Caça a multa...

citação:Originalmente colocada por Kaiser_GNR

Ao que lhe respondo... tratam se de resultados internos... que só ao fim do ano é que se sabe pela população civil em geral...
Diga me uma coisa. Qual é para si a maior causa de acidentes nas estradas portuguesas ?
falta de civismo....o desrespeito das regras básicas de mudança de direcção, o desrespeito pelas regras de cedência de passagem...

a velocidade, ou o seu excesso, em regra, não causam os acidentes, mas sim, aumentam os danos...

citação:Originalmente colocada por Kaiser_GNR

Neruson... sim é verdade tb há a falta de sinalização, má condução do piso, mas tudo isso se pode resolver caso se diminua a velocidade de acordo com a perigosidade do meio em que a condução é efectuada.
A PSPTrânsito tem ordens internas para autuar a cada acidente a que são chamados, pq para um simples toque ocorrer, é pq os condutores não circulavam à velocidade moderada para o evitar...
A GNR (esses diabos dos livros de autos) tem uma NEP (Norma de Execução Permanente) que é contra essa atitude, a gnr não autua quem tem um acidente, a não ser que os intervenientes não possuam documentos necessários para a condução, estejam sob efeito de alcool, seguro e inspecção e selo caducados.
Mas mais uma vez vos digo, sim, pode-se culpar a maioria dos acidentes, na velocidade.
Se se cumprisse o código, reduzir-se-ia o numero de acidentes e fatalidades para 30%.
E sim também sou de acordo com um policiamento estradal mais activo, e sou contra os radares escondidos.
É preferível um carro patrulha de 10 em 10 kilómetros e avisos de radares do q ter um carrito branco encostado à berma que nem paparazzi.
Mas são ordens superiores... tem que ser cumpridas.
E só o facto de eu falar aqui daquilo que sou contra... já é susceptível de processo :D
[^][^][^]

em relação às ordens superiores....sim, creio que a maioria da população sabe disso;)

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

err... em muitas situações, bastava a velocidade ser menor e o acidente nem teria lugar (não é preciso ir a extremos para aceitar esta ideia).
concedo, mas da mesma forma, em muitas das situações, podes ir em excesso de velocidade, dar-se o acidente, mas ele não ter tido causa no excesso de velocidade mas sim, no desrespeito de outras regras de condução....

é por isto que me bato, nada mais...

para mim, o critério mais valorativo e que tento respeitar SEMPRE, é o da velocidade excessiva - nunca circular em velocidade excessiva;)

citação:Originalmente colocada por Alex

será que na alemanha é tudo sem limites e sem regras?

O pessoal que nunca conduziu na Alemanha vem sempre para aqui apregoar o exemplo de pouca sinistralidade sem limites.
Esta é uma visão muito simples.
Primeiro como o Capelo disse, existem limites e muitas AEs tem troços limitados, não é raro encontrar placas de 120, 140, 160, etc...
Depois os alemães são civicamente muito mais evoluídos do que nós, conduzem melhor e têm melhores carros, por isso pode dar-se mais responsabilidade aos condutores coisa que não pode ser feita em portugal.
Quem conduz na Alemanha experimente contar os condutores que andam nas referidas AE sem limites e mudam de faixa sem colocar o pisca com antecedência, pode parecer exagerado, mas podemos andar centenas de quilometros e uma mão chega para os contar! Em Portugal andamos 100 metros e já nem os dedos dos pés chegam... E isto é só um exemplo.

Confirmo. Desloco-me á Alemanha todos os anos e o civismo é de facto impressionante. Já me aconteceu ir na faixa da esquerda a fazer uma ultrapassagem e ver um tipo a vir lá ao fundo que nem uma seta, tipo eu ir a 140 e ele a uns 220 ou mais, até me assustei como é natural mas fiquei pasmado quando reparei que ao aproximar-se em vez de se atirar para cima de mim a cheirar-me o escape como fazem cá, manteve uma distância praí de uns bons 20 ou 30 metros durante o bocado que me levou a ultrapassar alguns veiculos mais lentos e nada de sinais de luzes. Eñtão em dias de chuva ou neve é impressionante, 50 metros é o minimo de distância de segurança.

E se alguém pensa que as multas a doer é que os convencem não podia estar mais errado, da ultima vez que lá estive apanhei um táxi do aeroporto para o hotel, o taxista não sei bem porquê ia a esgalhar como gente grande, chegou aos 180 e eu quase a dizer "oh amigo tenha lá calma que eu não tenho pressa", bem não foi preciso porque de repento vejo o reflexo de uns pirilampos azuis, olha para trás e era a policia a mandá-lo encostar, o tipo pagou logo ali a fabulosa quantia de... 20 euros.[:0]

De facto há uma atitude completamente diferente e não é só na Alemanha. Actitude essa que é contagiante, ou seja "nós" lá também assumimos um comportamento mais civico.

