Caça à multa?

Ok, mas, tás a brincar nisso dos 40 em sitios de 90 ne? [:D]

Estou a brincar em todos, mas naqueles túneis com radar a 50/70, que a malta ao meu lado faz a abrir e trava só no radar, eu vou ali tipo numa faixa do meio (porque a da direita ou as duas a direita são para cortar no sei para onde),,, vou prai 5kmh abaixo do limite e tudo a rasgar a passar-me por todos os lados[:)] FDC até me sinto mal mas pronto, não sei fazer melhor.[:)]

Acontece a muito boa gente.
Agora há aí 1 ou outro mito que anda muito pela sociedade e depois as surpresas aparecem.
Quem é que vos vendeu essa de que só a partir dos 140 ou 150 nas zonas de 120 é que as autoridades martelam?
Como disse um GNR há muitos anos: quem vos disse, disse mal.
É sabido que na maioria das vezes eles só multravam a partir dos 140/150 MAS não era SEMPRE, não raras vezes estavam com aquilo a martelar quem ia a uns meros 130 reais.
Claro que como há o desconto do radar + erro de velocimetro, era dificil ser apanhado abaixo dos 135 de velocimetro mas pode acontecer aliás hoje em dia há carros com erro mt reduzido, o meu é uns 2 km/h apenas.

Mas admitindo que na maioria das vezes os radares moveis estão " calibrados " para só multar acima dos 150 reais, é como aquela história de pisar ligeiramente o traço continuo numa curva mais apertada ou não parar ( 0 km/h digamos ) num STOP de plena visibilidade ou seja pode encaixar na tolerância/excesso de zelo e daí as autoridades deixarem passar.

Mesmo com todos os cuidados, estamos sempre sujeitos.

Acho que não fará grande sentido alterar limites de velocidade, fazia sim mais sentido patrulhamento em tempo real para a malta dos farois apagados em dias de chuva, andar na faixa do meio sem razão, não acatar perda de prioridade, etc. Mas isso são outros 500.

Acrescenta aí a malta que liga os faróis no máximo porque não quer pagar a conta no oftalmologista e depois quem se f%$"# são os outros.

Estes dias então, é ás mãos cheias.

E nem são os faróis de nevoeiro, são mesmo os principais.

Teslas: raro é o tesla que não encandeia....devem ter a mania que veem mal.....ou então se calhar veem mesmo mal e coitados já nem o buraco veem.

Estou a brincar em todos, mas naqueles túneis com radar a 50/70, que a malta ao meu lado faz a abrir e trava só no radar, eu vou ali tipo numa faixa do meio (porque a da direita ou as duas a direita são para cortar no sei para onde),,, vou prai 5kmh abaixo do limite e tudo a rasgar a passar-me por todos os lados[:)] FDC até me sinto mal mas pronto, não sei fazer melhor.[:)]

Um dos casos mais caricatos é o dos tuneis da CRIL IC17, que vai desde o nó de pina manique até à conexão com o IC16, bem, lembro-me de andar naquilo poucos dias após a inauguração e era só flashes por todo o lado !! são vários radares.

Eu fiz como tu, limite 70, ia a 65/70, e malta a rasgar e pimba.

Mas depois atinaram e é raro ver lá alguém a só abrandar em cima dos radares. Há, claro, mas nao mt. Ao contrário de diversos outros sitios, é cada travagem brusca...:sh)

Um dos casos mais caricatos é o dos tuneis da CRIL IC17, que vai desde o nó de pina manique até à conexão com o IC16, bem, lembro-me de andar naquilo poucos dias após a inauguração e era só flashes por todo o lado !! são vários radares.

Mas depois atinaram e é raro ver lá alguém a só abrandar em cima dos radares. Há, claro, mas nao mt. Ao contrário de diversos outros sitios, é cada travagem brusca...:sh)

Tenho passado sempre a 80 de ponteiro e até à data, nada recebi.

É os máximos automáticos, é bom para quem conduz, mas volta e meia lá vem um camionista que leva com eles mesmo na testa PQ o carro não detecta o camião porque é muito alto e tem umas luzita pequenas em cima, e nas curvas antes de desligarem mandam uma flashada rápida...

