Cancelamento de matícula e Propinas - dúvida

• Thread starter Thread starter rc
  • Start date Start date
Qual é o fundamento de pagar o serviço total de 1 ano no acto de inscrição se por qualquer razão não podermos usufruir do mesmo? Acham isso normal?

Acho perfeitamente normal. Quando te inscreves a universidade aloca recursos a contar contigo. Se depois tu desistes, os recursos mantêm-se lá. Isso custa dinheiro. Tu, por razões tuas, decides que não usufruíste e não queres pagar. Quem é que paga? Sou eu e os outros contribuintes, que por acaso também não usufruímos do teu curso. Se te safaste, safaste-te mal. Erro de quem aprovou.

Se calhar tu é que não sabes do que falas..................................

Não faltam vagas livres por preencher e cada ano que passa muitas mais!

O custo real é assim na maior parte dos organismos do estado. Vou-te culpar por não estares doente mas o médico estar de prevenção? Se calhar devias pagar a consulta na mesma. Eu paguei um trimestre e nem metade dele pude aproveitar....vou pagar mais 2 com que razão? Azar o meu, é isso? Desculpa lá mas isso comigo não funciona. Se te aconteceu o mesmo e pagaste................................azar o teu.

Eu reclamei e não tive de arrotar com nada, percebeu? Aliás, aquilo deve ser tão "legal" que nem sequer deram luta......arquivaram imediatamente o processo. [:p]

Cumprimentos.

Não vale a pena, não percebes mesmo nada do que falas.
As vagas que não são preenchidas não são tomadas em conta para a disponibilização de recursos.
Em relação ao médico, então tu não pagas mesmo que não fiques doente? Para que servem os mais diversos impostos? Pagas tudo quer usufruas quer não ou também só pagas seguro quando tens um acidente?

Tens aqui uma resposta razoável para ver se entendes.

Acho perfeitamente normal. Quando te inscreves a universidade aloca recursos a contar contigo. Se depois tu desistes, os recursos mantêm-se lá. Isso custa dinheiro. Tu, por razões tuas, decides que não usufruíste e não queres pagar. Quem é que paga? Sou eu e os outros contribuintes, que por acaso também não usufruímos do teu curso. Se te safaste, safaste-te mal. Erro de quem aprovou.

Last edited:
Ui......os santos da casa. [:D]

Qual é o fundamento de pagar o serviço total de 1 ano no acto de inscrição se por qualquer razão não podermos usufruir do mesmo? Acham isso normal? Está bem......aparentemente há muita gente com pais ricos pois se lhe saísse do bolso não falavam assim de certeza [:cool:].

Não pagas o bilhete de um concerto antes de o veres?
Ou se entretanto decidisses não ir já não tinham alugado o espaço, pago à banda e ajuda técnica? Acho que estás a ser pouco ponderado com uma resposta destas.

Mas a sério que ainda há quem acredite no que as senhoras que dão a cara pelas universidades dizem? Aqui o problema é este: A má informação dada pelas pessoas dos serviços académicos. E as pessoas vão no engano. É triste.

Só para terem noção, a última vez que falei com uma senhora do núcleo de licenciaturas da minha escolinha chamei-lhe ignorante, de preguiçosa e fiquei-me por aqui porque até sou bem educada e só lhe queria dizer verdades. No dia seguinte já tinha um email com tudo tratadinho pela mesma senhora, que pronto, é ignorante, e não queria tratar o caso a bem. Foi preciso chamar-lhe pelo melhor nome que a define. [:D] Ainda lhe fiz um servicinho público, expliquei-me algumas "leis" e até fiz questão de lhe dar um número de telefone para se ir informar.

Agora certamente irás ter de pagar as propinas devido à ignorância de uma pessoa e devido ao teu desleixo, sim, porque também tens culpa no cartório. Mas quem é que vai acreditar nas palavras de uma pessoa dessas? É dar um tiro no pé.

Não pagas o bilhete de um concerto antes de o veres?
Ou se entretanto decidisses não ir já não tinham alugado o espaço, pago à banda e ajuda técnica? Acho que estás a ser pouco ponderado com uma resposta destas.

