A minha experiência em 3 tipos de caixa automática de ligeiros de passageiros foram num Mercedes 220CDI Sport Coupe , num honda civic 1.3 i dsi i-vtec hybrid e na minha C4 Picasso !!! Tudo caixas Auto, todas elas diferentes apenas parecidas a da Mercedes e da Citroen.
O Honda é tipo uma Scooter, já explicado anteriormente por um user ( CHB ), apenas acrescento, uma caixa para andar nas calmas, se lhe pisas o acelerador as rotações disparam para o maximo ( mas nada fora do normal) e desenvolve bem para um motor muito bom Japonês da Honda. Problemas na caixa, conclui o seguinte ( deixem-me experimentar melhor) desconfio que não existe, não sentes a passagem de mudanças porque não existe ( tal sistema de poli ) Manutenção não tem.
O Mercedes, uma caixa programada em Normal (D) em desportiva (S) e sequencial ( dando toques na alavanca para a frente e para trás) tiras partido do tipo de condução que pretendes, no (S) só muda de mudança quando entra no red line e (D) a mais utilizada a a chamada caixa económica e com passagens muito mais rápidas e a rotações ditas suaves. ( manutenção, a cada 100mil/km )
A do Citroen, sentes a passagem de mudanças como a do Mercedes, as opções são de colocar a caixa auto ou manual com sistema de patilhas no volante. No sistema auto, conforme o pisar do acelerador o sistema estuda o teu tipo de condução e vai mudando de mudanças. ( ex: se pisares o acelerador até ao fundo ele coloca as mudanças ás 4mil/rotações se pisares levemente coloca as mudanças ás 2.1mil/ rotações) ao descer ( montanha etc) se retirares o pé do acelerador o carro não muda de mudança.
Manutenção, estou com 78mil/km e não tenho conhecimento quando será, será parecido ao do Mercedes.
Caixas auto, são todas iguais ( Automáticas) mas todas diferentes.
Em autocarros [

] , esquece , teria muito de escrever [

][

][

] ( Só um ex, por vezes a mesma marca e modelo, e nenhuma funciona igual) [

][

][

]