citação:
Originalmente colocada por Lino Marques
Já agora, para aumentar ainda mais a confusão

, deixo aqui mais uma possibilidade: Começando então em Lx., podes realmente usar a A1 até Aveiras, mas eu digo-te por experiência própria que até podes sair em Alenquer, pois chegas quase tão depressa ao local da IC 2 onde fica o corte para Alenquer do que se viesses por Aveiras, e ainda poupoas quase 1 € (0,80 €) e ainda tens o prazer de fazer um pedaço da antiga EN 1 que é um mimo em termos de prazer de condução, devido ao seu traçado alternado entre curvas rápidas em apoio, boas rectas, pouco trânsito e boas oportunidades de ultrapassagem. Bom, se tiveres tempo, e dependendo da hora, podes então seguir rumo a Leiria pela IC2/EN1. Se fores em hora de ponta, conta com algumas dificuldades para entrar em Leiria, principalmente na zona da La Redoute, já às portas de Leiria. Chegado aí, podes apanhar a EN 109 em direcção à Figueira da Foz. Os primeiros 20 Km não têm grandes possibilidades de ultrapassagem, mas geralmente a estrada só é pior nas horas críticas matinais ou ao final da tarde. De resto, anda-se sempre bastante bem. Depois de passares a localidade de Monte Redondo, o trânsito fica muito menos compacto e passados alguns kms entras na famosa zona das rectas da Figueira, em que é sempre a andar bem. Ca. de 40 Km depois da Figueira, logo após a localidade de Mira, apanhas a 1ª autoestrada grátis e a partir daí podes ir quase sempre de AE até Cruz (que realmente é a melhor saída em termos de rapidez de acessibiidade/custos) e só vais pagar os 1,75 € de Porto a Cruz! Só de referir que essa AE começa por chamar-se A 17 e ao chegar a Aveiro passa a ser A 25 (nunca mudas de autoestrada), pois, quando deres por isso, estás na antiga IP5 (irás passar ao lado do estádio novo de Aveiro, que ficará à tua direita). Depois disso, tens de ir com atenção e sair onde diz "Estarreja" (eventualmente também Ovar, Espinho ou Porto, não me recordo bem). São 12 kms de Nacional até entrares na AE que já aqui referiram e na qual podes ir até ao Porto sem pagar nada. Depois tens de ir com atenção, pois tanto tens a possibilidade de ir pela Arrábida como pelo Freixo, a opção é tua, mas uma vez que vais para Braga, se calhar o Freixo não era pior opção

.
E voilà, depois só tens de ir com atenção para apanhar a A3 para Braga e saires em Cruz. Ou seja, "consigo-te" pôr a viajar de Lisboa a Braga com apenas 2,85 € de portagem!

. O percurso será +/- 50% em Nacionais/IC's e 50% em AE, o que eu não acho nada mau!
Como é um percurso que conheço extremamente bem, porque o faço regularmente há ca. de 10 anos, podes contactar-me por PM ou no MSN se precisares de mais ajuda.