Bolsa e investimentos

Com este acordo, amanhã os mercados vão reagir em alta ?

Minha opinião a curto prazo:
A resposta mais honesta é: não há como saber com certeza.

Embora o anúncio oficial possa causar alguma volatilidade, os mercados já vinham antecipando a possibilidade de um acordo nos últimos dias. Além disso, as tarifas de 15% estavam em grande parte precificadas. Por isso, não espero grandes movimentos imediatos, pelo menos não de forma generalizada.

Contudo, empresas que até então eram consideradas fora do alcance dessas tarifas podem sofrer uma correção negativa, especialmente se houver surpresa quanto ao grau de exposição.

Em relação ao futuro:
O impacto dependerá da capacidade de adaptação das empresas e do seu nível de dependência do mercado americano. Empresas mais resilientes podem encontrar formas de contornar ou compensar os efeitos, enquanto outras poderão ver queda nos lucros, o que inevitavelmente pesará sobre o preço das ações.

O acordo trouxe um certo alívio momentâneo e reduziu a incerteza. Isso, por si só, já é um progresso.

Last edited:
Até a coface que estava há uma semana em risco de queda eminente reagiu e ainda rompeu a resistência da semana passada... golden cross a curto prazo ! As notícias não são tão boas assim para este optimismo todo

Screenshot_20250728_094928.jpg - Click image for larger version  Name:	Screenshot_20250728_094928.jpg Size:	99.2 KB ID:	14618750

Last edited:
Lembram-se quando há umas semanas aqui disse que os comentários sobre a equipa do Trump constituída por mentecaptos eram absolutamente precipitados e disse para tentarem ignorar o circo da negociação e esperarem para ver o plano a desenrolar-se e ser implementado na prática, porque só aí íamos perceber o plano da administração americana?

Bem, o acordo anunciado ontem entre a UE e os EUA já dá uma boa ideia de quem é afinal o burro.

Assim só de relance:

* Produtos europeus em geral vão pagar 15% para entrar nos EUA.
* Aço e alumínio com sobretaxa de 50%.
* Produtos farmacêuticos e semi condutores terão negociações independentes para já ficam de fora.
* Produtos americanos para entrar na Europa reduzem a tarifa de 10% para 0%.
* Redução das barreiras não tarifárias existentes à entrada no mercado europeu, como por exemplo regulamentos que na prática impedem a entrada de produtos agrícolas americanos.
* Europa assume o compromisso de adquirir 750 mil milhões de USD em produtos energéticos americanos nos próximos 3 anos.
* Europa assume o compromisso de concretizar investimentos em solo americano no valor de 600 mil milhões de USD nos próximos 3 anos.

O Trump para a intelligentsia tuga é que é um burro, e nós na UE é que somos muito inteligentes e adultos, mas na verdade temos instituições lideradas por dois frouxos, uma ex ministra alemã falhada que nunca foi bem aceite no seu país e um ex primeiro ministro português, desastroso, que deixou o seu país com os serviços públicos todos em colapso, e com crises múltiplas, na habitação, saúde, educação, segurança interna, etc.. etc .. mas somos o "adulto na sala" e achamos que eram estes dois que iam por o Trump no sítio.

Enfim, acabamos com um acordo totalmente assimétrico em que os EUA ganharam em absolutamente todos os pontos da negociação e a UE cedeu em absolutamente tudo.

Last edited:
Enfim, acabamos com um acordo totalmente assimétrico em que os EUA ganharam em absolutamente todos os pontos da negociação e a UE cedeu em absolutamente tudo.

A Europa ocidental tinha tudo a perder quando alinhou nos esquemas pirómanos dos neocons, e perdeu.

Lembram-se quando há umas semanas aqui disse que os comentários sobre a equipa do Trump constituída por mentecaptos eram absolutamente precipitados e disse para tentarem ignorar o circo da negociação e esperarem para ver o plano a desenrolar-se e ser implementado na prática, porque só aí íamos perceber o plano da administração americana?

