Eheheheh.

Não é assim tão complicado, bem pelo contrário.

Nas páginas anteriores já indiquei como construir uma carteira de investimentos com um fundo global de acções e um fundo global de obrigações (com hedge cambial para o euro). Basta replicares essa carteira no Banco Best, escolheres a alocação entre acções e obrigações, e, voilá, nada mais simples. [;)][;)][;)][;)]
Depois é ires reforçando a carteira, mantendo a alocação entre acções e obrigações.

Se te quiseres meter com ETFs, abre por exemplo uma conta custody (escolhe esta opção no acto de abertura!) na Degiro.pt.
Escolhes o iShares Core MSCI World para a componente de acções (que, se não estou em erro, até tem custos de negociação gratuítos) e um Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond (LU1287023342) para a componente de obrigações, escolhes a proporção entre acções e obrigações e, voilá, done, finito.

É complicado? Não, não é.

Se não queres seguir os passos acima cegamente (e fazes muito bem, seguir cegamente profetas desconhecidos na internet é meio caminho andado para se cair em desgraças), podes procurar mais informação na net. Tens por exemplo o justetf.com que possui diversos artigos curtos sobre investimento em ETFs. E claro, tens os artigos dos David Almas no Observador, que "descomplica" o complicado ;)

Por acaso já abri conta na degiro. Pelo que percebi, não se paga comissão em alguns ETFs, se os reforços forem superiores a 1000€, certo?

Vou seguir os teus conselhos e ler um bocado sobre isso. Mas como não percebo muito disto e não tenho assim tanto dinheiro para diversificar a carteira, vou-me ficar por coisas mais básicas e acreditar no que se vai lendo na net.

Queria investir com risco apenas uma pequena percentagem das poupanças. Sendo que a dos putos é aquela que será mesmo a longo prazo - o que minimiza o risco de perdas, pelo que percebi.

Opções com pouco risco e a curto/médio prazo é que é mais difícil de encontrar...

Uma estatística interessante que me recordo dos EUA, é que em médias as pessoas passavam 5x mais tempo por ano a investigar destinos de férias do que opções de reforma/investimento. [:D]

Se passares 5h a ler e a investigar por mês, vais ter mais certezas. Sim, é assustador no início, aconselho sempre a começar devagar e a ir lendo mais e mais. Depois torna-se quase um vício. A mim o que me causa mais transtorno e comichão são as comissões da tanga dos brokers... tudo o que seja mais de zero chateia-me sobremaneira!

lol...és tu e eu.
Gostava de preceber, mas isto é muita comissão e muitas opçoes que um gajo até se perde ( e pode perder mesmo tudo).
Onde se pode aprender rapidamente, tipo os 5 passos básicos para se transformar num investidor do topo? [:D]
Quem souber que indique [;)]

Voltar
Superior