Bolsa e investimentos

Tenho menos de 10k para investir, costumava meter em DP's mas está tudo a menos de 1% a gozar com quem é pobre, que alternativas há para investir e a render melhor?

Tenho menos de 10k para investir, costumava meter em DP's mas está tudo a menos de 1% a gozar com quem é pobre, que alternativas há para investir e a render melhor?

Depende do nível de risco que aceitas correr....
SP500, BTC, Crypto....

Desde que dê algum dinheiro e eu não tenha que andar a estudar mercados. Meter dinheiro, esquecer e depois ir busca-lo.

Meio caminho para a desgraça se for algo com potencial mais alto (mas maior risco)

Basicamente:
Prazo em que não vais mexer no dinheiro
Quanto estás disposto a perder a meio do percurso
A partir de quanta perda começas a perder o sono
Se perderes 50% desse dinheiro vais passar fome?
O que sabes de mercados?
Esse dinheiro pode ficar fechado enquanto está investido?
Tens algum dinheiro investido em que instrumentos?

Basicamente:
1º - Nunca colocar os ovos todos no mesmo cesto. Tipo tudo acções, tudo depósitos a prazo, tudo ouro, tudo imobiliário, tudo Bond, etc... Há correlações negativas que podem cortar lucros quando a coisa corre bem mas seguram a carteira quando começa a azedar.

Se não estás disposto a ver torrar mais que 5-10% do dinheiro, acções estão fora, mas com isso também metes as expectativas de retorno também baixas, para não dizer nulas ou até ligeiramente negativas tendo em conta a inflação. A aversão ao risco tem o seu custo.

Se não queres correr muitos riscos, o prazo é grande (anos) e confias que o país não vai à falência, podes investir em Certificados de Aforro que mais não é que Obrigações do Tesouro de Portugal. Neste momento deverão estar em linha com os depósitos a prazo mas tens a bonificação do tempo (ou tinhas noutras séries, já não olho para isso há tempos)

Se aceitas risco começa a ler Boogles, Lazy Portfolio, Couch Potato que são investimentos como dizes: meter e esquecer.

Os Lazy são para investir para a reforma, olhando 1 ou 2 vezes por ano para o bolo e ir reequilibrando com os reforços que possas vir a fazer. Nos países em que são as pessoas a assegurar a sua reforma, são uma das formas mais fáceis de investir sem recorrer a "experts".

Promessas de 10% ao ano com 0 risco são SCAM. Não há almoços grátis sem trabalho no que toca a investimentos.

Cuidado com os "brokers", correctoras ou bancos que usas para investir. Uma má escolha poderá devorar-te todo o rendimento ou até capital via comissões de compra/venda, custódia, serviço, etc....

Acho que se quiseres alguma diversificação de forma simples estes fundos Vanguard LifeStrateg​ podem ser interessantes porque tem ações e obrigações.

https://www.youtube.com/watch?v=6DPbl_dozj4

O PPR alves ribeiro tambem acho bom.

Depois há todo um mundo que podes explorar, podes montar um portfolio com SP500, ouro e bonds por exemplo e reduzes a volatilidade.

E depois há os conceitos de diversificação...
Eu durante muito tempo queria acções + obrigações + ouro + real estate.

Hoje em dia SP500 já é pra mim "diversificação" suficiente..... 500 empresas...

Por vezes adicionar mais coisas diversifica mas não reduz riscos, só serve para atrasar....

para PPR há quem use a seguinte aproximação:

(100 - idade) * MSCI World + idade * BND.

A ideia é conforme a idade avança, se vá diminuindo o risco.

Amanhã 1º corte da Fed nas taxas de juro..
Corte este que já está incorporado nos mercados. Importante será pelas 14h30 dos USA a palestra do Powell...

Mais propostas, espero que neste orçamento apareça alguma coisa.. para mim o 401K era o ideal até uns 20K anuais.

https://eco.sapo.pt/2025/09/16/brux...-fiscal-para-libertar-poupancas-das-familias/

O problema é que estados mais "estatistas", que se sentem donos das pessoas, não querem.

Isso implica reconhecer que as pessoas não se podem fiar apenas na Segurança Social e no Estado "paizinho" e terão que fazer os seus próprios planos de reforma....

