Caixa automática e escolas de condução

Put* que os pariu! Auto's já agora, que vá o instrutor a conduzir...

Mas lá está, se tiverem um acidente no carro da escola, é porque não tinha caixa auto :D

citação:Originalmente colocada por bruno_dias

ja agora o que é a carta b1?????

sera aquela pos mata velhos???? porque na escola radical vi aqueles carros mata velhos e dizia podes tirar a carta aos 16 anos

é isso mesmo.É destinada aos "papa reformas" ;)

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Nos USA, tira-se a carta em carros com Caixa Auto...

Por mim, prefiro tirar a carta num caixa manual... ao menos fico a saber conduzir....enquanto que se estiver habituado a um Automatico , nunca me aguentaria num Manual...

Além disso, prefiro manual..[:p]

Uma pequena correcção: Nos EUA, não se tira apenas a carta em carros com cx automática: a esmagadora maioria dos carros não têm cx manual.

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Agora salvo erro há dois tipos de cartas B, uma para carros manuais e automáticos e outra apenas para carros de caixa automática.
Um amigo meu tem uma escola de condução e agora tambem comprou um Yaris de caixa automática para instrução, aquilo até é engraçado, pena que a fundo a caixa automática demore bastante tempo a mudar a mudança...

Cumprimentos

Penso que estás enganado:
O primeiro tipo de categoria B ou B1 aplica-se para triciclos e quadriciclos. A carta de ligeiros (categoria B) é para ligeiros, sem nenhuma referência ao tipo de caixa.

citação:Originalmente colocada por MPT.H

???
Tens a certeza?
Isso é um bocado estranho mas enfim quando o aluno pegar num carro a gasosa sem caixa automartica vai ser lindo

e sim, tenho a certezíssima ;)

ia tirar uma foto, mas tinha gente ao lado que podia achar estranho demais...

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Em muitos países existe carta apenas para carros automáticos. Por um lado é melhor, principalmente para aquele pessoal que se atrapalha todo com as mudanças, assim só aceleram, travam e viram o volante.

Automático ou manual todos saimos da escola de condução sem saber conduzir e só aprendemos com o tempo, sozinhos na estrada.

Nem mais.
E o problema é que quem sai das escolas de condução, pensa que já sabe conduzir.

citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

Em muitos países existe carta apenas para carros automáticos. Por um lado é melhor, principalmente para aquele pessoal que se atrapalha todo com as mudanças, assim só aceleram, travam e viram o volante.

Automático ou manual todos saimos da escola de condução sem saber conduzir e só aprendemos com o tempo, sozinhos na estrada.

Nem mais.
E o problema é que quem sai das escolas de condução, pensa que já sabe conduzir.
Manos, quem acaba de tirar a carta, sabe-se desenrascar, e mal...

Mas depois de 20 anos de experiência, continuam-se a cometer erros, o que é normal, visto que nunca se teve uma instrução bem rigorosa..

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

Nem mais.
Manos, quem acaba de tirar a carta, sabe-se desenrascar, e mal...

Mas depois de 20 anos de experiência, continuam-se a cometer erros, o que é normal, visto que nunca se teve uma instrução bem rigorosa..

Uma pessoa mesmo que já tenha uns 10 anos de experiência continua a aprender com as situações do dia-a-dia;):)

Penso que isso de tirar a carta em carros de caixa automática é um bocado mau...
Se uma pessoa souber trabalhar bem com uma caixa manual, secalhar, tem menos dificuldades em trabalhar com a automática....já o contrário não sei se acontece, pois está lá um pedal a mais, o da embraiagem....

O que era mais engraçado era as reduções para virar ou para parar, se bem que era sempre de 3ª para 2ª.:D:D E o ponto de embraiagem também tinha a sua piada...então assim...
Ainda me lembro, onde dava a velocidade máxima, era no guincho a 70 km/h...uau!;)
Aliás nas aulas e no exame nunca engrenei a 5ª velocidade acreditam? Nem nunca fui para a autoestrada nem via rápida nem nada...

Quando fui para a auto-estrada pela primeira vez com o meu carro foi um terror do catano...

[OFF Topic]
Mas é engraçado, se um gajo bater com o carro no passeio no exame está chumbado....como se bater com o carro no passeio matasse pessoas...[8][8]

Nao acho mal á pessoas que so conduzem carros automaticos se tem hipotesses para isso..