Bem, o acordo anunciado ontem entre a UE e os EUA já dá uma boa ideia de quem é afinal o burro.

Assim só de relance:

* Produtos europeus em geral vão pagar 15% para entrar nos EUA.
* Aço e alumínio com sobretaxa de 50%.
* Produtos farmacêuticos e semi condutores terão negociações independentes para já ficam de fora.
* Produtos americanos para entrar na Europa reduzem a tarifa de 10% para 0%.
* Redução das barreiras não tarifárias existentes à entrada no mercado europeu, como por exemplo regulamentos que na prática impedem a entrada de produtos agrícolas americanos.
* Europa assume o compromisso de adquirir 750 mil milhões de USD em produtos energéticos americanos nos próximos 3 anos.
* Europa assume o compromisso de concretizar investimentos em solo americano no valor de 600 mil milhões de USD nos próximos 3 anos.

O Trump para a intelligentsia tuga é que é um burro, e nós na UE é que somos muito inteligentes e adultos, mas na verdade temos instituições lideradas por dois frouxos, uma ex ministra alemã falhada que nunca foi bem aceite no seu país e um ex primeiro ministro português, desastroso, que deixou o seu país com os serviços públicos todos em colapso, e com crises múltiplas, na habitação, saúde, educação, segurança interna, etc.. etc .. mas somos o "adulto na sala" e achamos que eram estes dois que iam por o Trump no sítio.

Estamos só no inicio mundano, ainda se vai gastar muita tinta

mas na verdade temos instituições lideradas por dois frouxos

Afinal, o que querias que eles fizessem?

A UE tem excedente comercial com os EUA, por isso teria mais a perder numa guerra comercial. O trump tinha todos os trunfos na mão e sabia disso.

Portanto, repito a pergunta: o que querias que eles fizessem? Entravam uma guerra comercial e afundavam a economia da UE?

A União Europeia comprará 750 bilhões em energia", "Comprará equipamento militar americano", "Investirá mais nos Estados Unidos "... Tudo isso é muito bonito, mas, como Sébastien Platon aponta, a Comissão Europeia não tem poder para se comprometer com nada disso: "São os Estados-Membros que decidem sobre sua matriz energética e onde compram seu equipamento militar. E são os investidores que decidem onde investem." Em conclusão, para o professor: "A União Europeia poderia ter obtido apaziguamento com base em promessas vazias."

É no fim do baile que se paga aos músicos
ainda estamos no início do baile...

A UE tem excedente comercial com os EUA, por isso teria mais a perder numa guerra comercial. O trump tinha todos os trunfos na mão e sabia disso.

Portanto, repito a pergunta: o que querias que eles fizessem? Entravam uma guerra comercial e afundavam a economia da UE?

Repara numa coisa, não fui eu que andei aqui a dizer que a administração americana era um bando de ignorantes e que nem sequer sabiam como funcionavam as tarifas e que o que estavam a fazer era só atacar outros países sem qualquer propósito e que não faziam ideia do que andavam a fazer e mais não sei o quê.

Também não fui eu que me ataquei a mim próprio quando há uns meses disse que estavam todos a dizer que nos EUA são burros e na Europa somos muito inteligentes, mas no fim os burros íamos ser nós, como acontece sempre e como aconteceu mais uma vez.

Quem disse isso é que tem de olhar para a forma como analisa o mundo e fazer uma análise de consciência para perceber se não está a ver as coisas com uma óculos errados, porque o tempo vai passando e está a sair tudo ao contrário das previsões que por aqui faziam.

Eu sempre disse, que mesmo não concordando economicamente com as tarifas entendia que talvez fosse a única forma de politicamente o Trump subir os impostos aos americanos e estes aceitarem essa subida, sempre disse que por trás do caos negocial haveria certamente um plano e uma linha condutora e para esperarem para ver a poeira assentar e o plano ficaria mais claro, sempre disse que talvez esta esta fosse a única forma de reequilibrar as contas externas e internas altamente deficitárias que os EUA já têm há bastante tempo. Também disse aqui que os EUA não iam morrer com o Trump e que os movimentos que havia entre alguns investidores (ou se calhar são só influencers financeiros) de sair totalmente do SP500 eram uma estupidez.

