caixa automatica ou manual

caixa automatica ou manual

• Caixa automática (semi automáticas, sequencial, outras)

Votos: 21 38,9%
  • Caixa manual

Votos: 33 61,1%

• Total de eleitores
    54
Se for uma tipo dsg e tiver as patilhas no volante e também der para usar a manete para as por tipo semi-automatica, venha ela. Se for totalmente automatica prefiro as manuais.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

citação:Originalmente colocada por GTAm

As maior parte das automáticas q estão no mercado n me dizem nada!

e posso dizer q tenho um serie 5 automatico cá em casa... aquilo tem modo sequencial, mas n presta para nada! fazer reduções é so qd lhe apetece e desde q n seja no red, nem lá perto... portanto travar com a caixa tá quieto! depois se esticas mt uma mudança passa-te logo para a de cima! arranques a queimar borracha ou com as rotações ligeiramente mais acima tb tá fora de questão!!!

enfim... as automaticas só para quem tem preguiça de usar a embraiagem no transito! basicamente explorar o carro e e fazer brincadeiras com este tipo de caixa está fora de questão!

portanto, prefiro a manual até prova em contrário... infelizmente nc experimentei uma F1 da ferrari! até lá n mudo de opinião!

Ou seja, estas a dizer que com manual, podes fazer tudo aquilo que não se deveria fazer.

N é tudo o q n se deve fazer... simplesmente n és tu q controlas o carro! em situações limite é pôr o pé ao travão e rezar... por exemplo, mtas xs vou numa descida com uma curva ao fundo e o carro vai todo solto! e no modo sequencial, as reduções ele n te deixa fazer... a não ser que estas nem sequer chegem perto do red e depois queres manter o carro naquela rotação e passa-te para a de cima... enfim o modo sequencial é um verdadeiro atrofio!

Resta-me experimentar a SMG...mas estas automaticas com sequenciais q andam para aí n recomendo! o meu pai gosta daquilo, mas tb tá numa idade q já n quer é ter trabalho! Fica ao critério de cada um!

Apesar de não ter guiado nenhum com automatica , gosto muito de conduzir e acho que isso tira a "pica" a condução , apesar de me parecer mais pratico em situaçoes com muito para/arranca .

Votei nas manuais ;)

Só para dizer que a Caixa Manual Pilotada de 6 velocidades da Citroen é um magnífico travão motor, não esquecer que as caixas automáticas modernas funcionam de maneira substancialmente diferente das "clássicas". Estas modernas não passam de caixas manuais clássicas com motores a tratarem da embraiagem e da passagem de caixa, são muito mais simples, muito mais baratas, mas sobretudo, muito mais próximas daquilo que oferece uma manual. A DSG da VW é segundo dizem o ponto alto daquilo que se faz hoje em dia neste campo.

manual sem duvida... nem sabia o que fazer ao pé e á mão:D

alem disso gosto de ser eu a contrlar as mudanças e não o carro por mim.

no entanto num autocarro por exemplo dá jeito as automaticas;)

citação:Killerace
AH Membro Silver

BAB Brigada anti-basofe

3654 Posts
Colocado - 05/06/2006 : 02:04:11
--------------------------------------------------------------------------------

Manual, automatica é pra quem é preguiças e não gosta de conheçer os carros.

em relacao a primeira parte do comentario, poderias ate ter alguma razao.

quanto a parte final, so demonstra ignorancia.

e triste ver certos comentarios num forum de automoveis...

um abraco.

citação:Movyk
Rookie
406 Posts
Colocado - 16/11/2006 : 12:42:43
---------------------------------------------------------------------
homem que é homem conduz com embraiagem. deixem-se de mariquices.

tens razao,

a Formula 1 esta cheio de meninas ...

curiosamente os melhores carros so existem com caixa automatica...

citação:Gmigas
AH Membro

Portugal

554 Posts
Colocado - 16/11/2006 : 19:02:30
--------------------------------------------------------------------------------

apesar de não conduzir prefiro a manual as caixas que eu não gosto são as robotizadas e as semi automatica não percebo nada daquilo tenho que ler artigos sobre elas
mas por muito bom que seja acho que a manual é outra brincadeira
cumps
ps: se alguem quiser explicar o fuceminamento das robotizadas/semi automaticas disponha

de facto :D

sem ofensa.

sempre tive carros automaticos, embora tambem conduza carros de cx manual.

quanto a controlar o carro, nas automaticas tambem da.

tanto a reduzir como a mandar 1 acima.

nos MB a cx nao muda, so se quizeres.

um abraco.

depende...
quando vou a Portugal ando sempre num Jeep Grand cheroke V8 e não imagino aquele carro sem cx automatica. Já no YTS é o oposto.. o melhor do carro é a caixa manual curtinha

Comodiz o jose manuel, muita coisa tem mudado nas caixas automáticas. E depois temos as robotizadas...

