Para o perfil indicado: plug-in híbrido com mala e espaço para passageiros, , para mim os veículos mais competitivos são o Outlander PHEV e a carrinha Passat GTE, tendo autonomias eléctricas reais entre os 30 a 40 km
O Outlander PHEV com a sua tração integral, será mais indicado se se fizerem caminhos rurais e/ou estradas com chuva/neve, não sendo aconselhável para quem faça muita auto-estrada, pois os consumos sobem bastante. Com um perfil de percurso citadino diário na ordem dos 40km, com carregamentos elétricos diários, e com uma viagem semanal em auto-estrada de 250 km, conseguem-se consumos médios da ordem dos 5l/100 km.
O Passat, para quem não necessitar do 4x4 parece-me a solução mais interessante, pois tem uma verdadeira caixa de velocidades, ao contrário o Outlander, apresentando sempre consumos agradáveis. Com o mesmo perfil de percurso indicado anteriormente os consumos médios andam à volta dos 4l/100 km
Todos os outros PHEV que já passaram pelas minhas mãos (BMWs 530e e 330e, Mercedes C350e carro/carrinha) são grandes máquinas, mas têm malas muito comprometedoras para quem tem que carregar com as tralhas da família. Confesso que não conheço o 225xe e admito que daí para cima existam boas opções como seja o X5 e a carrinha E350e , mas os valores pedidos começam a exceder as vantagens fiscais que tornam este tipo de veículo minimamente competitivos.