Bolsa e investimentos

O Nasdaq subiu 11% em praticamente meia hora. Tenho um ETF Leveraged do Nasdaq e por acaso estava a pensar reforçar com o mesmo valor que já lá tenho, mas acabei por não o fazer. Se tivesse feito, ganhava 22% de um dia para o outro [:D]

A fila era tão grande para ir fazer as venias ao Trump que as tarifas duraram 24 horas ou nem isso... Sinceramente esperava bem mais de Trump e da sua quadrilha, muito fraquitos, muita falta de bolas.
Sem qualquer reação dos outros países além da China e atiraram a toalha logo ao chão.

Relativamente à retaliação da UE ou outros países obviamente sabemos que em certos momentos as tarifas prejudicam mais quem emite as tarifas do que quem as recebe... Por isso, falei tanto de política atrás.
Este caso americano é para mim um bom exemplo disso. A curto e médio prazo as tarifas iam prejudicar muito mais os americanos que qualquer outro país, basta ver a reação dos mercados. O problema era saber quanto tempo ia durar isto.
Felizmente foram 24horas e o assunto se é que não morreu para sempre anda lá perto.

paulofer exacto... Há uns minutos era o mundo refem de um só homem, uma coisa nunca vista em 100 anos, agora era evidente que isto ia acontecer...

É isso... Quem tem muitas certezas, faz muitos comentários como os teus.

As tarifas sobre a china continuam em vigor e com isso muitas encomendas paradas.

Mesmo empresas com a taxa de 10% não podem definir encomendas sabendo que daqui a uns dias, semanas ou meses passa a 20% ou mais.

E ainda existe a questão do Canadá e México com taxa de 25% que, que eu saiba, não foi alterada.

Também acho que por bom senso, percebia-se que ninguém consegue negociar mais de 100 acordos comerciais em menos de uma semana.

E agora, para algo totalmente diferente - quanto é que o vosso banco vos factura?

Apanhei uma surpresa quando fui ao site da AT ver as listagem das facturas que tinha em "Despesas gerais familiares" ( https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/consultarDespesasDeducoes.action ).

Sem entrar em pormenores, o que um banco me facturou é basto superior áquilo que os obrigam a reportar-me em comissões, etc. Suponho que sejam as comissões de gestão de fundos que passam de fininho, quer os fundos subam ou desçam.

Contem lá o que viram ...

E agora, para algo totalmente diferente - quanto é que o vosso banco vos factura?

Apanhei uma surpresa quando fui ao site da AT ver as listagem das facturas que tinha em "Despesas gerais familiares" ( https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/consultarDespesasDeducoes.action ).

Sem entrar em pormenores, o que um banco me facturou é basto superior áquilo que os obrigam a reportar-me em comissões, etc. Suponho que sejam as comissões de gestão de fundos que passam de fininho, quer os fundos subam ou desçam.

Contem lá o que viram ...

Só as comissões. As comissões de gestão dos fundos são declaradas pelos bancos num resumo que enviam algures a meio do ano seguinte, mas não me parece que entre no e-fatura.

Edit: podes é ter juros no caso de teres crédito. Eu tenho em dos bancos e no que tem o crédito habitação a fatura... Bem... Reflecte a Euribor.

Last edited:
paulofer exacto... Há uns minutos era o mundo refem de um só homem, uma coisa nunca vista em 100 anos, agora era evidente que isto ia acontecer...

É isso... Quem tem muitas certezas, faz muitos comentários como os teus.

Curioso que na realidade escrevi exatamente tudo o contrário daquilo que dizes... Que não sabia quando isto ia acabar.
Mais, até digo que achei estranho isto ter acabado tão rápido, faltaram bolas a Trump.

O que eu digo que era evidente eram as consequências das medidas, estão mais que estudadas há décadas.
E é só ir ali ao tópico ao lado para ver que aquilo que dizes não faz qualquer sentido relativamente á minha opinião.
Uma coisa era eu achar que isto ia ter este fim, outra bem diferente é eu achar que isto nem ia durar 24horas. Em momento algum sequer afirmei algo parecido a isso.
Pode parecer a mesma coisa, mas são coisas diferentes.

E sim o mundo estava refém de Trump para o bem e para o mal, é factual. E sim, também pela primeira vez em 100 anos um decisor político influenciou desta forma os mercados e a economia mundial. São apenas factos que terão a importância que cada um lhe quiser dar.

paulofer estás aí a insistir numa conversa que para mim não faz sentido.

Tudo começou por eu dizer que estávamos a entrar demasiado em opiniões (eu, obviamente, estou a cometer o mesmo pecado) e que investimentos não devem ser feitos nessa base. O ruído constante só serve para criar sentimentos de medo e ganância e é sempre isso que trai os investidores que acabam a comprar caro e a vender barato.

O final do dia de hoje, acho que mostra exactamente o que eu disse. As pessoas podem ter toda a razão do mundo em achar que o Trump é um perigo sem paralelo nos últimos 100 anos, mas se saíram com base nessa opinião então perderam talvez o melhor dia de bolsa de uma vida inteira.

O final do dia de hoje, acho que mostra exactamente o que eu disse. As pessoas podem ter toda a razão do mundo em achar que o Trump é um perigo sem paralelo nos últimos 100 anos, mas se saíram com base nessa opinião então perderam talvez o melhor dia de bolsa de uma vida inteira.

Se dúvidas houvessem, o final do dia demonstrou o velho ditado: "time in the market beats timing the market".