Ja conduzi manual e automatico e digo que automatico é bem mais tranquilo nao tem tanto aquele efeito travao nas travagens fortes mas nao me parece que seja perigoso por causa disso.

A imensas pessoas que nao conseguem conduzir automaticos pq sentem falta do pedal e da caixa e acabam por se atrofiar todas por causa disso.

Nestas últimas semanas tenho andado em carros com caixas automáticas e manuais, e é muito mais fácil habituarmo-nos à automática do que voltar à manual... Parece que vamos ganhando uma "preguiça" e depois não apetece tanto andar a passar mudanças... :(

Geralmente quem diz mal das caixas automáticas, das duas uma, ou nunca sequer experimentou ou experimentou alguma caixa com uma dúzia de anos... As coisas hoje piam mais fino, é bom sabermos usar uma manual, é certo, mas é incrivelmente fácil habituarmo-nos à falta da embraiagem, a falta do manípulo e da embraiagem desaparece núm ápice.

Até ficamos a pensar: "Como raio é que passei sem isto até agora??"

Conduzir e saber trabalhar com a embraiagem? Ideia mais disparatada nao podia existir.

Conduzir deveria ter em conta que a conduçao e algo colectivo e nao individual... muita gente por vezes esqueçesse que anda com mais gente na estrada.

Conduzir deveria exigir um pingo de respeito e civismo. Armas deviam ficar em casa e os insultos na mesma volta.

Conduzir deveria fazer uso das luzes de mudança de direcçao. Sim... 99% dos "portuguesinhos" nao as usam.

Conduzir nao e estacionar o carro em qualquer lado e ultrapassar sem olhar para os retrovisores.

Se isto fosse transmitido aos alunos dessas escolas, seria um prazer conduzir em Portugal.

Mas repara, não te tiro a razão, mas quando uma pessoa sai do exame de condução, ainda está longe, mas muito longe mesmo de saber conduzir... Isso só vem com o tempo, e com um tempo uma pessoa deveria de começar cada vez mais a pensar na sua postura na estrada e na segurança, tanto sua como dos outros.

Agora pensa bem, quando uma pessoa acaba de tirar a carta, ainda nem as mudanças sabe pôr em condições...

Lol, tirei a carta praí á dois anos.. apenas tive de trazer o carro pa escola, nem estacionar, nem marcha atras (tb ja taba em cima da hora)!! A gaja que foi em primeiro subio o passeio 2as vezes, não conseguio estacionar em nenhuma das duas.. e quando chegou ao fim lá o Bigodes !-> "Até correu bem, tu óh maria, para a 3ra vez aqui até fizeste muito poucas asneiras, ide embora pali e esperem pela guia" !!

Há aqui uma ideia transversal a quase todos os posts: quando se sai da escola de condução, não se sabe conduzir. E é bem verdade.

Há o factor "jeito" ou "vocação" que está presente em alguns condutores que ajuda muito: alguém que goste de automóveis, normalmente vai desenvolvendo rapidamente técnicas que lhe permitem conduzir suavemente, que lhe permitem prever determinadas manobras de outros condutores (aqueles "feelings" do tipo: aquele gajo vai-se meter...)

Depois há aquelas pessoas que, mesmo sendo condutores relativamente seguros, são um desastre no que toca à sensibilidade mecânica: passagens inadequadas de caixa, travagens pouco progressivas, sobem passeios com um à vontade espantoso, etc etc

Um conselho que dou a todos os que estão a tirar a carta: observem muito atentamente a condução de alguém que seja um bom condutor; peçam-lhe opiniões e conselhos; peçam-lhe para ser vosso pendura/comentador; sejam humildes; se for possível, andem muito em estrada no início(aquelas viagens em família são óptimas para o efeito).

E não se esqueçam: muito heróis já não estão cá para contar histórias e outros já não são mais aquilo que eram.

citação:Originalmente colocada por K2000

Mas repara, não te tiro a razão, mas quando uma pessoa sai do exame de condução, ainda está longe, mas muito longe mesmo de saber conduzir... Isso só vem com o tempo, e com um tempo uma pessoa deveria de começar cada vez mais a pensar na sua postura na estrada e na segurança, tanto sua como dos outros.

Agora pensa bem, quando uma pessoa acaba de tirar a carta, ainda nem as mudanças sabe pôr em condições...

Mas isso interfere apenas com o desgaste do carro e nao com o "exterior" certo?

Back