Brasil falando espanhol? É o que parece..

citação:Originalmente colocada por Sportboy

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Eu ainda não encontrei nenhum sítio na notícia em que diga que o Brasil vai passar a ter 2 línguas oficiais.

Cá está a nota que saiu no El País;)

Escolas do Brasil vão ter espanhol obrigatório
El País, Madrid, Juan Arias
A lei que estabelece a obrigatoriedade de oferecer aulas de espanhol nos colégios secundários do Brasil, tanto privados como públicos, foi finalmente desbloqueada, ao ser aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura do Congresso brasileiro.

Depois de um longo processo iniciado em 1991, a lei agora chega ao porto final; falta apenas ser ratificada pelo plenário do Congresso. O presidente da comissão, Carlos Abicalil, do Partido dos Trabalhadores (PT, de Lula), afirmou que a norma será aprovada sem problemas pela Câmara dos deputados este ano. O governo prevê que a nova lei comece a ser aplicada no próximo período escolar, em 2007.

Depois da aprovação da lei, o processo de implantação obrigatório do espanhol em todas as escolas secundárias do Brasil deverá estar concluído no prazo máximo de cinco anos, com a correspondente contratação de professores para as escolas públicas.

Assim os alunos poderão escolher o estudo de espanhol que todas as escolas públicas e privadas deverão oferecer.

O presidente da Comissão de Educação do Congresso, Carlos Abicalil, afirmou nesta segunda-feira (30/08) ao El País:

"A língua espanhola é de máxima importância para o Brasil, e o ensino obrigatório da mesma fortalecerá, além das questões econômicas, as relações culturais do Brasil com todos os países próximos, já que somos o único país da América que fala português".

De sua parte, o ministro da Educação, Tarso Genro --também do PT-- declarou nesta segunda que o Ministério da Educação está há tempos desenvolvendo estudos para a implantação do ensino obrigatório do espanhol nas escolas, "dada a importância que tem o espanhol, não somente no Mercosul, mas em todo o mundo".

Depois de ter passado pela mesa de três presidentes da República, será o atual, Luiz Inácio Lula da Silva, quem nos próximos dias assinará definitivamente uma lei que, além de ter indiscutíveis efeitos práticos para os alunos brasileiros, possui, segundo os analistas, um grande valor político, por ser o primeiro passo para um Brasil "bilíngüe" em um futuro muito próximo.

Aí não diz que as aulas vão ser dadas em espanhol. Diz que as escolas devem ter um professor de espanhol, tal como cá em Portugal existe normalmente um professor de inglês na escola. Ao que parece eles querem obrigar esse ensino, é dicutível, o aluno devia poder escolher, cá em Portigal a escolha costuma ser entre inglês e francês e a maior parte dos alunos escolhe inglês.

citação:Originalmente colocada por eser

Eser, sinceramente não tinha visto até então este teu outro lado... Nada como o tempo pra conhecer as pessoas..;)

1º) Não falamos português mal, apenas diferente. Ou será que o Canadá é composto por um bando de burros que também não falam o francês "direito"?[:p] Além do que 70% dos falantes de PT estão aqui.. Tanta gnt não pode estar errada.:D

2º) Quem vai pra portugal em geral é a pior parcela da população brasileira. Afinal, quem é qualificado mesmo opta pelo Canadá ou outros países onde o futuro seja mais promissor... Vão para Portugal porque não sabem falar outra lingua.. rsrs

3º) Na prática, muita gnt tem o espanhol como lingua primária no Brasil. O governo apenas oficializou isso..
1º) A taxa de Analfabetizaçao no Brasil é tal que se pode dizer que as pessoas falam mal.
2º)Pessoas a falarem francês ou Inglês no Brasil são uma elite.
3º)O que eu estava a dizer em relação a isso é que o Brasil tinha Obrigação de impor o Português na America do Sul.
Tem 200 milhoes de Habitantes num total inferior a 300 milhoes
Depois do Colapso da Argentina é de Longe a maior potencia económica...
Tem apesar de tudo é caracterizado por uma grande unidade linguistica (os peruanos ou paraguaios falam muito mais dialectos que os Brasileiros...)
O Brasil tinha obrigação de se impor como país dominante na America do Sul...

