Tudo depende das circunstâncias, a análise só pode ser casuística.
Caso concreto aconteceu comigo. Em Lisboa moro num apartamento e um dia quando de noite ia a chegar a esse apartamento encontrei um cão, ainda jovem mas já de grande porte, estendido no meio da avenida. Tinha sido abandonado nessa avenida e depois violentamente atropelado. Saí do carro para ver como estava o cão e para o retirar para o passeio. Como o cão não demonstrou agressividade pedia à minha mulher para ir a casa buscar com que prestar os primeiros socorros ao cão.
Infelizmente o proprietário do carro tinha muitos danos no dito e exigiu a presença da policia. Por essa razão o cão teve de ser levado pelos bombeiros para o canil municipal, onde ficou uma semana (período definido por lei) à espera que os donos o reclamassem.
Durante essa semana ficou sem qualquer tratamento. Para eliminar o risco de abate, imediatamente informei o canil que passada essa semana, não aparecendo donos (como era previsível) eu ficaria com o cão.
Qual foi mesmo a parte em que fui violente ou demonstrei falta de amor pelo cão ao enfia-lo durante a semana num apartamento? Nunca se deve generalizar, cada caso é um caso. [

]