Brasil falando espanhol? É o que parece..

Sportboy

New member
Pretendo abrir este tópico para que possamos debater sobre um assunto que vem ganhando força ano após ano, mas que acaba por ser pouco difundido na mídia: Brasil e Portugal, nações irmãs estão ficando cada vez mais distantes!

Até mesmo a lingua, patrimônio e elo em comum das duas nações está ameaçada: devido ao cada vez maior número de imigrantes hispanohablantes dos países vizinhos, como Argentina e Chile, o governo brasileiro acaba de ceder: o ensino infantil poderá ser em espanhol e não em português, se a criança assim o desejar.

Assim, o Brasil passará a ser oficialmente um país bilingue: português e espanhol!

conv_brasil_espanha_cicero.jpg

A notícia inteira está no link abaixo:
http://www.esbam.com.br/noticias.php?idNoticia=28

A seguir, um resumo:

"A lei que estabelece a obrigatoriedade de oferecer aulas de espanhol nos colégios secundários do Brasil, tanto privados como públicos, foi finalmente desbloqueada, ao ser aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura do Congresso brasileiro".

"A língua espanhola é de máxima importância para o Brasil, e o ensino obrigatório da mesma fortalecerá, além das questões econômicas, as relações culturais do Brasil com todos os países próximos, já que somos o único país da América que fala português".

"A aprovação do projeto de lei representa uma vitória política para a Espanha e para os países ibero-americanos, e implica também que o Estado brasileiro começa a reconhecer o que o sistema privado de educação vem defendendo e pondo em prática há anos, isto é, que é necessário que os alunos brasileiros estudem espanhol."

Isto é mais sério do que parece: se continuarmos por este caminho, em breve todos os productos a venda no país terão que ter especificações nas 2 linguas, até um pacote de bolachas! E com o cada vez maior número de descendentes de espanhois por aqui, o português poderá desaparecer da América com o tempo![:o)] precisamos nos unir contra esta supremacia do espanhol![xx(]

citação:Originalmente colocada por Sportboy

Isto é mais sério do que parece: se continuarmos por este caminho, em breve todos os productos a venda no país terão que ter especificações nas 2 linguas, até um pacote de bolachas! E com o cada vez maior número de descendentes de espanhois por aqui, o português poderá desaparecer da América com o tempo![:o)] precisamos nos unir contra esta supremacia do espanhol![xx(]

Em Nova Iorque muitas das indicações já são assim. Muitos dos nossos pacotes de bolachas têm a informação em 4 ou 5 línguas.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Em Nova Iorque muitas das indicações já são assim. Muitos dos nossos pacotes de bolachas têm a informação em 4 ou 5 línguas.

Pois

Pronto acabou a língua portuguesa!! Os de ca querem ser espanhois..os brasileiros que sao o maior país e um ponto fulcral para a manutençao do português tambem começam a por de lado a língua..ta feito..foi-se o português! Custa-me a perceber é como o Brasil pode permitir uma coisa destas sendo um país tao grande comparado com Portugal que pronto tem espanha aqui ao lado,que é mais de 4x maior, e é inevitavel que o espanhol esteja mais presente..
Mais uma vitoria para a lingua espanhola e mais uma derrota para o português..é assim que vejo..

Mas em Nova Iorque ensina-se o Inglês e não outra língua qualquer.

citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

[xx(]

Enfim, isto também ja ta tudo previsto. Qualquer dia so sobrevivem umas 5 linguas, inglês, chinês, espanhol, russo e frances.
Por mim até só sobrava o inglês e pronto [:p]

Ganhavamos todos com isso.

citação:Originalmente colocada por JRodrigues

Mas em Nova Iorque ensina-se o Inglês e não outra língua qualquer.

Provavelmente também se ensina espanhol como opção.

Vou ser frio e cruel na análise à questão que aqui se coloca, portanto não fiquem ofendidos....

Sinceramente, acho que isto resume-se a um simples facto: no Brasil, apreender mais do que uma lingua é chato e dá trabalho.

Então, mas por aí vocês não gostam de saber falar mais linguas, além do português (para não dizer antes brasileiro, porque às vezes nem parece português aquilo que alguns de vocês falam)? Não gostam de aprender outras linguas?
Acho bem que o governo brasileiro imponha a aprendizagem do espanhol, até porque o Brasil faz fronteiras com outros países nos quais essa é uma das linguas que neles se fala...

Quanto ao facto de isto vir pôr um fim na relação fraterna entre Portugal e Brasil... sinceramente, também não é algo que me preocupe muito... aliás, acho até que esta relação já começa a ultrapassar os limites do aceitável, com a quantidade de "irmãos" e "irmãs" que entram em Portugal todos os dias, seja legal, seja ilegalmente...

Acho que já é tempo de impôr alguns limites a estas entradas, porque este país não é assim tão grande, não tem assim tanto trabalho e só de portugueses, já somos 10 milhões...

Por mais irmãos que sejamos, acho que devemos dar primazia aos de cá, por exemplo, no que toca a trabalho...

Lamento se fui demasiado frio e cruel, mas é o que penso sobre este assunto e sobre o alarmismo brasileiro causado por tal noticia...

citação:Originalmente colocada por JRodrigues

Provavelmente também se ensina espanhol como opção.

Ensinar outra língua que não a oficial??? Mas isso tem alguma lógica??? [8)]

Eu aprendi inglês e francês e penso que isso tem toda a lógica.

Eu tb aprendi. Mas primeiro aprendeste PORTUGUÊS e não nenhuma dessas.

e qual o espanto? Não aprendem inglês e francês? Cá é obrigatório pelo menos uma destas duas linguas, aliás agora o inglês até é ensinado a partir do 3ºano..

citação:Originalmente colocada por Peacelove

e qual o espanto? Não aprendem inglês e francês? Cá é obrigatório pelo menos uma destas duas linguas, aliás agora o inglês até é ensinado a partir do 3ºano..

Mas o problema é ser ensinado como primeira língua!!!

Voltar
Superior