Exatamente...é como quando alugas um filme num clube de vídeo (sim eu sei que já são uma raridade). Alugas o filme, vais para casa, e há um imprevisto e não o vês. No dia seguinte chegas lá e dizes "olhe não pago pois não tive tempo de ver!"?!? No ensino superior ao entrar-se, existe (nem todas as Universidades/Politécnicos possuem) um período de reflexão de 15 dias em que se até aos 15 dias formalizares a desistências, apenas perdes o € da taxa de inscrição e seguro escolar. Se passares os 15 dias, a propina é devida na sua totalidade. A vaga foi ocupada... Sobram vagas e tal?? Sim, sobram... mas aquela foi ocupada pelo aluno x, logo deve o valor à instituição.

Ui......os santos da casa. [:D]

Qual é o fundamento de pagar o serviço total de 1 ano no acto de inscrição se por qualquer razão não podermos usufruir do mesmo? Acham isso normal? Está bem......aparentemente há muita gente com pais ricos pois se lhe saísse do bolso não falavam assim de certeza [:cool:].
Deves pagar sempre.
O que pode acontecer é pagar só o semestre em que esteve matriculado.
Eu ainda fui dos que acabei naquela altura em Dezembro. Conclusão: Tive que pagar 15€ por um requerimento em conforme acabava no 1.º semestre para dessa forma não ter que pagar a totalidade das propinas.

Como o user diz que pagou a totalidade do ano lectivo, o que deveriam ter feito era o assunto ficar por ali.
Agora se só pagasse metade, aí é natural que viessem cartas a cobrar o valor em dívida.

Assim, o que tem que fazer é ir aos Serviços Administrativos e explicar a situação que no ano x esteve efectivamente matriculado e que pagou a totalidade desse ano. E se pelo facto de não se ter matriculado os restantes anos se há algum problema. Atendendo a que não fez as cadeiras poderá haver. Mas tem que ser uma situação resolvida nos Serviços.

Essa do: Não uso, logo não pago não é bem assim

Atenção, eu paguei um semestre (de acordo) e só não paguei os outros dois e bem porque não estive presente e como tal não utilizei os recursos alocados para os semestres seguintes, como vocês tanto enaltecem. (como se as universidades portuguesas fossem um exemplo nesse aspecto! [:D])

As matriculas, segundo se constava na altura da inscrição, são anuladas ao fim de X faltas pelo que se houve algum desfasamento e má gestão de recursos foi da parte da universidade. Tal razão nunca foi causa para envio de cartas a exigir valores dos restantes semestres que não foram frequentados pelo que se só agora é que as enviam, só fortalece mais a minha razão de ter reclamado a má fé da parte deles. Expliquem procedimentos na inscrição para esses casos e então assim, resolveremos de outra forma. Os recursos estão sempre alocados, tal como os médicos. Se porventura há alguma alteração dos utentes e há necessidade de ajustar recursos então que os ajustem. Está lá tudo, só não o fazem se não quiserem.

Podem dizer o que quiserem mas acho muito bem que as pessoas reclamem pois se não houvesse razão os processos não eram arquivados. Ponto!

Espero que quem colocou a questão resolva tudo tal como eu e o resto...................o resto é conversa que vem de trás do ecrã. :)

Cumprimentos.

O teu caso é um caso. Na minha faculdade nem sequer há faltas... Só às práticas.

Eu acho que o senhor ainda não percebeu que não basta dizer que não apareceu nas aulas e por isso não tem de pagar.

Se estava com intenções de desistir ou se surgiu um impeditivo de última hora, deveria logo ter comunicado aos serviços académicos que iria desistir. Não é agora passado algum tempo que vem dizer que não foi às aulas. Isto, no curso que frequento. Em outros cursos já controlam algumas aulas.

Por exemplo, a instituição que frequento também não sabe se eu vou às aulas ou não, nem sabe se falto muito ou pouco. Não controlam as faltas nem há marcação de presenças.
Posso chegar lá no final do ano e pedir a devolução do valor das propinas alegando que não fui às aulas? [8b]

Não se esqueçam de que ter um comprovativo assinado e autorizado pelo Presidente do instituto, reitor ou lá o que for, não invalida que tenham de pagar o resto das propinas na mesma.

Porque depois há aqui um problema : se não se pagar isto passa para a ATAduaneira e aí, esqueçam, eles têm de cobrar e pronto.

