Burla! Ajuda!

Essa mentalidade é retrógrada para além de pouco sensata num forúm! Mas claro...protege os teus interesses e o teu lobby. Não te esqueças apenas que um dia irás precisar de um médico, um arquitecto, um policia... etc
se precisar de uma dessas pessoas, não será no fórum que as vai procurar para ter consultas/projectos/policiamento gratuito [:)]

Só há duas hipóteses:

A dívida à financeira está paga. Entrar em contacto com o antigo proprietário do carro e conseguir que ele peça à financeira o documento para levantar a reserva. Este documento irá custar perto dos 50€.

A dívida à financeira não está paga. Ou paga o que falta ou fica sem o carro

Neste momento o carro ainda é propriedade do antigo dono portanto não convém chatear muito o homem senão ele manda apreender o carro.

Se as mensalidades deixaram de ser pagas pelo menos há dois anos, a financeira já deve ter mandado apreender o carro, só que não devem saber onde está.

Por causa do que está neste post, pois está descrito o problema e o que pode acontecer, o melhor é ir falar com um advogado.
Fizeste um contrato de Compra e Venda com alguém que tinha um direito "limitado", pois haveria uma terceira parte.
E isso está claro quando no titulo de registo de propriedade está lá a reserva e por isso não o consegues registar em teu nome...

Para não perderes os €€€ e o carro o melhor é entregar a quem se possa e saiba, mexer e bem[;)] por isso te foi aconselhado de inicio o recurso a estes profissionais.

O post do Dreamer com certeza com algum amargo à mistura, refelecte o que se passa, ou seja, as pessoas falam mal da classe que ele faz parte, evitam a todo o custo e ainda criticam.
Só quando estão enrascados até ao pescoço é que batem à porta.

A escrever assim deixa lá a tua consulta para outros...

Se o caro amigo soubesse a quantidade de pessoas que muitos advogados, eu incluido, já ajudaram e no final nem um obrigado disseram quanto menos 1 simples euro entregaram, engolia as palavras que acabou de proferir.
Entendo, na minha modesta opinião, que é preciso urbanidade nos posts e por isso não entro em qualquer tipo de polémicas consigo, muito menos por causa de um tracinho a mais ou a menos!

Last edited:
Se todos passarem a ajudar como tu, este forum acabou. :sh)

Todos os que levam ajuda psicologica, informatica, mecanica e afins daqui e virem os respectivos tecnicos todos ofendidos, seria um forum à maneira.

Se tivessem lido bem a minha exposição viam que dei uma ajuda... " apoio judiciário" o chamado acesso ao direito é a resposta para quem quer um advogado e não tem meios para o pagar... é só preencher um formulário ns S. Social, não deturpem as minhas palavras e não as entendam como uma critica...

Subscrevo inteiramente este comentário! Infelizmente, por não possuirmos o nível de literacia desejado, há a tendência para guardarmos o nosso saber, como se de algo preciso se tratasse!

Essa mentalidade é retrógrada para além de pouco sensata num forúm! Mas claro...protege os teus interesses e o teu lobby. Não te esqueças apenas que um dia irás precisar de um médico, um arquitecto, um policia... etc

Não se trata de proteger interesses ou situações similares, trata-se de alertar as pessoas que se querem um advogado têm ao seu dispor mecanismos para o obter, agora fácil é de ver que o user não quer um advogado quer ser ele a resolver o problema sem a ajuda de um, ora se não precisa de um advogado, não sou eu, advogado, que tenho qualquer obrigação moral ou civica de o ajudar.
Se me sinto mal vou ao médico, se tenho um problema no carro vou ao mecanico, se tenho um problema juridico, seguindo o pensamento de muito boa gente, ia...ao café, ao supermercado falar com o Zé, ao bitaites da esquina, ao presidente da junta, ao amigo do amigo que trabalha na função pública etc, etc, ao contabilista ( este é o mais comum e ganha aos outros todos), depois ................" dá asneira"

Last edited:
Algumas considerações preliminares:

Lamento que nem todos os users deste espaço tenham a disponibilidade para ajudar que tantas vezes já aqui vi reflectida por tantos outros.

Lamento também que alguns "digníssimos" se escusem a emitir uma opinião profissional, sustentada, decorrente da sua actividade profissional, por forma a auxiliar quem aqui veio pedir ajuda num assunto que me parece, de resto, perfeitamente passível de acontecer a qualquer pessoa. Não acontece só "aos outros".

Ao que interessa...

O teu caso parece-me complexo de resolver. Não tenho formação jurídica (e acho que aqui nem sequer se coloca essa possibilidade), mas sou capaz de perceber que houve lugar a uma burla. Para a burla (apropriação ilícita do bem de outrém - objectivamente neste caso 7000€), há lugar a acto ilícito, com moldura penal adequada.