1º) A taxa de alfabetização brasileira vêm crescendo significativamente. E o melhor, está sendo combatida em todo o país. Portugal por sua vez tá uma beleza, tá..[:p] Tirando a redoma de vidro da região de LX, as coisas estão de mal a pior: basta ver o Algarve, com mais de 12.600 analfabetos! [:0](http://europa.eu.int/eures/main.jsp...&recordLang=pt&lang=sv&parentId=&countryId=PT)Vê-se logo que estão podendo nos criticar!;)

2º) O que me chamou a atenção é que és um exemplo clássico de analfabetismo funcional: sabes ler, mas não compreender! Vou te explicar denovo: no Canadá as províncias que falam francês possuem sotaque próprio. Não podemos, no entanto, classificá-los de "burros" apenas porque falam diferente dos franceses..

3º) Nisto concordamos.;)

Isto é um aluno de engenharia de uma universidade que tem acordo com a universidade de Dresden(?) e nao saber ler uma noticia num jornal

O Brasil nao vai adoptar o Espanhol como lingua oficial, vai sim obrigar as escólas secundarias (liceus e nao primarias!!!) a disponibilizarem o ensino do Espanhol, tal como as Portuguesas leccionam o Francês e o Inglês...Como tal o teu primeiro post nao faz qualquer sentido e os meus só fazem sentido se atendermos ao que tu disseste...[8][8][8]
[8]

Como costuma-se dizer, acabam-se os argumentos, começam-se as ofensas. Sorte tua que sou mais evolúido que isso.;)

Quanto ao país se tornar bilingue, o próprio governo já deixou bem claro que deverá ocorrer em breve, e que a oficialização do espanhol é o primeiro passo. Ah! E como é óbvio, a notícia q coloquei fala da obrigatoriedade do ensino do espanhol. Se não percebeu, são 2 factos interligados, mas diferentes![xx(]

Mas tanta balburdia por isso?

E eu a pensar que já ia haver motins e trinta po uma linha no brasil, mas afinal não é nada que nós já não tenhamos á.......20 anos?:D

Vocêis áí nu brasiu, sabem interpretar as noticias que lêm?[8)]

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Mas tanta balburdia por isso?

E eu a pensar que já ia haver motins e trinta po uma linha no brasil, mas afinal não é nada que nós já não tenhamos á.......20 anos?:D

Vocêis áí nu brasiu, sabem interpretar as noticias que lêm?[8)]

"Ensino obrigatório de espanhol no Brasil" e "transformação do país em zona bilingue" são factos conexos, mas distintos. Coloquei uma notícia que fala da obrigatoriedade do espanhol por aqui. ~Ela não fala nada a respeito do 2º assunto. Portanto não há erro algum de interpretação. Vcceis aí em portugau não sabem ler o post imediatamente acima?[:p]

Bem, esquecendo esta polémica toda, acho que a Lingua Portuguesa está lixada a longo prazo...
Acho que no futuro o Inglês será cada vez mais reforçado como Lingua universal e fora isto, como já alguem disse, a tendencia será a sobrarem meia-dúzia de linguas (Chinês, Ingles, Espanhol, Frances, Italiano e Russo), e ainda mais tarde até não acharia mal que as variantes do latim (espanhol, frances e italiano) se tornassem numa só lingua.
Claro que isto já não será para o meu tempo, nessa altura já nem ossos tenho, por isso não me preocupa, mas com a globalização, com a história da aldeia global e não sei o quê, a "barreira" das linguas vai ser contornada desta maneira, passando tudo a falar a mesma lingua.
Eu pessoalmente vejo-me confrontado a conviver diariamente com o ingles com doses cada vez maiores mesmo sem dar conta, inconscientemente o meu cérebro começa a ter quase duas linguas oficiais, na informática a maior parte das coisas está em ingles, as consultas e sites que vejo na net estão em ingles, estou a ver um filme com legendas mas o som dos diálogos entra-me pelos ouvidos em ingles, bibliografia para certas cadeiras da universidade são em ingles, às vezes até ouço pela net algumas rádios em ingles, outro dia estava numa aula a resolver exercicios de radiação e propagação e quando olho com olhos de ver para o enunciado que estava a ser projectado, reparo que o enunciado estava escrito... em ingles!
Se me mudasse agora para Londres e falasse ingles só para exercitar alguma falta de prática em termos orais bastaria uma semanita para mudar de lingua oficial no meu cerebro...

