Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Lol... mas tens que ver que o DCI vai a menos 1000 RPM que o 1.5D , além de dispor de tecnologia muito mais evoluida. Mas não sei qual gasta mais ou menos...
Tas a ver... o gasolina é smp mais rapido.... em acelerações....
Em recuperações têm vantagem por causa do binário...
O gasolina gasta mais mas tem mais divertimento de conduzir...
Tas a ver... o gasolina é smp mais rapido.... em acelerações....
Em recuperações têm vantagem por causa do binário...
O gasolina gasta mais mas tem mais divertimento de conduzir...
bem....se o facto de na prática as coisa serem como são não for suficiente....vamos lá encher de tralha a cabeça do pessoal
O motor Diesel é dito de " ignição por compressão", o que quer dizer que a mistura combustível é inflamada quando uma nuvem de óleo é injectada pela bomba de alta pressão no ar quente contido no cilindro. O aquecimento do ar é devido à compressão praticamente adiabática (sem troca de calor com o exterior) efectuada pelo pistão do motor. Ao contrário, no motor do ciclo Otto a ignição é desencadeada pela centelha que salta entre os eletrodos da vela de ignição. Esta diferença, entre os modos de inflamar a carga, impõe características físico-químicas distintas aos combustíveis usados em um e outro desses motores.
O combustível do ciclo Otto utiliza derivados leves do petróleo (naftas leves, propano, butano, etc), gás natural, gás de água (gerados em gasogênio), álcool e outras substâncias gasosas ou que possam ser facilmente vaporizadas antes de entrar no cilindro do motor. Por outro lado, estes combustíveis devem resistir à compressão moderada típicas do ciclo Otto (de 1 para até 12 atmosferas) sem entrar em ignição que seria, nestes casos, explosiva devido à elevada velocidade de propagação de chama nesses combustíveis e à decomposição e recomposição molecular. O parâmetro que caracteriza a resistência à ignição por compressão é o Número de Octano (NO), sendo desejável para o combustível do ciclo Otto elevado número de octano.
Por outro lado, a facilidade de um combustível entrar em ignição por compressão é expressa pelo Número de Cetano (NC). Entre estes dois parâmetros há uma relação de complementaridade expressa por uma equação do tipo:
NO = a - b NC
em que a e b são constantes características de "famílias" de combustíveis, como a dos hidrocarbonetos leves que compõem a gasolina.
O número de cetano do combustível diesel caracteriza, em certa medida, a cinética de combustão e tem, portanto, influência no espectro de substâncias emitidas pelo motor. O combustível diesel é uma mistura de hidrocarbonetos de moléculas mais pesadas do que as dos hidrocarbonetos da gasolina e, em consequência, de menor razão de massas hidrogênio/carbono, o que determina elevada emissão de compostos de carbono por unidade de Energia Final entregue ao motor. Entretanto, as características do ciclo Diesel que asseguram rendimento térmico superior ao do ciclo Otto (como o fato de operar com grande excesso de ar) compensam amplamente a desvantagem decorrente da composição do combustível, quando o parâmetro de interesse é emissão / energia útil. A comparação entre as emissões típicas nos dois ciclos sob outros aspectos é vaga em virtude da diferença de destinação dos respectivos veículos
pronto agora já sabemos todos mais qualquer coisa, e na estrada, os otto continuam a se evidenciar aos diesel![]
ah é? então mete ai as recuperações de um e de outro e faz prevalecer a tua opinião sustentada com dados empiricos vá!
E DADOs da caixa também!
O Honda tem 110 Nm/2800 rpm []
Já agora, a potência máxima é 78 cv/5700 rpm []
Pá deve ter vantagem né ?? pelo menos a imprensa tá sempre a dizer que os diesel têm muito mais facilidade nas recuperações.... mas ás vezes isso não acontece.....em teoria, neste caso, o Passat deveria ser mais rapido já que tem a potencia disponivel mais cedo. e o binario tb....
se estes 2 motores estiverem no mesmo peso, com as mesmas caixas, duvido que o gasolina seja mais rapido a recuperar....
