Bolsa e investimentos

É uma questão de estimativas e probabilidades.

Na minha opinião, comprar nesta fase é muito melhor que comprar em máximos, mesmo com toda a incerteza e mesmo que ainda venham aí algumas quedas. Numa perspetiva de longo prazo, comprar agora tem uma alta probabilidade de correr bem.

Não se esqueçam que este pateta laranja não vai ficar lá para sempre. Melhores dias virão.

Sem dúvida que sim. Eu também tenho uma regra de comprar apenas quando está a cair, nem que seja uma queda de 1% em determinado dia. Nunca comprei nada que estivesse a subir nesse dia. A questão é que se defines uma regra demasiado rigorosa para o que consideras uma queda, podes acabar por nunca comprar nada. Por exemplo, nos últimos 3-4 anos, deve ter havido muito pessoal que ficou eternamente à espera para comprar, e não comprou.

Já que se fala aí de estratégia, posso partilhar aqui um plano que fiz agora para a minha miuda mais velha e que está a começar a colocar em prática.
Espero que seja bem sucedida!
Como completou agora os 18 anos, pode ter agora uma conta de trading em nome dela e acho que está na altura de meter a mão na massa e ganhar algum conhecimento na area com alguma mentoria minha.

Portanto será:

- Plano para looonngo prazo.
- Aplicação sempre das compras seguindo uma estratégia DCA semanal.
- Comprar um ETF que siga o S&P500. (para já apenas se pensou num único ETF, para ser mais simples para ela e porque também os recursos são fracos já quem banca ainda são os pais) :)

Em relação ao montantes apresentados mais abaixo, irá depois mais tarde daqui a uns anos ajustar à medida das possibilidades dela, quando tiver o seu próprio income.

Para já vamos tentar fazer assim: (com a ideia de meter média de ~200€/mês, mas divididos à semana)

- Quando tiver em máximos histórios ou na zona próxima até 3% abaixo dos máximos -> ~150€/mês
- Quando tiver abaixo dos 3% e até 15% de queda em relação aos máximos -> ~200€/mês
- Quando tiver abaixo do nível de 15% de queda em relação aos máximos -> ~250€/mês

O que acham? Sugestões são benvindas para afinar isto. [;)]

Já que se fala aí de estratégia, posso partilhar aqui um plano que fiz agora para a minha miuda mais velha e que está a começar a colocar em prática.
Espero que seja bem sucedida!
Como completou agora os 18 anos, pode ter agora uma conta de trading em nome dela e acho que está na altura de meter a mão na massa e ganhar algum conhecimento na area com alguma mentoria minha.

Portanto será:

- Plano para looonngo prazo.
- Aplicação sempre das compras seguindo uma estratégia DCA semanal.
- Comprar um ETF que siga o S&P500. (para já apenas se pensou num único ETF, para ser mais simples para ela e porque também os recursos são fracos já quem banca ainda são os pais) :)

Em relação ao montantes apresentados mais abaixo, irá depois mais tarde daqui a uns anos ajustar à medida das possibilidades dela, quando tiver o seu próprio income.

Para já vamos tentar fazer assim: (com a ideia de meter média de ~200€/mês, mas divididos à semana)

- Quando tiver em máximos histórios ou na zona próxima até 3% abaixo dos máximos -> ~150€/mês
- Quando tiver abaixo dos 3% e até 15% de queda em relação aos máximos -> ~200€/mês
- Quando tiver abaixo do nível de 15% de queda em relação aos máximos -> ~250€/mês

O que acham? Sugestões são benvindas para afinar isto. [;)]

Acho uma boa ideia. É sempre bom ter disciplina e seguir regras, independentemente dos valores estarem ou não perfeitamente equilibrados.

Em alternativa a isso, eu consideraria também uma segunda estratégia: acumular os valores semanais, e comprar tudo que está acumulado quando a cotação atingisse uma queda "X" em relação ao máximo depois da última compra.

Exemplo: compraste o ETF XPTO a 100€ hoje. Daqui a uma semana o valor máximo que atingiu nessa semana foi 110€. Imaginando que a tua estratégia seja de 3% de queda, se nesse dia estiver a 106.70€ ou menos, compra. Caso contrário, acumula para a próxima semana. E vais acumulando até apanhares um dia que esteja 3% abaixo do máximo desde a última compra, e nesse dia compras.

