Bolsa e investimentos

Aqui há dias Portugal adiou a maturidade de obrigações. O que aconteceu a quem tinha essas obrigações? Teve hipótese de querer receber o seu dinheiro e os juros na data anteriormente determinada? Qualquer emissora de obrigações pode empurrar a maturidade pra frente dessa forma?

Só não recebe na data inicialmente aprazada quem quis optar pelas suculentas taxas que o Estado ofereceu a quem adiasse.

No BIG a comissão de Pagamento de Cupão (obrigações) é de 2,00% Min: 2,50€

Imaginemos que a taxa de juro bruta do cupão é de 6%. Isso significa que depois de pagar IRS fica em 4,32%. Depois disso ainda paga 2% ao BIG? [:D] Então fica-se com uns miseráveis 2,32% líquidos?

No BIG a comissão de Pagamento de Cupão (obrigações) é de 2,00% Min: 2,50€

Imaginemos que a taxa de juro bruta do cupão é de 6%. Isso significa que depois de pagar IRS fica em 4,32%. Depois disso ainda paga 2% ao BIG? [:D] Então fica-se com uns miseráveis 2,32% líquidos?

Não! São 2% sobre o valor do cupão. Ou pegando no teu exemplo, são 2% dos 4,32%, isto é, 0,0864%. Ou seja, fica-se com 4,2336%.

Entrei no BCP na altura certa (0,142€) e desde aí já subiram mais de 20%... A minha questão é: Está na altura de vender, ou apesar de estar sujeito a ligeiras alterações é provável que daqui a 12-18 meses esteja ainda mais alto? Bem sei que não há certezas, mas gostava de ouvir a opinião de quem percebe mais do que eu. O dinheiro que lá tenho investido não me faz falta.

Entrei no BCP na altura certa (0,142€) e desde aí já subiram mais de 20%... A minha questão é: Está na altura de vender, ou apesar de estar sujeito a ligeiras alterações é provável que daqui a 12-18 meses esteja ainda mais alto? Bem sei que não há certezas, mas gostava de ouvir a opinião de quem percebe mais do que eu. O dinheiro que lá tenho investido não me faz falta.

Altura certa quando eu deveria ter entrado, era quando andava nos 0.08€ [8b]... Eu ainda estou vai não vai, mas se fosse a ti mantinha-as com um stop. Acredito que vão continuar a subir...

Entrei no Banif a 0.0109 e desde há 1 semana já subiram 20%. Ando um pouco angustiado com a JM (70% da minha carteira), não despega dos 14.20, quando as comprei as 14.49€. Mas acredito que os próximos tempos trarão bons ventos...

Só de me lembrar que as acções do BCP valiam mais de 5.00€ cada uma... quando agora não chegam a 0,20€. É uma desvalorização de 96% [8b] Maior especulação que isto é muito difícil!

Titanio, faz as tuas escolhas pessoais na tua vida, vive-a de acordo com os teus valores, mas não queiras ser tu a decidir como é que os outros querem viver a sua vida, gerir os seus recursos ou educar os seus filhos... Vais ver que vais ser mais feliz, e vais fazer menos ***** na vida.

[...]

Só agora li isto e fiquei francamente surpreendido! Leste algo meu em que pretendesse que alguém vivesse à minha maneira? Onde?

Quanto a fazer a minhas escolhas, sempre as fiz e continuarei a fazê-las e continuarei a comentar de acordo com esses mesmos valores!

Deste um tiro completamente ao lado, ou terá sido no próprio pé?

Altura certa quando eu deveria ter entrado, era quando andava nos 0.08€ [8b]... Eu ainda estou vai não vai, mas se fosse a ti mantinha-as com um stop. Acredito que vão continuar a subir...

Para defesa da tua própria sanidade mental não deves pensar assim. Lembra-te que as decisões são tomadas com a informação de que dispomos em cada momento. Quando as acções estavam a 0,08 vinham num movimento de descida, pelo que o receio de que continuassem quase até zero era forte. Ora, atendendo ao movimento de descida, ainda que tivesses concluído que estava na altura de entrar, provavelmente nunca entrarias, por receio, com uma posição muito forte, portanto os teus ganhos seriam sempre limitados. Além disso, entrando a 0,08 teria sido difícil resistir à tentação de vender aos 0,10 ou 0,11.
Em suma, o que eu quero dizer é que nunca devemos lamentar as nossas decisões do passado à luz de dados e informações que só foram possíveis de obter no futuro.

