Bolsa e investimentos

Quem é que diz que a REN vale muito mais?

Para mim, dado a enorme dívida da REN e o mercado onde se enquadra (com risco regulatório), não vale o preço actual. Considero, pois, que há bastantes outras empresas que tem maior potencial no longo prazo (mesmo nesta altura).

:sh) Até os 2,75€ com que foi lançada me parecem um tudo nada altos e só se justificou esse preço devido ao clima ligeiramente eufórico que se vivia e ainda se vive... Mas se toda a gente pensasse igual, isto não funcionava...

Gostava de ouvir opiniões...

Disclaimer: Não tenho REN nem pretendo ter nos próximos tempos.

hmm.. por acaso fui buscar as análises de setembro do analista BPI da REN (Enrique S. Manrique) e ele dá um fair value de 3.15€ e um price target de 3.60€...

estranho, hoje li uma notícia no DN de ontem, em que uma análise do BPI lançava as acções da REN num máximo de 4,6 ou num mínimo de 2,60...[;)]

Boas pessoal,

neste momento estou a por algum dinheiro de parte para a possível compra de uma casa e afins. Os planos com a minha miuda são, num prazo +/- de 3 anos comprar-mos casa. Por agora temos aproximadamente 1100€. Há algum produto que eu possa subscrever até findar esse prazo?

O objectivo é também todos os meses ser feito um depósito para acrescentar ao valor que indiquei à pouco.

Podem ajudar-me? Ou dar algumas luzes? A única coisa que ainda tenho algumas luzes é só mesmo ao nível de certificados de aforro, mas esses não me permitem fazer depósitos para acrescentar ao valor já colocado em certificados.

Cumps.

E quanto à minha situação ninguém me pode dar umas dicas?

E quanto à minha situação ninguém me pode dar umas dicas?

Depende sempre do risco que se quer assumir...

Mas, tendo em conta que são valores baixos e não dão para arriscar muito, sugeria que optasses por depósitos a prazo com taxas superiores ao CA.

Naturalmente que com valores baixos é difícil rentabilizar muito, mas mais vale pouco que nada...

Neste caso, sugiro depósitos on-line que os bancos têm, pois são de curta duração e com taxas elevadas.
Por exemplo no ActivoBanco 7 há um a UM mês com 7,2% líquidos anuais, ou seja, 0,6% líquidos num mês.

[:cool:]

Para esse horizonte temporal (apenas 3 anos) e para esse requisito (juntar uns poucos de vez em qdo) lembro-me de fundos, concretamente fundos de tesouraria.

No entanto, há fundos de tesouraria expostos a activos de algum risco (!).
É estudar bem a questão com o gestor de conta

Investimentos

Investimentos

Deixo aqui uma pergunta ao pessoal que entende de €papel€

Onde investir 3000€, sem risco de os perder e obter algum lucro?

obrigado

Deixo aqui uma pergunta ao pessoal que entende de €papel€

Onde investir 3000€, sem risco de os perder e obter algum lucro?

obrigado

Com essa quantia não consegues mto... Uma aplicação a 6 meses talvez consigas um retorno de 150/200eur.

Investe num fundo indexado á Euribor.
Podes consultar aqui o "super deposito" do banco popular: http://www.bancopopular.pt/?idm=1328.
Isto para investimentos a curto prazo.

Se quiseres a longo prazo, tens sp os produtos estruturados que têm maior rentabilidade, mas corres o risco de que quando atingir a maturidade, ficares com o mesmo dinheiro que lá puseste.

Investe num fundo indexado á Euribor.
Podes consultar aqui o "super deposito" do banco popular: http://www.bancopopular.pt/?idm=1328.
Isto para investimentos a curto prazo.

Se quiseres a longo prazo, tens sp os produtos estruturados que têm maior rentabilidade, mas corres o risco de que quando atingir a maturidade, ficares com o mesmo dinheiro que lá puseste.