A vantagem que eu vejo neste sistema (em relação ao teu) é não usar máximos históricos, mas sim a tua última compra como indicador. Porque imagina uma situação de mercados em queda durante anos, tu corres o risco de ter de usar a 3ª opção da tua lista permanentemente. Desde que tenhas o €€€ para investir, ok. No sentido inverso, corres o risco de quase nunca usares essa terceira opção (a dos 250€). Acredito que nos úiltimos 3-4 anos não a terias usado nenhuma vez, por exemplo.

Last edited:
e se calhar comprando aquela mais penalizadas, a EDP, GALP...

Eu nestas alturas adoro comprar ações de altos dividendos em saldos, como por exemplo a EDP .

Mesmo que o valor das ações não suba nos próximos anos, são 5% ou 6% por ano sempre a cair na conta.

E depois num pico de alta, temos sempre a opção de vender com 30% ou 40% de ganhos.

Eu nestas alturas adoro comprar ações de altos dividendos em saldos, como por exemplo a EDP .

Mesmo que o valor das ações não suba nos próximos anos, são 5% ou 6% por ano sempre a cair na conta.

E depois num pico de alta, temos sempre a opção de vender com 30% ou 40% de ganhos.

Isto funciona se não houver uma crise das grandes, porque se houver, as coisas não são tão lineares.

Exemplo concreto: Se tivesses comprado a EDP em baixa logo no início da crise de 2008 a 4,00€ por ação, terias tido um desconto de quase 20% em relação aos máximos da altura, mas depois teria demorado 12 anos até conseguires recuperar o capital, quando atingiram novamente 4,00€ em 2020. Isto sem contar com desvalorização por causa da inflação....

Isto funciona se não houver uma crise das grandes, porque se houver, as coisas não são tão lineares.

Se houver uma crise das grandes, há alguma estratégia que funcione a curto prazo?

A longo prazo, todas as crises grandes têm depois crescimentos grandes a seguir. É uma questão de tempo.

E de fé. ;)

Exemplo concreto: Se tivesses comprado a EDP em baixa logo no início da crise de 2008 a 4,00€ por ação, terias tido um desconto de quase 20% em relação aos máximos da altura, mas depois teria demorado 12 anos até conseguires recuperar o capital, quando atingiram novamente 4,00€ em 2020. Isto sem contar com desvalorização por causa da inflação....

Não te esqueças que nesses 12 anos, recebeste 50% de dividendos (não sei o valor exato, mas não deve ser muito diferente desse).

É por isso que gosto das ações de altos dividendos.

Acho uma boa ideia. É sempre bom ter disciplina e seguir regras, independentemente dos valores estarem ou não perfeitamente equilibrados.

Em alternativa a isso, eu consideraria também uma segunda estratégia: acumular os valores semanais, e comprar tudo que está acumulado quando a cotação atingisse uma queda "X" em relação ao máximo depois da última compra.

Exemplo: compraste o ETF XPTO a 100€ hoje. Daqui a uma semana o valor máximo que atingiu nessa semana foi 110€. Imaginando que a tua estratégia seja de 3% de queda, se nesse dia estiver a 106.70€ ou menos, compra. Caso contrário, acumula para a próxima semana. E vais acumulando até apanhares um dia que esteja 5% abaixo do máximo da semana, e nesse dia compras.

A vantagem que eu vejo neste sistema (em relação ao teu) é não usar máximos históricos, mas sim a tua última compra como indicador. Porque imagina uma situação de mercados em queda durante anos, tu corres o risco de ter de usar a 3ª opção da tua lista permanentemente. Desde que tenhas o €€€ para investir, ok. No sentido inverso, corres o risco de quase nunca usares essa terceira opção (a dos 250€). Acredito que nos úiltimos 3-4 anos não a terias usado nenhuma vez, por exemplo.

Posso talvez apertar mais os intervalos e reduzir um pouco a %, algo assim:

- Quando tiver em máximos histórios ou na zona próxima até 2% abaixo dos máximos -> ~150€/mês
- Quando tiver abaixo dos 2% e até 10% de queda em relação aos máximos -> ~200€/mês
- Quando tiver abaixo do nível de 10% de queda em relação aos máximos -> ~250€/mês

Em 2022 por exemplo teria dado bem para usar a 2ª e 3ª opções. Este ano 2025 dava para usar todas.

Estou a tentar perceber a estratégia que colocas, que desde já agradeço [;)]
Mas estou com alguma dificuldade em faze-lo.
Comprava a 100€ e o máximo de sempre do ETF andava em que valor?​

Não te esqueças que nesses 12 anos, recebeste 50% de dividendos (não sei o valor exato, mas não deve ser muito diferente desse).

É por isso que gosto das ações de altos dividendos.

