Não estás a exercer o que quer que seja, estás apenas a dar uma opinião pessoal com base na tua experiência profissional.
Quanto à tua classe, tenho também uma descrença e falta de confiança bem grande, e por motivos bem válidos/próprios.
A justiça neste país é muito lenta, e pouco eficaz. É o culpado o sistema e são culpados os seus agentes(Advogados) pelo clima de deixa andar e trabalhar pro que paga mais depressa que tantos se vê nessa classe. É comum n se saber algo e ir perguntar ao colega. No entanto quando foi para aceitar o caso não havia problemas.
As minhas felicidades para ti na tua profissão e espero que possas contribuir para mudar o estado actual das coisas.
Quanto à descrença generalizada na tua classe, não há fumo sem fogo. A mim parece-me que o problema passa muito por vós e pela vossa falta de brio/profissionalismo(estou a generalizar e isso é perigoso, mas n ando longe da realidade). Se estou errado, e a culpa é do sistema que vos limita, então mexam-se e alterem-no, pq são vós que ficam sem o pão na mesa se não houver credibilidade na vossa actividade.
Quanto ao caso do tópico....vai ao escritório da locadora, explica o caso(não digas que o carro é teu, é da tua mãe por ex) e tenta saber se a dívida se encontra liquidada. Explica que apenas precisas de saber para saberes se metes queixa ou se procuras o dono anterior. Com alguma sorte e boa educação alguém te há de ajudar.
Boa sorte nisso