O tempo vai passando, as coisas avançam e recuam, mas os acordos lá vão aparecendo, sempre com tarifas assimétricas em que no geral os EUA conseguem reduções significativas em relação ao que existia em 2024 e os outros países não só aceitam tarifas superiores, como retiram barreiras regulatórias e comprometem-se em investir no território americano.

Eu volto a dizer, não gosto do Trump, nem gosto da forma como ele faz política como um bullie com os países que deveriam ser seus aliados, nem sequer acho que a política das tarifas economicamente faça muito sentido (politicamente talvez, como expliquei na altura), mas esse desgostar do Trump não tem de me cegar quando analiso as coisas.

Já quanto aos europeus, se acham que não há nada a fazer e que a única alternativa é aceitar a lei do mais forte, talvez seja altura de deixarem de ser pedantes e andar sempre com esse discurso de superioridade moral em relação aos outros quando na hora da verdade se ajoelham logo. Se queremos mandar no nosso nariz temos de começar a fazer por isso, temos de investir na nossa economia e não nas palhinhas de papel, temos de ter um exército e temos de ter líderes capazes e não um bando de falhados nacionais a conduzir a política europeia. Como não vamos ter nada disso, da próxima poupem-me do discurso da nossa suposta superioridade civilizacional.

É só essa a minha questão.

Bem sobre o ponto de vista que temos que ter meios de defesa mais abrangentes e maior independência até concordo, no resto tenho que discordar.

Donald Trump e sua administração vale o que vale, para mim não é uma questão de europeus serem inteligentes e os estados unidos burros ou vice versa! é o que é, e está a vista de todos!

Para mim a procissão ainda vai no adro e já conseguimos estratégicamente evitar o pior uma guerra comercial... Significa que o pior já foi evitado e segundo é preciso ter em conta que Donald Trump não tem nenhuma vitória garantida tem lei de emergência de 1977 está que está ainda na suprema corte! Sim todas as tarifas podem ser invalidadas...

Outra é, simplesmente não podemos sobreviver em um mundo lançando tarifas para todos os lados só porque de momento somos os mais fortes porque depressa perdemos essa vantagem quando os resto do mundo nos passa a olhar com outros olhos, e quando isso acontece game Over.

Vamos a ver está só a amealhar enquanto pode.

De uma forma ou de outra não creio e não acredito que isto se mantenha por muito tempo e mesmo que se mantenha como já justifiquei no outro tópico vai acabar por colapsar de uma forma ou outra pois não é pura e simplesmente sustentável! O mercado se adapta novos acordos serão feitos com outros países não estamos presos as notícias de hoje ou ontem.

* isto é claro só uma opinião da forma como eu observo

Last edited:

De facto não é bem assim, parece que temos um excedente de bens com eles , e eles um excedente de serviços com a europa.

Na balança comercial no fim fica quase ela por ela.

Pondo de parte todo o ruido actual parece que a verdadeira finalidade por parte da europa em este dito acordo tem como única finalidade eliminar a incerteza em primeiro lugar e depois avançar para um acordo mais abrangente dependente de como a situação se vai desenrolar a partir daqui, quer economico e legalmente que como já foi dito atraz existem certos aspetos a ter em conta.

Quanto mais leio sobre o assunto mais me dá a crer...

Tenho tambem a ligeira sensação que no palco mundial vamos sair beneficiados é um rascunho que se me está a formar aqui na cabeça e está a ganhar força.

É só teoria, por mim isto não tem sustentabilidade para se ficar por aqui.

Last edited:
Eiffage e banca Mediolanum spa adicionado ao portofolio, edit: entretanto só serao adicionadas dia 1 para dar senso de organização ao portofolio

Last edited:
Repara numa coisa, não fui eu que andei aqui a dizer que a administração americana era um bando de ignorantes e que nem sequer sabiam como funcionavam as tarifas e que o que estavam a fazer era só atacar outros países sem qualquer propósito e que não faziam ideia do que andavam a fazer e mais não sei o quê.

