Braço-de-ferro OTTO vS diesel

Braço-de-ferro OTTO vS diesel

• sim fiz

Votes: 118 63.1%
  • Não, nem me importei

Votes: 69 36.9%

• Total voters
    187
A compra de um carro não tem (e quanto a mim não deve) que ser necessariamente um acto de racionalidade.

Actualmente há uma forte oferta de dieseis, talvez mais alargada do que de gasolinas. Os diesel são para a generalidade das pessoas mais disponiveis e agradaveis de conduzir, porque tem mais potência e binário em baixas e médias rotações.

Por outro lado o encanto dos carros a gasolina (que está em minha opinião principalmente em carros relativamente potentes e com boas sonoridades) não é relevante para 95% das pessoas.

Nesse particular este fórum não é nada representativo, qualquer comparativo aqui feito acaba com discussões de tempos de acelerações, tempos em circuitos etc. o que, convenhamos, para a maior parte das pessoas não interessa nada.

Utilitarios

Renault Clio , o 1.5dci 70cv só compensa em relação ao 1.2 16v , 152.509km depois
Ora nós, com a média de quilometragem anual que estamos a fazer, se ficarmos com ele 8 anos (até podemos vir a ficar com ele mais tempo...[:cool:]) vamos fazer uns 200 000 km com o nosso 1.2.

Definitivamente compensava o diesel. Mas lixámo-nos para isso...nem a minha mãe gosta daquele matraquear horrível [:vm)][:)]

E, epah...um gaxoxas é ota converxa! [:D]

Tal como diz o V7, a compra de um carro nem sempre é baseada na racionalidade. Se assim fosse, teríamos comprado um japonês qualquer.

Ah...em 19 meses tem 36 000 km :)

Last edited:
cá em casa fizemos pq sabiamos que em pco tempo iamos fazer muitos kms e precisavamos de 1 carro com força!

resultado 2 anos e 60 000 kms feitos

diferença do 1.4 vvt-i para o 1.4 d4d (nosso) mais que paga

Eu antigamente preferia a gasolina porque estou a fazer entre 17 e 22 mil km por ano... com um gasolinas... só o ano passado gastei quase 400 contos em gasolina [:vm)] Agora prefiro diesel... 1.00 o litro... mais binário... menos desvalorização... consumos mais baixos... [:blush:]

Eu até nem posso falar muito porque nunca conduzi nenhum dos dois, mas comprar um 1.4hdi com um 1.0i tem mesmo tudo a ver!
A diferença de preço deve compensar largamente o desespero que deve ser conduzir o 1.0 !

...digo eu!

Segundo o site da Peugeot

1.0i - 68cv
1.4 Hdi - 54cv

Prefiro o 1.0 [:p]

Isso é para mim? [:cool:]

Então vamos subir 100 cc, e na gama Clio perguntas-me se prefiro o 1.1 TCE 101 cv ao 1.5 dCi 86.

Sim! [kiss]

Por acaso n era mas ok responde se, quase de certeza preferia o diesel, pela simples razao que o racio rapizez/ economia é melhor.

Eu antigamente preferia a gasolina porque estou a fazer entre 17 e 22 mil km por ano... com um gasolinas... só o ano passado gastei quase 400 contos em gasolina [:vm)] Agora prefiro diesel... 1.00 o litro... mais binário... menos desvalorização... consumos mais baixos... [:blush:]
mas para teres um diesel tinhas dado mt mais dinheiro

Segundo o site da Peugeot

1.0i - 68cv
1.4 Hdi - 54cv

Prefiro o 1.0 [:p]

Adianta-te de muito os 14cv a mais! Se os quiseres usar tens de esganar o carro todo para cima das 4.000rpm (e aí lá está ele a beber que nem um maluco e a gemer como uma catatua rouca). Com um 1.4Hdi, basta-te ter o carro entre as 2.000 e as 2.500rpm, fica sempre disponível, bebe pouco e não faz basqueiro como se o estivessem a matar.

...mas é claro que é tudo uma questão de gostos.

Isso é para mim? [:cool:]

Então vamos subir 100 cc, e na gama Clio perguntas-me se prefiro o 1.1 TCE 101 cv ao 1.5 dCi 86.

Sim! [kiss]

Eu ando a gasolina todos os dias, e prefero conduzir um carro a gasolina mas aquilo e cada rombo na carteira que meu deus, depois tens o estilo de conduçao fazes os mesmo consumos a abusar num diesel que a andar nas calmas num gasolina. Por isso na minha opiniao se a gasosa fosse mais barata que o diesel sempre otto, assim preferia diesel....

