Caixas automáticas "Sealed for life"

No início também era muito céptico por estes carros, hoje em dia uso-o quase todos os dias, chegando a fazer 120 kms por dia.

Para o uso do dia a dia é excelente, anda muito, gasta pouco, é muito fiável, a manutenção é em conta, é muito prático de estacionar, etc.

De conforto e dureza da suspensão é que...enfim, mas já me habituei.

Chego a ter uma média de velocidade superior ao do Astra...

Os meus problemas de costas não gostam de suspensões duras...

Os meus problemas de costas não gostam de suspensões duras...

Curiosamente só as tive quando me atrevi a uma viagem Lx - Vila do Conde...a partir de Coimbra já custou um bocado, a suspensão dá para sentir todo e qualquer contraste da estrada e o banco deve ter sido desenhado por macacos.

De maneira ou outra o Smart nunca foi desenhado para longas viagens, mas sim distâncias curtas e rápidas. Nos modelos seguintes já melhoraram muito nesse aspecto (mas pioraram noutros).

Para toda a vida é tão válido quanto os casamentos. A gente casa-se para toda a vida!

Nos bons e nos maus momentos! Mas é "forever!".

Até deixar de ser...

Há caixas mais baratas que alguns divórcios! Mas há outras mais caras!

Não custa nada ir mudando o óleo a cada 200 mil km... (se não for já tarde demais!) :sh)

Também mudei o óleo da caixa num Smart f2 451 de 2009 e 90mil kms.

Fiz em casa sem "muito esforço" e fiquei mais descansado. Não notei foi diferenças no funcionamento.

Cumps

Enviado do meu F1 através do Tapatalk

No meu 520D (caixa ZF de 8 velocidades) a BMW diz que o óleo é vitalício.

No entanto, a ZF diz que é para mudar a cada 100,000 Kms.

Vamos lá perceber isto.

Vamos lá perceber isto.

A sério? Tenho ideia que um user aqui do fórum com um carro desses com a ZF lhe disseram para trocar por volta dessa quilometragem.

Ainda não percebi porque é que se está a regredir neste conceito.

Vamos lá perceber isto.
Era capaz de jurar que já li testemunhos sobre mudanças de lubrificante nas ZF8 (em concessionários BMW), creio que aos 60 ou 80 mil kms.

Será que isto varia entre concessionários?

Hoje fui deixar a C4 na revisão e perguntei pela troca de óleo.

700-800 euros pois são 7 litros de óleo, mais desmontar a caixa (!) e mão de obra.

Eu preocupava-me lá para os 60 mil kms. Até lá pedia mais orçamentos, acho que deve ser conseguir fazer isso por metade.

X2!!!!! Essa caixa não precisa de ser desmontada! Isso é treta![;)]

Cá vou eu de novo escrever sobre Caixas Auto[:D][:D][:D]

Essa caixa é uma Aisin mais que conhecida e é uma excelente caixa, DESDE que se troque o óleo no MÁXIMO cada 100 mil se tiver uma vida "fácil".

Se for uma vida dura (muito pára-arranca e em zonas quentes, como o sul do país), eu não passava dos 60 mil KM´s.

O mais racional? Algo a rondar os 4/5 anos e/ou 80 mil Km´s.[;)]

A troca de óleo desta caixa é caro!Ponto! Contudo está longe de ser o mais caro (desde que seja feito como deve ser).

E porque é caro? Porque o óleo é caro e são necessários 9 a 12 litros para se fazer como deve ser.

Como já disse várias vezes: Não existem caixas auto sealed for life!!! Não aceitem isso!!:sh)

EDIT: Eu aconselho (contudo) de preferência que esta operação seja feita na marca devido a certas operações que devem ser realizadas com o software da marca.

Mas apertar com eles primeiro para perceber as "respostas" e apalpar terreno, orçamentar devidamente (por escrito) e procurar as alternativas em oficinas especializadas e repetir os procedimentos. Só depois escolher!

Last edited:
Confirmo. Jogo pelo seguro e gasto o dobro do óleo.

Tive uma Aisin/Volvo com quase 400000kms a fazer revisão à caixa.

Confirmo. Jogo pelo seguro e gasto o dobro do óleo.

Tive uma Aisin/Volvo com quase 400000kms a fazer revisão à caixa.

400 Mil ??? Fixe!!![;)]

Não trocava à quanto tempo????

PS: Consegues fazer isso sem problema eblase? Usas o VIDA?

O que as marcas dizem hoje deixa muito na desejar, até porque a maioria nem sao os fabricantes das caixas. Vão directamente à fonte é informem-se. Não há nada vitalício, nem óleos nem caixas, mas prefiro gastar 500 eur se 100 em 100 kms dos que meter caixa nova ao fim de 200

Uma caixa mesmo que sem manutenção normalmente só da problemas depois da garantia expirar

É mudado frequentemente. Cliente que sabe mais do que dar à chave.

Não foi com o Vida.

Com que frequência se não é indiscrição?

Não utilizaste o Vida? Mas usaste algum software para o controlo da temperatura e o "reset" ao óleo ou fizeste apenas as mudas de ATF e deixaste o contador na mesma? (não tem nada de errado, muita gente não o faz).

Eu tenho um 308 sw com essa caixa, está comigo desde os 100000km e tem neste momento 147000km salvo erro. Na Peugeot e tambem na citroen informaram-me que o óleo é vitalício. Nunca troquei, não sinto qualquer diferença no funcionamento da caixa nestes km. Normalmente quando o óleo está a ficar em mau estado a caixa fica lenta, indecisa entre outros indícios, nunca notei nada.

Em princípio vou trocar na próxima revisão, junto com a correia distribuição, vai ser uma revisão baratinha...

Eu tenho um 308 sw com essa caixa, está comigo desde os 100000km e tem neste momento 147000km salvo erro. Na Peugeot e tambem na citroen informaram-me que o óleo é vitalício. Nunca troquei, não sinto qualquer diferença no funcionamento da caixa nestes km. Normalmente quando o óleo está a ficar em mau estado a caixa fica lenta, indecisa entre outros indícios, nunca notei nada.

Em princípio vou trocar na próxima revisão, junto com a correia distribuição, vai ser uma revisão baratinha...

Boas.. sempre fizeste a troca? Notaste alguama diferença? Em quanto é que te ficou, se não é indiscrição?

Obrigado desde já.

Cumps,
Bruno

Back