Bolsa e investimentos

Creio que e EDP já se tinha comprometido a não colocar as suas acções à venda.
A explicação parece residir noutra coisa, que se for verdade é, a meu ver, uma grande vigarice. Pode não ser ilegal (e acredito que não seja), mas revela alguma má fé. Vejam a notícia da Reuters:

"Preço OPS EDP-Renováveis é justo, tem potencial - CFO

04/06/2008

LISBOA, 4 Jun (Reuters) - O preço fixado pela EDP-Renováveis na Oferta Pública de Subscrição (OPS) era o valor justo e tem potencial para os accionistas da empresa, disse Rui Teixeira, Chief Financial Officer (CFO) da EDPR.
Adiantou que a descida que a EDPR registou hoje em bolsa se deve ao "mau dia do mercado" e justifica o forte volume de acções negociado com o empréstimo de acções que a EDP-Energias de Portugal fez a institucionais, para que estes pudessem já hoje vender e comprar acções da EDPR.
A EDPR, que se estreou hoje na Euronext Lisbon, fechou a cair 4,37 pct para o mínimo de 7,65 euros com 47.179.757 acções negociadas, face à descida de 3,21 pct da par espanhola Iberdrola Renovables .
O preço fixado na OPS foi de 8,0 euros por acção.
"O preço que decidimos fixar é o preço justo. Tinhamos a oferta coberta seis vezes pelos institucionais. É um preço que satisfaz os accionistas da EDP e tem potencial para os accionistas da EDPR", afirmou, à Reuters, o CFO da EDPR.
A EDP vendeu 25 pct da EDPR numa Oferta Pública Inicial que avalia a segunda maior empresa cotada de energia eólica em 7.200 milhões de euros.
A tranche relativa ao público, que representa cinco pct do capital, começou hoje a negociar na bolsa portuguesa e os restantes 20 pct relativos aos institucionais começam a negociar no dia 6 de Junho.
"Foi um mau dia no mercado. O valor de uma empresa nunca se se deve medir pela evolução da acção num só dia. Nada mudou nos fundamentais da empresa", adiantou o CFO da EDPR.
(Por Elisabete Tavares) ((---Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
"
Parece-me mto grave essa situação.

Então se não estava no prospecto grande ainda pior.

Diz um Rui qq coisa, será que foi o tal CFO?:

Mas foram negociadas mais acções do que as disponíveis. Como se explica isso?Só na sexta-feira é que formalmente os institucionais podem transaccionar as acções adquiridas. Mas conforme consta do prospecto, a EDP emprestou aos institucionais 150 milhões de títulos [montante equivalente à oferta na venda directa], e daí este elevado volume. O objectivo foi criar liquidez no primeiro dia. Senão estariam disponíveis apenas 41 milhões de acções dos pequenos subscritores, o que daria um volume muito inferior.

A sessão inciail da EDPR deve ter sido a mais esqueista de sempre em Pt!

Vejam este dado:

Olhando para os lotes transaccionados, conclui-se que só 3156 ordens corresponderam a títulos adquiridos por pequenos subscritores da OPS. O que significa que a larga maioria dos investidores está a seguir uma estratégia de longo prazo, seguindo o apelo deixado por António Mexia na sessão especial de bolsa de segunda-feira

A fonte de td é o JdN.

Parece-me mto grave essa situação.

Então se não estava no prospecto grande ainda pior.

Estava no prospecto. vinha escrito numa alinea qualquer.

A grande questão é: O que será que irá acontecer á cotação na sexta feira, quando os institucionais estiverem oficialmente no mercado?

Esqueci-me de dizr que o BPI está em direcção a um abismo!

Os direitos têm sido pco negociados (esperam que tenham contratods de tomada firme) em grande desvalorização (ok 15% equivale a queda de apenas .02 cent), a cotação do titulo é igual à que foi proposta no aumento de capital e o pior de tudo é a incerteza com o negócio Angolano.

A única coisa boa é que tem bons accionistas de referência que em principio não deixam o BPI cair e devem comprar os direitos.
Hj lá estão a subir como se previa, com a alavanca do accionista de referência.

É a diferença entre accionista de referência esperto e não tão esperto. O la Caixa compra BPI a preço de saldo = Estes dias + aumento de capital.

Os do bcp compram a preço ultra-inflacionado. Penso que no auje da pressão compradora chegaram a €4,5 hj estão a 1/3 desse valor!

Com a aproximação ao valor da Opv surgem as primeiras avaliações.

EDP Renováveis 2008-06-06 00:05
Caixa avalia acções das Renováveis em 10,27 euros

Empresa vale entre 8,5 e 10 mil milhões de euros segundo o CaixaBI, um dos chefes do consorcio na OPV da EDP Renováveis.

Pedro Latoeiro e Pedro Carvalho

O CaixaBI, um dos bancos responsáveis pela OPV da EDP Renováveis, avalia a empresa entre 8,5 e 10 mil milhões de euros, o que representa um valor médio por acção de 10,27 euros.

