Caminho mais barato para ir de Lisboa a Braga

Aqui o Lino Marques é que sabe.
Só uma achega, estando no IP5, depois do estádio
de Aveiro, podes ir para Estarreja
pela 109 como ele diz, mas em certas horas pode
ser muito demorado aqules kms de nacional
até passar Estarreja. Como alternativa, em vez de ires
pela 109, andas mais uns 2 kms de IP5/A25 e sais para a A1.
E depois vais pela A1 cerca de 10 kms até saires
em Estarreja. São mais 0,70 €, se não me engano.
Em Estarreja apanhas a tal A29 que é gratuita até ao Porto.

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Já agora, para aumentar ainda mais a confusão :D, deixo aqui mais uma possibilidade: Começando então em Lx., podes realmente usar a A1 até Aveiras, mas eu digo-te por experiência própria que até podes sair em Alenquer, pois chegas quase tão depressa ao local da IC 2 onde fica o corte para Alenquer do que se viesses por Aveiras, e ainda poupoas quase 1 € (0,80 €) e ainda tens o prazer de fazer um pedaço da antiga EN 1 que é um mimo em termos de prazer de condução, devido ao seu traçado alternado entre curvas rápidas em apoio, boas rectas, pouco trânsito e boas oportunidades de ultrapassagem. Bom, se tiveres tempo, e dependendo da hora, podes então seguir rumo a Leiria pela IC2/EN1. Se fores em hora de ponta, conta com algumas dificuldades para entrar em Leiria, principalmente na zona da La Redoute, já às portas de Leiria. Chegado aí, podes apanhar a EN 109 em direcção à Figueira da Foz. Os primeiros 20 Km não têm grandes possibilidades de ultrapassagem, mas geralmente a estrada só é pior nas horas críticas matinais ou ao final da tarde. De resto, anda-se sempre bastante bem. Depois de passares a localidade de Monte Redondo, o trânsito fica muito menos compacto e passados alguns kms entras na famosa zona das rectas da Figueira, em que é sempre a andar bem. Ca. de 40 Km depois da Figueira, logo após a localidade de Mira, apanhas a 1ª autoestrada grátis e a partir daí podes ir quase sempre de AE até Cruz (que realmente é a melhor saída em termos de rapidez de acessibiidade/custos) e só vais pagar os 1,75 € de Porto a Cruz! Só de referir que essa AE começa por chamar-se A 17 e ao chegar a Aveiro passa a ser A 25 (nunca mudas de autoestrada), pois, quando deres por isso, estás na antiga IP5 (irás passar ao lado do estádio novo de Aveiro, que ficará à tua direita). Depois disso, tens de ir com atenção e sair onde diz "Estarreja" (eventualmente também Ovar, Espinho ou Porto, não me recordo bem). São 12 kms de Nacional até entrares na AE que já aqui referiram e na qual podes ir até ao Porto sem pagar nada. Depois tens de ir com atenção, pois tanto tens a possibilidade de ir pela Arrábida como pelo Freixo, a opção é tua, mas uma vez que vais para Braga, se calhar o Freixo não era pior opção ;).
E voilà, depois só tens de ir com atenção para apanhar a A3 para Braga e saires em Cruz. Ou seja, "consigo-te" pôr a viajar de Lisboa a Braga com apenas 2,85 € de portagem! :D:D:D. O percurso será +/- 50% em Nacionais/IC's e 50% em AE, o que eu não acho nada mau! ;)

Como é um percurso que conheço extremamente bem, porque o faço regularmente há ca. de 10 anos, podes contactar-me por PM ou no MSN se precisares de mais ajuda. ;)
isso vai dar uma ganda volta :D

passa mas é pelo café do Barbosa [:P]

citação:Originalmente colocada por JCSPOWER

CAda vez que tenho de fazer o percurso Lisboa <-> Braga são cerca
de 20 € de portagens para cada lado, o que prefaz só em portagens um
custo de 40 €, que me dá quse para outro depósito de combustivel...

O Verdadeiro Roubo ...

Como faço esse percurso frequentemente tenho de começar a procurar
alternativas, senão qualquer dia nao ganho para portagens.

Algém tem ideia dos troços mais baratos de AE até ao Porto, ou seja,
ao inves de entrar na A1 logo em Alverca, entrar por exemplo só em
Coimbra e viajar um bocado pelas nacionais até lá.

Sei que a viagem vai demorar mais tempo, mas que se lixe porque
um gajo é sugado até ao tutano nas AEs e nos postos de abastecimento.

Alguém aqui que conheças as estradas e o percurso tem um conselho para
me dar sobre itinerário porreiro que reduza os custos de portagens
pelo menos a 50%, num misto de AE e estradas nacionais ?

Ja consultei o Viamichelin, mas o tipo manda-me ir pelas nacionais
via Vila Franca, Samora Correia, Chamusca, Torres Novas, Tomar, Coimbra ... Deve haver coisinhas melhores não ?