Cumprimentos

A culpa é do D. João II que se tivesse assinado o Tratado de Tordesilhas ao contrário hoje toda a América Latina falava Português e só o Brasil falava Espanhol. E estariam agora os Brasileiros a lamentarem-se de o Português passar a ser a sua 2ª língua.

E dizia uma professora minha que o português e o espanhol eram as linguas que estavam em crescimento no mundo..axo que é mais o espanhol so..

1º) A taxa de alfabetização brasileira vêm crescendo significativamente. E o melhor, está sendo combatida em todo o país. Portugal por sua vez tá uma beleza, tá..[:p] Tirando a redoma de vidro da região de LX, as coisas estão de mal a pior: basta ver o Algarve, com mais de 12.600 analfabetos! [:0](http://europa.eu.int/eures/main.jsp...&recordLang=pt&lang=sv&parentId=&countryId=PT)Vê-se logo que estão podendo nos criticar!;)

Bem, eu até nem queria ir por aí, mas já que abriste caminho, só tenho é que avançar.

12600 analfabetos para uma região como o algarve, provavelmente serão pessoas com idades mais avançadas que viveram a sua juventude na altura da ditadura e que infelizmente não poderam estudar, pois tinham que trabalhar enquanto adolescentes para poder alimentar a familia, é triste mas foi uma realidade.

Mas já que dizes que não podemos criticar, bem parece-me que o posso fazer, ou será que não deva?

DEVO.

O Brasil tem atualmente mais de 16 milhões de analfabetos, mostrou uma pesquisa divulgada hoje pelo vosso Ministério da Educação. Para o Min. Educação, apesar de não serem inéditos, os dados do Mapa do Analfabetismo são alarmantes. No Brasil existem 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples</u>. Levando-se em conta o conceito de analfabeto funcional, o número salta para 33 milhões.

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Bem, eu até nem queria ir por aí, mas já que abriste caminho, só tenho é que avançar.

12600 analfabetos para uma região como o algarve, provavelmente serão pessoas com idades mais avançadas que viveram a sua juventude na altura da ditadura e que infelizmente não poderam estudar, pois tinham que trabalhar enquanto adolescentes para poder alimentar a familia, é triste mas foi uma realidade.

Mas já que dizes que não podemos criticar, bem parece-me que o posso fazer, ou será que não deva?

DEVO.

O Brasil tem atualmente mais de 16 milhões de analfabetos, mostrou uma pesquisa divulgada hoje pelo vosso Ministério da Educação. Para o Min. Educação, apesar de não serem inéditos, os dados do Mapa do Analfabetismo são alarmantes. No Brasil existem 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples</u>. Levando-se em conta o conceito de analfabeto funcional, o número salta para 33 milhões.

DESABAFO

A falar sério, não sei se sabes, mas tenho dupla cidadania (brasileira/italiana) e conheço muito bem a Europa. Aliás, posso dizer que sou bem viajado. Passei pelos EUA, México e Canada, entre outros países.

Acredito que isto me dê alguma credibilidade para expor algumas idéias: o conceito social da União Européia é elogiável, creio que o melhor do mundo. O respeito aos direitos humanos, a conscientização ambiental e a forma como se integram em harmonia culturas e povos tão diferentes.

Mas vcs têm sérios problemas: a população envelhece (previdência, gastos com saúde), e está a diminuir em muitos países. As indústrias européias perderam toda a sua competitividade com o Euro tão valorizado.. Mas sabe o que mais me incomoda por ae? O mal-humor. Não estou a brincar, o semblante da maioria dos europeus é triste, estressado.