Tendo em consideração que não há a vontade de contratar um advogado, creio que uma solução passa por reunir todas as evidências (contrato de compra e venda) e entrar em contacto com a Defesa do Consumidor. Relatando cronologicamente a ordem dos acontecimentos, sustentando documentalmente. A Defesa do Consumidor tem apoio jurídico muito bom e poderá orientar na melhor forma de resolução deste assunto.

Tudo a correr bem.

Cpts.,

Não se trata de proteger interesses ou situações similares, trata-se de alertar as pessoas que se querem um advogado têm ao seu dispor mecanismos para o obter, agora fácil é de ver que o user não quer um advogado quer ser ele a resolver o problema sem a ajuda de um, ora se não precisa de um advogado, não sou eu, advogado, que tenho qualquer obrigação moral ou civica de o ajudar.
Se me sinto mal vou ao médico, se tenho um problema no carro vou ao mecanico, se tenho um problema juridico, seguindo o pensamento de muito boa gente, ia...ao café, ao supermercado falar com o Zé, ao bitaites da esquina, ao presidente da junta, ao amigo do amigo que trabalha na função pública etc, etc, ao contabilista ( este é o mais comum e ganha aos outros todos), depois ................" dá asneira"
Talvez porque a ideia é que vamos ao advogado para pagar balúrdios para no fim nos dizerem que estamos entalados na mesma[8b]

Quanto é que leva um advogado por hora (mais ou menos).

Também quando colocam aqui dúvidas sobre informática não vês aqui ninguém a queixar-se da mesma maneira que tu, e acredita que há aqui mais informáticos do que advogados.
Até podes ter razão, mas um bocado mais de cidadania e humildade só te ficavam bem... até porque penso que o teu código deontológico não te permite recomendar uma pessoa conhecida, pelo que podias ajudar, se o souberes, sem prejuízo para a tua parte!!!

Lamento que nem todos os users deste espaço tenham a disponibilidade para ajudar que tantas vezes já aqui vi reflectida por tantos outros.

Lamento também que alguns "digníssimos" se escusem a emitir uma opinião profissional, sustentada, decorrente da sua actividade profissional, por forma a auxiliar quem aqui veio pedir ajuda num assunto que me parece, de resto, perfeitamente passível de acontecer a qualquer pessoa. Não acontece só "aos outros".

Ao que interessa...

O teu caso parece-me complexo de resolver. Não tenho formação jurídica (e acho que aqui nem sequer se coloca essa possibilidade), mas sou capaz de perceber que houve lugar a uma burla. Para a burla (apropriação ilícita do bem de outrém - objectivamente neste caso 7000€), há lugar a acto ilícito, com moldura penal adequada.

Tendo em consideração que não há a vontade de contratar um advogado, creio que uma solução passa por reunir todas as evidências (contrato de compra e venda) e entrar em contacto com a Defesa do Consumidor. Relatando cronologicamente a ordem dos acontecimentos, sustentando documentalmente. A Defesa do Consumidor tem apoio jurídico muito bom e poderá orientar na melhor forma de resolução deste assunto.

Tudo a correr bem.

Cpts.,

Segundo o user, qq queixa do crime a fazer ou mesmo a DECO terá um problema, a empresa faliu e os sócios estão no estrangeiro.

Aqui pelo meio há outra entidade que deve estar a arder, que é a financeira. Estes é que o podem vir exigir o carro e ele aí ter problemas...

Segundo o user, qq queixa do crime a fazer ou mesmo a DECO terá um problema, a empresa faliu e os sócios estão no estrangeiro.

Aqui pelo meio há outra entidade que deve estar a arder, que é a financeira. Estes é que o podem vir exigir o carro e ele aí ter problemas...

O facto dos sócios estarem no estrangeiro não inviabiliza que se possa fazer algo - responsabilização dos mesmos. Há mecanismos judiciais para isso.

A locadora (se não fez, devia tê-lo feito) tem de zelar pelos seus próprios interesses.

Fiz um comentário relativamente à forma que me parece ser a melhor, com os dados que disponho, para a resolução do problema. E tendo em consideração que não há interesse em pagar os honorários por norma elevados dos serviços de um advogado.

Cpts.,

Ao que interessa...

Tudo a correr bem.