Abraço

Obrigado.

www.cp.pt

ir de comboio se for sozinho é muito mais barato principalmente de alfapendular

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Já agora, para aumentar ainda mais a confusão :D, deixo aqui mais uma possibilidade: Começando então em Lx., podes realmente usar a A1 até Aveiras, mas eu digo-te por experiência própria que até podes sair em Alenquer, pois chegas quase tão depressa ao local da IC 2 onde fica o corte para Alenquer do que se viesses por Aveiras, e ainda poupoas quase 1 € (0,80 €) e ainda tens o prazer de fazer um pedaço da antiga EN 1 que é um mimo em termos de prazer de condução, devido ao seu traçado alternado entre curvas rápidas em apoio, boas rectas, pouco trânsito e boas oportunidades de ultrapassagem. Bom, se tiveres tempo, e dependendo da hora, podes então seguir rumo a Leiria pela IC2/EN1. Se fores em hora de ponta, conta com algumas dificuldades para entrar em Leiria, principalmente na zona da La Redoute, já às portas de Leiria. Chegado aí, podes apanhar a EN 109 em direcção à Figueira da Foz. Os primeiros 20 Km não têm grandes possibilidades de ultrapassagem, mas geralmente a estrada só é pior nas horas críticas matinais ou ao final da tarde. De resto, anda-se sempre bastante bem. Depois de passares a localidade de Monte Redondo, o trânsito fica muito menos compacto e passados alguns kms entras na famosa zona das rectas da Figueira, em que é sempre a andar bem. Ca. de 40 Km depois da Figueira, logo após a localidade de Mira, apanhas a 1ª autoestrada grátis e a partir daí podes ir quase sempre de AE até Cruz (que realmente é a melhor saída em termos de rapidez de acessibiidade/custos) e só vais pagar os 1,75 € de Porto a Cruz! Só de referir que essa AE começa por chamar-se A 17 e ao chegar a Aveiro passa a ser A 25 (nunca mudas de autoestrada), pois, quando deres por isso, estás na antiga IP5 (irás passar ao lado do estádio novo de Aveiro, que ficará à tua direita). Depois disso, tens de ir com atenção e sair onde diz "Estarreja" (eventualmente também Ovar, Espinho ou Porto, não me recordo bem). São 12 kms de Nacional até entrares na AE que já aqui referiram e na qual podes ir até ao Porto sem pagar nada. Depois tens de ir com atenção, pois tanto tens a possibilidade de ir pela Arrábida como pelo Freixo, a opção é tua, mas uma vez que vais para Braga, se calhar o Freixo não era pior opção ;).
E voilà, depois só tens de ir com atenção para apanhar a A3 para Braga e saires em Cruz. Ou seja, "consigo-te" pôr a viajar de Lisboa a Braga com apenas 2,85 € de portagem! :D:D:D. O percurso será +/- 50% em Nacionais/IC's e 50% em AE, o que eu não acho nada mau! ;)

Como é um percurso que conheço extremamente bem, porque o faço regularmente há ca. de 10 anos, podes contactar-me por PM ou no MSN se precisares de mais ajuda. ;)

olha olha, n sou so eu a fazer este trajecto :)

a unica coisa que muda é que eu vou das Caldas até Leiria pela A8 e daí a Nacional até Figueira...depois é o caminho que disseste ;)

Faço este percurso 1 vez de 3 em 3 semanas, +/-.

citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

essa é a estrada velha já se faz bem por ai e os consumos diminuem bastante!então se fores de madrugada é um instante!se o teu problema é portagens é mesmo por ai que tens ir Fatima depois Leiria Coimbra dai para a frente a estrada é má até Aveiro, de Aveiro para cima volta a ficar boa!popas nas portagens, na gasosa e podes sempre parar porque existe sempre muitos cafés abertos

A estrada é má entre aveiro e coimbra?

Deves estar a bater mal :) ou n passas na estrada à mto tempo.

Apenas existe uma zona de obras na entrada da Curia, de resto é uma nacional tal como existe para o sul de coimbra.

Se a que vem do Sul é boa até Coimbra então a que vai de Coimbra até aveiro com as modificações que tem é espectacular :).

RR

de lisboa... simples... vens pela A1 normalmente... até antuã. A seguir à bomba de antuã sais em ovar... passas a primeira rotunda (em frente) na segunda viras à direita. é a antiga IC1 (agora a29, penso). Vais por aí... sempre a seguir as tabuletas porto. Se tiveres GPS vais reparar que entre a IC1 e a A1 distam 1km... são paralelas... e uma tem portagem... e outra não! ;)
Na VCI apanhas a estrada nacional para braga... a seguir ao hospital da prelada... vens pela nacional... até braga é sempre com tabuletas. O tempo que perdes nesta estrada em relação à AE é cerca de 15/20m no total...

Outra opção é vir até à Figueira pela Nacional e aí apanhar a AE para Coimbra (gratuita até Montemor-o-Velho), ou então fazer o resto do caminho até Coimbra pela Nacional e aí apanhar a A1, em Coimbra-Norte, já não muito longe da Mealhada. Depois podes sair em Estarreja e fazer o resto até às portagens da Maia de forma gratuita.

se fosse para faro era fácil ir sempre pela nacional... :P
para norte de Lisboa é que é lixado porque muitas das nacionais têm muito trânsito, especialmente de pesados.

mas gostei de ver algumas dicas :)

Voltar
Superior