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

citação:Originalmente colocada por Alex

será que na alemanha é tudo sem limites e sem regras?

O pessoal que nunca conduziu na Alemanha vem sempre para aqui apregoar o exemplo de pouca sinistralidade sem limites.
Esta é uma visão muito simples.
Primeiro como o Capelo disse, existem limites e muitas AEs tem troços limitados, não é raro encontrar placas de 120, 140, 160, etc...
Depois os alemães são civicamente muito mais evoluídos do que nós, conduzem melhor e têm melhores carros, por isso pode dar-se mais responsabilidade aos condutores coisa que não pode ser feita em portugal.
Quem conduz na Alemanha experimente contar os condutores que andam nas referidas AE sem limites e mudam de faixa sem colocar o pisca com antecedência, pode parecer exagerado, mas podemos andar centenas de quilometros e uma mão chega para os contar! Em Portugal andamos 100 metros e já nem os dedos dos pés chegam... E isto é só um exemplo.

Confirmo. Desloco-me á Alemanha todos os anos e o civismo é de facto impressionante. Já me aconteceu ir na faixa da esquerda a fazer uma ultrapassagem e ver um tipo a vir lá ao fundo que nem uma seta, tipo eu ir a 140 e ele a uns 220 ou mais, até me assustei como é natural mas fiquei pasmado quando reparei que ao aproximar-se em vez de se atirar para cima de mim a cheirar-me o escape como fazem cá, manteve uma distância praí de uns bons 20 ou 30 metros durante o bocado que me levou a ultrapassar alguns veiculos mais lentos e nada de sinais de luzes. Eñtão em dias de chuva ou neve é impressionante, 50 metros é o minimo de distância de segurança.

E se alguém pensa que as multas a doer é que os convencem não podia estar mais errado, da ultima vez que lá estive apanhei um táxi do aeroporto para o hotel, o taxista não sei bem porquê ia a esgalhar como gente grande, chegou aos 180 e eu quase a dizer "oh amigo tenha lá calma que eu não tenho pressa", bem não foi preciso porque de repento vejo o reflexo de uns pirilampos azuis, olha para trás e era a policia a mandá-lo encostar, o tipo pagou logo ali a fabulosa quantia de... 20 euros.[:0]
Fui pagar na segunda-feira uma de 25 euros por circular a 73km/h aonde o maximo é 50km/h,isto no centro de Frankfurt com foto e tudo,por sorte a do cinto de seguranca nao apanhei(fotos de má qualidade:D)

citação:Originalmente colocada por cesar matos

Fui pagar na segunda-feira uma de 25 euros por circular a 73km/h aonde o maximo é 50km/h,isto no centro de Frankfurt com foto e tudo,por sorte a do cinto de seguranca nao apanhei(fotos de má qualidade:D)

25? Olha por acaso isto que eu contei também foi nessa zona na AE que vai de Frankfurt para Wiesbaden, foi 20 euros em Fevereiro, se calhar já aumentou:D

25? Olha por acaso isto que eu contei também foi nessa zona na AE que vai de Frankfurt para Wiesbaden, foi 20 euros em Fevereiro, se calhar já aumentou:D
Eu tenho cartao jovem:D:D(35anos),no meu caso ia a 81km/h e eles tiràram 8km/h,estàva à espera de uma multa de 70 euros no minimo e 1 mês sem carta mas tive sorte.

Lembrei-me agora k eles costumam estar a 10km de wiesbadem/frankfurt ae/a5 em cima de uma ponte com as maquinas mas aqui nao têm sorte pois dá na radio de meia em meia hora a localizacao de todos os radares e respectivos carros à paisana(até dizem a cor e tudo);),no sitio aonde eu fui fisgado estao lá todos os dias(ou quase),e só me fud. por esquecimento.[8)]

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Caça à Multa... :D :D :D [}:)] [}:)] [}:)]

Na A23 gostam muito de colocar o radar fora da AE...

Isso dever ser mais um mito. Das dezenas, quiçá centenas de vezes que lá passei, e nenhuma dentro dos limites, até agora nao fui multado.

