Bolsa e investimentos

lol...és tu e eu.
Gostava de preceber, mas isto é muita comissão e muitas opçoes que um gajo até se perde ( e pode perder mesmo tudo).
Onde se pode aprender rapidamente, tipo os 5 passos básicos para se transformar num investidor do topo? [:D]
Quem souber que indique [;)]

Olha.....mais um por aqui...
A vasta lista de opções é das coisas que mais confusão me faz, outra é não ter controlo absoluto no dinheiro investido.
Por isso tenho vindo a adiar este tipo de investimento, e enquanto me fôr dando bem com outras opções, não arrisco...

Eheheheh.

Não é assim tão complicado, bem pelo contrário.

Nas páginas anteriores já indiquei como construir uma carteira de investimentos com um fundo global de acções e um fundo global de obrigações (com hedge cambial para o euro). Basta replicares essa carteira no Banco Best, escolheres a alocação entre acções e obrigações, e, voilá, nada mais simples. [;)][;)][;)][;)]
Depois é ires reforçando a carteira, mantendo a alocação entre acções e obrigações.

Se te quiseres meter com ETFs, abre por exemplo uma conta custody (escolhe esta opção no acto de abertura!) na Degiro.pt.
Escolhes o iShares Core MSCI World para a componente de acções (que, se não estou em erro, até tem custos de negociação gratuítos) e um Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond (LU1287023342) para a componente de obrigações, escolhes a proporção entre acções e obrigações e, voilá, done, finito.

É complicado? Não, não é.

Se não queres seguir os passos acima cegamente (e fazes muito bem, seguir cegamente profetas desconhecidos na internet é meio caminho andado para se cair em desgraças), podes procurar mais informação na net. Tens por exemplo o justetf.com que possui diversos artigos curtos sobre investimento em ETFs. E claro, tens os artigos dos David Almas no Observador, que "descomplica" o complicado ;)
Uma estatística interessante que me recordo dos EUA, é que em médias as pessoas passavam 5x mais tempo por ano a investigar destinos de férias do que opções de reforma/investimento. [:D]

Se passares 5h a ler e a investigar por mês, vais ter mais certezas. Sim, é assustador no início, aconselho sempre a começar devagar e a ir lendo mais e mais. Depois torna-se quase um vício. A mim o que me causa mais transtorno e comichão são as comissões da tanga dos brokers... tudo o que seja mais de zero chateia-me sobremaneira!
E é isto... Não tenho nada mais a acrescentar. Estes 2 posts deviam de ficar no início do tópico.

Há uns meses também andava assim, perdido. E também dei com essa estatística dos americanos que cá em Portugal deve ser exponencialmente maior visto que os tugas julgam que vão ter reforma é não se preocupam com o futuro...

Obrigado.
Realmente só passando por aqui e lendo as diversas experiências já é muito bom, mas também é mau porque são investimentos muito distintos, aumentando a confusão de leigos como eu.

Para já, acho que vou ler as dicas daqui, investir nos ETFs para os filhos, nos PPR da Fidelidade para mim e para a mulher e o resto tenho que estudar. Dá-me pena ver o dinheiro meio parado...

Tenho conta no BiG e no Best, será que cobrem bem as necessidades de investimento mais conservador? As ofertas dos CTT continuam interessantes?

Obrigado.
Realmente só passando por aqui e lendo as diversas experiências já é muito bom, mas também é mau porque são investimentos muito distintos, aumentando a confusão de leigos como eu.

Para já, acho que vou ler as dicas daqui, investir nos ETFs para os filhos, nos PPR da Fidelidade para mim e para a mulher e o resto tenho que estudar. Dá-me pena ver o dinheiro meio parado...

Tenho conta no BiG e no Best, será que cobrem bem as necessidades de investimento mais conservador? As ofertas dos CTT continuam interessantes?

O que é conservador para uns, pode ser muito conservador para outros ou muito arriscados para outros ainda.

Mas em termos de fundos de investimento, no Best tens tudo o que precisas. No final do dia, não precisas de muito, um fundo de investimento global de acções e um outro de obrigações, tal como indicado mais acima.

Ahhhh, e não pagas comissões da treta para isso [;)] [;)]

Parece ser um bom fundo e tem tido melhor retorno que o índice MSCI World, especialmente nos últimos 3 anos.

Nota que precisas de 1000 USD (sim, doláres) para abrires uma posição e os reforços mínimos são de 500 USD.
Ok.

Será esta a versão do fundo em Euros?

https://lt.morningstar.com/okhysb8a...593&Id=F00000LNTR&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

A parte do "h" na denominação do fundo, tem a ver qualquer coisa com cobertura cambial?:confused: Se sim, vale a pena para este fundo?

Eu cheguei a ter estes, valorizaram bastante desde que os vendi (+/- 50% assim por alto).

https://markets.ft.com/data/funds/tearsheet/historical?s=LU0147408487:USD
BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2

Comprei em Julho passado a 22.94 USD (está a 32.40)

https://markets.ft.com/data/funds/tearsheet/historical?s=LU0081259029:USD
UBS (Lux) Equity Fund - Global Multi Tech (USD) P-acc

Também em Julho de 2017, a 309,6600 USD (está a 407)

Aí está um dos fundos que eu também ando a estudar por causa do valor do reforço (100€).

Vejo dizerem que fundos de telecomunicações são uma perda de tempo.
Qual é a razão para isso? :confused: Concordas?

