Caixas automáticas "Sealed for life"

Eu confesso que na minha Picasso de 2015 eat6 tenho resistido a fazer a troca de óleo da caixa!

Por um lado na Citroën recusam fazer o serviço por não estar programado! Houve 1 concessionário que me deu preço e não era assim tão caro mas pareceu-me que não sabiam bem o que fazer e não arrisquei!

Neste momento tem 156k e já deu uma vez erro na caixa ...ma anão creio que tenha a haver com isso!

Possivelmente acabarei por fazer em breve!

Ja tive creio que 5 carros automaticos sempre cumpri as recomendações do fabricante. ou Seja nunca mandei mudar oleo. Nunca tive problemas. Nunca o irei a fazer a menos que o fabricante assim o indique.

Mas desde que vejo malta que mete oleo para 30 mil e depois muda ao final de 15 ... ja acredito em tudo.

Last edited:
Ja tive creio que 5 carros automaticos sempre cumpri as recomendações do fabricante. ou Seja nunca mandei mudar oleo. Nunca tive problemas. Nunca o irei a fazer a menos que o fabricante assim o indique.

Mas desde que vejo malta que mete oleo para 30 mil e depois muda ao final de 15 ... ja acredito em tudo.

Deves ter uma condução calma...e tendo os carros desde novos será sempre diferente de comprar usado.

Mas acho que tens tido sorte, também o que já poupaste a não mudar o óleo das caixas desses veiculos já devem dar para subsidiar uma cx nova caso o inesperado aconteça.

Deves ter uma condução calma...e tendo os carros desde novos será sempre diferente de comprar usado.

Mas acho que tens tido sorte, também o que já poupaste a não mudar o óleo das caixas desses veiculos já devem dar para subsidiar uma cx nova caso o inesperado aconteça.

Pode ser sorte ou não, o problema é esse! É uma lotaria, e cada caso deve ser analisado individualmente/tipo de utilização.

Agora, de tudo o que eu já li sobre CX Auto, de todos os tipos, não existem "óleos vitalicios"!Ponto!

Além disso, se se tiver uma condução algo pacata e se fizer poucos KM´s anuais, pode acontecer (de facto), nunca ser "necessário" substituir o ATF enquanto se possui um veículo novo, com caixa auto.

Mas uma coisa é certa: Para-arranca prolongado e continuado (por anos a fio), velocidades elevadas por longos periodos de tempo (+ 2 horas bem acima de velocidades permitidas), arranques mais vigorosos numa base regular? Trocar de ATF a cada 4/5 anos ou 80 mil KM´s.

Se for carros de trabalho/serviço, então cada 60 mil, independentemente dos anos. Isso claro se é para manter em bom estado, pois mesmo mal tratada, uma caixa e ATF devem aguentar uns 100 a 120 mil KM´s sem (grandes) problemas.

Last edited:
Eu confesso que na minha Picasso de 2015 eat6 tenho resistido a fazer a troca de óleo da caixa!

Por um lado na Citroën recusam fazer o serviço por não estar programado! Houve 1 concessionário que me deu preço e não era assim tão caro mas pareceu-me que não sabiam bem o que fazer e não arrisquei!

Neste momento tem 156k e já deu uma vez erro na caixa ...ma anão creio que tenha a haver com isso!

Possivelmente acabarei por fazer em breve!

Numa EAT6, se te deram algo (muito) abaixo de uns 350/400 euros, é porque não sabem o que estão a fazer ou será mal feito.

Garantido. Só em ATF devem rondar os 200 euros (PVP) para ficar devidamente feito.

Numa EAT6, se te deram algo (muito) abaixo de uns 350/400 euros, é porque não sabem o que estão a fazer ou será mal feito.

Garantido. Só em ATF devem rondar os 200 euros (PVP) para ficar devidamente feito.

Sim, deram-me um valor a rondar os 200€ serviço total.

Também me recordei agora que houve uma outra oficina na minha zona (oficina multimarcas) que me deu um valor de cerca de 250€...

Sim, deram-me um valor a rondar os 200€ serviço total.

Também me recordei agora que houve uma outra oficina na minha zona (oficina multimarcas) que me deu um valor de cerca de 250€...

Esses valores, é porque não te vão fazer corretamente. Certinho! Isso é a mão de obra e ATF para 1 troca apenas!

Para ser correto e/ou perfeito, tem de se trocar o ATF 2 a 3 vezes para retirar todo o ATF antigo de toda a CX e Conversor (cerca de 9 a 12 litros+/- dependendo do estado do ATF original).

Uma mera troca, não chega.

Pois bem, eu tenho uma CMP6 no meu DS5 Hybrid já com 180.000kms... sendo que os primeiros 50.000 kms não sei em que condições é que foram feitos pelo primeiro dono.
A caixa não é uma automática mas uma manual robotizada, e é lenta e indecisa como tudo... porém, com esta quilometragem acredito que tb esteja a necessitar de uma manutenção.

Na Citroen sempre me disseram que não é necessária manutenção, no entanto, estou a pensar fazê-la nos próximos tempos numa casa especializada em caixas auto.

Cumps

Já que este tópico é de caixas auto....
Hoje apareceu lá pelo trabalho um colega meu que tem um Audi A4 2.0 TDI com uns 4 anos e quase a chegar aos 300 000 kms, apareceu de taxi pois a caixa berrou, primeiro orçamento feito pela marca foi de 18 000€, este valor é possivel????

Pois bem, eu tenho uma CMP6 no meu DS5 Hybrid já com 180.000kms... sendo que os primeiros 50.000 kms não sei em que condições é que foram feitos pelo primeiro dono.
A caixa não é uma automática mas uma manual robotizada, e é lenta e indecisa como tudo... porém, com esta quilometragem acredito que tb esteja a necessitar de uma manutenção.

Na Citroen sempre me disseram que não é necessária manutenção, no entanto, estou a pensar fazê-la nos próximos tempos numa casa especializada em caixas auto.

Cumps

Mais um pouco e aproveitas para mudar a embraiagem. Isso leva óleo igual à manual e um especifico para o robot.

Hoje apareceu lá pelo trabalho um colega meu que tem um Audi A4 2.0 TDI com uns 4 anos e quase a chegar aos 300 000 kms, apareceu de taxi pois a caixa berrou, primeiro orçamento feito pela marca foi de 18 000€, este valor é possivel????

Mais um orçamento para mandar o cliente para outra oficina..

Cumps

Creio que essa caixa tem manutenção programada, li algures que seria de 60 em 60000km.

Possível é...mas não para apenas uma troca de um aDSG!

Possível é...mas não para apenas uma troca de um aDSG!

Mais um pouco e aproveitas para mudar a embraiagem. Isso leva óleo igual à manual e um especifico para o robot.

E até mudava, pois ninguém me tira da cabeça que ela deveria ter sido mudada desde o momento em que comprei o carro...pelo que li o modelo DS5 (Hibrido) teve problemas de origem com a embraiagem/volante de motor até 2013 (julgo)..
Agora, após ter mudado o turbo (1,2k eur) há 2 meses atrás,... se tivesse que mudar a embraiagem e volante de motor, para além do óleo da caixa,..acho q ficaria na penúria completa...

Cumps

Back