Cpts.,

Lá está, porque é que opinam se não têm formação juridica? depois dá asneira, pois dá...
A burla, se é que isso está em causa, é um crime que depende de queixa, o prazo de prescrição desse direito é de 6 meses após o conhecimento dos factos que lhe deram origem, se ocorreram à 2 anos e mesmo que só na altura que tentaram registar o carro tomaram conhecimento dos factos parece-me evidente que esse prazo de 6 meses já passou, mas mesmo que não tivesse passado, quem vendeu o carro foi uma pessoa colectiva, o stand, que já faliu...iam ressarcir-se do eventual prejuizo/dano a quêm?? ao ar? ao vento? Repito, insisto, e aviso, falem com um advogado, peçam apoio judiciário.

O facto dos sócios estarem no estrangeiro não inviabiliza que se possa fazer algo - responsabilização dos mesmos. Há mecanismos judiciais para isso.

A locadora (se não fez, devia tê-lo feito) tem de zelar pelos seus próprios interesses.

Fiz um comentário relativamente à forma que me parece ser a melhor, com os dados que disponho, para a resolução do problema. E tendo em consideração que não há interesse em pagar os honorários por norma elevados dos serviços de um advogado.

Cpts.,

Eu não disse que não, só disse que tem um problema, pois assim é bem mais complicado (com a empresa falida e os gajos ao fresco).

A locadora não se sabe se fez ou não alguma coisa até agora... pode ter feito.[;)]

Quanto aos honorários encontras de tudo, e tens a hipotese já adiantada do apoio judiciário.

Talvez porque a ideia é que vamos ao advogado para pagar balúrdios para no fim nos dizerem que estamos entalados na mesma[8b]

Quanto é que leva um advogado por hora (mais ou menos).

Também quando colocam aqui dúvidas sobre informática não vês aqui ninguém a queixar-se da mesma maneira que tu, e acredita que há aqui mais informáticos do que advogados.
Até podes ter razão, mas um bocado mais de cidadania e humildade só te ficavam bem... até porque penso que o teu código deontológico não te permite recomendar uma pessoa conhecida, pelo que podias ajudar, se o souberes, sem prejuízo para a tua parte!!!

Dizes bem, o meu código deontológico permite-me elucidar as pessoas naquilo que devem fazer, procurar um advogado ou pedir que lhe nomeiem um, e dar pequenos esclarecimentos, creio que dar consultas por internet sobre casos concretos é esticar demais a corda, e acho que até já disse mais do que devia, a advocacia é uma actividade nobre e digna, só deve ser exercida nos gabinetes, e não aqui ou mesas de café, também por isto devias perceber a minha posição.

Last edited:
Dizes bem, o meu código deontológico permite-me elucidar as pessoas naquilo que devem fazer, procurar um advogado ou pedir que lhe nomeiem um, e dar pequenos esclarecimentos, creio que dar consultas por internet sobre casos concretos é esticar demais a corda, e acho que até já disse mais do que devia, a advocacia é uma actividade nobre e digna, só deve ser exercida nos gabinetes, e não aqui ou mesas de café, também por isto devias perceber a minha posição.

Não estás a exercer o que quer que seja, estás apenas a dar uma opinião pessoal com base na tua experiência profissional.

Quanto à tua classe, tenho também uma descrença e falta de confiança bem grande, e por motivos bem válidos/próprios.
A justiça neste país é muito lenta, e pouco eficaz. É o culpado o sistema e são culpados os seus agentes(Advogados) pelo clima de deixa andar e trabalhar pro que paga mais depressa que tantos se vê nessa classe. É comum n se saber algo e ir perguntar ao colega. No entanto quando foi para aceitar o caso não havia problemas.

As minhas felicidades para ti na tua profissão e espero que possas contribuir para mudar o estado actual das coisas.

Quanto à descrença generalizada na tua classe, não há fumo sem fogo. A mim parece-me que o problema passa muito por vós e pela vossa falta de brio/profissionalismo(estou a generalizar e isso é perigoso, mas n ando longe da realidade). Se estou errado, e a culpa é do sistema que vos limita, então mexam-se e alterem-no, pq são vós que ficam sem o pão na mesa se não houver credibilidade na vossa actividade.

Quanto ao caso do tópico....vai ao escritório da locadora, explica o caso(não digas que o carro é teu, é da tua mãe por ex) e tenta saber se a dívida se encontra liquidada. Explica que apenas precisas de saber para saberes se metes queixa ou se procuras o dono anterior. Com alguma sorte e boa educação alguém te há de ajudar.

Boa sorte nisso;)

Acho que não é preciso ser-se advogado para perceber que neste caso não há mesmo nada a fazer...