Adianta-te de muito os 14cv a mais! Se os quiseres usar tens de esganar o carro todo para cima das 4.000rpm (e aí lá está ele a beber que nem um maluco e a gemer como uma catatua rouca). Com um 1.4Hdi, basta-te ter o carro entre as 2.000 e as 2.500rpm, fica sempre disponível, bebe pouco e não faz basqueiro como se o estivessem a matar.

...mas é claro que é tudo uma questão de gostos.

Foi só um exemplo, mas temos de ver que, para quem compra um carro destes, 4 mil euros ainda dá para muita gasolina. E, para mim, preferia o barulho de catatua do que de pandeireta, mas lá está, é tudo uma questão de gostos...

Eu ando a gasolina todos os dias, e prefero conduzir um carro a gasolina mas aquilo e cada rombo na carteira que meu deus, depois tens o estilo de conduçao fazes os mesmo consumos a abusar num diesel que a andar nas calmas num gasolina. Por isso na minha opiniao se a gasosa fosse mais barata que o diesel sempre otto, assim preferia diesel....

Exacto. [;)]

E sei bem que neste caso, o dCi era muito melhor em cidade que o 1.2 e ia ter bons consumos. Mas em estrada aberta, AE...considero este superior! [:cool:]

Foi só um exemplo, mas temos de ver que, para quem compra um carro destes, 4 mil euros ainda dá para muita gasolina. E, para mim, preferia o barulho de catatua do que de pandeireta, mas lá está, é tudo uma questão de gostos...

Uma das razões para nos termos lixado para o dCi...[;)]

D4F rulez! xD

mas para teres um diesel tinhas dado mt mais dinheiro
Sim Darth... no acto da compra um diesel é sempre mais caro...

Vamos a um exemplo!

Vw Jetta 1.9 TDI 105cv Confortline ... 31805€
Vw Jetta 1.6 FSI 115cv Confortline ... 31156€

Binários e prestações:
Binário:
TDI - 250nm
FSI - 155nm
0-100:
TDI - 11.3 seg
FSI - 11 seg

Consumos:
FSI - 8.7 l/100km
Extra Urbano
TDI - 4.4 l/100km
FSI - 5.4 l/100km
Combinado:
TDI - 5.3 l/100km
FSI - 6.5 l/100km

Neste caso vale sempre mais o TDI [;)] A diferença de prestações é muito parecida mas a economia e o binário no TDI é bem melhor!

Por apenas mais 700€ [;)]

Neste caso vale sempre mais o TDI [;)] A diferença de prestações é muito parecida mas a economia e o binário no TDI é bem melhor!

Só uma pequena observação...o binário influencia as performances, mais propriamente as recuperações (já agora, a caixa, o peso também [:D])

O facto de só compensar a partir de uns certos kilómetros, praticamente toda a gente sabe, agora...não se pode resumir o "problema" a isso. Há outras variáveis que se tem de ter em conta, nomeadamente o número de anos que se vai ficar com o carro e aí as coisas mudam todas. A "história" dos x km por ano não tem sentido nesse aspecto porque não se pode pensar à partida que um carro é para trocar de 4 em 4 anos, ou mesmo de 5 em 5, além do mais que a valorização de que cada carro tem no acto de venda, mas isso já foi mais que discutido. Na minha opinião acho que a ideia geral que paira no ar é que os diesel são alternativas à gasolina mas não concordo de todo. Cada um compra o que gosta mais de conduzir, sendo por ter mais rotações ou por ter a força disponível mais cedo, mas é como tudo! Agora, não critiquem quem goste do barulho dos diesel ou dos carros a gasolina, existem várias opções para os gostos de cada um, e cada um de nós compra o mais nos agrada, right? ;)

Cumprimentos

Sim Darth... no acto da compra um diesel é sempre mais caro...

Vamos a um exemplo!

Vw Jetta 1.9 TDI 105cv Confortline ... 31805€
Vw Jetta 1.6 FSI 115cv Confortline ... 31156€

Binários e prestações:
Binário:
TDI - 250nm
FSI - 155nm
0-100:
TDI - 11.3 seg
FSI - 11 seg

Consumos:
FSI - 8.7 l/100km
Extra Urbano
TDI - 4.4 l/100km
FSI - 5.4 l/100km
Combinado:
TDI - 5.3 l/100km
FSI - 6.5 l/100km

mas ai é injusto, porque o fsi não é turbinado[;)]

se tivesse o 1.4 tfsi ai já era mt mais equilibrado, e de longe o 1.4 tsi[:cool:]

Back