Também não fui eu que me ataquei a mim próprio quando há uns meses disse que estavam todos a dizer que nos EUA são burros e na Europa somos muito inteligentes, mas no fim os burros íamos ser nós, como acontece sempre e como aconteceu mais uma vez.

Quem disse isso é que tem de olhar para a forma como analisa o mundo e fazer uma análise de consciência para perceber se não está a ver as coisas com uma óculos errados, porque o tempo vai passando e está a sair tudo ao contrário das previsões que por aqui faziam.

Eu sempre disse, que mesmo não concordando economicamente com as tarifas entendia que talvez fosse a única forma de politicamente o Trump subir os impostos aos americanos e estes aceitarem essa subida, sempre disse que por trás do caos negocial haveria certamente um plano e uma linha condutora e para esperarem para ver a poeira assentar e o plano ficaria mais claro, sempre disse que talvez esta esta fosse a única forma de reequilibrar as contas externas e internas altamente deficitárias que os EUA já têm há bastante tempo. Também disse aqui que os EUA não iam morrer com o Trump e que os movimentos que havia entre alguns investidores (ou se calhar são só influencers financeiros) de sair totalmente do SP500 eram uma estupidez.

O tempo vai passando, as coisas avançam e recuam, mas os acordos lá vão aparecendo, sempre com tarifas assimétricas em que no geral os EUA conseguem reduções significativas em relação ao que existia em 2024 e os outros países não só aceitam tarifas superiores, como retiram barreiras regulatórias e comprometem-se em investir no território americano.

Eu volto a dizer, não gosto do Trump, nem gosto da forma como ele faz política como um bullie com os países que deveriam ser seus aliados, nem sequer acho que a política das tarifas economicamente faça muito sentido (politicamente talvez, como expliquei na altura), mas esse desgostar do Trump não tem de me cegar quando analiso as coisas.

Já quanto aos europeus, se acham que não há nada a fazer e que a única alternativa é aceitar a lei do mais forte, talvez seja altura de deixarem de ser pedantes e andar sempre com esse discurso de superioridade moral em relação aos outros quando na hora da verdade se ajoelham logo. Se queremos mandar no nosso nariz temos de começar a fazer por isso, temos de investir na nossa economia e não nas palhinhas de papel, temos de ter um exército e temos de ter líderes capazes e não um bando de falhados nacionais a conduzir a política europeia. Como não vamos ter nada disso, da próxima poupem-me do discurso da nossa suposta superioridade civilizacional.

É só essa a minha questão.

Bom post, acho que tens razão no que escreves, mas não respondeste à minha pergunta específica: perante esta ameaça de 30% de tarifas, o que é que os líderes Europeus poderiam fazer de diferente ? Quais eram as alternativas?

Bom post, acho que tens razão no que escreves, mas não respondeste à minha pergunta específica: perante esta ameaça de 30% de tarifas, o que é que os líderes Europeus poderiam fazer de diferente ? Quais eram as alternativas?

Algures nas conversas de internet vi apontar que englobando os serviços digitais, etc., nem sequer havia desequilibrio comercial, e que podiam pelo menos ter ameaçado ir taxar essa parte.

Mas não interessa, a asneira foi feita em 2014, e agora os sabujos continuam a sê-lo - somos governados por gente que não está lá para defender os interesses dos povos europeus.

Algures nas conversas de internet vi apontar que englobando os serviços digitais, etc., nem sequer havia desequilibrio comercial, e que podiam pelo menos ter ameaçado ir taxar essa parte.

Mas não interessa, a asneira foi feita em 2014, e agora os sabujos continuam a sê-lo - somos governados por gente que não está lá para defender os interesses dos povos europeus.

Sei que é difícil engolir sapos, mas qual seria a necessidade de escalar a situação agora, quando precisamos de estabilidade se as tarifas têm uma alta probabilidade de serem anuladas? pela própria lei dos estados unidos?