Cá no Brasil tenho amigos que têm uma vida simples, mas cujo olhar tem alegria, algo que não sei descrever bem. Não sei onde vcs erraram. Cá no fórum mesmo, noto muito pessimismo entre os portugueses. Estão todos com saúde, são muitos os jovens de 18 anos c carro na garagem, mas estão sempre insatisfeitos. Sempre tristes, sempre reclamando. Sempre pessimistas.

Noto também em muitos um humor ácido, e principalmente sentimentos abomináveis como o preconceito e a xenofobia. Encaram os imigrantes como inimigos. Mas na verdade não passam de coitados, povo sofrido que larga a família e que vai pra Portugal atrás de um sonho, trabalhar em empregos que nenhum português tem o interesse de fazer. Não é um brasileiro com pouca escolaridade que vai tomar o emprego de engenheiros, médicos.. O desemprego cresce devido à perda de competitividade: os chineses fazem o mesmo pela metade do dinheiro. Creio que actualmente a Europa acabou refém de si própria.

Mas vamos a questão que deve estar assombrando o imaginário de quem leu até aqui: vive-se melhor no Brasil. Cá as pessoas são otimistas, e mesmo as que não têm quase nada possuem um bem que não tem preço: a ESPERANÇA. É isto que move o homem. Meu pai (un vero italiano) disse que não troca o Brasil por nada neste mundo. Acho que está certo! Cá somos um povo companheiro, amigo e que trata bem ao próximo. Uma alemã, que veio pra cá em intercâmbio já avisou que em breve retornará, para morar definitivamente. e isto não tem preço..

No próximo ano, muitos devem saber, estarei na Inglaterra. Mas vos garanto que meu objetivo de vida é o Brasil. Talvez o país que mais me atraia dentre os quais visitei seja o Canadá. Pois embora tenha tido a triste história da expulsão de alguns irmãos portugueses, ainda assim é um caldeirão de povos, que sairam de seus países de origem para montar uma nação.

Porque estou a falar tanto? Porque noto ódio em muitos que cá falaram. Ódio do Brasil, ódio dos brasileiros. E sinto muita pena. Deve ser duro viver assim tão amargamente. Odiar seus semelhantes. Fiquem todos bem.

O Brasil não se tornará oficialmente um país bilíngüe só porque foi instituído ao ensino de outra língua, pois se assim fosse o país seria "trilíngüe" porque o ensino da língua espanhola será oferecido nos mesmos moldes que o da inglesa língua. A nova disciplina será oferecida obrigatoriamente no ensino médio (dos 14 aos 17 anos de idade) e em caracter facultativo da quinta à oitava séries (dos 11 aos 13 anos de idade). Poderia ser melhor. Lamento, por exemplo, que o ensino do francês e do latim tenham sido suprimidos há algumas décadas. Lamento que a estrutura oferecida atualmente no ensino do inglês nas escolas públicas não é suficiente para formar falantes desta língua e que infelizmente acredito que o mesmo ocorrerá com o espanhol, logo interpreto a afirmação de que o Brasil se tornará uma nação bilíngüe como retórica a cerca da falsa capacidade do Estado de promover a generalização do ensino de uma língua estrangeira.

É precipitado dizer que o Brasil esteja sob o domínio dos demais países da América Latina, o que ocorre são acordos recíprocos entre países, a Argentina,,por exemplo, tornará o português sua segunda língua:
http://www2.mre.gov.br/dai/b_argt_413_5650.htm
Acredito que outro países também tenham projetos semelhantes

O contato com a língua espanhola é positivo para integração do Brasil com os demais países da América Latina. Aliás, para muitos brasileiros o termo "América Latina" refere-se ao conjunto de países que vai do México à Argentina e Chile e do qual o Brasil estaria excluído[:0] Assim é comum ver textos de jornais, revistas e livros com expressões do tipo "Brasil e América Latina". Ou seja, muitos brasileiros não se enxergam como latino-americanos. Factos como estes que dão margens a afirmações de que o Brasil esteja "de costas" para o resto do continente, e de facto nas escolas pouco se estuda sobre os demais países que compõem o continente americano. Este deveria ter o mesmo destaque que o destinado ao estudo da Europa, muito difundido por aqui, a ponto de muitos preferirem o estudar a Europa que a América.