Normal, os BMW, VW,.. fazem me o mesmo, só há é menos carros desses, e dantes os outros carros em manual faziam igual com os halogéneos... E os carros com halogenios kit xenon então vão sempre a encandear.... [:)]

Sim é esse da CRIL exatamente... Tem uma placa de via controlada por radar mas na realidade é só indicadores visuais de 70 em LED's que um gajo fica naquela, será aqui, não, sim,... Não parece câmara nenhuma, e eu, ok, o melhor é ir a 65 a estrada toda e pronto...

Se eu soubesse de um sitio fixe para deixar o carro e ir de metro até preferia, mas desconheço então levo mesmo o carro para os restauradores...:confused:

Sim é esse da CRIL exatamente... Tem uma placa de via controlada por radar mas na realidade é só indicadores visuais de 70 em LED's que um gajo fica naquela, será aqui, não, sim,... Não parece câmara nenhuma, e eu, ok, o melhor é ir a 65 a estrada toda e pronto...

Se eu soubesse de um sitio fixe para deixar o carro e ir de metro até preferia, mas desconheço então levo mesmo o carro para os restauradores...:confused:

Voltas a falar em levar o carro para o centro caótico de LX e vamos ter 1 problema [:D]

Abre 1 topico no road book ou assim que eu e especialmente outros vamos ajudar-te certamente, tens algumas hipoteses válidas de estacionamento grátis ou não, e até o metro já é mais simpatico pois dá pa pagar directo com cartão bancário na cancela sem ter que se ir às maquinazinhas.

NO sentido Algés/VDG, os radares estão no 2º e no 5º pórtico.

NO sentido VDG/Algés, os radares estão no 3º e no 8º pórtico.

É os máximos automáticos, é bom para quem conduz, mas volta e meia lá vem um camionista que leva com eles mesmo na testa PQ o carro não detecta o camião porque é muito alto e tem umas luzita pequenas em cima, e nas curvas antes de desligarem mandam uma flashada rápida...

Normal, os BMW, VW,.. fazem me o mesmo, só há é menos carros desses, e dantes os outros carros em manual faziam igual com os halogéneos... E os carros com halogenios kit xenon então vão sempre a encandear.... [:)]

Lamento mas não, não é normal. O meu anda sempre com os led matrix em automático e tirando quando ainda não estão de frente e já estão a sofrer por antecipação, raramente levo com queixas do lado contrário ou de quem vá à minha frente. Mesmo camiões que o meu detecta muito bem... Mas não é um Tesla, portanto normal só se for para os Tesla.

Última edição:
Lamento mas não, não é normal. O meu anda sempre com os led matrix em automático e tirando quando ainda não estão de frente e já estão a sofrer por antecipação, raramente levo com queixas do lado contrário ou de quem vá à minha frente. Mesmo camiões que o meu detecta muito bem... Mas não é um Tesla, portanto normal só se for para os Tesla.

É idêntico... Apagam PQ detectam luz contra mais uns algoritmos das câmaras para distinguir um carro em movimento de um candeeiro parado... As diferenças são mínimas concerteza no que toca a erros. Se vieres em curva e te aparecer um VW levas um flash na mesma até ele baixar, não difere tudo do Tesla.

É idêntico... Apagam PQ detectam luz contra mais uns algoritmos das câmaras para distinguir um carro em movimento de um candeeiro parado... As diferenças são mínimas concerteza no que toca a erros. Se vieres em curva e te aparecer um VW levas um flash na mesma até ele baixar, não difere tudo do Tesla.

Se tu o dizes... Eu só era encadeado pelos Tesla antes de terem o matrix activo, agora já não noto tanto. Cruzo-me com muita frequência com Audi, Mercedes, BMW, Volvo/Polestar e VW/Skoda/Cupra e os únicos que são mais lentos a reagir são os Tesla.
Basta ver os vídeos do TeslaBjorn que se vê bem a diferença entre os da Tesla e os outros... São melhores que muitos chineses e mesmo europeus mais generalistas, mas normalmente ficam atrás das marcas que pus aí em cima

