Bolsa e investimentos

Até 100k estão protegidos.. (o valor não investido), mas tens mais info no link que coloquei abaixo.

Na Degiro também tens o fundo de garantia (o valor não investido)
https://www.degiro.pt/sobre-a-degiro/segura-e-de-confianca

O valor não investido não me é relevante porque está sempre quase a zeros... A questão é que se aquilo "morre" como tenho acesso aos meus titulos?

Em relação à Vanguard, hoje em dia já não tenho certezas em relação a este tipo de instituições porque no passado recente vimos algumas a cair (algumas de verdadeiro peso...)

O valor não investido não me é relevante porque está sempre quase a zeros... A questão é que se aquilo "morre" como tenho acesso aos meus titulos?

Em relação à Vanguard, hoje em dia já não tenho certezas em relação a este tipo de instituições porque no passado recente vimos algumas a cair (algumas de verdadeiro peso...)

Supostamente os títulos são teus, mesmo que a Degiro desapareça continuas a ser proprietário das acções/etf's... Como é dado o acesso também gostava de saber...

Em relação à confiança nestas instituições.. Claro que não há 100% de certezas e confiança, mas se começamos a duvidar a única solução é ter o dinheiro debaixo do colchão...

Uso a Degiro e até agora tudo ok mas tenho uma grande duvida.

O património que lá tenho é relativamente baixo (<10k) e até este valor estou relativamente tranquilo, mas há aqui alguém que tenha um património grande nestas plataformas online?
Há muita malta que ao fim de um determinado valor passa a carteira para um banco nacional. Tendo em conta os custos, pode ser um caminho para se dormir mais descansado. Eu ainda não estou nessa fase
Viva malta, estou interessado em investir num PPR (na verdade pretendia dois, um agressivo e um moderado), porém não conheço o mercado.

Pretendo PPRs fundos, acumulativos.

A ideia é investir um montante inicial e depois a cada mês reforçar com um valor fixo.

Alguém que perceba melhor as opções que existem no mercado e que me possa dar umas dicas sobre as diferentes corretoras e os "melhores" PPRs que se enquadram no que procuro?

Obrigado
Apenas te posso aconselhar que invistas num ppr, caso contrário não vais beneficiar no IRS. Eu tenho o PPR Alves Ribeiro, é considerado o melhor ppr há muitos anos.

Existem agora mais 2 ppr 100% em ações, mas para já não me inspiram confiança para investir neles nem tem histórico para se confirmar a gestão de carteira que fazem.

Obrigado pelas vossas sugestões. Estou quase a decidir, mas falta-me raciocinar sobre um aspeto: a moeda !

É que o euro está em mínimos históricos contra o dólar, e isto pode ter um impacto cambial relevante quando resgatar o ETF daqui a 10 ou 15 anos, caso o euro entretanto valorize.
Estas a pensar demasiado. Perfeitamente normal, também já tive essas dúvidas todas e nunca mais começava a meter dinheiro.

Abre conta na DeGiro (ou outro broker low cost), e faz DCA no IWDA todos os meses que não tem custos.

Em Setembro/Outubro de 2008 a AIG esteve muito perto de ir pro galheiro. Salvo erro recebeu um pacote de ajuda de 180 mil M USD.
Na altura dizia-se que se a AIG tivesse estourado, a Goldman iria junto.

O estouro da AIG e da Goldman em conjunto teria sido um evento brutal - IMHO, muito pior que o Lehman - e que explica a loucura que foram os mercados durante essas semanas e nas semanas seguintes.

Por coincidência o Secretário do Tesouro na altura - Hank Paulson - teve uma passagem na Goldman, onde curiosamente recebeu centenas de milhões de USD entre salários, bónus, acções, etc. (já li referências a valores entre os 450-600 M USD).

Sim centenas de milhões, não há erro na escala [:D]

Última edição:
Em Setembro/Outubro de 2008 a AIG esteve muito perto de ir pro galheiro. Salvo erro recebeu um pacote de ajuda de 180 mil M USD.
Na altura dizia-se que se a AIG tivesse estourado, a Goldman iria junto.

O estouro da AIG e da Goldman em conjunto teria sido um evento brutal - IMHO, muito pior que o Lehman - e que explica a loucura que foram os mercados durante essas semanas e nas semanas seguintes.

Por coincidência o Secretário do Tesouro na altura - Hank Paulson - teve uma passagem na Goldman, onde curiosamente recebeu centenas de milhões de USD entre salários, bónus, acções, etc. (já li referências a valores entre os 450-600 M USD).

Sim centenas de milhões, não há erro na escala [:D]
Entretenham-se com a lista: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_banks_acquired_or_bankrupted_during_the_Great_Recession

E mais não foram, como o muito bem citado AIG (que se saiba o maior em escala) porque os burrocratas injetaram muito dinheiro dos contribuintes para limpar balanços...

E isso foi só em 2008, muitos como o BES do colapsaram no aftermath...

Bancos nacionais e dormir mais descansado??

Mas...mas...
São opções. Apenas dei a conhecer ao user de algo que é feito por diversos portugueses por não existir à vontade em ter tanto dinheiro num broker estrangeiro.