Se o Brasil quer aumentar sua influência sobre os demais países do continente, em alternativa aos EUA, devemos atuar por meio da compressão e da interação social, pois dizer que temos o maior território, a maior população, a maior economia, etc.. e que isto basta para termos uma “hegemonia natural” sobre a A. Latina é fazer com que, a exemplo do “grande irmão do norte”, sejamos taxados de imperialistas, arrogantes e estúpidos.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

cá em Portigal a escolha costuma ser entre inglês e francês e a maior parte dos alunos escolhe inglês.

Escolhem? Eu tinha inglês e fui obrigado a escolher outra língua. E lá teve de ser o francês.

Eser, sinceramente não tinha visto até então este teu outro lado... Nada como o tempo pra conhecer as pessoas..;)

1º) Não falamos português mal, apenas diferente. Ou será que o Canadá é composto por um bando de burros que também não falam o francês "direito"?[:p] Além do que 70% dos falantes de PT estão aqui.. Tanta gnt não pode estar errada.:D

2º) Quem vai pra portugal em geral é a pior parcela da população brasileira. Afinal, quem é qualificado mesmo opta pelo Canadá ou outros países onde o futuro seja mais promissor... Vão para Portugal porque não sabem falar outra lingua.. rsrs

3º) Na prática, muita gnt tem o espanhol como lingua primária no Brasil. O governo apenas oficializou isso..
1º) A taxa de Analfabetizaçao no Brasil é tal que se pode dizer que as pessoas falam mal.
2º)Pessoas a falarem francês ou Inglês no Brasil são uma elite.
3º)O que eu estava a dizer em relação a isso é que o Brasil tinha Obrigação de impor o Português na America do Sul.
Tem 200 milhoes de Habitantes num total inferior a 300 milhoes
Depois do Colapso da Argentina é de Longe a maior potencia económica...
Tem apesar de tudo é caracterizado por uma grande unidade linguistica (os peruanos ou paraguaios falam muito mais dialectos que os Brasileiros...)
O Brasil tinha obrigação de se impor como país dominante na America do Sul...

1º) A taxa de alfabetização brasileira vêm crescendo significativamente. E o melhor, está sendo combatida em todo o país. Portugal por sua vez tá uma beleza, tá..[:p] Tirando a redoma de vidro da região de LX, as coisas estão de mal a pior: basta ver o Algarve, com mais de 12.600 analfabetos! [:0](http://europa.eu.int/eures/main.jsp...recordLang=pt#9001;=sv&parentId=&countryId=PT)Vê-se logo que estão podendo nos criticar!;)
Estranho era se a taxa de analfabetos tivesse uma evolução positiva, isso sim!

Vir ao forum dos "tugas" que tanto gostam e se identificam mandar uns bitaites muito engraçados, tipicamente brasileiro. Muito "simpaticos" pela frente mas quando podem é sempre a mandar abaixo com aquele ar de gozo.[:o)]

Falando no Algarve basta lá ir e ver que pobreza vai lá com tanto analfabeto, o pedreiro (analfabeto ou quase) dá-me me um orçamento de 8000 euros (e trabalho não lhe falta) para mudar um piso de 80 m2 e fazer mais umas coisas menores, trabalho nem para 7 dias. Quando lhe perguntei se não se tinha enganado ainda diz que não pois dava a areia. [}:)] O mesmo trabalho feito por pessoal de outra região não chegou a 1000 euros e ainda levaram mais 50 euros cada um para umas bjecas ehehe. :D Vais a Albufeira aquilo é uma pobreza, ui tanto analfabeto (not) mas com os €€€´s que lá chegam vindos do turismo eles pouco se importam:D Tomara muita região de Portugal ter o mesmo nível de vida do Algarve…

Curiosamente quem anda a estragar o negócio de muita gente no Algarve são brasileiros (e outros imigrantes) que fazem tudo por tuta-e-meia. Nada mais normal e previsível, o problema é que muito Sueco e Finlandês pagava ao pessoal de cá o mesmo que paga na Finlândia por serviços idênticos... ou seja em primeira análise é menos dinheiro que cá fica...
:(

Mas vcs têm sérios problemas: a população envelhece (previdência, gastos com saúde), e está a diminuir em muitos países. As indústrias européias perderam toda a sua competitividade com o Euro tão valorizado.. Mas sabe o que mais me incomoda por ae? O mal-humor. Não estou a brincar, o semblante da maioria dos europeus é triste, estressado.