PS: Os moralistas que aparecem devem fazer uma grande figura na estrada... gostava de ver :D

err... em muitas situações, bastava a velocidade ser menor e o acidente nem teria lugar (não é preciso ir a extremos para aceitar esta ideia).
em algumas? sim...

na maior parte bastaria um ensino de conduçao serio e a extinçao de prenconceitos.

o problema da velocidade é facilimo de resolver, a "cura" ja existe à umas decadas. so nao é usada porque...a velocidade não é um problema assim tao grande;)

ja o ensino de conduçao, o civismo, as campanhas que nao cascam apenas velocidade e alcool, a policia visivel, leis serias, tribunais celeres mas que dão hipotese ao cidadao de se defender condignamente....tudo isso tem GRANDE influencia na conduçao e na atitude ao volante, o que se reflecte no numero de acidentes.

isto é bom é por etiquetas, simplifica-se muito:

quem excede limites = mau rapaz
quem cumpre limites = bom rapaz

isto é só escuteiros e pessoal que ajuda na missa..

citação:New traffic fines ("super fines") as from 1 March 2004

In order to improve road safety and reduce the number of traffic accidents drastically the Belgian Government have taken stringent measures. Their campaign was developed twofold:
installing over 900 cameras (for speed control and at traffic lights). By the summer of 2004 a total of 350 dangerous crossroads will have cameras. The Government aim that 1 in 4 crossroads will be controlled by cameras;
introducing a new traffic law, that came into force on 1 March 2004, and that will deal severely with offenders. Fines have increased; some fines are so high they are now called "super fines". Where in the past offenders were given a prison sentence if the fine was not paid, these have now been abolished and will be replaced by suspension of the driving licence.

The new law distinguishes between an "ordinary" offence and a "serious" offence. This split considers the degree of danger the offence may cause. Serious offences are divided in three categories (see below).

Payment of fines: there are three methods of collecting and imposing fines:
payment on the spot
a "friendly settlement"
court summons.

The majority of fines will be payable on the spot. In few cases the fine will be sent by post within a fortnight. This is only applicable to drivers living in Belgium. Payment must be made with fiscal stamps, which can be purchased at the post office.

If you do not wish to pay the police or you do not qualify to pay on the spot, the police will send a report (‘proces-verbal’) to the Parquet (Court). The Public Prosecutor will then send a proposal for payment, called a ‘friendly settlement’ ("minnelijke schikking / accord à l’amiable"). This amount will be higher than payment on the spot (minimum 10 %).

Serious offenders and those who repeatedly offend will not qualify for a friendly settlement. They will have to appear in Court. Also those who have refused immediate payment or a friendly settlement will have to appear before a Judge who will levy super fines. In some cases driving licences will be suspended.

Categories of offences and fines in Euros (with some examples):
Offence Immediate payment Super fines
Ordinary offence
not using indicators
use of cell phone while driving
€ 50 € 55 -
€ 1,375
Serious offence – 1st degree
excess speed of 10 km/hr in areas where only 30 km/hr is permitted, in the vicinity of schools and in residential areas
excess speed: 10-20 km/hr
driving on foot or cycle path
parking on foot or cycle path or on pedestrian crossing
abnormal slow driving
not leaving sufficient distance
breaking without due cause
stopping or parking on tram or bus stop
€ 150 € 275 -
€1,375
Serious offence – 2nd degree
excess speed of 10-20 km/hr in areas where only 30 km/hr is permitted, in the vicinity of schools and in residential areas
excess speed: 20-40 km/hr
not slowing down or stopping when school children are getting in or out of school transport
not giving priority
ignoring traffic signs
crossing a white line
driving through a red or orange traffic light
driving without lights when required
€ 175 €275 –
€ 2750
Serious offence – 3rd degree
excess speed of more than 20 km/hr in areas where only 30 km/hr is permitted, in the vicinity of schools and in residential areas
excess speed: 40 km/hr or more
overtaking on the right when prohibited
overtaking on the left in a bend or on a hill when it is prohibited
ignoring the instructions of a policeman or traffic warden
reversing or making a U-turn on a motorway
Not applicable for Belgian registered cars
€ 300 for drivers not resident in Belgium (if unable to pay the vehicle will be impounded) € 550 –
€2,750
ALCOHOL
between 0,5 and 0,8 promille
(0,22-0.35 mg/l UAL)
more than 0,8 promille
(more than 0.35 mg/l UAL) € 137.50 € 1,100 –
€ 11,000

Driving under the influence of DRUGS € 137.50

Isto é na Bélgica, aqui não há nenhuma multa de 20€

citação:Driving or attempting to drive whilst above the legal limit or unfit through drink carries a maximum penalty of 6 months' imprisonment, a fine of up to £5,000 and a minimum 12 months driving ban.

An endorsement for a drink-driving offence remains on a driving licence for 11 years, so it is 11 years before a convicted driver will have a "clean" licence again.

Being in charge of a vehicle whilst over the legal limit or unfit through drink could result in 3 months' imprisonment plus a fine of up to £2,500 and a driving ban.

