Braço-de-ferro OTTO vS diesel

Braço-de-ferro OTTO vS diesel

• sim fiz

Votes: 118 63.1%
  • Não, nem me importei

Votes: 69 36.9%

• Total voters
    187

PauloFVF

New member
Bem com base num comparativo feito pela AH de Fevereiro deste ano nas pgs 24 e 25 , podemos deduzir aquilo que muitos de nós já sabiamos....

ou seja, que nem sempre , um diesel compensa![:p] ........embora a entrada em cena dos Diesel já seja mais uma moda que outra coisa......e hoje em dia caminha-se cada vez mais para um pensamento estranho...

quem tem um diesel tem € (status) quem não tem é pobre..... (isto falando dos modelos "normais" e não de desportivos ou aspirantes a tal)

[;)]
o comparativo faz o rácio entre o preço novo do diesel e do seu homónimo otto, o valor que os separa, e o gasto em gasolina vs diesel ( contando com a diferença de consumos) e com o preço actual da gota.

então na AH diz assim

Citadinos
Peugeot 107 , o 1.4hdi só se torna rentavel em relação ao 1.0i
281.660km depois

Utilitarios

Renault Clio , o 1.5dci 70cv só compensa em relação ao 1.2 16v , 152.509km depois

Pequenos Familiares

Renault Mégane, o 1.5dci 105 cv só é preferivel ao 1.4 16v, 88.541km depois

familiares médios

BMW série 3, o 320d só é rentavel face ao 320i, 91.867km depois

só para dar alguns exemplos........

será que uma grande fatia dos compradores de carros a diesel novos......apercebe-se disto? faz mesmo as contas...??

vejo por ai , no forum e extra forum tanta gente com diesel´s já com 4 e 5 anos....com menos de 100.000km......e já falam em trocar, mas sempre com aquele ar de...."eu tenho um diesel....eu é que sou esperto, e voçês dos ottos que se amanhem com a subida do preço da gasolina"

.....mas será que esta gente pensa?[:D]

pá sei que este já é aquele assunto amplamente debatido em diversos tópicos.......mas , e em relação ás contas....

quantos de voçês as fizeram mesmo antes de comprar o carro ?

Nos dois primeiros possivelmete nao compensa, nos dois segundos compensa largamente, nao te esqueças no valor de retoma em que recuperas praticamente a diferença.

Agora se puseres ai o gpl ao barulho ai sim as coisas mudam de figura...

Depende muito do tipo de carro e do tempo que se vai ter o carro. Isto é um repost de um repost de um repost de um repost...

Mas não se esqueçam também de uma coisa. Os motores diesel também têm tido um desenvolvimento superior aos otto.
Estão mais agradáveis de utilizar nas faixas de rotação mais utilizadas no dia a dia...

"quem tem um diesel tem € (status) quem não tem é pobre"

Desculpa lá mas.... Diesel é para pobres[:p]

[:)]

cá em casa n se considerou GPL, pq se ía comprar novo... e gpl para mim só com um carro de segmento D ou E usado e com grande desvalorização.

De resto entre Diesel e Gasolina... ora, pretendia-se um carro fiavel, para manter pelo menos 10 anos, com uma média entre 25 000 a 30 000 km ano e com bom valor de retoma.

Optou-se por diesel, e bem a meu ver. Embora me custe ver o preço e o andamento dos tsi... mas isso é outra conversa.

cá em casa n se considerou GPL, pq se ía comprar novo... e gpl para mim só com um carro de segmento D ou E usado e com grande desvalorização.

De resto entre Diesel e Gasolina... ora, pretendia-se um carro fiavel, para manter pelo menos 10 anos, com uma média entre 25 000 a 30 000 km ano e com bom valor de retoma.

Optou-se por diesel, e bem a meu ver. Embora me custe ver o preço e o andamento dos tsi... mas isso é outra conversa.

E porque consegues explicar?