Com uma pequena inversão do dolar nestes últimos 15 dias... a coisa já melhorou um bocadinho. Mas ainda me está a impactar.

py3VYSX.png

Agora que chegámos ao fim de Julho e quando já estava também verde (na pior posição)...parece que vai ser "sol de pouca dura".

JDZYGeG.png

Apesar de hoje ter atingido novo máximo histórico nos 6427 pontos, o esperado pullback do S&P500 está-se a iniciar... Discordam?

Agora que chegámos ao fim de Julho e quando já estava também verde (na pior posição)...parece que vai ser "sol de pouca dura".

JDZYGeG.png

Apesar de hoje ter atingido novo máximo histórico nos 6427 pontos, o esperado pullback do S&P500 está-se a iniciar... Discordam?

No meu ponto de vista há evidências que sim, correção, os máximos dos últimos tempos não são justificados e inflado.

Nas minhas americanas tive 2 stop loss hoje quase que ao mesmo tempo em queda acentuada sem justificação, estou analisar.

Edit: queda em toda a linha mesmo com lucros das magníficas é mau sinal.

Na Europa estamos no olho do furacão...

Enfim é assim

Last edited:
SP500_20250731_ML.png

Olhando pelo prisma dos pitchforks, S&P500, num gráfico a 2 anos só com preços de fecho, o S&P está num momento de observação.

No fork HLH a aprox 1 ano, o que se vê é que por volta de Março, a descida testou 2 vezes a linha média(setas amarelas) e à terceira conseguiu furar em direcção à linha média inferior, ou MLL (vermelho).

A queda foi abrupta mas com paragem bem determinada pela linha média inferior (laranja), houve uma segunda tentativa de testar a MLL mas, se não retesta e perde força, a hipótese é de inversão (azul). Padrão da regra de Hagopian.

A recuperação foi igualmente galopante, parando apenas na ML (verde) mas no reteste passou bem (rosa).

A partir daqui a linha média superior, MLH, é o alvo (branco). Já está na zona de testes. Agora é esperar e ver o que vai fazer.

Prognósticos; vai testar a MLH 1 ou 2 vezes e é hora de decidir.

Apostando na queda pois claramente está a bater em máximos:
- no reteste à MLH, entrada quando atingi-la (aprox 6400 se fosse amanhã)
- stop 1.5 vezes o jitter dos 1ºs testes: seta amarela e verde, o que dará aprox 80 ptos acima do ponto de entrada.
- 1º target ML (aprox 5800 ou 7.xx% de potencial imediato)
- 2º target MLL

Agora, antes pequenos ganhos que grandes perdas. Risk management é essencial.

Potencial ganho no target 1: 8.xx% - custos - 1 ou 2% se demorar pois o declive é oposto ao da aposta.
Potencial ganho no target 2: 18% - custos - 4 ou 5% se demorar
Perda por stop imediato: 1.xx% + custos
Risco extra: aposta contra declive exige atenção.
Prazo: alguns meses.

Se chegar à zona roxa, baixar stop para zona magenta
Se chegar ao 1º target, baixar stop para zona roxa,
Se chegar à linha castanha, baixar stop para ML
Se chegar à linha cinza baixar stop para zona castanha

Se o fazia? Não, alguns meses de investimento por 6 a 8% não deverá compensar.

A acção que deu as indicações de entradas desenrolou-se em 6 meses, apesar das descidas serem mais rápidas, assuma-se que demorará uns 5 meses a chegar ao 2º target, se chegar.

Se fosse atómico, o 2º target é +- nos 5167 (ganho de 18.5% - custos). Em 31/Dez este target é nos 5425. logo o ganho já seria 14.4-custos. 5 meses devoram 25% do lucro pela aposta contrarian ao fork. Apostas no sentido do fork são bem mais interessantes pois o tempo joga a nosso favor.

Eu não vou trader activo pois não tenho tempo para tal mas as Median Lines sempre me despertaram interesse. Sou um mero curioso pelo que poderei não estar a cumprir todas as regras das median lines mas sempre dará para se discutir um pouco o cenário e talvez encontrar quem também use este sistema de AT.

