Caça à multa?

ZeBitaite

New member
Olá a todos,

Recebi hoje no correio uma prendinha de Natal: multa de 60 euros, por ter sido apanhado na A1, km 4.1, a 132 km/h, quando o limite é de 120 km/h. O limite de velocidade em auto estrada é o mesmo desde os anos 70 e na minha opinião, deveriamos acompanhar nuestros hermanos espanhois e colocar o limite nos 130 km/h. Eu acho muito bem que se cumpram os limites de velocidade, especialmente dentro das localidades, mas há situações como esta que são ridiculas e autenticas caça às multas. Se forem multar todos os que excedem os 120 km/h em auto estrada, vão multar quase o país inteiro, começando nos governantes e acabando nos policias! Conheço policias da BT que costumavam dizer que os radares só actuavam a partir dos 150...será que tudo mudou? Peço que comentem e digam se já tiveram situações parecidas a esta em auto estrada.

Muito mais eu queria dizer, mas estou sempre a ser interrompido pelos infindaveis e constantes pop-ups deste site, compreendo que a publicidade é importante, mas neste caso é um exagero, quase não se consegue escrever duas frases seguidas.

Bom Ano 2025 para todos

Paga e não bufes.

Se os limites existem é por algum motivo.

Quando fiquei sem carta e tive que a tirar outra vez,184 km/h ao invés de 90km/h,também podia dizer que os franceses podiam ser como os alemães...mas não fiquei apeado na hora,1500€ em França,mais quase 10000 CHF aqui na Suiça já com o valor da "nova" carta.

Esses radares têm o normal desconto dos 5 km/h.

Mas esta coisa das coimas é sempre complexa. Há que averiguar se o radar possui certificado de calibração em dia, e consultar o dito, se nao existem mais viaturas na foto, etc.

A solução é só uma: comer e calar, ou, melhor, pagar e não bufar.

O que não faltam em Portugal são pessoas que andam sempre em cima ou mesmo acima dos limites de velocidade. Um autêntico perigo.

Ainda ontem no tabuleiro da Ponte 25 de Abril tive de travar para dar distância de segurança porque o carro que vinha atrás, para além de estar cheio de pressa, estava coladinho a mim.

Estão com pressa, que saíssem de casa mais cedo. Levantem-se mais cedo. Não andem a criar o perigo pelos que circulam nas calmas.

Nas AE até aos 140 nao tens problemas, eles querem é muito acima disso p ganharem nas comissões.

Mas é curioso q abrem sempre um topico a culparem o sistema em vez deles próprios [8b][8b][8b] Se tiverem o azar de engravidarem a mulher vão culpar o SNS???

ZeBitaite em Espanha o limite também ê 120 km/h.
Fui autuado numa autovia espanhola a 12 de agosto e dez dias depois recebo a carta em Portugal . 141km/h velocidade a que fui detectado. Cem euros de multa mas se pagasse nos primeiros vinte dias após a recepção da mesma tinha 50% d desconto. Paguei logo.

Última edição:
Nas AE até aos 140 nao tens problemas, eles querem é muito acima disso p ganharem nas comissões.

Mas é curioso q abrem sempre um topico a culparem o sistema em vez deles próprios [8b][8b][8b] Se tiverem o azar de engravidarem a mulher vão culpar o SNS???

Tem, se for nos radares fixos, como é este.

E também nas zonas onde a velocidade máxima é de 100 km/h, por exemplo, ao km 11 da A1, no sentido S/N, em que é usual o radar lá estar.

Tem, se for nos radares fixos, como é este.

E também nas zonas onde a velocidade máxima é de 100 km/h, por exemplo, ao km 11 da A1, no sentido S/N, em que é usual o radar lá estar.

Isso é na descida para Alverca? Radar móvel? Nunca apanhei radar aí e passo lá dezenas de vezes por mês.

Oh Zé,

Esse radar, desculpa que te diga mas das duas uma:

1- Ou ías distraído

2- ou chamaste tansos aos outros por passarem no radar abaixo dos 120. - se foi este o caso, assume a consequência da tua escolha. Não é caça à multa. Todos sabemos que o radar lá está, 24 horas por dia, todos os dias do ano, faça sol, faça chuva, seja de dia ou de noite....este não dorme !

eu aplico a regra dos 7 e ajusto o Cruise Control em concordância

se o limite é 90, programo para 97
se o limite é 100 programo para 107
se é 120, programo para 127

eu aplico a regra dos 7 e ajusto o Cruise Control em concordância

se o limite é 90, programo para 97
se o limite é 100 programo para 107
se é 120, programo para 127
Eu muitas das vezes nem me dou ao trabalho disso(no meu caso para tirar o erro do velocímetro de 3km/h) pois basta mudar a velocidade e ele lê o sinal e baixa(por exemplo nessa zona de 100), depois quando volta aos 120 sobe até esse valor, cada vez que houver uma mudança lá tinha de andar a pôr mais 3km/h... Meh no thanks

Eu quando vou para Lisboa vou a 100 no sítio dos 120 e a 40 no sítio de 90... Radares a 50, abro a porta e empurro com os pés.

Isso está minado e eu não sei onde eles estão l, sempre Waze ligado.

Acontece a muito boa gente.
Agora há aí 1 ou outro mito que anda muito pela sociedade e depois as surpresas aparecem.
Quem é que vos vendeu essa de que só a partir dos 140 ou 150 nas zonas de 120 é que as autoridades martelam?
Como disse um GNR há muitos anos: quem vos disse, disse mal.
É sabido que na maioria das vezes eles só multravam a partir dos 140/150 MAS não era SEMPRE, não raras vezes estavam com aquilo a martelar quem ia a uns meros 130 reais.
Claro que como há o desconto do radar + erro de velocimetro, era dificil ser apanhado abaixo dos 135 de velocimetro mas pode acontecer aliás hoje em dia há carros com erro mt reduzido, o meu é uns 2 km/h apenas.

Mas admitindo que na maioria das vezes os radares moveis estão " calibrados " para só multar acima dos 150 reais, é como aquela história de pisar ligeiramente o traço continuo numa curva mais apertada ou não parar ( 0 km/h digamos ) num STOP de plena visibilidade ou seja pode encaixar na tolerância/excesso de zelo e daí as autoridades deixarem passar.

Mesmo com todos os cuidados, estamos sempre sujeitos.

Acho que não fará grande sentido alterar limites de velocidade, fazia sim mais sentido patrulhamento em tempo real para a malta dos farois apagados em dias de chuva, andar na faixa do meio sem razão, não acatar perda de prioridade, etc. Mas isso são outros 500.

Voltar
Superior