Sem risco nenhum, só se for mesmo um Depósito a Prazo ou um fundo de tesouraria. O retorno nunca será grande coisa, dado que o capital também não é muito. Deve ser possível conseguir num DP cerca de 2,5%/ano, o que pelo menos serve para cobrir a inflação.

Fundos indexados a índices têm risco, e fundos estruturados então nem se fala (os que têm capital garantido são uma minoria). De qualquer modo, o horizonte deste tipo de investimento é sempre de médio prazo. A 6 meses não dá para ir muito longe.

Última edição:
Sem risco nenhum, só se for mesmo um Depósito a Prazo ou um fundo de tesouraria. O retorno nunca será grande coisa, dado que o capital também não é muito. Deve ser possível conseguir num DP cerca de 2,5%/ano, o que pelo menos serve para cobrir a inflação.

Fundos indexados a índices têm risco, e fundos estruturados então nem se fala (os que têm capital garantido são uma minoria). De qualquer modo, o horizonte deste tipo de investimento é sempre de médio prazo. A 6 meses não dá para ir muito longe.

2.5% actualmente é muito, muito pouco, mesmo para 3.000€. Acho que podes conseguir 4% com algum esforço, se achares que vale a pena. 3.000€ a 4% rende qualquer coisa como 120 Euros ao ano. Tens de descontar o IRS, que é à taxa de 20% e ficas com 96 Euros líquidos / ano. Não é muito mas sempre é melhor do que estar parado.
Penso que consegues os 4% para um DP se fores bastante chato... :) a taxa máxima que os bancos estão a praticar é mais ou menos 5.5%, mas para valores bastante superiores. No entanto, tens uma campanha no Barclays onde podes fazer um DP até 15 de Janeiro à taxa de 8% brutos (6.4% líquidos). O dinheiro começa a contar no dia em que lá puseres e acaba em 15 de Janeiro. No teu caso, se meteres o dinheiro HOJE, no dia 15 de Janeiro tens lá qualquer coisa como 43 Euros limpinhos. Nada mau para um prazo tão pequeno (não vais encontrar nada parecido, garanto).

Só uma chamada de atenção: Cuidado com os D.P. que pagam grandes taxas, porque normalmente no fim do prazo, convertem para um PPR ou para um fundo, e nem dás conta... quando vês já assinaste e nem sabes o quê...

Obs: O dep. 8% do Barclays não converte em nada.. no dia 15 de Janeiro tens capital + juros na conta a ordem.
Cumps

Eu expliquei me mal.
O que eu quis dizer foi que seja qual for o tipo de deposito ou fundo (seja ele de baixo risco, médio risco ou risco elevado), o pior que pode acontecer é que findo o prazo estipulado, ficar com a mesma quantia que depositou anteriormente.
Como o user referiu que queria um investimento onde n perdesse o dinheiro que iria depositar, eu falei nos fundos, pk de facto, se depositar 3000 eurs, na pior das hipoteses irá ficar a mesma com os 3000 euros.

Agr se achares que daqui por 5 anos n precisas do dinheiro, eu investia num fundo de medio/alto risco.

Agr se precisares do dinheiro daqui por 6 meses, investe num de baixo risco.

Já sabes é que a percentagem de juros é baixa, ms se o dinheiro tiver a "apodrecer" na conta a ordem, sp é melhor 2% ao ano do que nada.

Agr se quiseres arriscar a serio, tens sp a bolsa, nomeadamente acções e Warrants, mas ai corres o risco de ficares sem dinheiro nenhum.