Não metas é o teu dinheiro em activos chineses , cometi esse erro (Alibaba) e devia ter vendido quando tinha 30$ de lucro por acção [:D]!
Mas é dar-lhe tempo, por enquanto não preciso do dinheiro e há de valorizar.

Última edição:
Não metas é o teu dinheiro em activos chineses , cometi esse erro (Alibaba) e devia ter vendido quando tinha 30$ de lucro por acção [:D]!
Mas é dar-lhe tempo, por enquanto não preciso do dinheiro e há de valorizar.

Tenho muito dinheiro em Baba e a confiança absoluta que irá valer muito dinheiro daqui a 20 anos quando for precisar dele [;)].

Como diz o Buffett, só invistam dinheiro que não vão precisar nos próximos 10 anos. Não tenho pena nenhuma de day traders e short traders quando vêm reclamar que estão a a perder dinheiro.

E fazes tu muito bem, mas queria fazer como já fiz com a Apple, comprei, valorizou cerca de 7% antes dos earnings report, vendi e voltei a comprar mais barato do que vendi (e nunca mais vendi).

Se tivesse feito isso com a BABA já dava para comprar mais umas acções, o mesmo se passa com o FB , está a preço de saldos mas preferi investir no BABA.

Ok.

Será esta a versão do fundo em Euros?

https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=0&SecurityToken=F00000LNTR%5D2%5D1%5DFOEUR%24%24ALL_593&Id=F00000LNTR&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

A parte do "h" na denominação do fundo, tem a ver qualquer coisa com cobertura cambial?:confused: Se sim, vale a pena para este fundo?

Pessoalmente não sou fã de cobertura cambial (hedge) em acções mundiais. Por exemplo, podes ter a questão do SP500 (que sempre vale mais de 50% da capitalização bolsista mundial) com pequenos ganhos mas depois o USD a valorizar face ao EUR. Com hedge cambial, o ganho será inferior.

Claro que, ao contrário, também acontece.

Mas lê e tira depois daí as tuas próprias conclusões.

Parece ser um bom fundo e tem tido melhor retorno que o índice MSCI World, especialmente nos últimos 3 anos.

Nota que precisas de 1000 USD (sim, doláres) para abrires uma posição e os reforços mínimos são de 500 USD.

Fui espreitar o link do fundo da mornigstar e pêlo que percebi, correndo de acordo com o previsto, um investimento inicial de 10K usd renderiam 1.517 usd ao fim de 5 anos certo?

Acham isto bom?

Se a minha conta for em Euros, tenho mais um custo na altura da subscrição, certo?

Pessoalmente não sou fã de cobertura cambial (hedge) em acções mundiais. Por exemplo, podes ter a questão do SP500 (que sempre vale mais de 50% da capitalização bolsista mundial) com pequenos ganhos mas depois o USD a valorizar face ao EUR. Com hedge cambial, o ganho será inferior.

Claro que, ao contrário, também acontece.

Mas lê e tira depois daí as tuas próprias conclusões.
Obrigado pelo esclarecimento.

Fui espreitar o link do fundo da mornigstar e pêlo que percebi, correndo de acordo com o previsto, um investimento inicial de 10K usd renderiam 1.517 usd ao fim de 5 anos certo?

Acham isto bom?
Leste isso na parte dos custos e encargos, no separador de condições, certo (só para também tentar perceber)? Se sim, eles falam sempre (pelo menos para todos os fundos que eu vi) de um retorno esperado de 5%.

Acham isto bom?

Não sei que raio de contas são essas que aparecem na morningstar.

Nota que, nos últimos 5 anos, 10.000 euros transformaram-se em quase 30.000 euros (200% de ganho). Razoável não achas? [;)]

Agora, ninguém sabe quanto é que vai render nos próximos 5 anos. Eu acho que vai render muito menos, mas ainda assim mais do que ter o dinheiro empatado num DP, mas claro, futurologia só com a (abelha) Maia.

Se a minha conta for em Euros, tenho mais um custo na altura da subscrição, certo?
Acho que depende onde fizeres a subscrição do fundo. Mas não tenho certeza absoluta.
Eu tenho o que te indiquei acima das minhas filhas através da DeGiro na bolsa de Amsterdão, que supostamente funciona em €...
Mas confesso que não sei se será assim linear.
O que noto é que esta bolsa tem taxas mais elevadas do que as de wall street (Nasdaq e Daw Jones). Vejo pelo relatório anual da Degiro.

Atenção que houve um stress qq com a Degiro. Não me recordo bem mas acho q aplicavam uma taxa de retenção na fonte maior por estarem sediados na Holanda.

Investiguem.

Atenção que houve um stress qq com a Degiro. Não me recordo bem mas acho q aplicavam uma taxa de retenção na fonte maior por estarem sediados na Holanda.

Investiguem.

Isso só é problema se tiverem acções ou ETFs que distribuem dividendos.

Se escolherem ETFs de acumulação (de um ponto de vista fiscal, muito mais eficiente), é um não-problema do 1.º mundo [:cool:]

Não sei que raio de contas são essas que aparecem na morningstar.

Nota que, nos últimos 5 anos, 10.000 euros transformaram-se em quase 30.000 euros (200% de ganho). Razoável não achas? [;)]

Agora, ninguém sabe quanto é que vai render nos próximos 5 anos. Eu acho que vai render muito menos, mas ainda assim mais do que ter o dinheiro empatado num DP, mas claro, futurologia só com a (abelha) Maia.

A ser assim é um ganho brutal!
Onde se podem comprovar esses ganhos?
E no que respeita a impostos, como é que funciona? Só pagamos os 28% na hora do resgate?

Voltar
Superior