Mesmo assim, não me admiro nada, que apareçam por aí uns Zandingas, aqueles que têm uma bola de cristal, que venderem tudo no "dia da libertação" e hoje investiram tudo na abertura dos mercados conseguindo rentabilidades históricas.
Também devem ter reservado uns cobres e compraram ontem antes dos fechos dos mercados europeus, para assistirem e beneficiarem do rally amanhã nas bolsas europeias.

Uma certeza eu tenho, quem está investido de forma diversificada, ontem teve o melhor dia na rentabilização da sua carteira.

paulofer estás aí a insistir numa conversa que para mim não faz sentido.

Tudo começou por eu dizer que estávamos a entrar demasiado em opiniões (eu, obviamente, estou a cometer o mesmo pecado) e que investimentos não devem ser feitos nessa base. O ruído constante só serve para criar sentimentos de medo e ganância e é sempre isso que trai os investidores que acabam a comprar caro e a vender barato.

A realidade é o que é... O ruído faz parte da realidade. Os investimentos devem ser feitos com base em tudo, números, política, previsões, economia. Aqui parece que discordamos e muito. Não vejo onde está o mal de discordar...
Para mim cada um faz o que bem entender e segue a sua estratégia com base naquilo que considera mais importante.
Há estratégias melhores e piores? certamente que sim.

Quem perdeu hoje o melhor dia dos últimos 50anos, se calhar também evitou a pior semana dos últimos 100 ou coisa do género.
A melhor estratégia no fim será a que trouxer melhor retorno.
Eu já disse atrás, não mexi em nada. Foi que melhor estratégia que outra qualquer? Não faço ideia.

Eu não vendi e reforcei anteontem e no dia anterior. Não coloquei tudo o que podia, mas reforcei. Mesmo com as quedas, mantive-me sempre no verde, olhando para todo o portfolio. Comecei a investir numa altura de grandes quedas, no covid, e tenho vindo a reforçar sempre que possível. Há algum tempo que não reforçava, mas estas descidas foram apetecíveis.

Pessoal, uma dúvida: Eu sei que a estratégia não é das melhores, e isso não está em causa, mas existe alguma ferramenta que permita investimento automático em um certo ETF? Por exemplo, é possível programar uma conta de uma corretora para comprar um certo valor "X", de um certo ETF "Y", todos os meses, no dia "Z", independentemente do preço?

A ideia aqui seria um investimento de muito longo prazo (do género do que já mencionado pelo Gavela, que transferia automaticamente um certo valor mensal para a conta da corretora, que por sua vez comprava o ETF ao preço que estivesse na altura, sem nenhuma intervenção.

Os últimos dias devem dar umas investigações "giras" sobre inside trading. Aplica tarifa, muda valor da tarifa, pausa tarifa ... fora "rumores", etc.

Os últimos dias devem dar umas investigações "giras" sobre inside trading. Aplica tarifa, muda valor da tarifa, pausa tarifa ... fora "rumores", etc.

Eu comentei isso num grupo. Fui trucidado por um ser iluminado, dizendo que isso é crime e já não acontece….

Pessoal, uma dúvida: Eu sei que a estratégia não é das melhores, e isso não está em causa, mas existe alguma ferramenta que permita investimento automático em um certo ETF? Por exemplo, é possível programar uma conta de uma corretora para comprar um certo valor "X", de um certo ETF "Y", todos os meses, no dia "Z", independentemente do preço?

A ideia aqui seria um investimento de muito longo prazo (do género do que já mencionado pelo Gavela, que transferia automaticamente um certo valor mensal para a conta da corretora, que por sua vez comprava o ETF ao preço que estivesse na altura, sem nenhuma intervenção.

Diria que quase todas as principais corretoras permitem investimentos automatizados.

Algumas até permitem investir com base em pie charts dividindo sempre o investimento pelos ETF escolhidos na proporção que quiseres.

E é uma das melhores estratégias de longo prazo. Dependendo do ETF escolhido, claro.

O Trump ontem avisou o público que era uma óptima altura para comprar um par de horas antes da subida estrondosa.

Não sei se é inside trading ou não, mas que encaixa perfeitamente nos esquemas de Pump and dump, lá isso encaixa. Aliás, ele já começou o mandato dessa forma com as shit coins que lançou.

Eu comentei isso num grupo. Fui trucidado por um ser iluminado, dizendo que isso é crime e já não acontece….

Que é crime todos sabem, que acontece, certamente. Há sempre muita gente com acesso a contactos e a rumores. Se até os jornalistas muitas vezes têm acesso à informação antes dela ser pública, haverá pelo meio outras pessoas com acesso à mesma.

Que é crime todos sabem, que acontece, certamente. Há sempre muita gente com acesso a contactos e a rumores. Se até os jornalistas muitas vezes têm acesso à informação antes dela ser pública, haverá pelo meio outras pessoas com acesso à mesma.

pois, eu tenho a mesma opinião que tu.

Contudo, tive o tal ser (que por acaso é um tipo informado) que me caiu em cima, como se eu tivesse a dizer um grande disparate.

Tenho a certeza que isto está a acontecer.... inner circule, os amigos do filho mais novo, gente de poder. vejam o que sucedeu com as altcoins e os tweets deste senhor.

Obviamente há malta que sabe o que vai acontecer, quando vai acontecer (seja para cima, seja para baixo).

O consenso é que mesmo estando agora a subir, ainda não atingiu o fundo, certo? Eu pelo menos assumo que não tenha sido o fundo...

Back