Bolsa e investimentos

Toma lá mais 50% de tarifas para a China... [:D]

Onde anda a CIA quando ela é mais precisa... (bom agora já vão tarde anyway, mais um país a escolher o caminho pária)

Toma lá mais 50% de tarifas para a China... [:D]

Onde anda a CIA quando ela é mais precisa... (bom agora já vão tarde anyway, mais um país a escolher o caminho pária)

Por acaso nesse jogo não sei quem vai perder no final....
Se a China porquê não consegue escoar os seus produtos baratos para o maior mercado do mundo em termos de poder de compra, ou se os States porque deixam de ter acesso ao maior mercado do mundo em números absolutos....

E quem diria que ia chegar a esta hora a casa com a carteira no verde... Isto depois de acordar com os futuros a cair 6%. 😂

Espero que não tenham contas margem, porque a montanha russa está a toda a velocidade e não há nada pior do que ter uma margin call num momento destes.

eu estou descansado. Já perdi 30% em certas coisas, 28% em outras, mas na maior parte delas estou a perder 12 ou 13%. É mesmo assim. Se vendesse agora, faria o que com o dinheiro? Compraria coisas menos arriscadas, para depois quando isto voltar a subir, arrepender-me de ter vendido, porque as coisas mais arriscadas que tinha estão a disparar [:D]

E quem diria que ia chegar a esta hora a casa com a carteira no verde... Isto depois de acordar com os futuros a cair 6%. 😂

Espero que não tenham contas margem, porque a montanha russa está a toda a velocidade e não há nada pior do que ter uma margin call num momento destes.

Para além daquela peta no twitter, acho que ainda há muita gente com a expectativa de um recuo.

A questao é... se ele nao recua, como é que é? A supply chain vai ao charco como em 2020, vai chegar mercadoria aos portos de entrada que pura e simplesmente não pode ser paga. :sh)

Para além daquela peta no twitter, acho que ainda há muita gente com a expectativa de um recuo.

A questao é... se ele nao recua, como é que é? A supply chain vai ao charco como em 2020, vai chegar mercadoria aos portos de entrada que pura e simplesmente não pode ser paga. :sh)

Se ele não recua vai ser um caos, em todo o mundo e em particular nos EUA. Ao contrário de 2020 desta vez há procura para os produtos que vão chegar. Quem os vai pagar ou se alguém os vai pagar e a que preço é a dúvida.

A estupidez humana pode sempre surpreender, mas só há três saídas para esta política do Trump.

1 - ou corre muito bem, como ele diz que vai correr e então é como ele diz e tudo isto é como um medicamento e no futuro as coisas vão equilibrar-se na nova realidade, a produção interna dos vários blocos vai disparar e os mercados hão-de voltar a subir naturalmente.

2 - ou corre muito mal, a América começa a entrar em crise e o Trump não tem grande hipótese além de recusar rapidamente porque não pode arriscar perder todo o seu eleitorado. Ele não se pode candidatar novamente, mas em 2026 vai ter as midterms que lhe podem tirar a câmara dos representadas e o senado. E se isso acontecer, mais tarde ou mais cedo o mundo volta a crescer e os mercados a recuperar.

3- tudo isto pode ser um bluff negocial e daqui a meio ano as tarifas em vigor podem ser mais simbólicas e para redneck ver, do que propriamente efectivas. E o mundo com mais ou menos negociação, mais ou menos cedências lá se adapta e avança. E os mercados hão-de voltar a recuperar.

Achar que vamos entrar numa espécie de inverno nuclear, com falências, pessoas a passar fome, meia América a comer na sopa dos pobres e o governo continua a insistir nessa política durante 4 anos parece-me um cenário totalmente fora da mesa.

Por isso, como é óbvio, espero muita instabilidade nos próximos meses. Será tão normal as ações voltarem ao nível de fevereiro, como caírem para metade dependendo de como as negociações correrem. Mas para quem ainda estiver em fase de acumulação com mais 20 ou 30 anos pela frente, para a sua carteira de investimentos, tudo isso será um percalço no percurso e não mais do que isso.

O negócio da bolsa é como um saco de areia que as pessoas vão passando de mão em mão por estar escrito num ecrã que aquilo vale muito.
Até que no fim alguém desliga o ecrã, ou aparece lá escrito que já não vale nada, e então há um parolo que fica com aquilo na mão sem poder ir buscar nada.
Continuem a amar esse negócio, que eles vão agradecer [:D][:D][:D]

A grande diferenca em relacao ao primeiro mandato é que não tem practicamente moderados no círculo de governação, em várias questões o moderado é ele. [:D]

Isto aliado a uma base completamente lunática nao me inspira grande confianca num bluff, os estragos podem ser significativos a curto/médio prazo.