Mas para tal acontecer o estado terá que baixar a fasquia dos descontos para a SS que neste momento está nos 34.75% do salário bruto de uma pessoa e isso iria causar a implosão do sistema actual pois muitos estão a receber reformas muito desfasadas dos descontos que fizeram

Isto para não falar de que se está a dar dinheiro a pessoas que deviam era estar a contribuir para a Segurança Social e para o país.

Last edited:
O problema é que estados mais "estatistas", que se sentem donos das pessoas, não querem.

Isso implica reconhecer que as pessoas não se podem fiar apenas na Segurança Social e no Estado "paizinho" e terão que fazer os seus próprios planos de reforma....

Mas para tal acontecer o estado terá que baixar a fasquia dos descontos para a SS que neste momento está nos 34.75% do salário bruto de uma pessoa e isso iria causar a implosão do sistema actual pois muitos estão a receber reformas muito desfasadas dos descontos que fizeram

Isto para não falar de que se está a dar dinheiro a pessoas que deviam era estar a contribuir para a Segurança Social e para o país.

O que está a ser feito na SS é que os que descontam agora estão a pagar as reformas de agora e depois vão receber 40%, quando o que devia ser feito era no mínimo distribuir o corte por todos.
Mas pronto isso é chover no molhado, andamos agora todos contentes com os imigrantes a pagar as reformas.

Vale sim senhor.

A Europa tem que deixar de ser o totó que tem políticas verdes, enquanto os concorrentes emitem CO2 à vontade.

Seria importante perceber quantos destes empregos perdidos não vão para reformas antecipadas (que os trabalhadores até agradecem).

Não colocando em questão a questão ambiental.

O que está a ser feito na SS é que os que descontam agora estão a pagar as reformas de agora e depois vão receber 40%, quando o que devia ser feito era no mínimo distribuir o corte por todos.
Mas pronto isso é chover no molhado, andamos agora todos contentes com os imigrantes a pagar as reformas.

Mais justo seria fazer uma proporção do valor descontado durante a vida de trabalho calculando os anos em falta para atingir a esperança média de vida existindo um mínimo relativo ao valor de subsistência.

Isto sim, existiria solidariedade intergeracional e ao mesmo tempo uma reforma de acordo com os descontos efetuados.

Meio caminho para a desgraça se for algo com potencial mais alto (mas maior risco)

Basicamente:
Prazo em que não vais mexer no dinheiro
Quanto estás disposto a perder a meio do percurso
A partir de quanta perda começas a perder o sono
Se perderes 50% desse dinheiro vais passar fome?
O que sabes de mercados?
Esse dinheiro pode ficar fechado enquanto está investido?
Tens algum dinheiro investido em que instrumentos?

Basicamente:
1º - Nunca colocar os ovos todos no mesmo cesto. Tipo tudo acções, tudo depósitos a prazo, tudo ouro, tudo imobiliário, tudo Bond, etc... Há correlações negativas que podem cortar lucros quando a coisa corre bem mas seguram a carteira quando começa a azedar.

Se não estás disposto a ver torrar mais que 5-10% do dinheiro, acções estão fora, mas com isso também metes as expectativas de retorno também baixas, para não dizer nulas ou até ligeiramente negativas tendo em conta a inflação. A aversão ao risco tem o seu custo.

Se não queres correr muitos riscos, o prazo é grande (anos) e confias que o país não vai à falência, podes investir em Certificados de Aforro que mais não é que Obrigações do Tesouro de Portugal. Neste momento deverão estar em linha com os depósitos a prazo mas tens a bonificação do tempo (ou tinhas noutras séries, já não olho para isso há tempos)

Se aceitas risco começa a ler Boogles, Lazy Portfolio, Couch Potato que são investimentos como dizes: meter e esquecer.

Os Lazy são para investir para a reforma, olhando 1 ou 2 vezes por ano para o bolo e ir reequilibrando com os reforços que possas vir a fazer. Nos países em que são as pessoas a assegurar a sua reforma, são uma das formas mais fáceis de investir sem recorrer a "experts".

Promessas de 10% ao ano com 0 risco são SCAM. Não há almoços grátis sem trabalho no que toca a investimentos.