Só de me lembrar que as acções do BCP valiam mais de 5.00€ cada uma... quando agora não chegam a 0,20€. É uma desvalorização de 96% [8b] Maior especulação que isto é muito difícil!

Só agora li isto e fiquei francamente surpreendido! Leste algo meu em que pretendesse que alguém vivesse à minha maneira? Onde?

Quanto a fazer a minhas escolhas, sempre as fiz e continuarei a fazê-las e continuarei a comentar de acordo com esses mesmos valores!

Deste um tiro completamente ao lado, ou terá sido no próprio pé?

Isso é uma maneira errada de ver as coisas.

Já houve pelo menos 3 aumentos de capital. Por isso não se pode ver assim.

O máximo penso que foram 5,90€ ou 5,91€

Isso é uma maneira errada de ver as coisas.

Já houve pelo menos 3 aumentos de capital. Por isso não se pode ver assim.

O máximo penso que foram 5,90€ ou 5,91€

O que tem a ver o aumento de capital com o valor unitário das acções? Nada, a não ser a especulação. Quando há aumento de capital são emitidas mais acções, mas o valor unitário mantém-se, variando apenas com a oferta/procura.

Eu considerei 5.00€ vs. 0,20€ para não especular a queda. Se pegarmos nos valores mais próximos da realidade, uma descida de 5.91€ para 0,191 (valor de hoje), dá uma queda de 96.77% o que é um perfeito absurdo!!!

Atenção, quando há aumento de capital a cotação da acção ajusta. Não se mantém conforme foi dito.

Troca lá isso por miúdos. O que conheço do processo é que, com os aumentos de capital, tanto podem subir como descer, dependendo da oferta e da procura.

Se te estás a referir a desdobramentos, esses não influenciam a cotação.

Para defesa da tua própria sanidade mental não deves pensar assim. Lembra-te que as decisões são tomadas com a informação de que dispomos em cada momento. Quando as acções estavam a 0,08 vinham num movimento de descida, pelo que o receio de que continuassem quase até zero era forte. Ora, atendendo ao movimento de descida, ainda que tivesses concluído que estava na altura de entrar, provavelmente nunca entrarias, por receio, com uma posição muito forte, portanto os teus ganhos seriam sempre limitados. Além disso, entrando a 0,08 teria sido difícil resistir à tentação de vender aos 0,10 ou 0,11.
Em suma, o que eu quero dizer é que nunca devemos lamentar as nossas decisões do passado à luz de dados e informações que só foram possíveis de obter no futuro.

Eu entrei no BCP a 0,094 e não vendi, e acho que vou resistir à tentação de vender (100% de valorização).
Também entrei no Banif a 0,011 e logo depois (2 meses) caíram para 0,007. Neste momento já estou a ter lucro, mas também acho que não vou vender (17% de valorização).
O que aconselham os experts? Não preciso do dinheiro lá investido... será que daqui a 2 ou 3 anos a valorização será muito superior? Valerá a pena aumentar o investimento neste momento ou o risco é muito elevado?

Assim rapidamente, que agora não tenho tempo para aprofundar:

cotação ajustada = (Capitalização bolsista antes AC + Aumento capital) / Acções após aumento

cotação ajustada = (Capitalização bolsista antes AC + Aumento capital) / Acções após aumento

É isto. Basta pensar nos direitos de subscrição dos accionistas para perceber que há ajustamentos automáticos na cotação.

Fazendo um exercício rápido.

As acções de uma empresa valem 100 cada uma, num total de 1000 acções. O capital correspondente é de 100*1000=100.000.

Pretendendo aumentar o capital para 200.000, emite mais 1000 acções do mesmo valor. Se fizeres os cálculos, encaixa inteiramente na tua fórmula.

Por vezes os cálculos não dão certos e ou se ajusta o número de acções ou desmultiplicam-se. Esta situação acontece quando o valor de cada acção é alto ou não dá "resto zero", fruto das cotações do mercado. Aconteceu isso, se não estou em erro, com a EDP, em que houve desmultiplicação das acções.

O que é certo é que os accionistas detentores das acções anteriores à nova emissão não podem ficar prejudicados com a nova emissão e aumento do capital.

Após a emissão das acções é que tudo pode acontecer, podendo subir ou descer conforme o mercado especulativo.

Voltar
Superior