E porque consegues explicar?

porque comprar um carro de grande cilindrada desse segmento, é preciso mt $!

e para além do orçamento n chegar para um desses novo, aproveitar a desvalorização desses carros é muito mais rentável do que os comprar novos.

porque comprar um carro de grande cilindrada desse segmento, é preciso mt $!

e para além do orçamento n chegar para um desses novo, aproveitar a desvalorização desses carros é muito mais rentável do que os comprar novos.

A comparaçao deve ser feita com carros iguais versao gasolina e versao diesel, em que o carro a gasolina tem menor celindrada que o diesel na maior parte dos casos.

Reparei agora que tens TDI no teu avatar, podias comparar o TDI com o motor 1,4 TSI

Last edited:
A comparaçao deve ser feita com carros iguais versao gasolina e versao diesel, em que o carro a gasolina tem menor celindrada que o diesel na maior parte dos casos.

Reparei agora que tens TDI no teu avatar, podias comparar o TDI com o motor 1,4 TSI

nao necessáriamente.

eu faço as minhas contas com base no orçamento que tenho para gastar... tanto tenho $ para um Segmento C novo como para um D usado.

quanto á comparação com o tsi, na altura que o compramos, n estavam no mercado ainda... e as potencias não são comparáveis.

Faço no máximo 12 mil por ano. Logo um carro a gasolina é o ideal.
Médias de 10 em cidade.
Vai sendo possível sustenta-lo. Mudar implicaria ainda mais gastos.

vamos pegar em exemplos de carros com a mesma cc.. corolla 1.4 d4-d vs 1.4 vvti, por exemplo.. pelas minhas contas, 65000km é o necessário para cobrir a diferença de preços entre os dois (cerca de 2000€).. estamos a falar de 5 anos, para alguem q faça apenas 13000 km/ano.. isto partindo do principio q é carro para manter por uns 7/8 anos.. e dps ha q levar em conta a desvalorizaçao do automovel, q é menor no caso do diesel..

As contas também fazem mais sentido para quem compra o carro a pronto pagamento, porque quem o compra a crédito nota logo na carteira a diferença de preço a não ser que se ande mesmo pouco

Essa do diesel dar Status é uma ideia verdadeiramente mirabolante para não dizer outra coisa.
A questão é esta, na minha opinião: o pessoal prefere levar a pancada no acto da compra do que levá-la sucessivamente no acto de encher o depósito.
Depois há a devalorização, fiabilidade, etc.

Depende de cada um... Conheço quem tenha carros a gasolina parados por gastarem muito, e quem tenha tido carros a gasolina e tenha trocado para diesel e agora anda com um sorriso nos lábios devido a gastarem pouco. Se são mais felizes assim, porque não diesel?
Claro que alguns otto dão outro sabor ás coisas...

Eu fiz as contas...
Mas repara uma coisa..quem fez as contas a pensar que a gasolina ficava a 1€/litro lixou-se bem...
Temos que pensar a longo prazo...o diesel não pode subir descaradamente por causa de empresas que certamente fechariam se isso acontece-se...enquanto a gasolina ninguem sabe onde vai parar...

Por outro lado a maioria dos carros a gasóleo tem melhores performances que os gasolina. No caso do BMW é certo que pagas +/- 3000€ a mais pelo diesel mas tambem tens mais 13cv, que deixam o 320i para trás em todas as situações!No caso do megane a diferença já é 4000€...mas tambem tens melhores performances no diesel...
Todas as contas tem que ser feitas mas comparando performances iguais..

Acho que quando a diferença é maior de 5000€ com +/- a mesma cavalagem aí sim compensa (caso do honda civic 1.8vtec/2.2ctdi)

Este braço-de-ferro tem muito que se lhe diga...e não é SÓ questão de moda(mas tambem é [:p] )

Cumprimentos [:cool:]

(...)

Peugeot 107 , o 1.4hdi só se torna rentavel em relação ao 1.0i
281.660km depois

(...)

Eu até nem posso falar muito porque nunca conduzi nenhum dos dois, mas comprar um 1.4hdi com um 1.0i tem mesmo tudo a ver!
A diferença de preço deve compensar largamente o desespero que deve ser conduzir o 1.0 !

...digo eu!

Back