Bolsa e investimentos

Não necessariamente. Claro que houve (muitos alguéns) que aritmeticamente "perderam" dinheiro neste dia, mas isso não significa que foi um péssimo dia. Imagina uma companhia de aviação que fixa o câmbio a prazo EUR/USD porque opera na Europa mas compra o combustível em USD. Comprou há tempos uma posição longa sobre o Euro/USD a prazo para umas quantas toneladas de combustível ao câmbio X, que fechou ontem, e com isso cobriu o seu risco para a flutuações cambiais. A sua actividade não é obter ganhos financeiros especulativos, mas sim operar uma companhia e cobrar bilhetes. Podemos dizer apenas que há um custo de oportunidade (podia ter comprado mais barato), mas estas empresas não podem andar a vogar ao sabor do vento cambial. Também podia ter calhado de lhe ficar muito mais caro. Cobriu assim o seu risco cambial (fixou o câmbio a prazo) e focalizou-se no que verdadeiramente lhe interessa, que é a sua actividade core. Business as usual, portanto. Não há razões para lamentos.

Para já não falar em fenómenos de arbitragem triangular ou mais complexas ainda, mas essas não estão ao alcance do comum dos mortais.

Yah, concordo. O hedging tem o seu lugar.

É importante combater a deflacção na zona Euro neste momento, para estimular a exportação (enfraquecer o Euro). Nomeadamente nos países do sul da Europa, que estão com taxas de inflação negativas.

No que toca à tua frase, claro que uma descida da taxa de juros será benéfica a nível de financiamento e prejudicial no que toca às poupanças.. mas neste momento precisas que os bancos financiem as pequenas e médias empresas, para incentivar o investimento e crescimento da actividade económica..

E o objectivo desta medida é nesse sentido..

Já vi que compreendes que a inflação é uma transferência de poder de compra de quem detém poupanças para quem tem dívidas. (deves ser dos poucos que entendes isto em Portugal)

Desvalorizar a moeda pode beneficiar as exportações, o reverso da medalha é que fod* quem trabalhou e tem as suas poupanças num depósito a prazo.

Isto tem um nome na economia: MORAL HAZARD.

Se fosses Presidente do BCE farias isso? Fod*er quem poupou para beneficiar as exportações?

Há pessoas que acham que uma piza dividida em 8 fatias, enche melhor a barriga do que a mesma piza dividida em 4 fatias... A politica do BCE tem-se resumido a isto.

O dinheiro por si só não vale nada, são bocados de papel.. O dinheiro só vale alguma coisa porque nós lhe atribuímos uma determinada correspondência a bens reais, por exemplo, se o talhante entender que 1 kg de carne vale 5 euros, os 5 euros que eu tenho no bolso passam a ter o valor de 1 kg de carne... Portanto o dinheiro não pode nunca representar mais do que a quantidade de bens e serviços que a economia produz... O BCE ao seguir estas medidas que injectam na economia quantias enormes de dinheiro está simplesmente a criar ilusões estatísticas e distorções aos mercados.. Por isso é que as bolsas disparam, as economias parecem estar a crescer, mas depois os políticos para as pessoas não acharem que estão a fazer delas parvas vêm com aquele discurso "a economia está a crescer, ainda não se sente é na vida das pessoas"... Mas a verdade é que não se sente na vida das pessoas, porque o que está a ser feito é simplesmente dividir a piza em mais fatias, mas a piza é a mesma...

Já vi que compreendes que a inflação é uma transferência de poder de compra de quem detém poupanças para quem tem dívidas. (deves ser dos poucos que entendes isto em Portugal)

Desvalorizar a moeda pode beneficiar as exportações, o reverso da medalha é que fod* quem trabalhou e tem as suas poupanças num depósito a prazo.

Isto tem um nome na economia: MORAL HAZARD.

Se fosses Presidente do BCE farias isso? Fod*er quem poupou para beneficiar as exportações?

Se fosse presidente do BCE mandava um tiro na mioleira [:D]

Isto não está fácil para quem tem de tomar decisões, podes ter a certeza.

Já agora, não haja duvidas que estas politicas de intervencionismo através dos bancos centrais têm dado óptimas recuperações...

Basta lembrar a crise de 2001, cuja resposta passou em muito por uma politica de juros ultra baixos para reanimar a economia através do investimento. Resultado: Bolhas especulativas enormes que rebentaram naquilo que ficou conhecido como a crise do sub-prime, a crise dos mercados imobiliários irlandeses e espanhol, e a crise das dividas soberanas europeias...

Agora, esta nova vaga de intervencionismo mais uma vez está a criar bolhas especulativas por demais evidentes.. Os mercados de acções estão com valorizações que não correspondem de forma alguma à performance das economias, os mercados de obrigações estão ao rubro, com os juros implícitos a níveis historicamente baixos, mesmo em países cujos fundamentais os colocam na categoria de lixo, os preços das casas nos mercados ocidentais estão de novo a subir em flecha apesar de as economias estarem de rastos e as pessoas não terem capacidade de compra para as adquirir, etc.. etc.. etc... Vamos lá ver como toda esta loucura vai terminar, mas não se adivinha nada de bom.

Há pessoas que acham que uma piza dividida em 8 fatias, enche melhor a barriga do que a mesma piza dividida em 4 fatias... A politica do BCE tem-se resumido a isto.