Se quiser-mos ser justos e se considerar-mos um baixo regime do 1.3 CDTI até às 2000 rpm, temos que fazer uma proporcionalidade do tipo:
Se a potência máxima é a 5000 rpm's e os "baixos regimes" são até às 2000, então como o Honda tem um regime de potência máximo às 5700 rpm's, então o valor de baixos regimes a considerar será.....
Deixa fazer as contas!!! Digo-te já que o Honda até dá luta pois apresenta regimes de valor de potência e binário baixos, mas mesmo assim não chega lá... Vamos ver. Ainda estou a escrever sem ter feito as contas.... []
Ou seja, são 2280!
O que é que isto quer dizer?
Que mantendo a mesma proporcionalidade do CDTI, nos regimes que tu definiste como "baixos regimes", o CDTI já atingiu o valor de binário máximo. O Honda ainda não!
Nesse regime obtêm-se as melhores prestações, a melhor resposta do motor e os melhores consumos. []
o teu e o meu tem binario para dar e vender[Como vês nem foi uma comparação descabida de todo...[]
Ah, dizes que no regime de binário máximo obtêm-se as melhores prestações, melhor resposta e melhores consumos. Concordo []
Contudo há excepções. Por exemplo, o 1.2 do Clio III tem o binário máximo às 4250 rpm...:sh) []
Mas onde tem a melhor resposta e onde tem os melhores consumos é por volta das 3000-3500 rpm! []
Acho que vou responder a mim mesmo, mas...isto deve ser devido à curva de binário linear, porque entre as 3000 e 5000 rpm o motor tem sempre mais de 95 Nm, sendo o seu máximo 105 às 4250 rpm []
Como vês nem foi uma comparação descabida de todo...[]
Ah, dizes que no regime de binário máximo obtêm-se as melhores prestações, melhor resposta e melhores consumos. Concordo []
Contudo há excepções. Por exemplo, o 1.2 do Clio III tem o binário máximo às 4250 rpm...:sh) []
Mas onde tem a melhor resposta e onde tem os melhores consumos é por volta das 3000-3500 rpm! []
Acho que vou responder a mim mesmo, mas...isto deve ser devido à curva de binário linear, porque entre as 3000 e 5000 rpm o motor tem sempre mais de 95 Nm, sendo o seu máximo 105 às 4250 rpm []
o teu e o meu tem binario para dar e vender[][
][
]
Um caso bicudo esse! [] [
]
Pese embora a explicação que demonstras seja bastante credível e realista. []
Já agora qual o regime de potência máximo?
Ainda assim o teu dá 15-0 ao meu []
(é que nem tem a mínima comparação possível [] )
Estes gajos andaram a meter motores com bons níveis de potência específica e com andamento muito razoável para a cilindrada...mas esqueceram-se de que o pessoal tb usa o carro na cidade, e aí binários máximos às 4000 e tal rpm são brutais!
[] :sh)
o meu tem 148 nm as 4250!:sh):sh):sh)Ainda assim o teu dá 15-0 ao meu []
(é que nem tem a mínima comparação possível [] )
Estes gajos andaram a meter motores com bons níveis de potência específica e com andamento muito razoável para a cilindrada...mas esqueceram-se de que o pessoal tb usa o carro na cidade, e aí binários máximos às 4000 e tal rpm são brutais!
[] :sh)
5500 rpm []
Por aqui se vê que é um motor pontudo, e que para cidade, como disse no outro post, é uma porcaria []
(Claro que falta a curva de binário, mas antes das 3000 rpm ele é muito reduzido)
Eles sabem o que fazem.[]
A que velocidade vais em 5ª a essa rotação?![]()
o meu tem 148 nm as 4250!:sh):sh):sh)
com 1250 kg, em baixas tá sempre a dormir[s)][s)]
Realmente!
Deixa ver é as relações de caixa...
Entretanto já me deves ter respondido à outra questão. []