2.5% actualmente é muito, muito pouco, mesmo para 3.000€. Acho que podes conseguir 4% com algum esforço, se achares que vale a pena. 3.000€ a 4% rende qualquer coisa como 120 Euros ao ano. Tens de descontar o IRS, que é à taxa de 20% e ficas com 96 Euros líquidos / ano. Não é muito mas sempre é melhor do que estar parado.
Penso que consegues os 4% para um DP se fores bastante chato... :) a taxa máxima que os bancos estão a praticar é mais ou menos 5.5%, mas para valores bastante superiores. No entanto, tens uma campanha no Barclays onde podes fazer um DP até 15 de Janeiro à taxa de 8% brutos (6.4% líquidos). O dinheiro começa a contar no dia em que lá puseres e acaba em 15 de Janeiro. No teu caso, se meteres o dinheiro HOJE, no dia 15 de Janeiro tens lá qualquer coisa como 43 Euros limpinhos. Nada mau para um prazo tão pequeno (não vais encontrar nada parecido, garanto).

Só uma chamada de atenção: Cuidado com os D.P. que pagam grandes taxas, porque normalmente no fim do prazo, convertem para um PPR ou para um fundo, e nem dás conta... quando vês já assinaste e nem sabes o quê...

Obs: O dep. 8% do Barclays não converte em nada.. no dia 15 de Janeiro tens capital + juros na conta a ordem.
Cumps
Olha que esses 8% brutos são TANB .

( pelo que percebi seriam 8% (6,5) se estivésse lá durante um ano, mas como está poucos meses... )

:confused:

Olha que esses 8% brutos são TANB .

( pelo que percebi seriam 8% (6,5) se estivésse lá durante um ano, mas como está poucos meses... )

:confused:

As taxas dos D.P. são sempre anuais. São calculadas em proporção ao tempo do depósito numa base de 365 dias.

por exemplo, um Depósito de 10.000 Euros a 60 dias com taxa de 5% rende 500 Euros / ano.
Pegas nos 500 Euros, divides por 365 dias, multiplicas por 60. Não te esqueças de no fim descontar 20% de IRS.

Eu expliquei me mal.
O que eu quis dizer foi que seja qual for o tipo de deposito ou fundo (seja ele de baixo risco, médio risco ou risco elevado), o pior que pode acontecer é que findo o prazo estipulado, ficar com a mesma quantia que depositou anteriormente.
Como o user referiu que queria um investimento onde n perdesse o dinheiro que iria depositar, eu falei nos fundos, pk de facto, se depositar 3000 eurs, na pior das hipoteses irá ficar a mesma com os 3000 euros.

Agr se achares que daqui por 5 anos n precisas do dinheiro, eu investia num fundo de medio/alto risco.

Não sei de que tipo de fundos estás a falar, mas estás enganado. Em qualquer fundo, seja ele de baixo, médio ou alto risco podes, para além de não ganhar nada, perder capital. Imagina que metes 10.000 Euros no fundo XPTO e que a cotação é de 6,5 por unidade. Se ao fim de 15 dias a cotação cair para 5,5 (acontece)... já perdeste nessa brincadeira 1500 Euros. A diferença entre os fundos de baixo, médio e alto risco está explícita no nome... os de baixo risco investem principalmente em empresas bastante estáveis (por exemplo, há fundos compostos por acções apenas de empresas do PSI20).
A única aplicação que não implica risco é o depósito a prazo, Os fundos têm sempre a sua componente de risco, a não ser que o banco garanta o capital do fundo em caso de perda acentuada (o que não é nada normal)
Cumps

Não sei de que tipo de fundos estás a falar, mas estás enganado. Em qualquer fundo, seja ele de baixo, médio ou alto risco podes, para além de não ganhar nada, perder capital. Imagina que metes 10.000 Euros no fundo XPTO e que a cotação é de 6,5 por unidade. Se ao fim de 15 dias a cotação cair para 5,5 (acontece)... já perdeste nessa brincadeira 1500 Euros. A diferença entre os fundos de baixo, médio e alto risco está explícita no nome... os de baixo risco investem principalmente em empresas bastante estáveis (por exemplo, há fundos compostos por acções apenas de empresas do PSI20).
A única aplicação que não implica risco é o depósito a prazo, Os fundos têm sempre a sua componente de risco, a não ser que o banco garanta o capital do fundo em caso de perda acentuada (o que não é nada normal)
Cumps

Há fundos de capital garantido...

Voltar
Superior