São um bom método mas exige muito trabalho e esforço até se dominar os detalhes e nuances.

Era interessante ver o resultado daqui a uns meses disto 😅

Vamos a ver se consigo meter a imagem 😥

Attachments

• SP500_20250731_ML.png
    SP500_20250731_ML.png
    129.6 KB · Views: 0

Olhando pelo prisma dos pitchforks, S&P500, num gráfico a 2 anos só com preços de fecho, o S&P está num momento de observação.

No fork HLH a aprox 1 ano, o que se vê é que por volta de Março, a descida testou 2 vezes a linha média(setas amarelas) e à terceira conseguiu furar em direcção à linha média inferior, ou MLL (vermelho).

A queda foi abrupta mas com paragem bem determinada pela linha média inferior (laranja), houve uma segunda tentativa de testar a MLL mas, se não retesta e perde força, a hipótese é de inversão (azul). Padrão da regra de Hagopian.

A recuperação foi igualmente galopante, parando apenas na ML (verde) mas no reteste passou bem (rosa).

A partir daqui a linha média superior, MLH, é o alvo (branco). Já está na zona de testes. Agora é esperar e ver o que vai fazer.

Prognósticos; vai testar a MLH 1 ou 2 vezes e é hora de decidir.

Apostando na queda pois claramente está a bater em máximos:
- no reteste à MLH, entrada quando atingi-la (aprox 6400 se fosse amanhã)
- stop 1.5 vezes o jitter dos 1ºs testes: seta amarela e verde, o que dará aprox 80 ptos acima do ponto de entrada.
- 1º target ML (aprox 5800 ou 7.xx% de potencial imediato)
- 2º target MLL

Agora, antes pequenos ganhos que grandes perdas. Risk management é essencial.

Potencial ganho no target 1: 8.xx% - custos - 1 ou 2% se demorar pois o declive é oposto ao da aposta.
Potencial ganho no target 2: 18% - custos - 4 ou 5% se demorar
Perda por stop imediato: 1.xx% + custos
Risco extra: aposta contra declive exige atenção.
Prazo: alguns meses.

Se chegar à zona roxa, baixar stop para zona magenta
Se chegar ao 1º target, baixar stop para zona roxa,
Se chegar à linha castanha, baixar stop para ML
Se chegar à linha cinza baixar stop para zona castanha

Se o fazia? Não, alguns meses de investimento por 6 a 8% não deverá compensar.

A acção que deu as indicações de entradas desenrolou-se em 6 meses, apesar das descidas serem mais rápidas, assuma-se que demorará uns 5 meses a chegar ao 2º target, se chegar.

Se fosse atómico, o 2º target é +- nos 5167 (ganho de 18.5% - custos). Em 31/Dez este target é nos 5425. logo o ganho já seria 14.4-custos. 5 meses devoram 25% do lucro pela aposta contrarian ao fork. Apostas no sentido do fork são bem mais interessantes pois o tempo joga a nosso favor.

Eu não vou trader activo pois não tenho tempo para tal mas as Median Lines sempre me despertaram interesse. Sou um mero curioso pelo que poderei não estar a cumprir todas as regras das median lines mas sempre dará para se discutir um pouco o cenário e talvez encontrar quem também use este sistema de AT.

São um bom método mas exige muito trabalho e esforço até se dominar os detalhes e nuances.

Era interessante ver o resultado daqui a uns meses disto 😅

Vamos a ver se consigo meter a imagem 😥

Eu não uso, mas não deixo de concluir que tua análise é ótima.

Só teria o ponto de atenção que, neste caso, para o contexto, na minha opinião, esse tipo de análise não é fiável.
Ela é mais confiável quando o mercado está dentro da normalidade, sem pressão política ou necessidade de notícias. Entretanto, isso é claro, apenas e só uma opinião.
A situação actual parece ser uma exaustão depois de um forte rally. em princípio , até trump abrir a boca outra vez [:D][:D][:D]

Back