Cuidado com os "brokers", correctoras ou bancos que usas para investir. Uma má escolha poderá devorar-te todo o rendimento ou até capital via comissões de compra/venda, custódia, serviço, etc....

Obrigado.
PPR Alves Ribeiro já tenho, assim como tenho algum em obrigações da Mota Engil, o resto costumava colocar em DP's mas isto agora está muito mau. Queria algo até 2 anos que dê para colocar a render, depois reavalio o mercado, pensei em colocar num ETF (nunca o fiz antes), mas só compensa a médio e longo prazo, e não preciso deste dinheiro para comer, tenho a conta corrente que me permite viver (não sou rico, mas sou poupado).

Outra questão que vale para todos: colocar uns 500€ de um adolescente a render na XTB, que recomendam? A ideia é ter dinheiro a render depois quando ele tiver 25 anos ter acesso ao quinhão dele.

Se for para render a +10 anos, algo como acções mundiais.

Cuidado que há bancos a cobrar apenas e só por teres ETF/acções. Nesse caso fundos de investimento poderão ser alternativa.

Tens, por exemplo, o Pictet USA index que é um tracker do S&P500.

Em relação ao índice tem um desfasamento de 1%, o que irá ser aprox 5€ nesses 500€. Se for um ETF, perdes uns 50-60 cêntimos (0,1-0.12%) mas se o banco cobrar-te 40 ou 50€ por ano em comissões de compra/venda/custódia lá se vai a diferença.

Há que estudar um pouco.

Sobre obrigações... porque ter obrigações específicas de uma empresa? Para isso investe-se num Funto/ETF Corporate Bonds e terás uma grande diversificação. Assim estás a correr todo o risco de Mota Engil. Se hipotéticamente ela falir, ficas com 0. Se ela fizer parte do cabaz de obrigações corp europeu, essa morte corresponderá a perder no máximo 0.02%, ou seja, é diluído.

Fundos tipo LU1914597502 dá para investir a partir de 12€. O que é fantástico e qualquer um deveria investir nem que fosse 15€ por mês para a reforma.

Há uma miríade de fundos e ETFs acessíveis. Qualquer um poderia poupar nem que fosse um bocadinho se soubesse que este tipo de coisas está acessível e tivesse um bocadinho de conhecimento além dos DPs.

E depois há os conceitos de diversificação...
Eu durante muito tempo queria acções + obrigações + ouro + rel estate.

Hoje em dia SP500 já é pra mim "diversificação" suficiente..... 500 empresas...

Por vezes adicionar mais coisas diversifica mas não reduz riscos, só serve para atrasar....

Não sou capaz de ter tudo ou quase tudo em ETF de acções. Tenho também imobiliário a receber rendas.

Psicologicamente, um ETF são meros números num ecrã.

Lojas e apartamentos oferecem alguma "realness" ao activo.

Outra questão que vale para todos: colocar uns 500€ de um adolescente a render na XTB, que recomendam? A ideia é ter dinheiro a render depois quando ele tiver 25 anos ter acesso ao quinhão dele.

Eu faço isso na XTB aos meus 2 filhos há cerca de 2 anos. A XTB permite ter até 4 sub-contas, então abri uma sub-conta para os filhos onde criei um “Plano de investimento” para cada um. No plano de investimento podes diversificar com os produtos que quiseres, por exemplo ETFs sp500, nasdaq100, ouro, etc, e definir percentagens de alocação. Quando fazes um reforço, a XTB vai comprar os activos escolhidos das percentagens definidas.
Actualmente contam com uma valorização de quase 20% nos 2 anos.

Se alguém quiser abrir conta na XTB posso fornecer link de convite com oferta de 45€ em ações fracionadas.

Edit: fiz uma simulação rápida sem grandes invenções. Este plano, com estas configurações permite reforços a partir de 15€ e nos últimos 5 anos teve uma valorização de 108,4%
IMG_6597.jpg

Attachments

• IMG_6597.jpg
    IMG_6597.jpg
    80 KB · Views: 0
  • IMG_6597.jpg
    IMG_6597.jpg
    80 KB · Views: 0
Last edited:
Back