Por acaso acho que vai nivelar por baixo a qualidade da formação...
E digo isto como portador de um CAP emitido em Maio de 2006, que estava na iminência de o ver caducado em breve.
Vai ser bom... para baixar ainda mais a qualidade da formação.
Um tipo tira o CAP, não dá uma hora de formação na vida, e passados 20 anos ainda é considerado apto... muito bem!
Para dar formação não é necessário curso: ou se tem jeito ou não se tem.
Dirige-te aí ao Centro de Formação do IEFP na tua área de residência e inscreve-te no curso de formação inicial de formadores.Alguem me pode dizer que condições são necessárias para obter o CAP?!
Alguém com uma licenciatura pode-o obter!?
Onde é possivel obte-lo?!
Quais as suas vantagens e desvantagens?!
(...)
Tendo o CAP, como é que o posso utilizar? Como fazer para dar formação? Em que área?
[]
primeiro: tens o CAP na mão, ou não o chegaste a pedir?
- define em que área te sentes seguro para dar formação.
- depois procura nos centros de formação, públicos ou privados, se estão a precisar de algum formador na área, etc. e inscreve-te na bolsa de formadores online dos centros e esperas...
[]
O CAP serve para formar formadores.
Estes formandos que se formam passam a ser formadores de novos formandos, é um ciclo, mas não podes com um CAP dar formação em nada que já não seja do teu domínio profissional.
O CAP é uma certificação para formação,não é uma "formação profissional" em si, pelo que no CAP não aprendes uma profissão, simplesmente vez certificada uma competência para formar.
Atenção no entanto que esta formação não é necessária para profissões que dada a sua natureza já contemplam a capacidade reconhecida de formar. Um professor, ou as profissões que emitem uma cédula profissional com essa valência, não necessitam destas formações CAP para o pleno exercício das suas competências profissionais.
Muitos apesar disso tiram na mesma essa certificação, pois "fica bem" no currículo, mas não é necessária.
Um CAP não é um curso para formar professores, nem é uma certificação para o exercício de uma profissão que já não se tenha.
Um CAP serve para formar formadores que vão formar formadores.
Estes formandos que se formam passam a ser formadores de novos formandos, é um ciclo, mas não podes com um CAP dar formação em nada que já não seja do teu domínio profissional.
O CAP é uma certificação para formação,não é uma "formação profissional" em si, pelo que no CAP não aprendes uma profissão, simplesmente vez certificada uma competência para formar.
Atenção no entanto que esta formação não é necessária para profissões que dada a sua natureza já contemplam a capacidade reconhecida de formar. Um professor, ou as profissões que emitem uma cédula profissional com essa valência, não necessitam destas formações CAP para o pleno exercício das suas competências profissionais.
Muitos apesar disso tiram na mesma essa certificação, pois "fica bem" no currículo, mas não é necessária.
Um CAP não é um curso para formar professores, nem é uma certificação para o exercício de uma profissão que já não se tenha.
O meu cap (certificado habilitação profissional- isto é estás habilitado a exercer uma profissão), de assistente administrativo terminava em 2014. Olha que bom!
Coloquei a negrito porque não me lembro a situação em que se enquadrava, mas no meu grupo houve uma educadora de infância.