Sim, claro, não estou a dizer que é mau. Mas ações PT eu tenho sempre um certo receio de que caiam e fiquem por lá eternamente, apesar da probabilidade dessas que falas não ser muito grande.

• Like
Reactions: eu
Estou a tentar perceber a estratégia que colocas, que desde já agradeço [;)]
Mas estou com alguma dificuldade em faze-lo.
Comprava a 100€ e o máximo de sempre do ETF andava em que valor?​

Neste caso não consideraria o máximo histórico, exatamente pelo risco de passar muitos anos sem que isso acontecesse novamente. A minha estratégia não considera o histórico, é apenas uma regra para comprar sempre baixo em relação aos máximos mais recentes depois da última compra.

Acho que aqui o que interessa é que vais investir a muito longo prazo, com valores quase constantes, e não me parece que qualquer uma das fórmulas (a minha ou a tua) vá fazer uma diferença enorme em relação a ter um valor fixo todas as semanas.

Se tiveres paciência e tempo de sobra, podes simular o que teria acontecido nos últimos anos com a tua fórmula, e comparar com o que teria acontecido se investisses sempre um valor fixo por semana, independentemente de estar alto ou baixo. Isto seria bastante interessante de descobrir. Mesmo que uses um período não muito longo, se calhar consegues ver o efeito da estratégia nos resultados. Mas é preciso mesmo muita pachorra, porque não estou a ver um simulador que faça tal coisa.

Last edited:

como se investe na bolsa, podem explicar como se tivesse 5 anos ?

é preciso ir a uma corretora ?

só me lembro de comprar acções precisamente quando a EDP foi privatizada, comprei, o banco emprestou, e depois findo 3 meses recebi 300 contos ( acho que foi isso ), sem gastar um tostão...foi fixe

e se calhar comprando aquela mais penalizadas, a EDP, GALP...

nunca investi na bolsa, nem sei como o fazer e que valores mínimos posso investir

Se nunca investiste na bolsa, deixo-te um conselho.

Não vale a pena pensares na bolsa portuguesa. Para além de corres o risco de ficares traumatizado com o investimento, é pior que chover no molhado.

Por exemplo, nos últimos 10 anos, a valorização do PSI20 foi cerca de 6% enquanto a inflação nestes 10 anos foi de 23%. Resumindo, o retorno foi negativo em 17%

Para o mesmo período, o SP500, e mesmo contanto com a machadada dos últimos dias, está com valorização de 143%

Tem tudo a ver, não é?

Não percebei muito bem aqui isto!?
Não estás numa de longo prazo, talvez mais de "swing trade" é isso?

Vendeste dia 4 de Novembro e voltaste a comprar dia 6 de Novembro 3-4% cima do que estava dia 4! Portanto tiveste fora do mercado 1 dia e perdeste logo 3-4% de valorização sobre o bolo todo.

As mais valias de curto prazo vão levar com os 28%(*) para o "sócio"..isto se não houver entretanto menos valias de outros negócios que descontem nestas mais valias.

Como diz o mundano raramente estar fora do mercado compensa... ainda para mais tendo um estado a comer as mais valias dos nossos investimentos.

(*) consoante o (montante da mais valia + rendimento de trabalho), estas até podem ir ser taxadas bem acima dos 28%.[s)]

Estava só no gozo, que é o que se faz quando o pessoal se vem gabar de ter ganho o totobola á segunda feira.

Estou no longo prazo, continuo a comprar, e esperar que tudo corra bem a 20 anos.

Parece que a China começou a despejar treasuries no mercado. Pode ser uma verdadeira bomba atómica e se isto não fosse mau para todos, quase que tinha curiosidade de perceber como o Trump vai reagir agora. Com a quantidade de dívida a vencer nos próximos meses a última coisa que ele quer é juros mais altos.

As yelds estavam a cair desde o dia das tarifas com a perspetiva de descida de juros da FED e nos últimos 2 dias inverteram completamente.

3bdff8e3934871d786ece0c0d86949db.jpg

Last edited:
Trump está a brincar com o fogo e vai-se queimar como é óbvio.
A China continua a ser uma ditadura, os chineses até passam fome se for necessário para jogar esta guerra, os americanos nem do seu iPhone abdicam.
Não sei como se espera que a FEd desça taxas com uma perfectiva gigante de inflação. è bombas por todo o lado e todas prontas para explodir.

Só espero que essa "brincadeira" não se descontrole a ponto de lançar o planeta numa recessão violenta com perda massiva de postos de trabalho...

Back