Até se pode tentar processar os burlões, mas o que se vai obter com esse processo?
  • Tempo perdido;
  • Custos com advogado e tribunal;
  • Stress;
E no fim, obtém-se o quê? A empresa já nem existe! [;)]

A lição a aprender: fujam dos stands de esquina... e dos advogados [:D]

Acho que não é preciso ser-se advogado para perceber que neste caso não há mesmo nada a fazer...

Até se pode tentar processar os burlões, mas o que se vai obter com esse processo?
  • Tempo perdido;
  • Stress;

Ainda tem a parte de defesa, caso a financeira apareça por aí a reclamar alguma coisa...

Ps. não posso deixar de alertar para além dos stands de esquina, para olhar para o que estão a comprar, nomeadamente carros com reserva e sem a respectiva anulação, como é este caso

• Tempo perdido;
  • Stress;

Errado caro amigo, muito errado está...
No caso em concreto muita coisa se pode fazer, mas tirando uns poucos ninguêm parece querer dar ouvidos ao que sugeri, muito menos o user que pediu ajuda, quando é assim acho que mais nada se pode dizer.

Last edited:
Não estás a exercer o que quer que seja, estás apenas a dar uma opinião pessoal com base na tua experiência profissional.

Quanto à tua classe, tenho também uma descrença e falta de confiança bem grande, e por motivos bem válidos/próprios.
A justiça neste país é muito lenta, e pouco eficaz. É o culpado o sistema e são culpados os seus agentes(Advogados) pelo clima de deixa andar e trabalhar pro que paga mais depressa que tantos se vê nessa classe. É comum n se saber algo e ir perguntar ao colega. No entanto quando foi para aceitar o caso não havia problemas.

As minhas felicidades para ti na tua profissão e espero que possas contribuir para mudar o estado actual das coisas.

Quanto à descrença generalizada na tua classe, não há fumo sem fogo. A mim parece-me que o problema passa muito por vós e pela vossa falta de brio/profissionalismo(estou a generalizar e isso é perigoso, mas n ando longe da realidade). Se estou errado, e a culpa é do sistema que vos limita, então mexam-se e alterem-no, pq são vós que ficam sem o pão na mesa se não houver credibilidade na vossa actividade.

Quanto ao caso do tópico....vai ao escritório da locadora, explica o caso(não digas que o carro é teu, é da tua mãe por ex) e tenta saber se a dívida se encontra liquidada. Explica que apenas precisas de saber para saberes se metes queixa ou se procuras o dono anterior. Com alguma sorte e boa educação alguém te há de ajudar.

Boa sorte nisso;)

Caro amigo, eu frequento este forum porque gosto de carros, porque me interesso por eles, porque nutro uma paixão pelo mundo automóvel, as profissões aqui são aspectos secundários.
Mas devo dizer, que assim como há bons e maus mecânicos, também na advocacia há bons e maus advogados, há bons e maus juizes, há bons e maus politicos, etc agora é por vezes na generalização das coisas que advêm os perigos, um advogado é por natureza alguêm que defende os interesses de uma parte, que assume o patrocínio e resolve os problemas das pessoas, e acredita que resolve, agora não faz milagres...
Os médicos não curam todas as doenças, hà carros que não têm concerto, é isso que muita gente não entende na justiça e querem a todo o custo que lhes dêm a razão quando ela não está do seu lado, e se o advogado não lhes dá razão é porque não presta, não sabe nada...(nota: não estou a falar do caso aqui em causa do tópico) e depois as pessoas " batem nos advogados"
Por mim estejam à vontade, eu tenho a consciência tranquila, estou na advocacia como tantos outros advogados, para lutar por algo em que sempre acreditei e acredito "justiça"

Last edited:
Pelo que percebi o carro foi comprado há dois anos. Se até agora não aconteceu nada, ou seja, se não há um pedido de apreensão do veículo é porque ele foi pago à Financeira (digo eu!). Há casos em que, mesmo depois de totalmente pagos os carros, os seus proprietários não fazem a respectiva alteração ao Título de Registo de Propriedade só para não gastar mais uns euros. Pode ser que tenha sido este o caso e que a Financeira te resolva este problema.

Boa sorte.

Pelo que percebi o carro foi comprado há dois anos. Se até agora não aconteceu nada, ou seja, se não há um pedido de apreensão do veículo é porque ele foi pago à Financeira (digo eu!). Há casos em que, mesmo depois de totalmente pagos os carros, os seus proprietários não fazem a respectiva alteração ao Título de Registo de Propriedade só para não gastar mais uns euros. Pode ser que tenha sido este o caso e que a Financeira te resolva este problema.

Boa sorte.

Por isso é que eu opinei que a primeira coisa a fazer é entrar em contacto com o antigo dono. Não deve ser difícil pois consta o nome e morada no documento de venda.

Back