Bolsa e investimentos

image0.jpg

Igualdade ... bla bla bla
Diminuir o índice de Gini ... bla bla bla

Progressistas ... what else!

Última edição:
Obrigado pelos conselhos sobre os PPRs, já me estive a informar melhor e acabei por decidir avançar.

Tenho outra questão, agora relativamente a ETFs. Pretendo investir num ETF acumulativo que mimique o S&P 500, porém estou com alguma dificuldade para aferir qual a melhor opção para o meu caso. Já vi que há vários ETFs deste género, uns em várias moedas, etc.

Pretendo, mais uma vez, um investimento com um horizonte temporal alargado (>10 anos, seguramente).

Alguém que esteja ou tenha estado a estudar opções para um caso semelhante e que me possa dar umas dicas? Obrigado

Obrigado pelos conselhos sobre os PPRs, já me estive a informar melhor e acabei por decidir avançar.

Tenho outra questão, agora relativamente a ETFs. Pretendo investir num ETF acumulativo que mimique o S&P 500, porém estou com alguma dificuldade para aferir qual a melhor opção para o meu caso. Já vi que há vários ETFs deste género, uns em várias moedas, etc.

Pretendo, mais uma vez, um investimento com um horizonte temporal alargado (>10 anos, seguramente).

Alguém que esteja ou tenha estado a estudar opções para um caso semelhante e que me possa dar umas dicas? Obrigado
VUAA? Penso que seja grátis na Degiro.

Alguem me sabe dizer como funciona a titularide das ações no activo bank ?

São mesmo minhas e tenho direito a votos por proxy com codigo ? Deixam fazer DRS ?

Da ultima vez que tentei me esclarecer ao telefone a pessoa não sabia o que era DRS e liguei para linha do active trader , fiquei sem vontade logo ..

A minha avó, sem que ninguém se tivesse intrometido na gestão do dinheiro dela, julgava ter um depósito a prazo num determinado banco português. Quando fomos a descobrir, afinal os 100k estavam investidos em ações do banco e tinham-se esfumado para o valor de 6k que posteriormente caíram na conta à ordem.

Demandado o banco judicialmente, o tribunal de 1a instância e o tribunal da relação deram razão ao banco porque a velhota tinha já histórico de investimento e que por isso saberia em que produto de risco estava a investir. A minha avó tinha a 4a classe, mal sabia ler e assinar.

Ou seja, alguém no banco enganou a velhota e impingiu-lhe aquele tipo de produtos, criando um histórico de investimentos que na verdade ela não percebia nada.

Não haviam sequer ordens de venda das ações assinadas por ela e os mentirosos dos funcionários do banco foram mentir para tribunal afirmando que tinham recebido ordem verbal.

Mas os tribunais portugueses não tiveram a sensibilidade para entender algo tão simples.

Limitaram-se a olhar para o histórico, sem tentar entender o contexto e o cliente de quem estávamos a falar. É triste, é lamentável e demonstra a propensão da justiça portuguesa em proteger instituições poderosas.

Eu da justiça portuguesa quero é distância.

Isso é tão mas tão "normal" nos bancos tugas, ou pelo menos era até o BES estourar.
Eu assisti (ninguém me contou) a um investimento de perto de 200mil euros num depósito manhoso, feito através de telefone para uma senhora que estava no lar e que ficou de passar no banco no dia seguinte para assinar os papeis, isto ali por 2006/2007. Tudo para atingir os objetivos do mês.
Quanto à justiça não é fácil fazer alguma coisa pelo menos na teoria e olhando para a lei, havendo papeis assinados, havendo histórico, é difícil decidir em contrário. E a verdade é que muitos apenas olharam ao saldo no fim dos prazos e o dinheiro foi caindo na conta e estava tudo bem, o problema só chegou quando o dinheiro não apareceu. Muitos eram inocentes no investimento, mas souberam colher durante anos ou mesmo décadas.

Alguem me sabe dizer como funciona a titularide das ações no activo bank ?

São mesmo minhas e tenho direito a votos por proxy com codigo ? Deixam fazer DRS ?

Da ultima vez que tentei me esclarecer ao telefone a pessoa não sabia o que era DRS e liguei para linha do active trader , fiquei sem vontade logo ..

A interactive brokers tens direito de voto, pelo menos votei ainda ha pouco na Tesla

E para onde devo transferir... Mas o activebank está com uma pub que cobre o valor transferência até 500 euros.

Na ikbr votaste mesmo tu por proxy ou deste o voto a eles ?

E que a ikbr apesar da boa fama TB anda com algumas manhas ...

Última edição:
ele queria um acumulativo, o SXR8 penso ser o unico gratis acumulativo

o VUAA existe em EUROS e DOLARS depende da bolsa, mas acho que nao esta na lista dos gratis
Pronto, então é isso. VUAA é acumulativo, mas não está na lista dos grátis. VUSA é distributivo, mas já está na lista dos grátis.

SXR8, cada UP está neste momenro a custar quase 420€.

Última edição:

Eu tenho vanguard FTSE all world que assim é um mix de SP500 e outras empresas grandes de todo o mundo, bem como empresas de crescimento de todo o mundo.

Depois tenho um SP500 inf tech sector que no fundo tem as empresas de tecnologia do SP500.

Este 2o é muito mais volátil que o 1o. Mas até hoje estou muito satisfeito com os 2 e é para manter por muitos anos.

Algum fundo degiro grátis de nasdaq acumulação?

Estou a pensar meter aí um bom bocado, para não estar sempre a meter em SP500. Tech está em saldos.

Algum fundo degiro grátis de nasdaq acumulação?

Estou a pensar meter aí um bom bocado, para não estar sempre a meter em SP500. Tech está em saldos.
Não sei se é bem o que andas à procura mas ando de olho nisto: iShares Healthcare Innovation UCITS ETF

É um ETF de acumulação do sector Healthcare que me parece em saldo depois da loucura do COVID. Sector sólido, composto por gigantes como Abbott, Termo Fisher ou Abbvie. Apesar do desempenho negativo no ano, tem retorno de 70% nos últimos 5 anos.

Se quiseres fugir aos States, pode não ser a melhor escolha, tem 65% de constituintes americanos

EDIT: li em cruz e não vi a parte do "NASDAQ" fica a dica de qualquer forma

Não sei se é bem o que andas à procura mas ando de olho nisto: iShares Healthcare Innovation UCITS ETF

É um ETF de acumulação do sector Healthcare que me parece em saldo depois da loucura do COVID. Sector sólido, composto por gigantes como Abbott, Termo Fisher ou Abbvie. Apesar do desempenho negativo no ano, tem retorno de 70% nos últimos 5 anos.

Se quiseres fugir aos States, pode não ser a melhor escolha, tem 65% de constituintes americanos

EDIT: li em cruz e não vi a parte do "NASDAQ" fica a dica de qualquer forma
Pelo contrário, quero tudo menos fugir aos states ...

Próximos anos acredito que USA vai passar pelas margens de uma crise que vai bater feio na Europa e vamos ver o que se passará na Ásia.

Voltar
Superior