Cá no Brasil tenho amigos que têm uma vida simples, mas cujo olhar tem alegria, algo que não sei descrever bem. Não sei onde vcs erraram. Cá no fórum mesmo, noto muito pessimismo entre os portugueses. Estão todos com saúde, são muitos os jovens de 18 anos c carro na garagem, mas estão sempre insatisfeitos. Sempre tristes, sempre reclamando. Sempre pessimistas.

Noto também em muitos um humor ácido, e principalmente sentimentos abomináveis como o preconceito e a xenofobia. Encaram os imigrantes como inimigos. Mas na verdade não passam de coitados, povo sofrido que larga a família e que vai pra Portugal atrás de um sonho, trabalhar em empregos que nenhum português tem o interesse de fazer. Não é um brasileiro com pouca escolaridade que vai tomar o emprego de engenheiros, médicos.. O desemprego cresce devido à perda de competitividade: os chineses fazem o mesmo pela metade do dinheiro. Creio que actualmente a Europa acabou refém de si própria.

Mas vamos a questão que deve estar assombrando o imaginário de quem leu até aqui: vive-se melhor no Brasil. Cá as pessoas são otimistas, e mesmo as que não têm quase nada possuem um bem que não tem preço: a ESPERANÇA. É isto que move o homem. Meu pai (un vero italiano) disse que não troca o Brasil por nada neste mundo. Acho que está certo! Cá somos um povo companheiro, amigo e que trata bem ao próximo. Uma alemã, que veio pra cá em intercâmbio já avisou que em breve retornará, para morar definitivamente. e isto não tem preço..

No próximo ano, muitos devem saber, estarei na Inglaterra. Mas vos garanto que meu objetivo de vida é o Brasil. Talvez o país que mais me atraia dentre os quais visitei seja o Canadá. Pois embora tenha tido a triste história da expulsão de alguns irmãos portugueses, ainda assim é um caldeirão de povos, que sairam de seus países de origem para montar uma nação.

Porque estou a falar tanto? Porque noto ódio em muitos que cá falaram. Ódio do Brasil, ódio dos brasileiros. E sinto muita pena. Deve ser duro viver assim tão amargamente. Odiar seus semelhantes. Fiquem todos bem.

Acredito que viver fora das grandes cidades brasileiras seja muito bom, especialmente para aqueles que têm algum poder económico.
O mesmo já não acredito para os milhões que vivem em bairros de lata
e para aqueles que vivem em grandes cidades e que vivem presos dentro
de suas próprias casas por causa dos assaltos e sequestros.

Viver nas grandes cidades europeias também não é muito bom,
embora não haja o nível de assaltos e pobreza das grandes cidades
brasileiras.
Eu já vivi em Lisboa e jurei nunca mais voltar a viver lá.
Agora vivo numa pequena cidade e sinto-me muito melhor e mais feliz.

Por isso, é preciso esclarecer o contexto, e o que tu disseste
é correcto, mas não se aplica sempre como tu dizes.

Também já passei por vários países, e acho que os latinos
da Europa, ao contrário do que se pensa, são os
mais enfadonhos, mais "ácidos" e mais pessimistas,
e Portugal o pior deles todos. Talvez por ser o mais
pobre, mais mal gerido e as pessoas cada vez se sentirem
mais frustadas.
Ainda os melhores e mais alegres são os Espanhóis,
bem mais que os Portugueses.

Mas como disse, isto varia de cidade para cidade, e
é difícil generalizar.
Agora, factos são factos, e o Brasil em média para a
maioria da população tem condições de vida
muito piores que a Europa. E a Europa mesmo mal, mantém
o seu alto nível de vida, e ainda vai continuando a crescer
qualquer coisa, e não se prevê que o Brasil
e a América Latina em geral nos próximos
anos consiga evoluir grande coisa.

