Burla OLX

CHB

New member
Boas,

Preciso que me dêem uma opinião.
Um familiar foi burlado em 25€ no OLX.

Como a burlona continua a vender material no OLX contactei-a noutra conta para fazer-mos negócio em mão.
Dela, possuo os emails que trocaram no negócio anterior, um NIB e um nome que presumo ser o da conta.

A minha ideia era confronta-la em pessoa com os factos e exigir ou o material devido ou a devolução do valor que lhe foi pago.

Sou do Porto e ela de Alenquer mas estou disposto a perder €€ para passar a mensagem. Vale a pena fazer queixa na polícia lá e leva-los comigo ao negócio com todas as provas ou não vale o esforço?

Se houve um crime, burla, há todo um procedimento legal que podes ativar, apresentado os elementos em teu poder.

Ir confrontar pode dar uma surpresa desagradável e estar lá alguém "maior" ou "mais maluco" que tu... [;)]

Ela não deu em mão o que vendeu(ou não) no OLX, certo ?
E a única coisa que tens é e-mail e NIB que ela diz para fazeres a transferência, correcto ?

Não queres colocar aqui um dos anúncios dela ?

Se houve um crime, burla, há todo um procedimento legal que podes ativar, apresentado os elementos em teu poder.

Ir confrontar pode dar uma surpresa desagradável e estar lá alguém "maior" ou "mais maluco" que tu... [;)]

O indicado será seguir esta via... ainda para mais havendo um NIB.

Agora claro que acarreta custos.

O que se passou foi que, a minha irmã queria comprar um livro e a vendedora disse que não vendia com contra-reembolso porque demorava muito e as pessoas por vezes não pagavam e mandavam os itens de volta, supostamente fazendo-a perder possíveis vendas.

Foi então ai que a minha irmã, após falar com ela ao telemóvel/troca de emails em que é claro a intenção de enviar após pagamento, decidiu pagar 50% do valor por transf. bancária por netbanco (não dá para confirmar nome do titular) para o envio e quando recebesse ficava de pagar o restante.
O que se sucedeu foi que o livro nunca mais chegou (10 dias) e a vendedora não atende o telemóvel nem responde a emails.

Entretanto, voltou a colocar o mesmo livro entre outros, à venda.

Esquema clássico, infelizmente ainda há muita gente que cai.
Ontem depois da minha irmã me ter informado, descobri com uma simples procura do NIB que existe mais uma queixa, com os mesmos contornos...
O nome que ela deu não encontro em lado nenhum.

Acho que uma transferência bancária pela net dá para anular, julgo que só se for feita por MB é que não. Mas há um prazo qualquer. A tua irmã já se informou sobre esta possibilidade no banco?

Acho que uma transferência bancária pela net dá para anular, julgo que só se for feita por MB é que não. Mas há um prazo qualquer. A tua irmã já se informou sobre esta possibilidade no banco?

No banco ainda não mas ontem estivemos a mexer no Netbanco e a opção de anular aparece "faded" ou seja já não dá.
Penso que agora só com autorização do beneficiário (lol).

Para confirmares o nome de quem recebeu o dinheiro, faz o seguinte: Vai a um multibanco, faz uma transferência para o nib/iban que tens. quando chegares ao ecran de confirmação, irá aparecer o nome do titular da conta. Apontas o nome e cancelas a operação.

Abraço

Não entendo é como essas pessoas conseguem dormir descansadas... E tudo por causa de 25€. Ok que devem enganar mais uns quantos, mas presumo que o total nunca será um valor muito elevado.

Para confirmares o nome de quem recebeu o dinheiro, faz o seguinte: Vai a um multibanco, faz uma transferência para o nib/iban que tens. quando chegares ao ecran de confirmação, irá aparecer o nome do titular da conta. Apontas o nome e cancelas a operação.

Abraço

Simples [;)]

Para além que esse transferência deveria ter sido efetuado no MB já por causa disso mesmo.

Quanto ao comprar por transferência ou não, nem sempre o que pretendemos está "aqui ao lado", já vendi e comprei por transferência, até ao momento sem problemas.

Se ainda tem produtos em venda, experimenta enviar de um email ou ligar de um telemóvel que não esteja associado à venda que correu mal.
Sem resposta email a informar que será efetuada a respetiva queixa.

Simples [;)]

Para além que esse transferência deveria ter sido efetuado no MB já por causa disso mesmo.

Quanto ao comprar por transferência ou não, nem sempre o que pretendemos está "aqui ao lado", já vendi e comprei por transferência, até ao momento sem problemas.

Se ainda tem produtos em venda, experimenta enviar de um email ou ligar de um telemóvel que não esteja associado à venda que correu mal.
Sem resposta email a informar que será efetuada a respetiva queixa.

Eu já a contactei de outro email, por causa do mesmo anuncio e ela já me respondeu e disse a mesma história.
Só faz negócio em mãos ou com transferência bancária.

Por isso é que abri este tópico, tendo possibilidade de a confrontar em pessoa, podia fazer alguma coisa até com a polícia.

Ela pergunta sempre qual é o número do qual vais telefonar, já para evitar atender alguém que enganou previamente.

Sabem que a maioria dos que perdem pequenas quantias, por uma questão de comodismo, não se irão queixar.

É isso mesmo, as quantias são "pequenas" e as pessoas não se dão ao trabalho.
No entanto, pretendo avançar com queixa crime porque se ninguém tentar, vão continuar a aldrabar.

Não entendo é como essas pessoas conseguem dormir descansadas... E tudo por causa de 25€. Ok que devem enganar mais uns quantos, mas presumo que o total nunca será um valor muito elevado.

Mesmo.
epah acho que a sorte deles é que a maioria das pessoas sao pacatas e nao querem chatices.

hoje em dia com o nome completo de uma pessoa é possivel saber onde mora, filhos, pais, que imoveis possui e por ai fora...

não são 25 euros.... basta vender esse livro 10 vezes e já são 250.... agora multiplica pelo número de outros produtos que tem à venda, multiplicado pelo número de sites diferentes onde anunciam, e vais perceber que se faz mesmo MUITO dinheiro com estas burlas...

mas como quem perde o dinheiro só perde 25 euros, não se está para se chatear por tão pouco.... se, pelo contrário, fizessem burlas com produtos de 100 ou 200 euros, a probabilidade das pessoas se queixarem e serem apanhados era maior.

Eu já a contactei de outro email, por causa do mesmo anuncio e ela já me respondeu e disse a mesma história.
Só faz negócio em mãos ou com transferência bancária.

Por isso é que abri este tópico, tendo possibilidade de a confrontar em pessoa, podia fazer alguma coisa até com a polícia.

Ela pergunta sempre qual é o número do qual vais telefonar, já para evitar atender alguém que enganou previamente.

É isso mesmo, as quantias são "pequenas" e as pessoas não se dão ao trabalho.
No entanto, pretendo avançar com queixa crime porque se ninguém tentar, vão continuar a aldrabar.

Eu marcava negocio em maos e levava uns amigos..2 ou 3.acho que saias de la com os 25e...com o livro gratuito ou com um retrovisor nas maos..

Voltar
Superior