Última edição:
Se tu o dizes... Eu só era encadeado pelos Tesla antes de terem o matrix activo, agora já não noto tanto. Cruzo-me com muita frequência com Audi, Mercedes, BMW, Volvo/Polestar e VW/Skoda/Cupra e os únicos que são mais lentos a reagir são os Tesla.
Basta ver os vídeos do TeslaBjorn que se vê bem a diferença entre os da Tesla e os outros... São melhores que muitos chineses e mesmo europeus mais generalistas, mas normalmente ficam atrás das marcas que pus aí em cima

Sim pode ter uns milissegundos de diferença, mas também levo de outras marcas, e de Tesla's... Pensei que fosse um sistema melhor, em autoestrada as vezes até desligo, é muito fácil fazê-lo. Porque o separador central corta os faróis dos outros e o carro falha muito nos máximos automáticos, pessoalmente prefiro fazer assim por respeito aos outros. Mas compreendo que ao não fazer automaticamente quase todos os que andam aí, andam a encandear pessoas. Já em nacionais, à parte desse flash nas curvas, funciona muito bem... Também tendo lados positivos, que é assim ninguém se esquece dos máximos ligados infinitamente...

Não querendo fugir ao tópico principal, mas não posso deixar de comentar a situação do encandeamento dos Tesla. Não acredito que seja dos máximos automáticos já que a mim encadeiam me em zonas com pouco e muita luz. Os carros é que não devem ter o sistema de nivelamento automático das luzes em condições e depois dá disparate.

A questão dos máximos automáticas, se for esse o problema (o que dúvido muito) é mesmo um ponto fraco da Tesla. O Seat da familia tem o sistema e não me lembro de alguém se queixar. Aliás, o sistema do carro está sempre muito precavido e ao mínimo sinal de luz, desliga logo os máximos. O mesmo aconteceu com o novo BMW série 1 que testei durante uns dias. E no caso do série 1 até tinha os máximos adaptativos que recortavam os carros.

Quanto ao tópico principal, infelizmente são as regras que temos. O limite de 130 km/h seria mais que bem vindo mas é o que é. Ainda agora do regresso das festividades fartei de ver carros na faixa da esquerda da A8 a 80/90 km/h a entupir tudo e com a faixa da direita vazia, mas como a meia dúzia de metros havia um camião ou autocaravana, mais vale levar séculos a ultrapassá-lo e empatar os outros do que ficar atrás deles. Depois temos os condutores com carros mais modestos que teimam em não trabalhar com a caixa e depois nas subidas (em especial nas com 3 faixas), não ultrapassam nem deixam ultrapassar. É a mentalidade. Tem que se ter paciência.

E em Espanha não é bem tudo a 130 km/h. Em Itália é que é e nota-se bem a diferença na fluidez do trânsito.

Claro que é caça à multa [:D]

Quanto ao limite, o respeito que o tuga tem pelo próximo é zero. Não há continuos, não há espelhos, não há piscas, tem sempre razão, não há stops, é caça à multa, a estrada é sempre má, não há vermelhos, é tudo culpa dos outros. muitos saem de casa com o propósito de matar e só chegam a casa porque (felizmente para alguns) são incompetentes, portanto o limite está até bastante alto.
Quando o tuga decidir respeitar o próximo, logo se revê o limite e tudo o resto que tem que ser repensado. Mesmo sendo urgente rever, não vale a pena perder tempo que a malta nunca se vai dar ao trabalho de cumprir o que quer que seja.

Sobre isso dos máximos automáticos não será um excesso de se querer tudo automático?
E já agora isso também desliga os maximos se detectar peões ou animais?

De resto se funciona a 100%, ok, agora se há situações que não, mais vale ir em manual.

Posto isto, não duvido que seja mt mais provavel alguém manualmente se esquecer de tirar os maximos do que o sistema automático o fazer mesmo que com delay. MAS os cuidados e análise que vocês estão a debater, boa parte dos condutores não o fará, como sabemos, e o resultado...já sabemos.