“Considerando as nossas estimativas para a EDP Renováveis chegámos a um ‘enterprise value’ entre 8,5 e 10 mil milhões de euros”, pode ler-se numa análise do CaixaBI a que o Diário Económico teve acesso.

Isto significa que a avaliação mais baixa do Caixa BI supera o preço máximo do intervalo da OPV. É que os 8,5 mil milhões de euros correspondem a 9,42 euros por cada título da Renováveis e o intervalo da operação oscilava entre 7,40 e 8,90 euros.

Já considerando a avaliação mais optimista do CaixaBI, de 10 mil milhões de euros, as acções da subsidiária da EDP valem 11,12 euros.

De qualquer forma, estes números são boas notícias para os investidores que participaram na OPV, pagando 8 euros por acção. Isto porque a avaliação média do banco, de 10,27 euros, atribui um potencial de valorização de 29% às acções da Renováveis, que ontem fecharam nos 7,95 euros.

Deste modo, um investidor que tenha comprado 310 acções da EDP Renováveis na OPV, por exemplo, pode obter ganhos de 704 euros se conseguir vender os títulos por 10,27 euros. Já quem adquiriu 150 títulos pode ter, nas mesmas condições, mais-valias de 340 euros.

Forças e fraquezas
O suporte financeiro do grupo EDP, maior accionista da empresa com 75% do capital, e o “apoio político” no sector das renováveis são alguns dos pontos fortes da empresa, segundo o CaixaBI. O banco também sublinha que o facto da EDP Renováveis ser líder em alguns países onde opera joga a favor da quarta maior eólica do mundo.

A “fraqueza dos Estados Unidos” e a “elevada complexidade e pouca visibilidade de alguns mercados” são, por seu turno, alguns dos pontos fracos identificados pelo CaixaBI. Os analistas do banco frisam ainda que eventuais “alterações na regulação” do sector e o “aumento dos custos de investimento” podem ameaçar o desempenho da EDP Renováveis.

Lucros de 40 milhões
No mesmo documento, o CaixaBI afirma esperar que a subsidiária da EDP termine o exercício de 2008 com lucros líquidos de oito milhões de euros. Para 2009, as estimativas do banco apontam para um resultado líquido de 30 milhões de euros e para 2012 de 40 milhões.

EDP foi “heroína dos resultados” no sector europeu
O banco norte-americano JP Morgan considera que a EDP foi a “heroína dos resultados” entre as ‘utilities’ europeias no primeiro trimestre. O banco destaca que, neste período, o EBITDA (’cash flow’ operacional) da eléctrica portuguesa superou em 8% a média das previsões reunidas pela Bloomberg. No mesmo documento, a JP Morgan diz esperar que a EDP continue a apresentar um forte desempenho até ao final do ano. “A EDP deve continuar a ter uma forte ‘performance’ no que resta de 2008”, pode ler-se numa nota de investimento. A equipa de analistas liderada por Chris Rogers tem um preço-alvo de cinco euros para a eléctrica liderada por António Mexia, que representa um potencial de subida de 28,5%, face aos 3,89 euros com que as acções terminaram a sessão de ontem. Desde o início do ano, a EDP acumula perdas de 13% na bolsa de Lisboa.

Os números

- O Caixa - Banco de Investimento avalia a EDP Renováveis entre 8,5 e 10 mil milhões de euros, numa análise a que o Diário Económico teve acesso.

- A avaliação máxima, de 10 mil milhões, representa um preço de 11,12 euros por acção.

- A avaliação mínima, de 8,5 mil milhões, corresponde a 9,42 euros por cada título da Renováveis.

- Considerando o valor médio da avaliação do CaixaBI, as acções da subsidiária da EDP para as energias renováveis valem 10,27 euros.

- Em termos de lucros, as estimativas do banco apontam para um resultado líquido de oito milhões de euros em 2008. Para 2012, a EDP Renováveis deve atingir lucros de 40 milhões de euros.

- O CaixaBI coordenou, juntamente com o Millennium investment banking e o BESI, a OPV da EDP Renováveis.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edic...n_impresa/financas/pt/desarrollo/1131997.html

Pois, a minha carteira anda em baixo.
No entanto, estou tentado a fazer algumas compras nomeadamente BCP e Sonae Industria. Mas estou com algum receio.
Há duas semanas comprei ZON, que estava em baixa, mas depois ainda baixou mais [8b] [8b]

Vou aguardar mais uns dias...

No entanto, estou tentado a fazer algumas compras nomeadamente BCP e Sonae Industria. Mas estou com algum receio.
Há duas semanas comprei ZON, que estava em baixa, mas depois ainda baixou mais [8b] [8b]

Já agora posso-te perguntar com que fundamentos ou com que sinais, para além de estar em 'baixa', entraste na ZON ?

Foge do BCP.. é um conselho de amigo [:p]

O euro começou a subir de valor outra vez.

Estamos numa época completamente bearish. Ou se faz vendas short ou é dificil ganhar €.

Qdo inverte ainda não se sabe.

Voltar
Superior