The penalty for refusing to provide a specimen of breath, blood or urine for analysis is a maximum 6 months' imprisonment, up to £5000 fine and a driving ban of at least 12 months.

Causing death by careless driving when under the influence of drink or drugs carries a maximum penalty of 14 years in prison, a minimum 2 year driving ban and a requirement to pass an extended driving test before the offender is able to drive legally again.

Isto é para quem for apanhado com os copos no UK.

citação:Originalmente colocada por LM

citação:New traffic fines ("super fines") as from 1 March 2004

In order to improve road safety and reduce the number of traffic accidents drastically the Belgian Government have taken stringent measures. Their campaign was developed twofold:
installing over 900 cameras (for speed control and at traffic lights). By the summer of 2004 a total of 350 dangerous crossroads will have cameras. The Government aim that 1 in 4 crossroads will be controlled by cameras;
introducing a new traffic law, that came into force on 1 March 2004, and that will deal severely with offenders. Fines have increased; some fines are so high they are now called "super fines". Where in the past offenders were given a prison sentence if the fine was not paid, these have now been abolished and will be replaced by suspension of the driving licence.

The new law distinguishes between an "ordinary" offence and a "serious" offence. This split considers the degree of danger the offence may cause. Serious offences are divided in three categories (see below).

Payment of fines: there are three methods of collecting and imposing fines:
payment on the spot
a "friendly settlement"
court summons.

The majority of fines will be payable on the spot. In few cases the fine will be sent by post within a fortnight. This is only applicable to drivers living in Belgium. Payment must be made with fiscal stamps, which can be purchased at the post office.

If you do not wish to pay the police or you do not qualify to pay on the spot, the police will send a report (‘proces-verbal’) to the Parquet (Court). The Public Prosecutor will then send a proposal for payment, called a ‘friendly settlement’ ("minnelijke schikking / accord à l’amiable"). This amount will be higher than payment on the spot (minimum 10 %).

Serious offenders and those who repeatedly offend will not qualify for a friendly settlement. They will have to appear in Court. Also those who have refused immediate payment or a friendly settlement will have to appear before a Judge who will levy super fines. In some cases driving licences will be suspended.

Categories of offences and fines in Euros (with some examples):
Offence Immediate payment Super fines
Ordinary offence
not using indicators
use of cell phone while driving
€ 50 € 55 -
€ 1,375
Serious offence – 1st degree
excess speed of 10 km/hr in areas where only 30 km/hr is permitted, in the vicinity of schools and in residential areas
excess speed: 10-20 km/hr
driving on foot or cycle path
parking on foot or cycle path or on pedestrian crossing
abnormal slow driving
not leaving sufficient distance
breaking without due cause
stopping or parking on tram or bus stop
€ 150 € 275 -
€1,375
Serious offence – 2nd degree
excess speed of 10-20 km/hr in areas where only 30 km/hr is permitted, in the vicinity of schools and in residential areas
excess speed: 20-40 km/hr
not slowing down or stopping when school children are getting in or out of school transport
not giving priority
ignoring traffic signs
crossing a white line
driving through a red or orange traffic light
driving without lights when required
€ 175 €275 –
€ 2750
Serious offence – 3rd degree
excess speed of more than 20 km/hr in areas where only 30 km/hr is permitted, in the vicinity of schools and in residential areas
excess speed: 40 km/hr or more
overtaking on the right when prohibited
overtaking on the left in a bend or on a hill when it is prohibited
ignoring the instructions of a policeman or traffic warden
reversing or making a U-turn on a motorway
Not applicable for Belgian registered cars
€ 300 for drivers not resident in Belgium (if unable to pay the vehicle will be impounded) € 550 –
€2,750
ALCOHOL
between 0,5 and 0,8 promille
(0,22-0.35 mg/l UAL)
more than 0,8 promille
(more than 0.35 mg/l UAL) € 137.50 € 1,100 –
€ 11,000

Driving under the influence of DRUGS € 137.50

Isto é na Bélgica, aqui não há nenhuma multa de 20€
[xx(]

é bem mais caro em Portugal que na Bélgica.....e depois, não é para encher os cofres...[|)]

Não sei se será mais caro.

Um reincidente de falar ao telefone paga entre 55 e 1375€

O excesso de velocidade de 10Km nas zonas de 30Km, que são zonas de escolas e áreas residenciais dá 150€ e se for reincidente dá de 275 a 1375€. Estes valores valem também paragem na passadeira, circulação em velocidade reduzida (anormal), travar sem motivo, ou não guardar a distância de segurança.

Mais que 0.35mg/l de alcool 137.50€ e para os reincidentes de 1100 a 11000€.

Voltar
Superior