Claro que é caça à multa [:D]

Quanto ao limite, o respeito que o tuga tem pelo próximo é zero. Não há continuos, não há espelhos, não há piscas, tem sempre razão, não há stops, é caça à multa, a estrada é sempre má, não há vermelhos, é tudo culpa dos outros. muitos saem de casa com o propósito de matar e só chegam a casa porque (felizmente para alguns) são incompetentes, portanto o limite está até bastante alto.
Quando o tuga decidir respeitar o próximo, logo se revê o limite e tudo o resto que tem que ser repensado. Mesmo sendo urgente rever, não vale a pena perder tempo que a malta nunca se vai dar ao trabalho de cumprir o que quer que seja.

Sim, mas tb muito honestamente ainda gostava de saber qual a alergia que o limite 120 causa a tanta gente....mas anda tudo a fazer de VMER?

Eu também gosto por vezes de me esticar bem pra lá dos 120 nas minhas raras incursões em AE mas quando o faço a 110 ou 120 não me chateia nada, além disso pode-se ir até uns 140 com baixa probabilidade de ser apanhado.

Olá a todos,

Recebi hoje no correio uma prendinha de Natal: multa de 60 euros, por ter sido apanhado na A1, km 4.1, a 132 km/h, quando o limite é de 120 km/h. O limite de velocidade em auto estrada é o mesmo desde os anos 70 e na minha opinião, deveriamos acompanhar nuestros hermanos espanhois e colocar o limite nos 130 km/h. Eu acho muito bem que se cumpram os limites de velocidade, especialmente dentro das localidades, mas há situações como esta que são ridiculas e autenticas caça às multas. Se forem multar todos os que excedem os 120 km/h em auto estrada, vão multar quase o país inteiro, começando nos governantes e acabando nos policias! Conheço policias da BT que costumavam dizer que os radares só actuavam a partir dos 150...será que tudo mudou? Peço que comentem e digam se já tiveram situações parecidas a esta em auto estrada.

Muito mais eu queria dizer, mas estou sempre a ser interrompido pelos infindaveis e constantes pop-ups deste site, compreendo que a publicidade é importante, mas neste caso é um exagero, quase não se consegue escrever duas frases seguidas.

Bom Ano 2025 para todos

Se foste apanhado a 132 km/h, o teu velocímetro que tem um erro de 3 a 5 km/h mais o erro e incerteza da máquina que será +- 5/7km/h irias à velocidade marcada no carro de +- 145 km/h.

Isto não se chama caça à multa, é mesmo querer ser multado.

Agora o mais caricato, ir a 140 km/h em vez de 120 km/h para quê! Ganhar 5 minutos numa hora!
Às vezes com o transito, as pessoas andam em excesso de velocidade umas partes (podem ser multados) e têm que travar noutras partes não ganhando tempo algum...

Não querendo fugir ao tópico principal, mas não posso deixar de comentar a situação do encandeamento dos Tesla. Não acredito que seja dos máximos automáticos já que a mim encadeiam me em zonas com pouco e muita luz. Os carros é que não devem ter o sistema de nivelamento automático das luzes em condições e depois dá disparate.

A questão dos máximos automáticas, se for esse o problema (o que dúvido muito) é mesmo um ponto fraco da Tesla. O Seat da familia tem o sistema e não me lembro de alguém se queixar. Aliás, o sistema do carro está sempre muito precavido e ao mínimo sinal de luz, desliga logo os máximos. O mesmo aconteceu com o novo BMW série 1 que testei durante uns dias. E no caso do série 1 até tinha os máximos adaptativos que recortavam os carros.

Quanto ao tópico principal, infelizmente são as regras que temos. O limite de 130 km/h seria mais que bem vindo mas é o que é. Ainda agora do regresso das festividades fartei de ver carros na faixa da esquerda da A8 a 80/90 km/h a entupir tudo e com a faixa da direita vazia, mas como a meia dúzia de metros havia um camião ou autocaravana, mais vale levar séculos a ultrapassá-lo e empatar os outros do que ficar atrás deles. Depois temos os condutores com carros mais modestos que teimam em não trabalhar com a caixa e depois nas subidas (em especial nas com 3 faixas), não ultrapassam nem deixam ultrapassar. É a mentalidade. Tem que se ter paciência.

E em Espanha não é bem tudo a 130 km/h. Em Itália é que é e nota-se bem a diferença na fluidez do trânsito.
A maioria dos Tesla tem os led matrix(adaptativos). Tal como grande parte dos VW, BMW, etc

Voltar
Superior