De qualquer forma os desgraçados do cubiculo da tesouraria do ISEL disseram-me para expor isto por carta porque fui mal informado.
E fui.

Mas o problema é que está escrito na lei. Mas é triste.

Se eles não controlam as aulas.......acho um grave erro da parte deles mas a verdade é que a ser assim colocam-se a jeito para não só esta situação mas outras bem piores.
Eu acho é que tu não tens o minimo de noção o que é o ensino superior, mas pronto. Já te explicaram de todas as formas e feitios - o acto de inscrição é concordar com o pagamento de uma propina anual. E ao contrário do que possas pensar, mas isto já mais no ambito pessoal, uma propina não é um passe para tu poderes ir a aulas, é sim uma possibilidade de adquirires um grau académico. E mais, a grande maioria das universidades não controla faltas nenhumas, se estás na universidade é de assumir que já és maior e vacinado - já não é a escolinha. Eu por exemplo percebi que a certas cadeiras ir ás aulas era inutil - não é por isso que se pode deixar de pagar a propina.

É como muito na vida, queres? paga. Ah mas agora já não quero, azar.

No teu caso, o erro da universidade não foi ter vindo a atrás de ti para pagar, o erro foi desistir que tu pagasses. Tu é que causaste toda asituação, mais uma vez, os regulamentos estão lá, e nestes casos são para ser lidos.

Hoje liguei para lá, e apenas me disseram para expor o caso para o email que vinha na carta.
O mail já seguiu.
Mas tenho a perfeita noção que não tenho provas em relação ao que me foi dito, por isso vai ser complicado.

Também me aconteceu o mesmo no ISEL.

Basicamente é isto : a propina é anual e é uma só. As universidades é que permitem que seja paga em 3 prestações.

Se pagaste apenas a 1ª prestação do ano, mesmo que não vás mais às aulas tens que pagar o resto, salvo excepções que variam conforme a universidade , por exemplo se desistires antes de novembro podes não ter que pagar tudo.

Mas o que acontece é que eles não informam as pessoas correctamente.

Muita gente já caiu nisto e se procurares vês esta situação em muitos sites e blogs.
Só paguei a 1ª prestação e serão as restantes que eles estão a reclamar.

Como é evidente, a suspensão ou anulação da matrícula carece de um requerimento do aluno a fazer essa solicitação, os serviços não podem fazer tal coisa por si próprios.
Não li os regulamentos e tomei como certo o que a funcionária me disse. Pelos vistos ouve informação errada, pois lembro-me perfeitamente de me ser dito que na altura não havia nada a fazer.

Mas qual é a dúvida?
A propina é devida no acto de inscrição e no seu valor total. As instituições têm regulamentos onde constam os prazos para se cancelar/anular a inscrição e que podem ou não dar direito ao não pagamento de propina. Depois não se faz de 31 de boca e com o não aparecer nas aulas e ponto! Existem requerimentos de anulação para alguma coisa.

Agora convém é que tanto do lado da instituição como do lado do aluno haja a correta transmissão de informação (que lendo só aqui uma das partes parece não ter existido) para não dar qq hipótese a recurso da decisão.
Resolução agora, requerimento expondo o caso e solicitando (caso exista essa possibilidade em regulamento da instituição) que seja perdoada a totalidade ou parte da divida. Mas a esta altura do campeonato e passado tanto tempo, não prevejo resolução favorável para o aluno [;)]
Eu nem sequer o horário das práticas escolhi, logo por aí é fácil de ver que não frequentei as aulas.
Não me foi dado nenhum formulário para preencher.

Obrigado. Vou dar uma vista de olhos.

Mas a sério que ainda há quem acredite no que as senhoras que dão a cara pelas universidades dizem? Aqui o problema é este: A má informação dada pelas pessoas dos serviços académicos. E as pessoas vão no engano. É triste.

Agora certamente irás ter de pagar as propinas devido à ignorância de uma pessoa e devido ao teu desleixo, sim, porque também tens culpa no cartório. Mas quem é que vai acreditar nas palavras de uma pessoa dessas? É dar um tiro no pé.

Não confiar em alguem que atende alunos numa divisão académica de uma Universidade? Em quem confiar então?

Não concordo que seja desleixo. Desloquei-me onde devia para resolver a situação e tomei como certo o que me disseram, pois as pessoas à frente daquela "repartição" estão lá para tratar dessas coisas.