Na verdade os bancos nacionais poderão até ser mais arriscados mas é mais fácil tratar na justiça aqui do que ir para a Holanda ou Alemanha para tratar de assuntos jurídicos.

Viva malta, estou interessado em investir num PPR (na verdade pretendia dois, um agressivo e um moderado), porém não conheço o mercado.

Pretendo PPRs fundos, acumulativos.

A ideia é investir um montante inicial e depois a cada mês reforçar com um valor fixo.

Alguém que perceba melhor as opções que existem no mercado e que me possa dar umas dicas sobre as diferentes corretoras e os "melhores" PPRs que se enquadram no que procuro?

Obrigado

Tens o PPR Alves Ribeiro que é muito bom.

Se quiseres um PPR que meta 100% ou perto disso em ações tens os PPR da optimize.

Eu tenho já há alguns anos PPR defensivo na Optimize, quando a bolsa bater no fundo pretendo mudar para o PPR que mete quase tudo em acções.

Segundo o Harry Dent, a bolsa pode cair 80%. [s)] (duvido mas o gajo já acertou uns calls )

Tens o PPR Alves Ribeiro que é muito bom.

Se quiseres um PPR que meta 100% ou perto disso em ações tens os PPR da optimize.

Eu tenho já há alguns anos PPR defensivo na Optimize, quando a bolsa bater no fundo pretendo mudar para o PPR que mete quase tudo em acções.

Segundo o Harry Dent, a bolsa pode cair 80%. [s)] (duvido mas o gajo já acertou uns calls )

Não te esqueças de avisar o pessoal [:blush:] jk

São opções. Apenas dei a conhecer ao user de algo que é feito por diversos portugueses por não existir à vontade em ter tanto dinheiro num broker estrangeiro.

Na verdade os bancos nacionais poderão até ser mais arriscados mas é mais fácil tratar na justiça aqui do que ir para a Holanda ou Alemanha para tratar de assuntos jurídicos.
Com a justiça portuguesa, prefiro ter que tratar do assunto na Holanda ou Alemanha.

Em portugal, pode ser mais simples propor uma ação, mas do ponto de vista da aplicação do direito, ficas sujeito a uma decisão completamente aleatória na maioria das vezes.

Mas de longe 1000 vezes pagar a um advogado na Holanda/UK/Alemanha, e estar sujeito aos reguladores e sistemas judiciais desses paises do que o Portugues.

……fora os anos à espera da decisão “aleatória”……
A minha avó, sem que ninguém se tivesse intrometido na gestão do dinheiro dela, julgava ter um depósito a prazo num determinado banco português. Quando fomos a descobrir, afinal os 100k estavam investidos em ações do banco e tinham-se esfumado para o valor de 6k que posteriormente caíram na conta à ordem.

Demandado o banco judicialmente, o tribunal de 1a instância e o tribunal da relação deram razão ao banco porque a velhota tinha já histórico de investimento e que por isso saberia em que produto de risco estava a investir. A minha avó tinha a 4a classe, mal sabia ler e assinar.

Ou seja, alguém no banco enganou a velhota e impingiu-lhe aquele tipo de produtos, criando um histórico de investimentos que na verdade ela não percebia nada.

Não haviam sequer ordens de venda das ações assinadas por ela e os mentirosos dos funcionários do banco foram mentir para tribunal afirmando que tinham recebido ordem verbal.

Mas os tribunais portugueses não tiveram a sensibilidade para entender algo tão simples.

Limitaram-se a olhar para o histórico, sem tentar entender o contexto e o cliente de quem estávamos a falar. É triste, é lamentável e demonstra a propensão da justiça portuguesa em proteger instituições poderosas.

Eu da justiça portuguesa quero é distância.

A minha avó, sem que ninguém se tivesse intrometido na gestão do dinheiro dela, julgava ter um depósito a prazo num determinado banco português. Quando fomos a descobrir, afinal os 100k estavam investidos em ações do banco e tinham-se esfumado para o valor de 6k que posteriormente caíram na conta à ordem.

Demandado o banco judicialmente, o tribunal de 1a instância e o tribunal da relação deram razão ao banco porque a velhota tinha já histórico de investimento e que por isso saberia em que produto de risco estava a investir. A minha avó tinha a 4a classe, mal sabia ler e assinar.

Ou seja, alguém no banco enganou a velhota e impingiu-lhe aquele tipo de produtos, criando um histórico de investimentos que na verdade ela não percebia nada.

Não haviam sequer ordens de venda das ações assinadas por ela e os mentirosos dos funcionários do banco foram mentir para tribunal afirmando que tinham recebido ordem verbal.

Mas os tribunais portugueses não tiveram a sensibilidade para entender algo tão simples.

Limitaram-se a olhar para o histórico, sem tentar entender o contexto e o cliente de quem estávamos a falar. É triste, é lamentável e demonstra a propensão da justiça portuguesa em proteger instituições poderosas.

Eu da justiça portuguesa quero é distância.

Sacanas...:sh)

Voltar
Superior