CAP Vitalício

Alguem me pode dizer que condições são necessárias para obter o CAP?!

Alguém com uma licenciatura pode-o obter!?

Onde é possivel obte-lo?!

Quais as suas vantagens e desvantagens?!

Por acaso acho que vai nivelar por baixo a qualidade da formação...

E digo isto como portador de um CAP emitido em Maio de 2006, que estava na iminência de o ver caducado em breve.

Alguma formação tb já não é o que era

Vai ser bom... para baixar ainda mais a qualidade da formação.

Um tipo tira o CAP, não dá uma hora de formação na vida, e passados 20 anos ainda é considerado apto... muito bem!

Para dar formação não é necessário curso: ou se tem jeito ou não se tem.

sim, mas não é condição obrigtória

Escolas de formação, IPJ,....

Quais as suas vantagens e desvantagens?![/QUOTE]

Vantagens:
- dar formação em área(s) que gostas;
- receber uns extras monetários;

Desvantagens:

-menos horas de lazer e descanso;

Para dar formação não é necessário curso: ou se tem jeito ou não se tem.

A isso chama-se vocação, mas felizmente mesmo essas pessoas têm de fazer a FPIF. Ninguém nasce ensinado, logo todos aprendem mais alguma coisa nessa formação[;)].

Não me parece que a medida assim tão liberal seja a mais acertada, mais valia alargarem os prazos ou diminuir o n.º de horas de formação necessária para fazer apenas a reciclagem.

A FPIF não é útil apenas para dar formação, ajuda na forma como comunicamos com as outras pessoas e também a analisar o comportamento do formador quando frequentamos uma formação.

Para terminar, então a carta de condução também não deveria ser obrigatória para conduzir, é que vejo aí com cada abrunho a conduzir que até o meu irmão que não tem conduz melhor que eles.

Eu tirei o meu à noite, ou melhor frequentei o curso, depois não pedi o CAP, mas já vi que o devia ter feito[8b]...

Alguem me pode dizer que condições são necessárias para obter o CAP?!

Quais as suas vantagens e desvantagens?!
Dirige-te aí ao Centro de Formação do IEFP na tua área de residência e inscreve-te no curso de formação inicial de formadores.

A lista de espera é longa, mas sempre podes ter o curso à borla* [;)]

* - A região de Lisboa e Vale do Tejo não está incluída nesta borla, visto o IEFP já não a fazer. só privados.

Já agora aproveito para tentar esclarecer umas dúvidas.[;)]

Em 2005 fiz a formação, conclui com aproveitamento, mas nunca dei formação nem nada do género.

Por motivos pessoais a minha vida nos ultimos anos tem andado um bocado embrulhada, instável e não me cheguei a inteirar sobre o que fazer com esta formação.

A minha questão é:

Tendo o CAP, como é que o posso utilizar? Como fazer para dar formação? Em que área?

[;)]

primeiro: tens o CAP na mão, ou não o chegaste a pedir?

- define em que área te sentes seguro para dar formação.

- depois procura nos centros de formação, públicos ou privados, se estão a precisar de algum formador na área, etc. e inscreve-te na bolsa de formadores online dos centros e esperas...
[;)]

(...)

Tendo o CAP, como é que o posso utilizar? Como fazer para dar formação? Em que área?

[;)]

O CAP serve para formar formadores.
Estes formandos que se formam passam a ser formadores de novos formandos, é um ciclo, mas não podes com um CAP dar formação em nada que já não seja do teu domínio profissional.

O CAP é uma certificação para formação,não é uma "formação profissional" em si, pelo que no CAP não aprendes uma profissão, simplesmente vez certificada uma competência para formar.

Atenção no entanto que esta formação não é necessária para profissões que dada a sua natureza já contemplam a capacidade reconhecida de formar. Um professor, ou as profissões que emitem uma cédula profissional com essa valência, não necessitam destas formações CAP para o pleno exercício das suas competências profissionais.

Muitos apesar disso tiram na mesma essa certificação, pois "fica bem" no currículo, mas não é necessária.

Um CAP não é um curso para formar professores, nem é uma certificação para o exercício de uma profissão que já não se tenha.

Um CAP serve para formar formadores que vão formar formadores.

Antes de mais, obrigado pelas respostas.[;)]

primeiro: tens o CAP na mão, ou não o chegaste a pedir?

- define em que área te sentes seguro para dar formação.

- depois procura nos centros de formação, públicos ou privados, se estão a precisar de algum formador na área, etc. e inscreve-te na bolsa de formadores online dos centros e esperas...
[;)]

- Pedir o CAP? Como assim?

- Há várias áreas onde já trabalhei/trabalho que me sinto capaz de ensinar os outros. Mas não sei até que ponto serão matérias de interesse para alguém.:sh)

- Tais como? Estou mesmo a leste neste assunto.:sh)

Obrigado.[;)]

Estes formandos que se formam passam a ser formadores de novos formandos, é um ciclo, mas não podes com um CAP dar formação em nada que já não seja do teu domínio profissional.

O CAP é uma certificação para formação,não é uma "formação profissional" em si, pelo que no CAP não aprendes uma profissão, simplesmente vez certificada uma competência para formar.

Atenção no entanto que esta formação não é necessária para profissões que dada a sua natureza já contemplam a capacidade reconhecida de formar. Um professor, ou as profissões que emitem uma cédula profissional com essa valência, não necessitam destas formações CAP para o pleno exercício das suas competências profissionais.

Muitos apesar disso tiram na mesma essa certificação, pois "fica bem" no currículo, mas não é necessária.

Um CAP não é um curso para formar professores, nem é uma certificação para o exercício de uma profissão que já não se tenha.

Em relação à frase a negrito, presumo que queiras dizer que "Um CAP serve para formar formadores que vão formar formandos."

Certo?[;)]

O meu cap (certificado habilitação profissional- isto é estás habilitado a exercer uma profissão), de assistente administrativo terminava em 2014. Olha que bom!

Last edited:

Coloquei a negrito porque não me lembro a situação em que se enquadrava, mas no meu grupo houve uma educadora de infância.

A informação que coloquei a negrito está errada! [;)]

Um formador com o CAP que tenha a quarta classe até pode dar formação em medicina (qualquer área), claro que a entidade formadora quando recruta os formadores selecciona formadores da sua área profissional, senão já se imagina o resultado da formação e o ambiente dos formandos com o formador...

O CAP é Certificado de Aptidão Pedagógica ou seja está apto para ensinar, não determina a área pedagógica.

Coloquei a negrito porque não me lembro a situação em que se enquadrava, mas no meu grupo houve uma educadora de infância.

O curso de Educação de infância não sei se habilita como formador, sei que o curso de psicologia e o de educação davam, digo davam porque agora não sei se ainda dão, suponho que sim, o dava refere-se há cerca de 4 anos atrás.

Se a formação em Portugal não fosse uma palhaçada até que concordava com esta medida.

Tenho o CAP de formador há 4 anos, e nunca dei uma hora de formação, sem ser fora da empresa; se estas acções de reciclagem fossem dadas a sério, óbvio que concordava com a sua existência; da maneira que são feitas, é poupar dinheiro e tempo.

No mês passado tive de fazer a formação de actualização para renovar o meu CAP de HST: foram 32 horas de palhaçada e 230€ que foram à vida. Não aprendi nada, e fiz questão de deixar isso claro na avaliação da acção de formação... Sempre com a chancela da DGAERT. A mesma entidade que não me acreditou uma formação de 300horas na área, reconhecida no mundo inteiro. Menos em Portugal claro[8b]

Back