O dinheiro por si só não vale nada, são bocados de papel.. O dinheiro só vale alguma coisa porque nós lhe atribuímos uma determinada correspondência a bens reais, por exemplo, se o talhante entender que 1 kg de carne vale 5 euros, os 5 euros que eu tenho no bolso passam a ter o valor de 1 kg de carne... Portanto o dinheiro não pode nunca representar mais do que a quantidade de bens e serviços que a economia produz... O BCE ao seguir estas medidas que injectam na economia quantias enormes de dinheiro está simplesmente a criar ilusões estatísticas e distorções aos mercados.. Por isso é que as bolsas disparam, as economias parecem estar a crescer, mas depois os políticos para as pessoas não acharem que estão a fazer delas parvas vêm com aquele discurso "a economia está a crescer, ainda não se sente é na vida das pessoas"... Mas a verdade é que não se sente na vida das pessoas, porque o que está a ser feito é simplesmente dividir a piza em mais fatias, mas a piza é a mesma...

Não podes ver as coisas assim. O que é o crescimento económico? É inflação!

deres eles ganham, porque quando tu compras não compras no mercado, estás a comprar ao broker e quando vendes é a mesma coisa... Dá para imaginar qual vai ser o resultado final.
. Aliás, é a unica forma de algum dia conseguires ter hipotese de ganhar dinheiro.

Não é assim tão simples. Os brokers emparelham as ordens de venda/compra dos clientes logo não precisam de comprar cada vez que vendes ou vice versa. Nem perdem necessariamente quando o cliente ganha.

O OANDA por exemplo é um broker não ECN honesto e utilizado tanto por pequenos clientes como por empresas.

Não digo que não manipulem o preço/spreads umas décimas de % de vez em quando mas isso só prejudica quem tem estratégias de muito curto prazo, scalpers etc.

Última edição:
Não é assim tão simples. Os brokers emparelham as ordens de venda/compra dos clientes logo não precisam de comprar cada vez que vendes ou vice versa. Nem perdem necessariamente quando o cliente ganha.

O OANDA por exemplo é um broker não ECN honesto e utilizado tanto por pequenos clientes como por empresas.

Não digo que não manipulem o preço/spreads umas décimas de % de vez em quando mas isso só prejudica quem tem estratégias de muito curto prazo, scalpers etc.

Para o mercado cambial não existe nenhum tipo de bolsa centralizada, o que existe é um mercado que se formou essencialmente entre os bancos, que é desregulado e que funciona na base de ordens OTC.. Pelo que um broker não pode simplesmente transmitir as tuas ordens ao mercado como faz com as acções.

Desta forma só há duas formas de os brokers darem acesso ao mercado forex a clientes de retalho:

- ou actuam como market makers, e nesse caso sempre que tu compras estás a comprar ao broker, e sempre que vendes é o broker que compra. Depois como o broker gere o risco é outro assunto, geralmente nos clientes de retalho o que fazem é simplesmente transaccionar contra ti, ou seja, esperam que tu percas. Quando são grandes ordens, quando são clientes que por norma ganham dinheiro, ou quando uma quantia muito grande de clientes apostou numa determinada moeda, de forma a protegerem-se fazem hedge dessa posição executado-a no mercado. Eu não digo que eles não façam um trabalho +/- honesto, mas o conflito de interesses é imenso, e por isso é que acontecem os requotes, slipagge, etc...

- Os ECN (electronic communications networks), em vez de actuarem como market makers criam uma rede de outros market makers, bancos, clientes, e até outros ECN's.. Depois oferecem aos clientes as melhores opções de ask e bid da sua rede e passam as ordens directamente.. Como os ECN's não ganham com os spreads, nem com o facto de transaccionarem contra os clientes, cobram comissões por transacção. Nesta caso ao contrário do conflito de interesses dos market makers, o interesse do ECN é que os clientes aumentem as suas contas e transaccionem cada vez mais e em maior volume, para ganharem mais comissões..

Os requotes/slippage só afectam quem tem estratégias de muito curto prazo.

Os brokers não-ECN emparelham as ordens dos clientes e quanto muito protegem-se contra o remanescente do total dessas ordens logo não têm interesse em que percas, pelo contrário, têm interesse em que ganhes e continuesa pagar as comissões.

O dinheiro que eles ganham vem de comissões "escondidas" sob a forma de spreads que são sempre mais elevados do que no mercado ECN.

Ulrich: "Estou convicto que o Novo Banco não vale 4,9 mil milhões" - Banca & Finanças - Jornal de Negócios

Finalmente alguém diz o óbvio.

O NovoBanco nunca valerá sequer perto dos 4.9 mil milhões.

E agora digo eu que não vale isso por ter assumido o pagamento de mtos dos instrumentos do GES.

Por outro lado é óbvia a essencialidade da venda rápida. Mas com a direcção a propor aos titulares de divida do GES a conversão em depósitos não mobiizáveis, isso provoca um aliviar dos constrangimentos de liquidez, mas em contrapartida uma pressão em baixa no preço de venda dado que quem ficar com o NB é que vai arcar com essas responsabiliddes.

Eu li a entrevista e tenho de dizer que o estilo da Clara Ferreira Alves é muito mau. Não deixa fluir as entrevista e opina em demasia... Torna-se enervante de ler[8b].

Porque estou com a sensação que, neste momento, os bancos estão a tentar baixar o preço do "Novo Banco", que não vale os 4,9 mil milhões de euros, e que tem problemas de liquidez e afins, e no momento da venda (falta saber como vai ser vendido), ainda se vai tornar num leilão animado?

Posso estar enganado, mas estaremos cá para ver...

Última edição:
Alguém sabe onde posso ler um artigo que explique de forma simplificada para alguém ignorante no assunto em que consiste injectar dinheiro na economia? É um conceito que ainda não acabei de perceber, mas não quero viver na ignorância até morrer. O meu pai já me explicou isto há muito tempo, mas temo dizer-lhe que não foi bem sucedido.

Obrigado.

Cumprimentos

Voltar
Superior