Mas cada vez mais me convenço que tenho que pagar!
Com o que me foi dito estava mesmo descansado e convencido que nada mais tinha a fazer, e por isso não acho normal que só quase um ano e meio depois é que se lembrem que afinal eu tinha dívidas. Se na altura da 2ª prestação tivessem avisado, se calhar era mais fácil resolver.

Last edited:
Eu acho que o senhor ainda não percebeu que não basta dizer que não apareceu nas aulas e por isso não tem de pagar.

Se estava com intenções de desistir ou se surgiu um impeditivo de última hora, deveria logo ter comunicado aos serviços académicos que iria desistir. Não é agora passado algum tempo que vem dizer que não foi às aulas. Isto, no curso que frequento. Em outros cursos já controlam algumas aulas.

Por exemplo, a instituição que frequento também não sabe se eu vou às aulas ou não, nem sabe se falto muito ou pouco. Não controlam as faltas nem há marcação de presenças.
Posso chegar lá no final do ano e pedir a devolução do valor das propinas alegando que não fui às aulas? [8b]

E eu fui onde devia ir, mas ao que parece não fui correctamente informado.

Havendo matrícula válida, há lugar ao pagamento das propinas respectivas. O deixar de ir às aulas, deixar de ir aos exames ou até não colocar os pés na faculdade, não invalida que para todos os efeitos sejas aluno daquela universidade.

Neste caso foste mal informado ou houve um mal entendido qualquer, que levou à tal má informação.

Eu não tratava disso por email, por aí nunca lá chega. Se fosse a ti, ia outra vez à universidade e exigia forma de expor o caso à direção, geralmente há papelada para estes casos, no meu caso nem demorou muito tempo a ser respondido, é mais pessoal digo eu - emails há muitos. O teu caso a ser verdade, e apesar de ter havido algum desleixo teu (eu por norma não vou dar confianças a ninguém quando involve dinheiro, se tenho acesso a regulamentos dou uso aos mesmos), é grave, nunca te deviam ter informado assim tão mal.

Uma vez o meu pai foi chamado para pagar umas multas com juros por causa dos pórticos nas auto estradas. Provou que naquele dia nem podia ter passado onde disseram que passou, e revendo imagens, viu-se o erro. Resultado: obrigou (já não sei onde) até a pagarem os custos de transporte para ele defender o seu caso [:D]... quando há razão há razão...

Havendo matrícula válida, há lugar ao pagamento das propinas respectivas. O deixar de ir às aulas, deixar de ir aos exames ou até não colocar os pés na faculdade, não invalida que para todos os efeitos sejas aluno daquela universidade.

Neste caso foste mal informado ou houve um mal entendido qualquer, que levou à tal má informação.
Pois, uma desinformação/mal entendido que me vai sair bem caro.

Eu não tratava disso por email, por aí nunca lá chega. Se fosse a ti, ia outra vez à universidade e exigia forma de expor o caso à direção, geralmente há papelada para estes casos, no meu caso nem demorou muito tempo a ser respondido, é mais pessoal digo eu - emails há muitos. O teu caso a ser verdade, e apesar de ter havido algum desleixo teu (eu por norma não vou dar confianças a ninguém quando involve dinheiro, se tenho acesso a regulamentos dou uso aos mesmos), é grave, nunca te deviam ter informado assim tão mal.
Eu confiei em quem me informou, até porque foi para isso que lá fui.

Não estou em Portugal, e por telefone disseram para mandar o mail.
A outra hipótese é por carta registada, já que em principio não consigo ir lá antes do prazo acabar.

Certo. Mas já nem vamos por aí porque mesmo com comprovativo de cancelamento de matricula, tem que se pagar a totalidade da propina salvo excepções previstas.

Um update.

Finalmente responderam ao mail (que era o único contacto disponível para dúvidas/reclamações).
Dizem que a direcção está a analisar os casos e que depois comunicarão a decisão.

Hoje recebi um e-mail.

Dizem que após analisarem o caso, que aceitavam o cancelamento da matricula. Apenas tenho que preencher e enviar o anexo que tinha no mail.
Não falavam em pagar mais nada.

Até agora, tudo a correr bem :)

Back