Bolsa e investimentos

Eu meti há coisa de um ano 1500€ para "brincar" e tem corrido bem :)
58ztQcg

image.png

porque é que dizes que “está a correr bem” se tens cerca de 370 euros que emprestaste mas não estão a ser pagos?

só isso são cerca de 23% da posição! Ou não estou a ver isto bem?

ok, tive a ler no mintos, e o buy back paga capital e juros até ao buy back. Não é mau.

no entanto, pelo que li nem todos os loans têm buy back, tu só investes naqueles que têm buy back, flavio? E tu, JDEM?

ok, tive a ler no mintos, e o buy back paga capital e juros até ao buy back. Não é mau.

no entanto, pelo que li nem todos os loans têm buy back, tu só investes naqueles que têm buy back, flavio? E tu, JDEM?

Eu so invisto os que tem buy back garantee, claro que mesmo isso não da garantias totais mas para já tem corrido bem. Admito que nem sei quais foram pagos via buy back, simplesmente nem costumo abrir isto e deixo o auto invest tratar por mim!

Tenho alguma curiosidade de saber como vão sobreviver esses negócios de empréstimos P2P que vão aparecendo um pouco por todo o lado quando tivermos a próxima crise de crédito a serio..

O que vai acontecer aos originadores do crédito? Vão conseguir honrar as garantias de buy back? O que acontece às próprias plataformas, terão capacidade para não entrar em colapso? Que garantias existem e irão os intermediários lutar até ao fim quando é o dinheiro dos investidores que está em jogo?

Não é por nada, mas empréstimos com garantia de buy back com rentabilidades de 10% para o investidor final, só são possíveis se na origem estiverem empréstimos de altíssimo risco e com taxas de juro superiores a 40 ou 50%, que são os mercados de crédito que normalmente nas crises são varridos dos balanços, como se fossem atingidos por um tsunami... Por isso tenho algumas dúvidas se estes negócios que do ponto de vista teórico são uma ideia excelente, não serão na prática um enorme castelo de cartas montado em cima de mercados sub-prime.

Última edição:
Bolsa e investimentos

acho (espero) que quem põe dinheiro nestas plataformas sabe que com uma crise mundial isto voa tudo - porque tal como dizes, é inevitável.

eu até nem me importo de correr esse risco, mas queria ter a certeza que mesmo sem essa crise mundial, estas coisas se aguentam.

claro que nunca poria aqui uma % relevante do dinheiro que tenho para investir - no máximo 5 ou 6 mil, não mais.

no entanto, ainda desconfio que vamos ver muitas destas plataformas a rebentar, umas a sério por imparidades, outras porque quem as gere simplesmente pega no dinheiro e desaparece. Este para mim é o maior risco porque ninguém os conhece nem regula.

Por isso é que em cima eu disse quem tenho curiosidade de ver como vai funcionar o sistema na próxima crise.

É que ao contrário de algumas análises os incumprimentos individuais não me parecem ser o problema, com a diversificação existente e garantias de buy back o único risco é mesmo o risco dos intermediários falharem. Por isso, problema aqui é que até prova em contrário isto é o negócio típico em que as pessoas recebem 10% ao ano até ao ano em que perdem tudo o que lá têm. Para mim só seria interessante com juros superiores a 30% ou com um histórico que dê a segurança de perceber que estes esquema aguentam os vários ciclos económicos, tal como tem o mercado de ações, de obrigações ou o sistema bancário, que com crises mais ou menores andam aí há séculos, como o historial de 99% destas empresas de crédito P2P é inferior a 4 ou 5 anos tenho que assumir o pior cenário.

Risco existe sempre.

Estou em p2p há um ano, e até à data tem corrido bem.

O buyback em algumas plataformas começa a ficar bem desenhado, IE, há um valor fixo "reservado" e a esse valor é adicionado uma % mensal dos ganhos da própria entidade (é algo assim).

No entanto isto de p2p não é nenhuma novidade, há anos que existe "lá fora", por ex no UK está totalmente regulado.

Edit: Há por ai p2p de imobiliário que o BB acaba por ser a hipoteca do próprio imóvel.

Última edição:
Desconheço essa info.

As taxas de juro andam de mãos dadas com o risco, sempre foi e sempre será.

Quem tem p2p, como qualquer outro investimento de risco, deve estar ciente dos riscos.

Durmo bem com os riscos e com uma taxa de retorno media de 12%.

Eu so invisto os que tem buy back garantee, claro que mesmo isso não da garantias totais mas para já tem corrido bem. Admito que nem sei quais foram pagos via buy back, simplesmente nem costumo abrir isto e deixo o auto invest tratar por mim!

Eu também tenho uma carteira em modo auto-invest, e também tenho uns quantos escolhidos por mim. E alguns deles não têm buy-back. Tenho reparado que os níveis de non performing pouco variam entre uns casos e outros. Ando com uma rentabilidade anualizada de 13,7%.
Atenção que nem sempre os buy-back são acionados por atraso ou default de quem pediu o crédito. Já me aconteceu haver buyback antes de decorridos os 60 dias. Inicialmente achei que fazia todo o sentido, porque caso o tipo que pediu emprestado tenha dado sinais de que não ia pagar mais nada, era de todo o interesse do originador accionar a garantia o mais depressa possível, evitando assim ter de pagar mais juros sem necessidade. Mas entretanto também já percebi que por vezes há buy-back sem atrasos nenhuns! Li num fórum qualquer que isto pode ocorrer caso haja por exemplo um pagamento antecipado da dívida, ou uma reestruturação da mesma a meio do período.
Atenção que isto são mercados de alto risco. A taxa de incumprimento médio da Mintos é de 22 ou 23%. Nem esse buraco da gestão chamado BES chegou a tanto!

eu estou a ver isso bem e já tens 12% de pagamentos em atraso, potencialmente 19% se contarmos os que estão em grace period?

como dizia o Obtuso, parece-me um risco muito grande para um lucro de 10%...

em todo o caso, vai colocando updates, que estou curioso com a evolução :)
os pagamentos em atraso variam sempre, pois são empréstimos de 10€, hoje tem atraso de 15 dias, amanhã não tem atraso
vou deixando correr até porque o valor é relativamente baixo.

Voltar
Superior