Ao ponto de eu não ser fã de automático ou manual, simplesmente em situações limite há caixas e caixas, e a automática actual do série 3 ser um autêntico espectáculo. :)

Quanto a reduções de caixa e coisa e tal, já há automáticas que usam o efeito travão motor, mas meus amigos, o travão está lá para alguma coisa. Usem-no sem medo. A caixa tem é de estar no ponto certo (rotação) para acelerar. Mais nada. :) [8D]

Se me dessem a escolher pelo mesmo preço escolhia automática --> Obviamente;)

Depois de se ter uma caixa automática das boas, já ninguém quer voltar para as rudimentares manuais. Apartir dessa altura, manuais nem vê-las.[:o)]

citação:Originalmente colocada por Henrique

Depois de se ter uma caixa automática das boas, já ninguém quer voltar para as rudimentares manuais. Apartir dessa altura, manuais nem vê-las.[:o)]

Ah, temos fidalgo? :D:D:D:D

Eu votei Manual...

Daqui a pouco so falta dizerem que querem importar aquelas banheiras americanas...genero Ford Crown Victoria...[8]
Já exprimentei uma automatica de um E270 cdi e achei uma seca conduzir aquilo... mal peguei nele mandei a mao a manete...quase fazia mr#$a...
Se continuasse muito tempo adormecia...:D:D:D

citação:Originalmente colocada por Henrique

rudimentar são estes comentários! poR alguma razão o carrera GT tem caixa manual!!!

e tu deves ter ou um ferrari ou um M5 dos novos... porque isso sim devem ser caixas automáticas boas... mas 99 % das automaticas q cá andam não acrescentam nada de novo, muito menos te proporcionam uma mais valia em termos de condução desportiva e capacidade de exploraçao das potencialidades do carro! e digo com conhecimento de causa!!!

Nao percebo estas posicoes extremadas...

uns dizem que manual e' bom e quem gosta de automaticas nao gosta de conduzir e e' preguicoso

outros dizem que automatico e' que e' e so quem ainda nao experimentou uma automatica decente e' que prefere manual, pois sao melhores em tudo.

Nem tanto ao mar nem tanto a terra.

De momento ha caixas automaticas que funcionam muito bem em conducao desportiva, sendo mais rapidas que uma manual, e fazendo ponta tacao automatico. Como tal pode-se dizer que uma SMG ou DSG sao as ideiais, pois tanto servem ao condutor mais preguicoso e que acha o carro um objecto, como para o condutor adepto de conducao desportiva.

No entanto... eu prefiro uma manual na mesma, pois sim... para um apaixonado pelo acto da conducao, o facto de haver menos um elemento sobre o nosso controle (e dependente do nosso bom controle do mesmo para uma boa conducao) so pode retirar prazer de conducao.

Uma pessoa anda num enzo e e' rapidissimo a fazer reducoes, mas nada supera o prazer da reducao perfeita, onde se movimenta o manipulo pela calha metalica, seguido de toque no acelerador a sincronizar perfeitamente as rotacoes do motor com as da estrada, e tirando o pe da embraiagem.

Esse prazer numa caixa automatica... ja era.

E sim, podem-me chamar old school a vontade[:p].

Eu tb tinha a ideia que cx automatica era uma bosta, situação que se veio a confirmar quando conduzi uma carrinha mercedes onde as velocidades, mesmo em sequencial, entravam ao atingir o red line.

Muito tempo depois conduzi uma SMGII... e mudei por completo de opinião... o controlo continua todo do lado do condutor, não limita de maneira nenhuma as reduções nem as passagens de caixa e são mais rápidas (embora possa não parecer) não obrigando a levantar o pé do acelarador.

Em reduções, nas situações extremas, é muito mais seguro e rápido numa caixa SMG... mesmo em situações imprevistas o toque na caixa ou no volante (patilhas) é muito mais fácil, rápido e o condutor menos, ou até o mais experiente, nunca tem a hipotesse de falhar uma redução.

Em minha casa há 3 carros, nenhum de caixa manual. Um com cx automática tradicional e 2 com caixa robotizada.
Só quem nunca conduziu (digo conduzir, não é dar uma voltinha ao quarteirão...) um carro automático é que pode dizer que não tem controle sobre o mesmo - ou então é um bocadinho azelha e usa a embraiagem para controlar o carro!!

Quando, raramente, conduzo um carro de caixa manual a sensação é como estar a usar uma coisa onde a tecnologia ainda não chegou, tipo aqueles telefones de inicio de século, onde era preciso dar à manivela antes de fazer a chamada....

A melhor prova de que mesmo os Portugueses estão a aderir às caixas automáticas é a oferta das marcas; hoje, quase todos os modelos a tem como opção e em algumas marcas (ex: BMW, Mercedes) o stock disponível para entrega imediata tem sempre modelos com caixa automática.

Voltar
Superior