A grande diferenca em relacao ao primeiro mandato é que não tem practicamente moderados no círculo de governação, em várias questões o moderado é ele. [:D]

Isto aliado a uma base completamente lunática nao me inspira grande confianca num bluff, os estragos podem ser significativos a curto/médio prazo.
Como eu disse, acredito que tanto podem subir, como podem cair mais 50%... Não ponho em causa que o dano a curto/médio prazo pode ser significativo.

O que entendes por dano aqui,?
Essencialmente dano na economia: Uma recessão, menos crescimento no longo prazo, mais desemprego, etc... Se o dano fosse só uma reação histérica das bolsas, então seria irrelevante, porque em semanas estaria ultrapassado e esquecido.

Sendo que nos EUA, por causa de como as famílias poupam para a reforma, mesmo o dano feito nas bolsas mais dia menos dia começa a contagiar a economia real, porque muitas pessoas vão olhar para os seus fundos de pensões 20 ou 30% abaixo do que tinham há 2 meses e vão começar a ajustar os hábitos de consumo à nova realidade.

É nestes momentos que se vê quem tem nervos de aço. Nestes casos acho que quem tem liquidez é aproveitar a descida dos principais ETFs, isto numa perspetiva de investimento a médio longo prazo.

É nestes momentos que se vê quem tem nervos de aço. Nestes casos acho que quem tem liquidez é aproveitar a descida dos principais ETFs, isto numa perspetiva de investimento a médio longo prazo.

A questão nem é bem os nervos serem ou não de aço... A idade ajuda a relativizar as coisas (nos mercados e nos resto da vida), ter passado já por vários momentos de pânico nos mercados, a informação disponível, a literacia financeira, ter uma carteira estruturada por convicções de longo prazo e não por palpites, etc... são tudo coisas que tornam as pessoas bastante mais tolerantes ao risco.

Há uns anos eu já tinha vendido tudo ao desbarato...

Last edited:

O que me parece é que se não for um bluff a bem vai um bluff a mal quando as contas começarem a chegar à população em força.
Quando o povo começar a sentir na carteira a bem ou a mal mudará. Ao contrário do que ele vai mandando para público quem paga as tarifas são os americanos, os milhões saem dos seus bolsos. Menos rendimento, mais desempregados é uma mistura que tem tudo para correr mal. E isto é um aumento que chega em semanas, não acredito que dure meses mesmo com todos os radicais que falas no circulo de governação.
Sendo que os chineses estão-se completamente a marimbar se a guerra dura semanas ou meses, aguentam bem com ela.
É uma bela experiencia económica que estamos a viver.

não percebo muito disto, mas parece-me que agora deve ser boa altura para comprar ações baratas...e vendê-las depois

• Like
Reactions: eu
não percebo muito disto, mas parece-me que agora deve ser boa altura para comprar ações baratas...e vendê-las depois

Eu achava a mesma coisa há 3 dias, comprei e já estou a levar na cabeça. Se fosse fácil adivinhar onde é o fundo do poço, eu já estava bilionário (e muito mais gente também). Quando o mercado cai 6 ou 7%, tu pensas que é uma excelente oportunidade, certo? O problema é que tanto pode voltar a subir 7% em um dia, como pode cair mais 7% no dia a seguir, ou 20% ou 30% ao fim de um mês... Principalmente nesta altura em que é imprevisível saber o que vai acontecer.

Eu achava a mesma coisa há 3 dias, comprei e já estou a levar na cabeça. Se fosse fácil adivinhar onde é o fundo do poço, eu já estava bilionário (e muito mais gente também). Quando o mercado cai 6 ou 7%, tu pensas que é uma excelente oportunidade, certo?

É uma questão de estimativas e probabilidades.

Na minha opinião, comprar nesta fase é muito melhor que comprar em máximos, mesmo com toda a incerteza e mesmo que ainda venham aí algumas quedas. Numa perspetiva de longo prazo, comprar agora tem uma alta probabilidade de correr bem.

Não se esqueçam que este pateta laranja não vai ficar lá para sempre. Melhores dias virão.

É uma questão de estimativas e probabilidades.

Na minha opinião, comprar nesta fase é muito melhor que comprar em máximos, mesmo com toda a incerteza e mesmo que ainda venham aí algumas quedas. Numa perspetiva de longo prazo, comprar agora tem uma alta probabilidade de correr bem.

Não se esqueçam que este pateta laranja não vai ficar lá para sempre. Melhores dias virão.

e se calhar comprando aquela mais penalizadas, a EDP, GALP...

nunca investi na bolsa, nem sei como o fazer e que valores mínimos posso investir

Back