Estou mais descansado com o post do fernando bento[8D].

Sportboy
A Europa está em fase descendente. Isso tem implicações em tudo pq as pessoas sabem, mesmo que não admitam, que o Futuro será.... PIOR.

Em outros países ou regiões estão numa fase ascendente.
As pessoas sabem que, muito provavelmente, a situação irá melhorar.

Isto tem reflexos em tudo;).

citação:Originalmente colocada por J.R.

Estou mais descansado com o post do fernando bento[8D].

Sportboy
A Europa está em fase descendente. Isso tem implicações em tudo pq as pessoas sabem, mesmo que não admitam, que o Futuro será.... PIOR.

Em outros países ou regiões estão numa fase ascendente.
As pessoas sabem que, muito provavelmente, a situação irá melhorar.

Isto tem reflexos em tudo;).

Real e ponderado.

Em relação aos meus posts anteriores: Acho importante que fique bem claro, e para que não me chamem de racista e xenofobo, pois é algo que abomino, só os coloquei como resposta a outros que achei incorrectos e parciais, e como em tudo na vida temos que equilibrar os pratos da balança.

citação:Originalmente colocada por fernando bento

O Brasil não se tornará oficialmente um país bilíngüe só porque foi instituído ao ensino de outra língua, pois se assim fosse o país seria "trilíngüe" porque o ensino da língua espanhola será oferecido nos mesmos moldes que o da inglesa língua. A nova disciplina será oferecida obrigatoriamente no ensino médio (dos 14 aos 17 anos de idade) e em caracter facultativo da quinta à oitava séries (dos 11 aos 13 anos de idade). Poderia ser melhor. Lamento, por exemplo, que o ensino do francês e do latim tenham sido suprimidos há algumas décadas. Lamento que a estrutura oferecida atualmente no ensino do inglês nas escolas públicas não é suficiente para formar falantes desta língua e que infelizmente acredito que o mesmo ocorrerá com o espanhol, logo interpreto a afirmação de que o Brasil se tornará uma nação bilíngüe como retórica a cerca da falsa capacidade do Estado de promover a generalização do ensino de uma língua estrangeira.

É precipitado dizer que o Brasil esteja sob o domínio dos demais países da América Latina, o que ocorre são acordos recíprocos entre países, a Argentina,,por exemplo, tornará o português sua segunda língua:
http://www2.mre.gov.br/dai/b_argt_413_5650.htm
Acredito que outro países também tenham projetos semelhantes

O contato com a língua espanhola é positivo para integração do Brasil com os demais países da América Latina. Aliás, para muitos brasileiros o termo "América Latina" refere-se ao conjunto de países que vai do México à Argentina e Chile e do qual o Brasil estaria excluído[:0] Assim é comum ver textos de jornais, revistas e livros com expressões do tipo "Brasil e América Latina". Ou seja, muitos brasileiros não se enxergam como latino-americanos. Factos como estes que dão margens a afirmações de que o Brasil esteja "de costas" para o resto do continente, e de facto nas escolas pouco se estuda sobre os demais países que compõem o continente americano. Este deveria ter o mesmo destaque que o destinado ao estudo da Europa, muito difundido por aqui, a ponto de muitos preferirem o estudar a Europa que a América.

Se o Brasil quer aumentar sua influência sobre os demais países do continente, em alternativa aos EUA, devemos atuar por meio da compressão e da interação social, pois dizer que temos o maior território, a maior população, a maior economia, etc.. e que isto basta para termos uma “hegemonia natural” sobre a A. Latina é fazer com que, a exemplo do “grande irmão do norte”, sejamos taxados de imperialistas, arrogantes e estúpidos.

Eh pa isto muda tudo [8D]..uma coisa é o post inicial do Sportboy outra é este acordo reciproco em que o espanhol "entra" no Brasil e o português "entra" nos outros países sul-americanos como a Argentina..assim ta bem..e se isto for mesmo verdade se calhar ate é o português que fica a ganhar pela diferença populacional que faz a lingua portuguesa ter mais peso nas relaçoes economicas por ex...

Voltar
Superior